terça-feira, 30 de setembro de 2008

Missa: Mataram os servos.


Acolhida – Boa noite, queridas crianças.

(Colocar lâminas de nuvens que representam : trovões , raios , ventos , furacão e uma casinha sempre é atacada pelos fenômenos da natureza )

Crianças vou contar uma historinha pra vocês:

Certa vez, um pai queria construir uma casa e ela tinha quer ser muito forte, mas forte mesmo, porque ele tinha muitos filhos, mas muitos filhos mesmo e precisava abrigar todos nessa casa.
Então ele escolheu um lugar que parecia bom...

Era um lugar enorme e muito bonito.

E pensou:

– Aqui sim, caberá toda a minha família.

Mas lá em cima, quero dizer bem atrás das nuvens, tinha alguns fenômenos da natureza que não estavam gostando “nadica de nada” de ter gente invadindo o seu espaço. E combinaram (vejam só) em atrapalhar aquele pai de construir a casa para seus filhos.

Então, o pai começou a casa construir. E bate estaca e coloca pedra e fura buraco quando, de repente, não se sabe o porquê, mas nós sabemos, não é crianças, veio um vento forte, mais forte e... Derrubou a casa do pai...

Mas vocês acham que ele desistiu? Que nada! Buscou materiais ainda mais resistentes e começou a construí-la de novo. E bate martelo, e sobe estaca, e fura buraco, e levanta parede.

Dessa vez uma chuva tão grande que arrasou aquela casa, deu uma enchente que não sobrou “nadica de nada”.

E então, crianças? Vocês acham que aquele pai se deu por vencido? Claro que não. Foi lá na cidade e comprou um material resistente a tudo que era problemas climáticos.

Começou a obra novamente, porque dessa vez era tudo de primeira linha, ele mesmo tinha feito a escolha, comprou com suas mãos os materiais.. E começou a grande obra. Fura buraco, bate estaca, sobe parede e então... Então... Veio uma seca, um sol quente, mais era tão quente, que rachou o chão e acabou com a construção.

E agora? O que vocês aconselham que esse pai faça? Que ele vá embora? Que ele abandone o seu sonho? Ou que ele continue a construção?

Pois vocês acreditam, que esse pai é Deus!? Que esses fenômenos furacão, enchente, sol quente, são as pessoas que não aceitam seu plano de salvação e querem expulsá-los de suas vidas?

Já pensaram se ele tivesse desistido? Nós não estaríamos aqui hoje, celebrando com festa, esse encontro, nessa casa onde ele construiu e onde tantos tentaram derrubar. Nós não, não é?!

Crianças vamos todos então iniciar com alegria, em pé, cantando bem alegres o canto de entrada.

Ato penitencial – (Lâminas que ajudam entender a situação presente)

Como é do conhecimento de vocês, agora é nosso momento de pedir perdão... Hoje , de uma forma bem especial, vamos refletir pelas vezes que também rejeitamos nosso pai ... Pelas vezes em que estamos derrubando a casinha que ele está construindo com tanto amor pra todos nós.

É... Vocês devem estar se perguntando:

___ Mas eu nunca rejeitei Jesus na minha vida.

Vejamos então:

Toda vez que você não quer vir à missa, ou tem preguiça de estar aqui.. É uma rejeição, porque aqui nos encontramos com nossos irmãos e festejamos o encontro com o pai.

Toda vez que erramos e não sabemos pedir perdão é rejeição também ao que aprendemos, pois Jesus nos ensinou o perdão.

Toda vez que vocês, crianças, respondem seus pais, agridem seus colegas e irmãos, não cumprem com suas obrigações estão também rejeitando a Jesus, pois ele nos ensinou a ser obedientes principalmente aqueles a quem amamos.

Toda vez crianças que não falamos de Jesus aos outros, que não divulgamos seu reino de justiça e de verdade, pois estamos preocupados somente com a televisão, com os brinquedos, com a diversão, também estamos rejeitando a Jesus.

Por isso crianças, pelas muitas vezes em que somos ingratos com nosso Jesus e o rejeitamos, vamos pedir perdão a Ele, renunciando ao pecado e procurando ser mais fiel, cantando.

Leitura – A leitura de hoje é linda... Linda... Linda, mas pra ouvi-la, precisamos de muito silencio e atenção. Vamos então, sentadinhos, escutar com o coração bem aberto para palavra nele vir morar? Então vamos!

Aclamação – Agora que vocês já sabem que Deus é o pai, dono da vinha, que mandou os profetas pra falar ao povo sobre seu plano de salvação e não foram ouvidos e, que chegou a mandar até seu próprio filho... Mas esperem!!! Vou deixar o padre contar essa história pra gente entendê-la melhor. Antes, vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria.

Ofertório – (Oferta uma bonita pedra)

Crianças, agora mesmo vocês ouviram no evangelho essa frase muito importante "A pedra que os construtores rejeitaram esta é que se tornou a pedra angular.”

Sabe que significava essa pedra angular? Essa pedra era Jesus, o povo daquela época lá em Israel, os judeus, rejeitaram o Filho de Deus, não acreditaram nele e levando-o a morte.

Mas, hoje, nossa oferta é diferente para o Senhor. Queremos através dessa pedra, oferecer ao Ele nosso Amor incondicional, nossa confiança, nossa esperança.

Esta pedra que os dirigentes rejeitaram - o Filho de Deus – hoje nós coroamos, o edifício a ser erguido - o novo povo de Deus, formado por nós que aderimos ao seu projeto, anunciado por Jesus que está presente nesta pedra que agora sobe ao altar nas mãos de nossas crianças.

Que junto ao pão e ao vinho possamos cada dia mais edificar essa pedra na nossa vida, nos comprometendo com seu plano de amor e salvação. Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.


Comunhão. Como bons filhos que amamos nosso Pai do Céu... e buscamos a cada dia renovar nosso compromisso de amor e fidelidade , vamos ao seu encontro cantando .

Ação de graças – Que alegria descobrir o amor de Deus por nós, não é mesmo crianças?

Hoje descobrimos quem é a pedra angular.. A pedra que Deus ergueu para trazer a todos nós a salvação.
Deus deu a nós, num gesto de amor extremo seu filho Jesus, para que ele trouxesse a paz e a salvação a todos nós. Vamos então com alegria cantar ao senhor um canto de agradecimento dizendo que não pode ser triste um coração que ama a Cristo. Vamos todos?

Não pode ser triste.
Um coração que ama a Cristo.
Não pode ser triste um coração que ama a Deus.
Por isso eu canto, canto aleluia.
Não pode ser triste um coração que ama a Deus
Não pode ser triste um coração que ama a Maria
Não pode ser triste um coração que ama a Deus.


-Testamento vivo de Peixote.

Personagens: Com vozes diferenciadas e lâminas com a história seriada.

Havia um aquário muito grande... Um tanque... Muito bem cuidado...

Lá moravam muitos peixes... Peixes grandes... Médios e pequenos também...

E como sempre acontece, os peixes grandes ocupavam a parte superior da água do aquário e abocanhavam rapidamente a maior parte do alimento que todos os dias os funcionários do aquário jogavam ali. Somente uma pequena parte passava por eles e chegava à parte do meio do aquário, onde viviam os peixes de médio porte que se alimentavam, com ela... E os peixes pequenos? Tinham que se virar no fundo do aquário, se escondendo, brigando por alguma migalhinha de alimento... Algum bichinho que pudesse morar lá no fundo, na terrinha do aquário. Pobre dos peixinhos, eles não podiam se distrair, porque além de tudo isso, eram eles próprios cobiçados como alimentos pelos peixes maiores...

Um dia, um destes pequenos peixinhos, o “Peixote”, nadando pelo fundo do aquário, sentiu um movimento diferente na água. Foi até lá e sabem o que ele descobriu? O RALINHO do aquário! É! O lugar onde a água saía, é porque lá na superfície havia um tubo de água que jorrava água limpa permanentemente no aquário e aquele era o ralinho, que não deixava o aquário transbordar.

Então ele teve uma idéia: vou emagrecer... Fazer jejum... Exercícios... Vou ficar magrinho e passar pelo ralinho!

E assim aconteceu. Quando sobrava algo que ele pudesse comer, ele logo agradecia.

__: “ Não, obrigado, estou cheio!” ( E era só porque ele não queria comer, apareceram tantas guloseimas!). Mas o peixinho se manteve fiel ao seu objetivo:

_ “Não, obrigado!”

Que esforço! Até que um dia, ele sentiu que já estava bem magrinho e foi lá no ralinho experimentar. A cabecinha já passava e ele foi se espremendo... Perdendo umas escaminhas daqui... Outras dali... E.e.e... VUPT... “Passou!”.

E qual não foi sua alegria, quando já se viu na correnteza do ralinho e logo, logo caiu... Sabem onde? Num lugar muito maior...

- Que tantão de água... Que tantão de peixes... Peixes até maiores que os que ele já havia visto no aquário... É... Mas eles não eram perigosos, porque havia comida em abundância!

Peixote perguntou onde ele estava e um colega foi logo dizendo:

Peixe -”Aqui é o lago!”.

Peixote - Mas aqui é o melhor lugar do mundo!

Ao que o outro foi logo dizendo:

- Peixe - É porque você ainda não viu o rio...
- Peixote - Rio?
- Peixe - É... Se você seguir por esse lado você vai conhecê-lo!

E logo Peixote foi nadando... Nadando... E... Tibum... Caiu no rio...

- Peixote - Nossa! Que água cristalina! E ainda por cima é corrente! Quanta comida! Quantos colegas peixinhos! Aqui é o céu!

- Peixe 2 – Oi, colega! Psiti! Aqui!

- Peixote - Oh! Olá! Como aqui é bom!

- Peixe 2 - Ora, peixinho Peixote, é porque você nunca foi ao mar!

- Peixote - Mar! Mas então, onde é que é o mar? Eu quero ir pra lá!


E Peixote saiu em direção ao mar... Pegou um rio à direita... um outro à esquerda... e... quando menos esperava estava no Mar!

E Peixote se sentiu tão feliz lá...

Peixote “___ Que marzão! Que beleza!”.

E dava piruetas e se esbaldava naquele mundão de água...

Mas, de repente, ele pensou nos seus colegas de aquário... E ficou triste... De como viviam naquelas águas pequenas sem saber de nada... Sem saber do lago... Sem saber do rio... Sem saber do mar... Brigando por causa de comida...

E teve uma idéia:

Peixote - “- Vou voltar! Preciso contar pra eles sobre tudo isso!”.

E tomou o caminho de volta. Custou a encontrar os rios por onde andou para chegar ao mar, mas conseguiu. Chegou até o lago, logo estava na beiradinha do ralo... Mas como fazer? Nesse tempo todo ele se alimentou muito e estava forte e gordinho...

Mas, peixinho Peixote não era sujeito de desistir de seus objetivos: Começou a jejuar, fazer exercícios... corridas... até que depois de algum tempo já conseguiu passar pela gradinha. Não foi fácil. A água fazia força contrária, saindo do aquário, mas ele acabou conseguindo! Êta peixinho forte!

Logo que chegou ao aquário, Peixote foi rodeado pelos seus companheiros.

- Peixe 3 -Olhem... É o Peixote!
- Peixe 4- Onde você estava?
- Peixe 3- Achamos que tivesse morrido!
- Peixe 4- Até celebramos uma missa de 7º Dia! Blá... Bla´... Blá...


E Peixote começou a contar tudo e que experimentara no lago, rio e no mar...

Os peixinhos pequenos acreditaram e se animaram... Olhavam o ralinho com um misto de coragem e desafio. Os peixinhos médios também acreditaram, mas olhavam para o tamanho do buraquinho e depois para suas barriguinhas, pensaram no tanto que teriam de emagrecer, se sacrificar e preferiram achar que era lorota de Peixote...

Mas, os peixinhos grandes, sabedores que eram, de que nunca passariam pelo ralinho, decretaram logo que o Peixote era um mentiroso, um subversivo! Que estava levando a desordem e a discórdia aos moradores do aquário. Pegaram uma haste de madeira e o mataram.

Mas, vocês acham que a história de Peixote termina aqui... Assim?

NÃO!

Pois, foi por causa do testemunho de Peixote que muitos dos seus amigos pequenininhos, seguiram seus conselhos e hoje vivem felizes na fartura do mar sem fim.


História complementar (Pode ser usada na ação de graças)

- A pobreza que em tempos de Jesus era uma maldição hoje é tida como uma desventura ou falta de sorte e razão de exclusivismo, que nos impede ver o verdadeiro homem que se oculta nessas circunstâncias consideradas desagradáveis. Quantas vezes embora teoricamente não rejeitemos a pobreza temos rejeitado os pobres? Eis o exemplo do grande homem que foi Mahatma Gandhi. Ele só usava uma tanga, a fim de se identificar com as massas simples da Índia. Certa vez ele chegou assim vestido, numa festa dada pelo governador inglês. Os criados não o deixaram entrar, Ele voltou para casa e enviou um pacote ao governador por intermédio de um mensageiro. Continha um terno, um bonito terno novo. O governador ligou para casa dele e perguntou-lhe o significado do embrulho. O grande homem respondeu: Foi convidado para a sua festa, mas não me permitiram entrar por causa da minha roupa. Se a roupa é o que vale, por isso lhe enviei eu o meu terno.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Missa completa para criança: Palavra e ação.

(Duas crianças para interpretarem a acolhida, ou duas bonecas, ou desenhos das meninas. Pode-se não usar nada se souber conversar com as crianças sem usar de leituras
Acolhida - Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. É uma alegria muito grande recebê-los todos aqui.

Vejam só lá no retro?! Que surpresa! Não são duas meninas assim como a maioria de vocês?

Essa aqui é a Joaninha e essa a Margaridinha. Duas lindas meninas. Uma sempre compromissada com tudo que faz e outra meio revoltada com tudo que faz.

Outro dia, Dona Vitória, professora das meninas, pediu que fizessem um trabalho sobre a fauna brasileira.

A Joaninha muito boazinha, de uma prestatividade de dar inveja, mais do que depressa disse que faria tudinho e colocaria gravuras pra ilustrar, traria insetos de todos os tipos para mostrar e faria isso, e aquilo e aquilo outro.

Já a Margaridinha, muito preguiçosa, disse a Dona Vitória que não faria o trabalho. Que não tinha tempo, que tinha computador para pesquisar, mas não tinha impressora e também a tinta dela já tinha acabado que a biblioteca ficava longe, que não tinha folha, e aquilo outro e outro aquilo.

Bom, no dia de entregar o trabalho vejam só o que aconteceu?! A Joaninha , aquela que disse que faria o trabalho não fez e a Margaridinha que disse que não faria, fez .

Eis ai a grande questão, crianças, pra gente conversar.

__ Quem agiu errado nessa tarefa? A Joaninha que disse que faria e não fez, ou a Margaridinha que disse que não faria e fez?(deixar que falem)

É, crianças, hoje o evangelho irá nos contar essa mesma história. Bom seria se todos dissessem sim a Deus e pudessem, de fato, seguir o que Ele nos ensinou sendo exemplo de todas as coisas boas que Ele fez.

Deus também nos pede que sejamos autênticos. Que nosso não possa ser pensado e repensado antes de dizê-lo e que nosso sim, seja de coração. Com alegria, todos em pé, vamos cantar pra iniciar nossa celebração.

Ato penitencial – ( Duas placas grande com as palavras Sim e Não e cenas no retro se acharem necessário )

Agora é o momento de pedirmos perdão ao nosso Deus. Mas quais pecados serão esses que cometemos pra termos que pedir perdão a Ele quase todo dia? Será que pecar é mais fácil do que não errar?Mas isso não é desculpa para gente não continuar pedindo... o que não falta é pecado para gente cometer, não é mesmo ?

Vou pedir ajuda de duas crianças, as quais receberão essas duas placas (sim e não) e nos mostrarão aonde é que as crianças erram mais, está bem?! Ah, a cada SIM, ou NÂO que elas marcarem, nós iremos pedir perdão pelos nossos atos errados. Vamos lá?

Crianças, vocês erguerão as placas se acharem que é sim ou não.

Vamos seguir as cenas lá no retro.

Vocês nem imaginam! Têm crianças, não são vocês não, os da vizinha, lá da escola, que desobedecem aos pais, respondem os mais velhos e brigam com os irmãos. Isso é certo ou errado? A gente tem que pedir perdão por esse ato ou não? Sim ou não?

Outra situação: tem gente ajudando aos outros, alimentando os que têm fome, atendendo às necessidades daqueles que estão passando por dificuldades, partilhando com bondade o que tem. É pecado ou não?

Temos que pedir perdão por esse ato ou não?

E se fizermos o contrário? Não ajudando os outros, não sendo solidários para com aqueles necessitam de ajuda, muitas vezes negamos pão, negamos um copo de água a nosso irmão que nos pede. Estamos agindo certo ou errado? Pedimos perdão, ou não ao senhor?

Vejamos outra cena. Olhem só o que está acontecendo. Será que tem crianças que fofocam? Será que tem crianças que inventam situações? Será que tem crianças egoístas que não sabem repartir nada? Sim, ou não?

Elas devem pedir perdão, ou não?

Agora é a ultima cena: estão vendo aqueles meninos ali? Notem como estão excluindo aquele que está lá fora do campo porque ele é pobre, não estuda, não tem família? E tem aquele outro ali que eles até correm dele, pois tem uma deficiência, Será que estão agindo certo quando excluem outras pessoas?Sim ou não?

Devemos ou não pedir perdão pela nossa exclusão?

É... Crianças, quantas vezes somos tão convincentes em nossos atos errados que ainda arrumamos cúmplices quando os pais dizem:

___ Meu filho pode fazer muita coisa, mas mentir não mente, errar não erra, falar o que não é.. Não fala.
Quem erra mais?

Portanto, temos muito que pedir perdão!
Pedir perdão pelos nossos atos de crianças...
Pedir perdão pelos nossos atos de pais...
Pedir perdão pelas vezes que sabemos que é Não e falamos que é Sim. Pelas vezes que devíamos falar Sim e praticamos o Não.
Vamos todos então cantar pedindo perdão a Deus, com bastante fé.

Leitura – Chegou o momento de ouvirmos nossa leitura de hoje. Com alegria vamos receber o livro sagrado, aquele que nos ensina a amar, a perdoar, a sentir-nos cada vez mais próximos do desejo de nosso Pai Maior. Vamos recebê-la com alegria cantando.

Agora, diante da palavra do Senhor, façamos silêncio e ouçamos a mensagem de vida nova que ela tem a nos falar.

Aclamação ao evangelho – Agora ouviremos o que Jesus tem a nos contar. Ele nos fala da atitude de dois filhos que ouvindo um pedido do pai, apresenta uma forma diferente de responder o que lhe foi pedido. Mas antes vamos todos ficar em pé e cantar com alegria o canto de aclamação.

Ofertório – (Providenciar várias plaquinhas pequenas, contendo a Sim de um lado e Não do outro. Distribuir na entrada da missa e pedir que guardem até o momento que a comentarista pedir )

Hoje nós faremos fazer um ofertório bem diferente, vocês receberam no inicio da missa umas plaquinhas escritas SIM ou NÃO, não foi mesmo?

Pois, agora, nós iremos utilizá-las. A cada proposta de oferta que eu disser vocês irão levantar a plaquinha dizendo que Sim ou Não oferecendo ao Senhor. Entenderam? É assim: se eu disser que devemos oferecer nossas mentiras a Deus vocês irão dizer Sim ou Não... E se eu disser que quero oferecer nossas boas ações, vocês também deverão responder levantando as placas, mostrando sim ou não, ok?

Então vamos lá:

Vamos oferecer o Deus só nossas falsidades e só fofocas. Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus nossas alegrias e nossos momentos felizes... Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus nosso trabalho junto aos mais necessitados, os doentes e os tristes... Sim ou não?

Vamos oferecer o Deus só nossos problemas e viver nossos momentos felizes sem Ele... Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus nossas orações, nosso gestos de caridade e nossa solidariedade... Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus só ofensas e maltratos realizados contra nossos irmãos... Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus nossa dedicação, nosso desejo de aprender mais sobre seus ensinamentos... Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus nosso Sim sincero e nosso coração repleto da presença do nosso amor por Ele... Sim ou não?

Vamos oferecer a Deus sempre não, não e não... Sim ou não?

Então crianças, junto ao pão e ao vinho, vamos também pedir a Deus que nos ajude a sermos firmes com nosso Sim e, se nosso Não nos fizer arrepender, que possamos ter a coragem de mudar de atitude. Com alegria vamos todos cantar com alegria nosso canto de ofertório.

Comunhão – Sabem crianças, devemos compreender bem os propósitos de Deus para conosco. Um Deus que nos ama e nos ensina o caminho certo, um Deus que confia em nós e nos estende sua mão para que possamos estar juntos sempre. É esse mesmo pai amoroso que nos convida a sentar em sua mesa e nos servir de seu amor. Vamos então com alegria ao seu encontro cantando.

Ação de graças – (Escrever a oração, ou pedir que as crianças repitam com a comentarista)

Queridas crianças é momento de todas nós agradecermos a Deus por tudo que Ele representa em nossa vida:

- Pelo pai que ele é
- Pelo perdão que ele nos concede
- Pelo desejo de nos ver sempre acertar
- Pelo sim que Ele sempre nos dá e sempre cumpre com o que promete
- Pela certeza que Ele caminha sempre conosco.

Vamos todos, então, fazer uma pequena oração ao nosso Pai do Céu agradecendo e também pedindo por todos nós. Vamos acompanhá-la no retro.

Pai do Céu
Hoje, todas nós, queremos te agradecer.
Pelo poder de seu perdão e pela imensidão de seu amor
Por acreditar no nosso poder de conversão...
Em nosso amor de filhos.
Por nos tornar santos, à medida,
Que nos faz compreender
Seu papel de pai amoroso. Que sempre nos diz Sim,
Acolhendo-nos em seu terno coração.
Torna-nos, Senhor, seus discípulos mais fiéis.
Faça-nos merecedores sempre de sua confiança
Que nosso Sim seja sempre verdadeiro
E ajude-nos a dizer Não quando necessário. Amém.

História do evangelho.
A sabedoria da Fada Mestra

Dramatização, ou desenhos em lâminas
Personagens – Mestra das fadas, três fadinhas

Esta história aconteceu lá no reino das fadas. A Mestra das fadas estava se sentindo muito velha e queria muito saber em que fada confiar para substitui-la, quando chegasse à hora.

Então simulou que estava muito doente e que precisava muito de um chá de ervas silvestres que só existia lá do outro lado na floresta sombria.

As fadinhas ficaram apreensivas com a doença da Mestra, pois a tinham como uma mãe. Era ela que tinha ensinado tudo que elas sabiam sobre magia.

A Mestra tinha predileção por duas fadinhas muito graciosas e achava que uma delas seria a sua sucessora era: a fada Azul e a Fada Vermelhinha. Elas sabiam tudo sobre as técnicas mais rigorosas da magia, pois a Mestra não escondia nada delas. Então pensou em chamar a Fada Azul, por ser mais educada, mais simpática, para buscar as ervas lá na floresta. De certo, pensava ela , jamais se negaria , seria a escolhida, a melhor.

A pequena aprendiz de fada foi depressa chamar a fadinha.

Quando ela chegou, a Mestra falou:

__ Fada Azul, como você sabe estou muito doente e como preciso das ervas para me curar. Só que não posso fazer magia para buscá-las e também não posso permitir que sejam feitas, pois senão elas perdem seu valor medicinal. Por isso, estou pedindo para que você busque as ervas para mim.

E a fadinha, toda carinhosa, respondeu a Mestra:

____ Pode deixar comigo, Mestrinha. Chamou a Fadinha certa. Vou num pé e volto noutro. A senhora só quer as ervas? Não quer que eu mesma prepare o chá? Ou traga algumas torradas para acompanhar?

___ Não, querida! Muito obrigada, pela sua gentileza. Mas só quero as ervas!

___ Estou indo o mais rápido possível. Pode confiar! Não vai nem dar tempo de fechar seus olhos.

E falando assim saiu disparada pela porta.

A Mestra ficou satisfeita com a fadinha que ao sair de lá, de perto da Mestra, esqueceu a promessa que tinha feita a ela e não foi buscar as ervas.

Logo que a Mestra ficou sabendo que a Fadinha Azul que disse que iria, mas não foi... Ficou decepcionada.

Desapontada mesmo. Esperava tanto daquela fada. Chegou a pensar que ela será a sua substituta, mas agora não... Representava mais nada para ela.

Mandou chamar então a Fada Vermelha, que era um poço de preguiça. Levou tempo para ela chegar e, quando chegou o mau humor estava em alta.

_Como vai, Fada Vermelha! Senti sua falta, não veio me visitar.

E ela respondeu:

_ Ninguém me disse que era pra eu vir!

_Tudo bem, eu te entendo. Só que eu preciso de um favorzinho seu!

_Ah... Agora eu sei por que não tinha vindo aqui antes. Sabia que não tinha me chamado aqui à toa.

_Deixe de ser mal-criada, fadinha!

_ Mas foi a senhora mesma quem me criou!

_Deixa pra ela. Eu queria que você fosse buscar as ervas lá na floresta para mim, para curar meu mal!

_O quê? Enlouqueceu!Lá naquela floresta escura? Mas de jeito nenhum, de maneira alguma, não tem magia que me faça ir lá. Pode esquecer, pediu para pessoa errada. Eu não vou de jeito nenhum!
Esquece.

Falando assim ela saiu sem se despedir.

A Mestra quase morreu mesmo, mas não foi por falta das ervas, foi de tristeza, por ver que não poderia entregar o Reino das Fadas àquelas que ela achava que estavam mais preparadas.

Passou um tempinho e a Fada Vermelha entrou com as ervas na mão e entregou-as à Mestra.

Mestra __ Mas... Mas... Você disse que não iria buscá-las? Fez-me sofrer tanto pela sua atitude e agora aparece com as ervas aqui? Por que fez isso?

Fada Vermelha_ Eh... É... Que você já sabe.. Eu sou assim.. Falei que não ia, mas me arrependi e fui. Estão ai as ervas. Espero que elas te ajudem a melhorar

Falando assim deixou a Mestra com sua pequena aprendiz e saiu. Então, com as ervas na mão, ela virou-se para a aprendiz de fada e perguntou?

_Qual das duas fadas agiu melhor nesta história?

A pequena ficou toda corada de vergonha, mas disse:

_Sabe Mestra.. A meu ver todas duas agiram erradas. Foram ingratas... Uma porque disse sim e não foi e, a outra, porque fez à senhora sofrer com seu Não e depois arrependida foi buscar as ervas. Quero dizer que se a senhora tivesse mesmo doente e precisando das ervas, quase teria morrido por negligência delas. Mas pensando por outro lado a falda vermelha agiu melhor do que a azul. Graças a ela a erva chegou e se o senhor tivesse mesmo doente teria sido a vermelha que a salvaria.

___ Muito bem! Parabéns pequena aprendiz. Só uma delas merece ser a minha substituta.

___ É mesmo, Mestra? Mas quem será?

___Pela atitude de ter trazido até mim o que necessitei foi à fada Vermelha, vou treinar para ser a grande Mestra um dia. Chame-a para mim, querida aprendiz.

E assim aconteceu. Quando a Mestra se aposentou, chamou a Fada vermelha deu-lhe bons conselhos e a proclamou a rainha das Fadas, pela atitude de mudança... de conversão operado pelo seu coração

E a outra fadinha? Não ficou com raiva?

Claro, né.. Quem é que gosta de perder, ela até souber dizer a coisa certa, mas no momento de fazer ela não soube cumprir com suas palavras. Por isso, devemos ser sempre fieis a quem amamos e dispostos a servir fazendo muitas vezes do nosso não uma ação do nosso sim.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Missa Completa: O Senhor da Vinha

Elas são autoras do livro abaixo que estão disponíveis a venda no nosso site.
Acolhida - (Essa introdução pode ser encenada com as crianças da missa para que visualizem a situação no real)

Boa noite, queridas crianças!

Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Como sempre, crianças, eu trouxe aqui uma questão muito difícil de se resolver e preciso da ajuda de vocês, posso contar com ela?

Sabe aquele Senhor lá no retro?

Ele é o Senhor Joaquim, dono de uma fazenda aqui perto. Ele tem uma plantação de batatas e já estava na hora de colher. Acontece que sozinho ele não daria conta da colheita, então sabe o que ele fez? Ah!!! Ele saiu pelas ruas de (falar o nome de sua cidade) para contratar pessoas que quisessem arrancar batatas, lá na sua fazenda.

Isso era mais ou menos umas oito horas da manhã. Ao chegar ao centro da cidade e oferecendo o emprego, vejam só quem chegou se oferecendo!? Foi o Seu Manuel. O Senhor Joaquim disse a ele que se ele fosse até a fazenda arrancar batatas pagaria a importância de R$30,00 ao dia. Rapidinho, o S. Manuel saiu em disparada e foi à fazenda arrancar batatas.

Lá pelas 11 horas, o S. Joaquim encontrou o S. João e perguntou se ele queria arrancar batatas. Seu João quis saber quanto ganharia. Então, quando ficou sabendo que seriam R$30,00 reais, correu rapidamente para fazenda e pôs-se a arrancar batatas.

O sol já estava alto, anunciando 15: 00h, o S. Joaquim encontrou com o senhor José, então a proposta de trabalho foi feita e sabendo que ganharia R$30,00 para arrancar batatas, ele aceitou o trabalho e foi feliz da vida arrancar batatas. .

Bom, crianças, quando já era quase noitinha, bem escurinho mesmo, lá pelas 20:00h, os três terminando o trabalho na fazenda foram receber do Senhor Joaquim.

Ihhhhhhhh, vocês nem imaginam a confusão que foi. O S. Manuel achou injusto receber igual aos outros, pois começou o trabalho desde cedo. Já o S.João ficou revoltado porque começou o serviço bem antes do S. José e este iria receber a mesma quantia dos outros.

E agora, crianças, eu pergunto a vocês:

Quem tem razão?O S. Manuel, o S. João, o S. José, ou o dono da fazenda, seu Joaquim? (deixar que falem)

Mas esperem ai, crianças?! Quando o seu Joaquim contratou o Manuel quanto foi q ele falou que iria pagar? E o seu João? Quanto foi o combinado? E o José? Então por que eles estão reclamando se aceitaram trabalhar por o preço estipulado? Eles não combinaram a diária? Os empregados não aceitaram?O dinheiro não era do S. Joaquim? Ele não podia fazer o que quisesse com ele?

Então crianças, o senhor Joaquim agiu com bondade, não prometeu nada que não pôde pagar e pagou exatamente o que ele contratou.

Assim é Deus conosco!!! Sabemos que existem aqueles que caminham desde pequenos com Ele e, sabemos que outros, o conhecem quase na hora de sua morte, seja de que forma for Deus sempre nos receberá de forma justa, de forma igualitária, porque Ele é Pai e nos ama de forma igual, seu coração é generoso, amável e caridoso.

Ainda bem que o julgamento de Deus é bem diferente do nosso julgamento, não é mesmo?

Então todos em pé, vamos iniciar nossa celebração cantando, onde ela nos ensinará a sermos como o pai é.

Ato penitencial – Crianças, a gente precisa ler muito a Bíblia, porque ela nos ajuda a entender melhor o nosso Deus e, conhecendo melhor o nosso Deus entenderemos melhor como Ele faz seus julgamentos.

E por falar em julgamentos, vamos ver se vocês sabem julgar o certo e o errado?

Ali, no retro, tem umas cenas interessantes. Vamos observar e depois vou perguntar a vocês se condenam o que está acontecendo nelas, ou se perdoam as ações que elas trazem. Vamos lá?

Vejam só, é o Betinho! E o que ele está fazendo? Ah! Está desobedecendo a sua mãe, está respondendo-a, porque ele só quer mesmo é assistir televisão. Ele está certo ou errado? Ele deve ser condenado ou perdoado?

Aquela lá é a Marinha. Ela é muito vaidosa, por isso, vive humilhando suas coleginhas. Acha que porque tem mais dinheiro pode falar mal dos outros e ignorar os mais pobres. Êta, menina danada de egoísta , soberba . Ela está certa ou errada? A gente a condenaria ou perdoaria seus gestos?

Gente, mas não é o Dinho? É... Só que o Dinho, mesmo sendo um adolescente novinho ainda, anda bebendo e fumando escondido dos pais. Ele anda agindo certo ou errado? Seria por nós condenado ou perdoado?

Mas ainda tem a Mariana... Gente do céu, como ela é fofoqueira, nem na missa ela pára de falar dos outros e vive no celular achando que pode falar da vida alheia, inventando histórias e criando inimizades entre as pessoas. Ela age corretamente, ou age errada? Ela seria condenada ou seria perdoada?

Pois é, crianças, vocês sabem fazer o julgamento do certo e do errado... Pelo que disseram, não perdoariam os fatos errados cometidos pelas personagens. Mas, não estamos esquecendo um detalhezinho nesta história toda? Nós somos assim.

Muitas vezes cometemos tantos erros, tantos pecados contra nossos irmãos, contra Deus e queremos ser perdoados, contudo não sabemos perdoar... Sabemos julgar, mas não sabemos, de fato, perdoar... Enquanto só queremos o perdão de nosso Deus!

Somos arrogantes demais para julgarmos os outros e nunca humildes pra aceitarmos nossos erros.
Por isso, diante de Deus, que como já sabemos tem julgamentos diferentes do nosso, vamos pedir perdão pelos nossos pecados e errados julgamentos, cantando.

Leitura – Quando Deus escreveu a história da sua vida quis mostrar que nós somos a parte mais viva, mais amada de toda ela.

É essa história que nos torna cada vez mais unidos, mais ligados aos propósitos de Deus que se faz presença em nosso meio, em nosso coração.

Hoje, algumas crianças, irão prestar uma homenagem a esta palavra viva de amor entre nós. (homenagem dançante com velas e flores ) trazendo-a com alegria até o altar.Vamos recebê-la?

Agora vamos fazer silêncio e ouvir com atenção nossa leitura.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra. –
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.

Aclamação – Agora, crianças, é o próprio Jesus quem irá nos contar sua história, Nela ouviremos que o Senhor nos chama a sermos humildes, nos dizendo que os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.

Com alegria, todos em pé e esperando receber de nosso Deus a sua proteção e amor, vamos cantar.

PRECES DOS FIÉIS

T. Senhor, dai-nos a graça de vivermos à altura do Evangelho de Cristo!

1. Pai Santo, olhai para a Igreja, que é a vinha de Cristo, e fazei que nossas comunidades sejam um fermento missionário convocando a todos para o trabalho no Reino de Deus.

2. Pai de bondade, que premiais com o mesmo salário tanto os primeiros como os últimos, sede a inspiração para as nossas atitudes cristãs.

3. Favorecei com a vossa graça os pregadores e catequistas, para que impulsionados pelo vosso Espírito, proclamem a vossa Palavra com os lábios e com a vida.
4. Pai de bondade, olhai com carinho por cada criança de nossa comunidade que ela tenha o discernimento de escolher, sempre o melhor momento, de estar junto ao senhor, e poder desfrutar de sua companhia por toda a sua vida, rezemos.

Ofertório – (preparar vários corações coloridos que as crianças oferecerão neste momento)

Vocês entenderam o que Jesus quis nos falar, hoje, no evangelho?

Sua mensagem nos fala que não importa em que tempo o buscamos para nossa vida, em que tempo aprendemos a amá-lo e segui-lo, o mais importante é que, mesmo tarde, mesmo que não sejamos os primeiros a fazê-lo, seremos amados e recebidos com misericórdia e amor, como os outros também o foram.

É... Depois de tudo que ouvimos e vivemos hoje na nossa celebração , não dá mais para a gente sentir que nada mudou , aprendemos com nosso Deus mais uma lição de amor. Aprendemos que nosso coração precisa ser diferente e nessa busca por um coração novo, vamos oferecê-lo:

Oferecer a Deus um coração com vida e vida em abundância... Um coração voltado para o perdão... Que sabe perdoar, que não se cansa de amar, um coração sensível a misericordioso.

Oferecer a Deus um coração novo, onde a sua palavra se concretize com nossas ações diárias.

Oferecer também um coração de pedra que precisa deixar de existir em nós... Trocá-lo por um coração semelhante ao vosso, onde a sabedoria se faz presente, onde a solidariedade se faz entrega, onde a maior virtude dele seja o amor.

Oferecer um coração expresso na fé, na humildade... Um coração poderoso em perdoar e pequeno diante dos erros para podermos esquecê-los e não mais erramos, pois faremos dele uma perfeita oferenda de oração e convivência mútua.

Oferecer este coração sereno, junto ao pão e ao vinho... Um coração pequeno de criança, mas grande no desejo de te amar e de acompanhá-lo em suas palavras. Nesse coração contrito mora a ternura, a doçura e a bondade que emana de nossa alma tão voltada para seu amor. Com alegria, vamos todos cantar com entusiasmo, oferecendo esse nosso coração ao nosso Deus.

Comunhão - Que alegria!! Deus está conosco aqui, agora, sempre. Neste momento Ele nos convida a nos alegrarmos com sua festa, festa de vida nova, festa da eucaristia. Vamos ao seu encontro festejando-o e cantando com muito entusiasmo.

Ação de graças – E a nossa missa está quase terminando, mas nossa caminhada está por vir agorinha, quando retornarmos ao nosso lar e nos lembrar o que hoje aprendemos. E pra gente não esquecer do quanto Deus escolhe em nós a sua melhor parte, ouçamos uma historinha que nos ajudará a lembrar da nossa missão durante toda a semana. Dar de nós aos outros a nossa melhor parte, não importa a hora, nem o lugar, importa é não esquecer que para Deus daremos nosso tudo de bom. Vamos ouvir?

Um agricultor tinha sítio de terra e umas vaquinhas. Ele morava do lado de um agricultor muito mais rico que tinha muitas terras e muitas cabeças de gado. Certo dia, uma vaca que pertencia ao agricultor pobre viu a cerca abeta e penetrou na plantação do mais rico. Este ficou indignado e exigiu reparação. O pobre disse que pagaria no momento da safra, pois não tinha dinheiro no momento. No domingo, após a missa o pequeno agricultor recebeu um pacote em forma de caixa. Ao abri-lo, encontrou estrume.

Então o pequeno agricultor enviou também seu presente ao seu vizinho latifundiário. Este o abriu e encontrou um saboroso queijo. Pensando que estivesse envenenado deu um pedaço à sua empregada.
Como ela nada sentisse, o dono degustou o queijo que, aliás, estava muito gostoso. Tanto que pegou um bom pedaço e ao cortá-lo, encontrou um plástico como envelope que continha um papel. Retirou o mesmo e o abriu. Pensou, aqui está à vingança. Então pode ler a frase: cada um dá o melhor que tem.

Evangelho.
Quem quiser ser o primeiro tem que ser ó último

Dramatização
Personagens: Dona Baratinha – Dom Ratão – Ratinho – Galo Garboso – Coelho - outros pretendentes à vontade - Narrador

Narrador: Aconteceu um dia, na casa de uma antiga amiga de muitas crianças, a dona Baratinha, (Não a famosa, mas a prima dela). Ela era muito sozinha e vivia triste. Reclamava que reclamava...

Baratinha: - Ó Deus! Quando eu vou encontrar alguém que seja meu companheiro? Alguém que me faça companhia... Que passeie comigo...Oh...Como é triste ficar sozinha!

Narrador: - Mas também tinha uma coisa: Ela não queria um guloso, como aquele que se casou com sua prima... O Ratão, que até caiu no caldeirão de feijão... (música)

Ela queria sim, um companheiro com o coração bom, que viesse para servir, que cuidasse das coisas do Pai do Céu... Que fosse bom, simples, humilde, sem ambição...e que pudessem juntos realizar a grande missão do Senhor.

E ela como era também muito cuidadosa e caprichosa, todos os dias, limpava sua casinha e pedia ao Senhor que lhe concedesse o que pedia. Podia até demorar, à hora não era importante, mas que ele viesse disso ela não abria a mão.

Um dia, porém, varrendo aqui e varrendo ali... Vejam só que ela achou...Oh, sim! Uma moeda! E que moeda!

E a baratinha pulou, gritou e rolou de alegria... Nossa que coincidência até parecia a história de sua priminha...E...

Baratinha: - Oh! Se minha prima arrumou o companheiro por causa da sua moedinha, então eu também posso arrumar! Que Deus me abençoe!

E ela se colocou na janela, pôs um lindo laço vermelho nas anteninhas e a todos cantava:

Baratinha: - Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem laço no cabelo e dinheiro na caixinha.

Narrador: - E logo foi passando, lã pela manhãzinha o senhor Galo Garboso, todo emplumado e vaidoso... e sabendo do grande tesouro da dona Baratinha foi logo se apresentando:

Galo: - Eu sou o galo Garboso... O mais charmoso...o mais amoroso...(o mais ambicioso) Eu sou seu par ideal, igual a mim não há outro...

Baratinha: - Oh, senhor galo Garboso... O que fará com meu tesouro se vier a casar comigo?

Galo: - Tesouro! Eu amo tesouro... e como sou muito ambicioso, vou gastá-lo todinho sem deixar nem um pouquinho...

Baratinha: - Ora, vá se embora seu Garboso orgulhoso. S[ó pensa no meu rico tesourinho, não quer saber de mim ...

E novamente dona Baratinha cantou da janela:

Baratinha: - Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem laço no cabelo e dinheiro na caixinha.

E já passava do meio dia quando... Olhem quem vem lá... Senhor coelho Dentinho.

Coelho: - Sou eu! Eu quero dona Baratinha! Sou muito trabalhador e pulador! Passo os dias em busca de um tesouro como o seu! Casa-se comigo e farei seu tesouro multiplicar... triplicar...e no meu bolso...estará sempre ali... Seremos milionários...

Baratinha:- Oh... Eu não quero isso para mim...Vá se embora! Vocês só pensam no tesouro do mundo... acham que eu só sirvo quando querem comprar , ou quando estão doentes , assim chamam por mim , não é mesmo ? Bicharada ingrata...

E novamente, um pouco mais triste ela cantou na janela:

Baratinha - Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem laço no cabelo e dinheiro na caixinha.

Demorou um pouquinho e passaram também outros pretendentes...

É crianças, os pretendentes de dona Baratinha só pensavam em dinheiro, comida, no que iam ganhar e não lhe ofereciam nada, somente o interesse em ficar com seu rico tesourinho.

E durante vários dias, a pobre baratinha cantava na janela na esperança de que alguém tivesse um coração semelhante ao seu, generoso, bondoso e servil.

Pobre dela, já desanimada enquanto os pretendentes brigavam por saber quem seria o escolhido, o primeiro no coração da barata, ou seja, quer dizer, na gastação do tesouro... Ela chorava...porque achava que nesse mundo não havia um coração desapegado.

Mas, enquanto os outros brigavam, passou por ali, de um terreiro muito distante, um rato, não Dom Ratão, mas Dom Ratinho que só se parecia com o aspecto físico, mas nada tinha a ver com ele, aquele da panela de feijão, o guloso.

Quando ele viu aquela linda baratinha a chorar na janelinha, ficou admirado e ao mesmo tempo apaixonado. E dela se aproximou e logo falou:

Ratinho: - Oh... linda donzela! Por que choras tão triste Assim? Haverá beleza tão rara que sofresse por mal assim?

Ratinho: - Quem é você? De onde veio? O quê quer?

Ratinho: - Oh, doce Barata... Tenho andado muito pelo mundo cumprindo a minha missão.

Baratinha: - Mas que missão é essa?

Ratinho: - Procuro mostrar a todos que não devemos nos apegar aos tesouros do mundo. Precisamos é nos apegarmos aos tesouros do coração. Um coração voltado ao amor ao serviço ao próximo, por isso estou aqui.

Naquele momento, dona Baratinha sentiu as pernas tremeram, enxugou as lágrimas... Saiu de sua casa e se revelou ao Ratinho.

Baratinha: - Oh, Dom Ratinho que bonitinho! Tenho procurado tanto por um amor do seu jeitinho. Tão bom tão humilde... O senhor não quer se casar comigo?

Ratinho: - Eu? Casar? Mas sou tão simples... tão pobre...Não sou o ideal para seu coração dona Baratinha.

Enquanto isso, os outros pretendentes, pressentindo o perigo quiseram afastá-lo. E gritavam assim...

_Escolha a mim! Eu cheguei muito antes desse ai

_Eu sou o melhor! E olha que já estou aqui faz tempo, você me conhece.

__ Meu pai não me ensinou a falar bonito, mas me ensinou que quem chega primeiro bebe água limpa, eu cheguei e tenho direito.

_Vou gastar seu tesouro, quer dizer, fazê-la feliz.

_Me dá sua pata, quer dizer seu tesouro, quer dizer sei lá, me dá alguma coisa.

Baratinha: - Não gente, meu coração já tem dono. Meu coraçãozinho é do...

(Todos gritam)

Baratinha: - Não... É do Ratinho!

(De novo! Dona Baratinha e seu Ratinho?).

Ratinho: - Oh... Preciosa Baratinha! Quem sou eu? Eu sou o último de todos eles, tenho pouco a lhe oferecer. Cheguei tarde a sua casa, eles têm mais direito a você do que eu.

Baratinha: - Não, Dom Ratinho. O senhor se acha o último, mas é o primeiro é o meu escolhido. Quem escolhe sou eu e eu escolhi você

(Oh!!!)

Então crianças, o casamento se realizou e foi àquela festança e, por vias de dúvida, não houve nenhuma panela de feijão.

E assim, a gente aprende que para Deus o primeiro no seu coração e no céu é aquele que se fizer pequeno diante dos que se acham maiores. Nunca devemos nos exaltar.

O que devemos fazer é:

Servir sempre... Amar sempre...Ter um coração semelhante a Deus sempre, pois para ele não importa o momento que iremos a ele, importa sim que possamos ser humildes diante de seu amor e generosos como ele é. Amém.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mosaico: A Cruz


Missa completa para crianças: Exaltação da Cruz

Acolhida - (Segurar uma cruz, pedir às pessoas que mostrem a cruz que elas carregam para as crianças. Sempre lembrar que a missa das crianças deve ser realizada como um diálogo com elas. Leitura dinâmica afasta, diálogo aproxima)

Crianças, olhem só que beleza de sinal eu tenho aqui em minhas mãos (levantar uma cruz) Quem sabe me dizer o que significa esse símbolo na nossa vida de cristão? Agora então, eu vou falar um pouquinho sobre o que a cruz significa na vida das pessoas que nela crê.

Se vocês forem observadores, vão notar que a cruz é um sinal constante na vida do povo brasileiro. Ela está pendurada ao pescoço, em paredes de tribunais, em salas de aula, em escritórios e em tantos outros ambientes. Muitos jogadores entram em campo fazendo o sinal da cruz, vocês já viram isso? É para vencer o jogo, naturalmente.

Com o sinal da cruz, as pessoas iniciam as atividades do dia e preparam o sono da noite. Quem de vocês faz isso? Fazem porque querem a proteção de Deus, não é mesmo? Diante dos acampamentos de grupos sem terra, erguem uma grande cruz. Essa cruz é sinal de vitória. O Brasil nasceu como Terra de Santa Cruz. O nome indica o grito de vitória dos conquistadores quando chegaram a esta terra. Até os dias atuais, o povo se identifica com a cruz de Cristo. A procissão da Sexta-Feira Santa é mais concorrida que o domingo de Páscoa. O beijo da cruz é uma cerimônia emocionante.

E é essa cruz, sinal de vitória, porque aqui bem sabemos que há este sinal, pois mesmo Jesus morrendo pregado nela, ela não foi suficiente para tirar Dele a glória da ressurreição. Por isso ela é sinal de vitória, pois Jesus venceu a morte e trouxe vida nova a todos nós também. , é que celebramos hoje, juntos com Jesus esse grande feito. Vamos todos em pé, com alegria cantar saudando a santa cruz de Jesus.

Ato penitencial (Lâminas dos pontos importantes, ou desenhos em folhas avulsas).

É crianças, mas tem muita gente que confunde o significado da cruz e faz dela o seu maior pecado.. .

Tem gente que vive reclamando, achando que sua cruz é maior que a de todo mundo, pensando que só ele carrega aquele fardo enorme e faz questão de mostrar aos outros o quanto é pesada, sem se lembrar que, sempre existe aquela que é maior do que a que ele tem. Mas isso para ele não importa, é egoísta demais para pensar nos outros.

Tem gente que coloca mais pesos na sua, sabiam? Coloca a bebida, a droga que destrói sua vida e de sua família fazendo com que as cruzes de todos se tornem insuportáveis.

E têm outros que fazem da vaidade tudo... Que endeusam o dinheiro, que fazem da violência sua arma e carregam consigo essas cruzes que geram dor e morte...

Outros se ocupam em perturbar quem carrega suas cruzes, ofendendo-os , desacreditando , tornando-se incrédulos, fazendo os outros abandonarem suas cruzes pelo caminho. Não querem compromisso com a vida nova,

Querem facilidades, estão costumados a mergulhar no pecado.

Ninguém pode querer um peso desse... Uma cruz que gera infelicidade... Dor e sofrimento. Vocês querem crianças?

Por isso, por todas as vezes que a gente não compreende o peso das nossas cruzes e fazemos dela, sinal de morte e não de vida eterna, peçamos perdão cantando.

Leitura - Nossa relação com a cruz, crianças, é um retrato da relação vivida pelo povo, no episódio da serpente de bronze, narrado na leitura que ouviremos agora. Ela nos conta que Serpentes venenosas, no deserto, picavam as pessoas e lhes causavam a morte, porque elas haviam murmurado contra Deus e contra Moisés. Diante do arrependimento e súplica do povo, Moisés intercedeu a Deus em favor deles, e o Senhor mandou erguer uma serpente de bronze, numa haste.

Mas antes de ouvi-la, vamos receber a Bíblia, todos em pé e cantando bem bonita para saudá-la?

Aclamação - Agora, crianças, vamos ouvir o evangelho onde Jesus é a grande boa nova de Deus para a humanidade. Com um gesto supremo de amor Ele revela na cruz uma vida nova. Fiquemos em pé e com alegria cantemos pra saudar Jesus.

Preces

1. Senhor, nós vos pedimos pelo Santo padre, o Papa Bento XVI. Concedei-lhe firmeza e generosidade para continuar a sua missão de testemunhar o amor de Jesus Cristo pela humanidade inteira. Rezemos

2. Pai Santo ilumine os governantes com a luz de Cristo, para que se empenhem na construção da paz que brota da justiça. Rezemos

3. Dai a todos os cristãos a sabedoria da Cruz e a força de transformar o mundo pela revolução do amor. Rezemos

4. Pelas crianças de nossa comunidade que elas percebam o valor da fé no sinal da cruz, colocando-o no seu dia a dia, fazendo com que esse sinal de vitória seja a delas também, rezemos.

Ofertório- (Cruz e flores)


Senhor, como oferta especial, trazemos a cruz que é nossa a cada dia, símbolo forte do cristão que a tem como propósito de vida nova. Sinal que devemos ser mais ação e menos indecisão, que devemos ser mais solidários e menos egoístas sinal de que devemos acreditar e partilhar mais suas palavras que nos desanimar com o peso que ela pode em nós gerar.

Trazemos flores coloridas para enfeitá-la, pois sendo nossa oferta, queremos que ela seja agradáveis, alegres, cheias de vida, pois fazemos dela também nosso motivo de vitória. E, se é nossa, devemos tratá-la com carinho e respeito, pois sabemos ou significado que ela possui para cada um de nós.

Por isso, junto ao pão e ao vinho, queremos hoje colocar diante do altar o quanto esse sinal de amor de Deus para conosco nos faz estar mais perto de seus planos divinos.

Vamos todos cantar saudando a Deus que nos trouxe Jesus, libertador do mal e Senhor da vitória eterna. Vamos cantar com alegria.

Comunhão -
A cruz é a expressão máxima do amor de Deus. Não porque Deus ame o sofrimento. Ao contrário, é porque Ele se solidariza com as pessoas que sofrem. É para que as pessoas ganhem vida nova que Cristo morreu na cruz. E a cruz, por isso mesmo, torna-se sinal de salvação e de libertação. Vamos então com alegria ao encontro do senhor, cantando.

Ação de graças _ Vamos ouvir agora a historinha das 3 árvores? Elas têm muito a nos ensinar.

A Fábula das Três Árvores!

“Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes”.

A primeira, olhando as estrelas, disse:

- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou:

- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:

- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, mas tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam.

Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: "- Para que isso?"

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, e, no meio de uma tempestade, quando o estavam quase afundando, o homem levantou e disse ao mar revolto: "Sossegai". Num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte, mesmo sendo inocente.
Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

Eis a moral da história: as árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Evangelho Encenação

Personagens caracterizados _ Jesus, criança abandonada, pessoa que simboliza o movimento dos sem nada, preso, velho, rejeitados, zombador, passa pelo julgamento encardido.

(Eles falam a partir do momento que Jesus passa. Jesus acolhe os humildes e levanta a cruz simbolizando sua vitória.
Jesus vem pelo corredor carregando sua cruz. Pelo caminho ajuda as pessoas que sofrem a carregarem as suas...)

Passa pela criança abandonada.

Criança – Senhor. Senhor. Tenha pena de mim! Ajude-me a carregar minha cruz. Ela é tão pesada. Pesa-me tanto. Mal consigo caminhar... Estou tão fraca, tenho medo de caminhar e não conseguir chegar a lugar nenhum. Você me ajuda? Ou vai me deixar à margem do caminho como todos os outros fizeram?
(Jesus estende sua mão, ergue a cruz da criança, a coloca nos ombros e põe a criança a caminhar com ele.)

Passa pelo movimento dos sem-nada.

Os sem nada – Senhor veja só o peso da minha cruz... Nela tem minha família que passa fome, que passa necessidade de um chão pra plantar, de uma vida digna pra viver, mas nossas cruzes são tão pesadas mal damos conta de carregá-las, Ajude-nos senhor... Não nos abandone no caminho, não seja como aquele político que só bem quando necessita de nosso voto. Venha nos ajudar a ser vitoriosos também!

(Jesus faz o gesto de erguê-lo, pega a sua cruz e se coloca junto a ele e a criança a caminho).

Passa pelos presos.

Preso – Senhor sei que não sou digno de segui-lo. Muito mal eu fiz ao senhor. A tantos outros também o fiz, mas estou arrependido. Lembra-se, senhor, da vez em que salvou um ladrão na cruz que morreu junto ao ti?Ele foi exaltado. Eu também quero seu perdão, eu também quero caminhar com o senhor e ser salvo na sua justiça divina. Ajude-me senhor a carregar a minha cruz. Não me condene como faz a sociedade Ajude-me.
(Jesus o ajuda e seguem juntos, um acolhendo ao outro nessa caminhada).

Passa pelos velhos.

Velhos – Hei Senhor! Somos nós, os velhos. Por favor, senhor, ajude-nos a carregar nossa cruz. Há quanto tempo estamos carregando-a e ela agora nos parece tão mais pesada, falta-nos força para o final da jornada. Quando achamos que aqueles que amamos e criamos com tanto amor irá nos ajudar a carregar, eles nos abandonam nos deixam jogados num quartinho qualquer, não nos vê mais como gente, somos agora um estorvo. Tenha piedade de nós, alivia nosso o peso e nos ajude a carregá-la, queremos caminhar com o senhor.
(ele acolhe a todos e caminham juntos)

Passa pelos rejeitados do mundo: feios, pobres e pretos.

Rejeitado 1 – Jesus Cristo, salvador do mundo... Salvai-nos... Dê-nos a alegria de acompanhar-vos nesta caminhada... Temos nossas cruzes e sabemos como é difícil caminhar sozinhos com elas... Precisamos de sua ajuda pra prosseguir...
Rejeitado 2 – Não nos deixe aqui na estrada da vida, à margem da sociedade, onde não temos nem voz e nem vez, queremos ser livres, queremos ser sinal de vitória também, mas nossas cruzes são pesadas demais e não nos deixa caminhar. Ajude-nos, senhor.
(Jesus abaixa, e coloca em seus ombros mais uma cruz e o chama a caminhar).

Tem aqueles que zombam das cruzes dos outros.

Zombador – Vejam só. Mas não é o mestre? Aquele que dizia salvar a todos? Mas parece que mal consegue andar... Mal consegue carregar sua legião de fracos que não param em pé com suas cruzes... É tão mais fácil não tê-las, ou não nos compromissarmos com elas...
Felizes somos nós que ficamos a margem do caminho... Sem compromisso com a vida... Pobre Jesus de Nazaré, rei dos pobres, dos fracassados... (ri alto)

(Até que chega o fim da linha. Todos se colocam atrás dele e pegam suas cruzes. Ele ergue a cruz e diz)
Jesus – Deus me enviou ao mundo para que ele fosse salvo por mim...

(Ergue bem mais alto a cruz e todos que o acompanham erguem também, Jesus e diz).

Jesus – Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundância. Felizes são aqueles que comigo caminham, onde seu fardo será leve, pois o meu amor é grande e duradouro. Felizes sóis vós, que renunciastes a tudo e me seguem. A vocês, meus filhos, celebrem comigo a vitória; Eu vim para dar a minha a vida por vocês. Amém

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Missa completa para crianças: Correção fraterna

(Desenho com as lâminas, ou em folhas sobre cada parte da criação do mundo.Ir indagando como em um diálogo, fingindo não saber dos fatos, para que as crianças possam ser partes ativas na narração da história)

Acolhida: Boa noite crianças. Boa noite a todos aqui presentes.

Estamos nos mês de setembro e ele tem algo de muito especial. Vocês sabem o que é? É que neste mês de setembro celebramos o Mês da Bíblia. E, para isso, vamos relembrar parte dessa grande história de amor de Deus para conosco.

Vamos descobrir tudo isso juntos?

Como vocês já sabem, Deus queria muito criar um mundo maravilhoso, então Ele criou tudo isso que vemos aqui; céu, terra, mar, sol, estrelas, animais ... E criou o homem.

Vejam só lá no retro !Quem são aqueles? Ah, Adão e Eva.

Bom, mas o homem como sempre, agiu errado e desobedeceu a Deus. Depois disso, Deus quis escrever sua história para contar como tudo foi criado. Assim iniciamos a história da criação.

Como se chamava aquele da arca? Ah... Noé. Ele teve uma missão muito importante. Ele construiu uma arca, dentro dela colocou sua família e um casal de cada animal existente na terra, pois o Senhor resolveu acabar com o homem devido à falta de amor deles para com os outros e para com Ele. Por isso aconteceu o Dilúvio, já ouviram falar?

Mais tarde, Deus escolheria um homem para ser Pai de todas as nações: Abraão, que caminhou à procura da terra prometida por Deus para dar inicio à grande família. Depois, veio aquele das águas, como é que ele se chamava? Aquele que libertou o povo de Deus do Egito? Moisés.

Depois vieram os juizes... e cada um ia contando a história de Deus inspirado por ele. Assim também foram os reis...

Aquele ali que venceu Golias, o gigante, qual era seu nome ? Ah sim, Davi... Tinha outros reis. O filho de Davi, o famoso rei Salomão este foi o mais sábio de todos. Com o tempo vieram grandes profetas: Daniel, Samuel e... Este ai... É João Batista, o último dos profetas. A sua missão foi grande, pois ele teria que preparar o caminho para Jesus, o filho de Deus, pelo qual todas as coisas foram realizadas e tudo foi preparado para a nossa salvação

Jesus veio para salvar toda a humanidade do mal. Implantar um mundo novo, onde reinasse justiça e verdade.

E vocês acham que a história da Bíblia terminou aqui? De forma nenhuma, os discípulos continuaram a missão de Jesus e a escrever a sua história.

E hoje, crianças, aqueles que ali estão na lâmina representam cada um de vocês que recebem esta missão também de continuar a história de Deus... A cada dia...A cada momento da boa nova. Por isso temos mil e muitos motivos para festejarmos o nosso livro sagrado, a Bíblia

Em pé, com alegria vamos cantar para celebrarmos a vida com Jesus.

Ato penitencial – (apresentar lâminas de coração, coração de pedra e segue as seqüências)

Hoje Jesus nos diz no evangelho que quando duas ou mais pessoas estiverem reunidos em seu nome, Ele estaria sempre no meio deles.

Aqui, hoje, na igreja temos centenas de pessoas reunidas em nome do Senhor, portanto,mais forte sua presença se faz no nosso meio .

Neste momento, com sua presença entre nós, vamos aproveitar e refletir sobre o que o evangelho de hoje nos coloca – o perdão –

Quantas vezes brigamos com nossos irmãos e não temos coragem de pedir-lhes perdão?

Quantas vezes quem nos ofendeu vem até nós, nos pedir perdão e não os perdoamos?

Que coração de pedra temos no peito ocupando um lugar feito somente para amar , onde próprio Deus o fez ,que não sabe pedir perdão e também não sabe perdoar?

Se temos tantos pecados conosco, se erramos tanto, crianças, com nossas brigas , nosso desejo de ter tudo só para nós , de nada saber dividir , de não atender aos pedidos de nosso pais e professores , de pessoas que amamos e não temos a coragem de nos redimir diante delas , como podemos ficar diante de Deus e, ainda sim, não saber perdoar e nem pedir perdão ?.

O Senhor nos ensina que quando temos dificuldades que peçamos a ajuda dos outros para que, juntos, possamos fazer o pedido de perdão, ou ajudar um irmão a ver o seu erro. Mas, muitas vezes, o que fazemos é tocar pirraça, é desejar maldade e desprezar.

Por isso, diante de nosso Senhor, vamos pedir perdão, pedir também a coragem que nos falta, para recebermos o perdão e podermos oferecer nosso pedido aos que nos ofenderam , cantando .

Leitura – A Bíblia é o livro da nossa vida... Conta-nos cada parte da nossa criação, cada momento vivido por toda a família de Deus e que, hoje, continuamos a escrever sobre nossas lutas, nossas vitórias e o nosso amor supremo pelo nosso Deus.

Vamos então com alegria receber a nossa palavra viva com muita alegria cantando.

Depois da entrada da bíblia – Agora que recebemos a palavra de amor e vida que é a bíblia em nossa vida, sentadinhos vamos ouvi-la e com atenção.

Aclamação ao evangelho – Agora é o próprio Jesus quem irá nos falar. Hoje ele nos fala que é preciso fazer o possível para que, o pecador se converta.Com esse intuito e com muita alegria, vamos ficar em pé e cantar com entusiasmo o canto de aclamação.

Preces da comunidade:

A cada pedido rezemos: OUVI O GRITO QUE SAI DO CHÃO DOS OPRIMIDOS EM ORAÇÃO.

1-Senhor, iluminai vossa Santa Igreja, nosso Papa, nossos bispos, padres, diáconos, religiosas e religiosos, leigos e leigas para que, como os profetas, anunciem a Boa Nova e denunciem as injustiças deste mundo. Nós vos pedimos.

2-Senhor, fortalecei-nos com a vossa Palavra para que possamos aprender a perdoar nossos irmãos. Nós vos pedimos. Senhor, ajudai-nos a defender a vida humana em todas as suas dimensões, desde a concepção até uma velhice digna. Nós vos pedimos.

3-Senhor, dai-nos força para lutar por uma política que respeite todos os direitos do povo brasileiro. Nós vos pedimos.

4- Senhor , olhai com carinho cada criança aqui presente nessa celebração , que elas possam ser portadoras de suas palavras de salvação por toda parte, proclamando-as com fé , amor e caridade , rezemos

Ofertório – ( Ofertar a palavra perdão – escrevê-la bem bonita , da forma que desejar )

A palavra de Deus é um bálsamo para nossa vida , nela buscamos força para caminhar , buscamos o caminho para realizarmos nossa missão e nossa missão só se tornará possível se seguirmos as palavras benditas que ela nos reserva .

Hoje nossa oferta é uma palavra que ela bem nos ensina: o perdão.
Queremos oferecer ao senhor, todo nosso desejo de perdoar nossos irmãos pelas ofensas causadas, pelos erros cometidos contra nós. Um desejo de perdão não só da boca para fora, mas do coração para dentro...Não deixando que nenhum de nossos irmãos se percam pela falta de perdão

Oferecer também nosso compromisso em pedir perdão pelas ofensas que causamos aos outros, pelas vezes em que erramos em nosso julgamento e condenamos o nosso irmão, se somos nós, os errados.

Com o pão e o vinho que o senhor receba nosso compromisso de perdoar e também de pedir perdão, alcançando assim o desejo de nos tornarmos cada dia mais irmãos uns dos outros e mais próximos de toda a história de amor que nos preparastes. Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Agora, crianças, com toda aquela alegria própria vinda de vocês, vamos celebrar Jesus na eucaristia, cantando bem feliz o canto da comunhão.

Ação de graças – Hoje, aprendemos muitas coisas boas nessa celebração, uma delas é que devemos estar sempre atentos a ajudar nosso irmão a não errar e procurar saber ouvir também as críticas construtivas que os outros nos fazem e que nos levam a melhorar.
Ouçam com atenção uma historinha que outro dia eu ouvi de uma amiga. Foi assim :

Historinha - A vidraça e os lençóis

Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

O marido a tudo escutava, calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:

- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, toda empolgada, foi dizer ao marido:

- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas! Será que a outra vizinha a ensinou? Porque eu não fiz nada!

O marido calmamente respondeu:

- Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

Moral - E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.

Antes de condenar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir depois, verifique seus próprios defeitos e limitações. E, se necessitar, não se acanhe: lave sua vidraça.


Você jamais será o único a ter de fazê-lo...Essa, crianças, é uma mensagem que vocês não poderão jamais esquecer

Evangelho – História sobre correção

- Macaco Zombador (Adaptação)

Citação: MT 18, 15-20
Técnica: Narração com transparências no retro projetor ou dramatização com caracterização dos bichinhos.
Personagens: Vozes diferenciadas para 1- Macaco; 2- Elefante; 3- Coelho; 4- Leão; 5- Jacaré.

Hoje contaremos uma historinha que narra uma coisa que acontece muito com adultos e principalmente com vocês, crianças. Só que desta vez aconteceu também com os bichinhos lá da floresta... É... Aconteceu numa reserva florestal muito longe... Lá na África.

Existia por lá um macaquinho muito sapeca e que gostava de criticar todos os bichinhos.

Vejam só como ele era terrível:

Macaco - Lá, seu Elefante! Que esquisito! Isso tudo é nariz? Que baita! Nunca vi nada igual, é enorme!

E saiu gritando e rindo por toda a floresta:

Macaco - Narigudo! Tromba grande! O Elefante é narigudo! Narigudo!

E por onde o macaco passava, do Elefante ele falava:

Macaco - Que baita narigão tem o Senhor Elefantão. Tão grande pobrezinho que eu vou dar um nozinho!... Há! Há! Há!

Mas ele não sossega mesmo... Vejam só com quem ele está mexendo agorinha mesmo: com a D. Girafa!

Macaco - Nossa! D. Girafa do céu?! Isso tudo é pescoço? Pô, não tem nada igual... Deve fazer um frio aí em cima, teve até nevar (ri alto) Há! Há! Há! A Girafa é pescoçuda! Pescoçuda!

Assim ele saiu pela floresta anunciando pelos quatro cantos que a Girafa era pescoçuda... É... A Girafa não gostou "nadica de nada" dessa situação... Ficou muito triste com a crítica feita pelo Macaquinho Zombador...

Falando nele... Vejam lá onde está... Pertinho do Leão que por sua vez estava tirando uma soneca sossegadamente na campina...

Macaco - Virgem Maria? O que é isso? Que cabeleira piolhenta! Ê seu Leão, o senhor está precisando cortar esse "pichain", hein? Que bicho cabeludo e fedorento, sem contar que também é piolhento! (gargalhadas) Há! Há! Há! O Leão é cabeludo e piolhento!...

Leão - Quem disse isso? Quem é o cabeludo e piolhento aqui?

Ah vejam só o nosso macaquinho fugindo apressado, também de bobo ele não tem nada, não é?

Mas que absurdo... Ele não sossega mesmo! Já está mexendo com o pobre do Coelhinho...

Macaco - Bonitas orelhas, Coelhinho! São suas ou da mamãe?

Coelho - Hein? Falou comigo?

Macaco - Não, bobão! Com seu umbigo! Mas é claro! Quem mais poderia ter orelhas tão grandes como as suas? Seu boboca! Orelhudo! É isso, orelhudo!
"O Coelho é orelhudo / Orelhudinho. É tão grande sua orelha. Que dá pra fazer aviãozinho!!!

(Sai rindo e mais a frente encontro o Jacaré)

Macaco - Mas, vejam só senão é o Sr. Jacaré! Nossa! Isso tudo é boca, seu Jacaré? Que bocarra! Se abrir mais um pouquinho engole o mundo inteirinho (risadas) Esta floresta é mesmo uma piada! Há...Há...Há...

E o macaquinho sai rindo pra valer... Ele é zombador...

Mas vejam, os bichinhos da floresta estão se reunindo... Com certeza deve ser para discutir sobre os abusos do macaquinho:

Elefante - É amigos, o macaco está agindo muito errado conosco.

Girafa - E como! Ele está precisando de uma lição... Não é assim que se trata ou outros...

Coelho - Vocês têm razão! Ele vive nos criticando; como se ser diferente fosse defeito de alguém!

Leão - Isso não pode ficar assim!

Jacaré - Acho melhor darmos ao macaco uma correção fraterna, quem sabe assim ele aprende?
(Combinam em rodinha)

E lá vem o Macaco Zombador, alegre e saltitante, já pensando quem zombaria... Foi nesse momento que os bichinhos o cercaram:

Girafa - Bom dia, seu macaco!

Macaco - Ih! To sentindo um cheirinho bom de gozação no ar. Olha, eu hoje vou extrapolar. Bom dia D. Pescoçuda!

Leão - Mas, o que é isso? Meu Deus! Olhe Macaco! (aponta para o rabo do Macaco)

Macaco - Num ta vendo não, é? É o meu rabo, vocês não sabem?

Jacaré - Grandinho, não é?

Macaco - O que vocês querem dizer com isso? (Nervoso)

Todos - Que você é Rabudo! O Macaco é rabudo! Rabudo!!! (O Macaco sai chorando e irritado segurando o rabo).

E sabem crianças, o que eu fiquei sabendo sobre o Macaco Zombador? Dizem que ele aprendeu a lição depois da correção fraterna que os bichinhos lhe deram ele nunca mais zombou de ninguém.