quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Missa Completa para crianças: Epifania do Senhor

Acolhida - Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos os presentes.

Hoje celebramos com muita alegria a festa dos Reis Magos, ou seja, a festa da Epifania. Epifania significa manifestação. Ela aconteceu, quando os reis magos apresentaram Jesus ao mundo tornando-o universal, o mesmo que, de todos os povos.

Mas vamos conhecer um pouco mais sobre esses reis!? Quem sabe o nome deles?

Esse é o Gaspar, esse é o Belchior e esse é o Baltazar. Eles vieram do Oriente para visitar Jesus e trouxeram pra Ele três presentes. Quem sabe que presentes eram?

Ah, sim!!! Ouro que significava realeza, Incenso representa divindade e a mirra que era um perfume (que eles usavam quando as pessoas partiam dessa pra uma melhor e também para festejar).

Sabe qual era a missão desses reis?

Eles saíram cada um de seu reino porque foram preparados a vida toda para esse grande momento e seguiram a estrela guia que os iluminava e mostrava o caminho para que pudessem prestar sua homenagem ao verdadeiro Rei, que era Jesus e que tinha acabado de nascer e, com isso, eles seriam os primeiros a falar de Jesus aos outros. Por isso, a beleza dessa manifestação, reis de diferentes lugares foram convidados a conhecer o salvador e a contar para todos sobre esse nascimento em Belém.

E hoje, crianças, somos nós os convidados a falar de Jesus por todos os cantos. Somos nós, os reis magos atuais, que devemos anunciar Jesus, falar de Jesus, na nossa casa, na escola, com nossos amigos, na igreja... Revelar nosso amor a Ele e deixar que a epifania aconteça todo dia.

Então com muita alegria, vamos iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial – (Cenas de cada ato que não estamos praticando, ou ir escrevendo em um quadro detalhes do que estamos falando: o título “Estamos sendo luz...” ir escrevendo: velhos, vizinhos, pais etc.).

Como vocês já ouviram minhas queridas crianças, hoje nós somos chamados a ser luz para todos. A levar aos nossos irmãos a certeza de que estão no caminho certo e mostrá-los a grande manifestação de amor de nosso Deus.

Contudo, se este o momento é para refletirmos, vamos pensar se realmente estamos sendo luz para os outros.

Quantas vezes nós somos luz na vida dos doentes, visitando-os, saindo de nossas casas, ajudando-os a enfrentar a dor, auxiliando-nos na sua doença?

Será que temos sido luz na vida dos nossos velhinhos? Como é que você cuida de sua avó, de seu avô, das pessoas idosas que moram perto de vocês. E as que estão no asilo? Lembra-se de todos? Tem levado a esperança até eles?

Como será que eu tenho sido luz na vida de meus pais? Sou obediente? Sou bom filho? Amoroso? Tenho respeitado meus pais? Meus irmãos? A minha família?

E a minha vida religiosa? Será que ela tem sido luz para mim? Tenho ido à catequese com a mesma alegria que vou a um passeio? Venho à missa com boa vontade, ou será que é só por obrigação? Como tenho rezado? Rezo só por mim, ou me lembro de tantas pessoas que precisam de nossas orações?

Será que realmente tenho sido luz como Jesus quer que eu seja?

Será que os reis magos não me ensinaram nada? Tenho vagado sem destino, sem encontrar o Cristo que deseja nascer em mim todos os dias?

Senhor, pelas muitas vezes em que o temos decepcionado porque não somos a luz que espera de nós, pois estamos contaminados pelo pecado, pedimos perdão cantando.

Leitura - O profeta Isaías anuncia a manifestação da glória de Deus a todos os povos. A luz do Senhor atrai para si todas as nações. Vamos ouvir essa bonita leitura com muita atenção?

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

Aclamação
Do oriente surgiram à figura dos três reis magos, tinham como missão anunciar ato dos os povos que ali, em Belém, nascerá o salvador de todos os nós. Com alegria e todos em pé vamos saudar o evangelho cantando.

Evangelho –

Preces
- Senhor, abençoai todos os bispos, presbíteros e diáconos e todos os anunciadores da Boa Nova para que sejam luz a iluminar o vosso povo. Nós vos pedimos.

- Senhor, fazei com que a estrela da fé que guiou os Magos brilhe hoje no caminho de todas as pessoas que aceitam Jesus como a verdadeira luz da vida. Nós vos pedimos.

- Senhor, olhai por aqueles que ainda não contemplaram a luz da fé, para que, seguindo a estrela de Belém, possam vir adorar o Salvador. Nós vos pedimos.

- Senhor, olhai com carinho por cada criança que aqui se encontra , para que seguindo a luz dos seus ensinamentos, possam refletir em nossa comunidade todo testemunho de amor e caridade aprendidos , nós te pedimos .

Ofertório – (Quatro crianças vestidas de estrelas. Cada uma deve carregar um número formando 2009).

“Vimos sua estrela no oriente e assim vimos adorar o rei da gente”.

Cada um de nós hoje, crianças, é uma estrela... É uma luz que ilumina a presença de Deus no mundo. Todos nós somos chamados a nos manifestar diante de todos os homens a grandeza de nosso Deus.

Que neste ano novo possamos ter mais de 2009 oportunidades de sermos melhores, de fazermos com que os outros reconheçam em nós a nossa luz em Cristo.

Que esta oferta de luz nos convoque a termos mais do que uma chance de nos colocarmos em ação diante de nossa missão.

Que essa estrela que conduz nossa oferta, leve até o nosso Deus nosso compromisso de por mais de duas mil e nove vezes nos manifestarmos diante de Dele e dos homens a grandeza de suas obras.

Que por mais de duas mil e nove vezes, possamos nos alimentar de caridade, de fraternidade, de solidariedade para com todos e distribuí-las como fizeram os reis magos com a manifestação de Jesus ao mundo.

Que por mais de duas mil e nove vezes, possamos ser mais justos, mais cheios de fé, mais voltados para os irmãos, firmes na oração e na proclamação da boa nova a todos os povos.

E que por mais de duas mil e nove vezes, possamos dizer que amamos nosso Deus, que amamos nossos irmãos, pois Deus quer que sejamos homens e mulheres novos neste novo ano de 2009. Munimos-nos então de alegria, saúde, paz para realmente vivermos 2009 novas emoções com nosso Deus neste ano que surge agora.

Que junto ao pão e ao vinho, sejamos realmente mais luz para os outros, mais manifestação de amor para com aqueles que nos rodeiam. Vamos completar nosso ofertório cantando com alegria.

Comunhão – Jesus, salvador do mundo, nós cremos em vós e queremos tb celebrar a epifania comunicando o mundo o seu poder, o seu amor, as suas palavras. Por isso, hoje estamos aqui, como crianças que queremos aprender pra um dia tb sair pelo mundo a anunciar. Com alegria vamos iniciar nosso anúncio cantando.

Ação de graças – Crianças, como vimos os três Reis Magos não vieram deixar presentes somente para o Menino- Deus, não. Eles deixaram presentes para toda a humanidade... presentes de humildade, reconhecimento pela presença do Cristo, generosidade, simplicidade, compromisso... e o mais importante, eles caminharam em direção ao Deus Menino.

Que neste ano novo, que está surgindo de mansinho possamos também caminhar em direção ao Menino - Deus, de mãos dadas, unidos numa corrente fraterna, onde o amor será o nosso maior guia.

Tem uma música que também é um convite a se viver bem, a querer apenas ser feliz e estar em paz com todos. Convido a todos para cantar conosco essa bonita música, vivendo cada parte dela como se fosse uma receita para o ano novo.

(Eu quero apenas olhar os campos – Roberto Carlos)

Epifania
Técnica: Dramatização ou lâminas
Personagens: 3 reis magos – Estrela – Herodes - Soldados

Era uma vez 3 reis amigos. Eles eram astrólogos, ou seja, eles estudavam as estrelas. Eis que uma, mais brilhante que as outras, surgiu no meio deles. Eles ficaram admirados. Já tinham visto muitas estrelas no alto, mas no meio deles. Ah! Isso nunca!

Então, Belchior, um dos reis, pôs-se a examinar a bela estrela, mas, foi quando Gaspar captou a mensagem que ela trazia e Baltazar decifrou o que ela dizia.

A estrela estava radiante, pois anunciava aos reis, que o Salvador. O Salvador havia nascido... Ah! E foi aquela confusão! Eles nem deixaram que a estrela acabasse de lhes falar sobre a grande notícia e foram ajeitar as malas, os camelos, os presentes e as roupas e eram tantos preparativos aqui e ali que se esqueceram de perguntar onde foi que o Salvador havia nascido. Agora era tarde, pois a estrela fora embora. E começaram a procurar no mapa, no céu, nas pistas da luz das estrelas, para verem se achavam o caminho. Foi quando Baltazar se lembrou que o Rei Herodes deveria saber, já que tudo ele sabia, tudo podia.

E lá foram eles, montados em seus belos camelos, atravessando as areias quentes do deserto rumo ao Oriente, pois era onde eles viram primeiro a tal estrela e era onde Herodes morava.

Herodes era um rei muito poderoso e muito mal, vivia cercado de soldados e um monte de puxa-sacos. Era severo e maquiavélico, tinha horror em pensar que alguém pudesse tomar seu lugar de rei e daria a vida do povo, do seu reino, se assim precisasse, para manter o trono.

Nisso, a notícia da chegada dos 3 reis Magos à cidade de Jerusalém causou um rebuliço.

O rei Herodes queria saber o que aqueles 3 reis magos estariam fazendo em sua cidade e como era safado, mandou chamá-los até seu castelo.

Os reis então, perguntaram ao Rei Herodes onde estava o Rei dos Judeus que havia acabado de nascer.

Herodes deu um ataque de fúria! Rei? Que rei era esse? De onde ele teria surgido? Será que iria tomar seu trono? Ah! Não! Meu trono, não – dizia ele enfurecido!

Os reis, sem perceberem a fúria de Herodes, queriam porque queriam saber do paradeiro do menino santo, pois eles vieram adorá-lo e não mais sairiam dali sem antes conhecê-lo.

Quanto ódio... Quanta raiva sentia o rei Herodes.( Parece até o coração dos homens quando não aceitam Jesus, o Salvador na vida deles. É só revolta!

Então, Herodes convocou uma reunião e chamou seus assessores para descobrirem o lugar exato onde nasceria esse tal rei. Depois de muito estudo, eles disseram que o menino nasceria em Belém, na Judéia, pois assim estava escrito pelos profetas.

Herodes não queria nem saber... Queria matar, destruir, acabar com o menino Jesus. (assim como o encardido quer que a gente faça com Jesus hoje em dia.).

Entretanto, se fazendo de bonzinho, chamou os reis magos e pediu que eles lhe contassem onde fora mesmo o local em que aparecera a estrela. Os reis mostraram e Herodes num golpe de esperteza contou a eles que seria então em Belém. Pediu que voltassem e contassem a ele o local certo para que também pudesse adorar e presentear o menino Jesus.

Mas, vocês sabem, não é crianças? Isso era golpe dele somente para prejudicar o Deus menino, porque a intenção dele era de matar o pobrezinho! Alegres da vida, lá se foram Gaspar, Belchior e Baltazar, mesmo sem um rumo certo, mas certos de encontrar Jesus.

Herodes, enlouquecido de ódio, chamou seu soldado e mandou que ele seguisse os reis e assim que achasse o menino que ele o matasse, sem dó e nem piedade.

E Herodes ria... ria...porque o mal havia contaminado o seu coração e ele tinha certeza que seu golpe de maldade daria certo e que o menino certamente não sobreviveria.

Enquanto isso eis que surge na frente dos reis magos, a estrela guia... tão linda e radiante, chamando-os para conduzi-los até Jesus...

Foi quando os reis perceberam que estavam sendo seguidos e, com certeza, não seria nada bom. E logo notaram que o soldado era da parte de Herodes e viram que ele queria matá-los e, com certeza, a Jesus Menino também.

A estrela apontou o caminho para os reis e disse-lhes para seguirem-na, pois daria um jeito naquele soldado. E os reis se colocaram a caminho, rumo a Belém, fugindo depressa, fugindo do mal.

A estrela então duelou com o mal, porque jamais a luz de Deus se apagará, quando se encontrar com as trevas. E o brilho da estrela era tão grande e tão forte e intenso que cegou o soldado que se perdeu nas areias escaldantes do deserto.

Enquanto isso, os reis avançavam em direção a Belém e, novamente, surgia radiante diante deles a estrela. Ao verem a estrela, eles sentiram uma alegria muito grande, pois sabiam que ela representava a luz de Deus que os estavam guiando...

Foi, quando, de repente a estrela parou...

Parou diante de um estábulo... numa lapinha bem pobre e simples. Lá tinha um boi, um burro, alguns pastores, um homem chamado José... Uma mulher chamada Maria e, bem no centro de tudo, havia o menino salvador, Jesus Cristo, Nosso Senhor!

Ah, Crianças! Foi à noite mais linda desse mundo! Aqueles reis adorando a Jesus de Belém, de Nazaré, da Galiléia. Ali, naquele momento, era Deus apresentando Jesus aos Povos de toda a Terra, a sua manifestação de amor apresentando Jesus a nós, crianças! Esse Jesus - Menino que os reis estão adorando, é o mesmo Jesus Menino que pede para ser amado, querido e reconhecido por nós a cada dia. Os reis deixaram os seus presentes e foram embora levando a imagem mais linda de suas vidas e nós, crianças, nós não fomos embora... estamos aqui para adorar Jesus...eternamente!

É isso que Deus quer de nós.

Epifania é a festa de Deus-Conosco... ontem ...hoje...sempre!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Missa completa para crianças: Sagrada Familia

ACOLHIDA – Boa noite, queridas crianças

Boa noite a todos aqui presentes, sejam todos muito bem vindos a esta celebração onde ainda estamos celebrando a grande festa do nascimento de Jesus.

Hoje vamos iniciar nossa celebração com um joguinho da família. E vocês irão me ajudar a responder todas as questões desse jogo, está bem ?

Quem são os principais componentes da família?
Ah, sim... Pai, mãe e os filhos.

Será que vocês sabem qual a função de cada um deles na composição da família? Então, vamos abrir o joguinho no retro com as perguntinhas. Aquela criança que souber responder levante a mãozinha.

1 - Quem deve fazer os deveres de casa todos os dias sem reclamar? Mãe? Pai ou o filho?

2 - Quem deve manter a casa sempre limpa? (todos)

3 - Quem deve sustentar a família com seu trabalho?(nossos pais )

4 - Na família, a quem cabe a função cuidar da nossa alimentação de forma correta em casa?(nossa mãe )

5 - Quem deve obedecer a quem na família? (os filhos devem obedecer aos pais )

6 - Quem deve respeitar um ao outro dentro da família?(todos)

7 - Dentro da família, qual o elemento que deve limpar a casa?(deve ser tudo dividido)

8 - E quem dentro da família quem deve rezar?

9 - Quem na família deve ensinar sobre Deus todos os dias?

10 - Bom, esse jogo está quase no fim, mas ainda preciso saber: quem dentro da família deve amar mais?

Pois é, crianças, como vocês viram todos na família tem sua missão e, para que nada falte a ela, é necessário que todos a façam bem, só assim ela será uma família perfeita.

Mas por falar em família perfeita, quem era mesmo a família de Jesus?

Ah, Maria e José. O pai e a mãe são figuras abençoadas na criação dos filhos. Jesus, filho de Deus, poderia nem ter escolhido nascer , não precisaria depender de família, mas quis Deus mostrar a humanidade o sentimento de amor que deve unir os seres humanos. Por isso, eles formam a Sagrada Família e Deus espera que nos tornemos também essa Família Sagrada, pessoas que se amam e se respeitam mutuamente.

Em pé, com alegria, vamos cantar recebendo algumas famílias que hoje representam a família modelo, a família sagrada. Eles entram trazendo a sagrada família que estava presente no presépio.
(Separar bancos na frente para umas três famílias, leitura, preces, oração, final: usar as famílias na missa)

Ato penitencial ( Realizar as perguntas com as famílias do banco que foi reservado . Prepará-los para responde-las para que não fiquem constrangido ao serem interpelados )

Olhem só o que eu tenho aqui me minhas mãos?!

São quatro envelopes e, nesses envelopes, estão algumas perguntas sobre a família. Cada família presente aqui irá escolher um envelope e responderá de forma bem sincera o que eles perguntam.

Bom, vamos então abrir o primeiro envelope e realizar a pergunta.

1 - Qual é o grande mal que atinge as famílias hoje ?

2 - Vocês acham que hoje a família mantém um diálogo sobre os problemas que a aflige?

3 - Na opinião de vocês, por que tantos casais se separam hoje ?

4 - Vocês devem ter conhecimento de como era a Sagrada Família de Jesus, não é mesmo? Por que na família Dele as coisas iam sempre muito bem?

Crianças, como nós ouvimos pelo testemunho dado, há muitas coisas boas na família, mas há muitos erros também. Acredito que os casais hoje têm muitos desejos de que todas as coisas dessem certo e que tudo fosse eterno. Mas o pecado, o mal que existe nele faz com que esse desejo tome outros caminhos. Por isso, vamos pedir perdão a Deus pelos muitos erros cometidos em família e pedir a Ele a benção sobre todas elas. Vamos pedir perdão cantando.

Leitura (Uma família para carregar as velas e a bíblia )

Todo mundo sentadinho porque agora é o momento de ouvirmos a leitura. E pra fazermos deste momento um momento muito especial, vamos receber nossa bíblia, luz de uma família, para que através dela sejamos todos nós abençoados em nossas famílias também .( Escolher um canto )

E hoje, nossa leitura nos fala que devemos amar e respeitar os pais e ser motivo de alegria e felicidade para eles, porque assim o ensina o senhor... Estão ouvindo crianças? Esse deve ser o compromisso de vcs: amar e respeitar todos na família.

Aclamação:

E Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria, e todas essas coisas guardava Maria em seu coração. Nós também, como filhos de Deus, crianças, devemos guardar conosco o exemplo de filho que Jesus foi e nos espelhar Nele , para que nossa família seja cada dia mais santa .
Em pé, com alegria, vamos cantar saudando o evangelho.

Preces da comunidade –

Mãe: Senhor, concedei que a luz de Cristo ilumine os casais, e brilhe a vossa luz sobre todos os que se amam, nós vos pedimos.
Ass.: Abençoai, Senhor, nossa família! Amém!

Pai: Senhor, fazei que todas as famílias de nossa Comunidade sejam escolas de oração e santidade, onde se aprenda a imitar a casa de Nazaré, nós vos pedimos.
Ass.: Abençoai, Senhor, nossa família! Amém!

Filho: Senhor, fortalecei todos os que trabalham com crianças, adolescentes e menores abandonados, a fim de que sejam sinais de vossa presença em nossa sociedade, nós vos pedimos.

Filha: Senhor, encorajai os casais em dificuldades, para que não desanimem, mas que possam buscar a força e a luz em vossa Palavra, nós vos pedimos.

Avô: Senhor, abençoai todos os que se doam a favor das famílias, especialmente os membros das equipes de preparação dos noivos, os membros da Pastoral Familiar e de outros serviços, nós vos pedimos.

Criança: SENHOR, olhai para os pais idosos e abandonados pelos filhos; olhai pelos filhos desprezados e não amados, pelos jovens marginalizados, pelas crianças jogadas à margem da vida, nós vos pedimos.

Ofertório (arrumar arcos, tipo bambolês e simular situações que nos falam o texto do ofertório. Ex: unir arcos , separar arcos , juntar com mais arcos etc) )

Deus fez uma aliança com o homem
Deus quis ter com ele a união
Deus quer a mesma união nas famílias
Deus não quer aliança partida
Deus não quer família dividida
Deus quer família unida, participativa...
Deus quer ver a aliança no dedo
Deus quer ter a certeza que o laço jamais será desfeito
Mas Deus procura entender os defeitos
E até compreende que tem gente que com a aliança vive mal
Bom seria que todos os casais
Pudessem ser felizes, afinal
Mas promessa com Deus deve ser respeitada.
A aliança jamais deverá ser quebrada
Aliança de marido e mulher
Aliança entre pais e filhos
Entre irmãos
Entre todos os povos
Aliança de amor
Entrelaçada pelo respeito
Circundada de cumplicidade
Aliança é dada em sinal de serviço
A Deus, este será o nosso maior compromisso.
Manter acesa a chama do amor
Que une as famílias,
Que se sentam à mesa
Que participam da transformação do pão e do vinho
E que ofertam hoje o grande sinal...
Somos um, unidos pela aliança com Deus.
E assim seremos eternos, pois possuímos o vínculo que nos prende uns aos outros.
Que façamos dessa aliança o nosso marco
Como uma grande e Sagrada família
Essa é a nossa oferta.
Amém

Comunhão – Alegria geral, Jesus Menino já está no nosso meio. Maria Santíssima é uma mãe amorosa e cuida bem do nosso Jesus. José, pai amantíssimo, feliz canta para o menino dormir e, nós, crianças, vamos cantar também pra mostrar ao Deus Menino, nossa alegria pela sua vinda. Vamos lá?

Ação de graças

Hoje é um dia especial para todas as famílias, pois José, Maria e Jesus nos mostram como deve ser a família sagrada. Que nela deve existir amor, respeito, carinho, ternura, porque só assim seremos felizes nela.

Por isso, para que cada dia possamos nos espelhar mais e mais nessa família santa é que iremos nos deixar abençoar sobre a proteção do manto de Nossa Senhora, conduzidos pelo cajado de São José e sendo simples, humildes, amorosos e obedientes como foi Jesus.

Enquanto cantamos a música da família, receberemos aspersão da água benta para que ela nos limpe, purifique e tudo transforme em nossa vida em família em amor e respeito. Com alegria, juntos vamos cantar.

- Onde Deus está presente não tem separação
(Sagrada Família)

Técnica – encenação
Personagens: Dom Terrão (vestido todo de marrom , com a cara pintada também ) , D.Galho Folhinha ( toda enfeitada de galhos ), D.Chuva Fininha ( ela veste-se de fada e tem uma varinha )- narrador

Vocês agora vão conhecer uma história bem diferente que só não acontece é na família da gente.

Lá está a Dom Terrão e mais à frente, vejam?! A Senhora Galho de Folhas.

Bom, um dia eles se olharam, apaixonaram-se e logo, logo, unidos, germinaram um compromisso .

Agora eram um só, unidos pelo amor, pelo elo que jamais o deveriam separar, por isso, é que resolveram casar. O tempo passou e as coisas não estavam muito bem entre eles .

Aconteceu que Dom Terrão não estava muito satisfeito com sua esposa Dona Galho de Folhas, porque achava que era peso demais pra ele carregar sozinho, já que ela não queria saber de ajudar.

Dona Galho de Folhas ficava o dia inteirinho se embonecando na frente do vento, arrumando suas folhas, afofando sua copa. Balançando sem parar, sem com sua missão importar.

Por isso, Dom Terrão resolveu dar um de egoísta e cortou das folhas a alimentação.

Hum!!! Crianças. Foi aquela confusão!!

Dona Galho de Folhas, muito brava, quis logo explicação.

E o Dom Terrão sem dar muito papo não quis reconciliação....

Mas, veio à madrinha, D.Chuva Fininha e conversou com muita atenção, mostrando que ninguém tinha culpa, naquela separação.

E o que antes era feio, ficou bonito então...

Por uns dias foi só amor... aguinha pra cá ... frutinha pra lá . Mas,quando Dona Galho de Folhas ouvia o celular tocar ... Virgem Maria!!! Parece que o mundo ia acabar. A mulher conversava tanto que Dom Terrão , dela não quis saber mais não .

Era sempre assim ... qualquer coisa virava confusão ..

Era briga pra cá e pouca união...

Mas sempre tinha D. Chuva Fininha pra resolver a situação. Conselho aqui... conselho ali ... e logo os pombinhos estavam juntinhos ...num só coração.

Mas era só esperar um pouquinho e vejam só que amolação?!

Hoje, foi o dia do Dom Terrão, ele tomou umas cervejinhas, bateu uma bolinha e esqueceu da sua bela Dona Galhinha...

Quando voltou em si e a recordação veio a sua mente, veja só que coisa diferente!?

Dona Galhinha estava com sua malinha e queria partir pra bem longe de sua casinha...

Dona Chuva Fininha é quem sofria... Não conseguia a comadre segurar e ainda vinha tonto do Dom Terrão, pra tudo complicar...

Cruz credo!!! Que situação!!! Será que terá solução?

Depois de juras de amor e Dom Terrão prometer não mais beber, volta Dona Galho Folhinha, de novo,pra sua casinha...

Logo, logo outra situação... Dona Galho Folhinha resolveu faculdade fazer... Vive agora com os livros na mão e Dom Terrão a sofrer.

- Cadê atenção? Cadê amor?- perguntava tristonho Dom Terrão

Pois, agora, ele já começava achar que a faculdade era a perdição...

Partiu pra grosseria e não quis deixar Dona Folha estudar. A briga ficou feia... até o padre teve que entrar ..

Todo dia era um novo caso... todo dia um problemão ..

Foi até que veio a separação.

Mas como? Como separar raiz de galho e folhas? Não tem jeito não ..

O jeito era arrumar um modo de tudo gerar compreensão.

Foi preciso muito tempo pra resolver a situação.

Deixar as brigas de lado e ter mais união...

Começaram então a reunião...

Dona Chuva Fininha foi a encarregada da reconciliação... E jurou não mais entrar nesta situação...

Dom Terrão foi o primeiro a falar e colocou a situação... É preciso mais amor, menos briga, mais união...
Precisa vencer as diferenças e ter paz no coração...

Dona Galho Folhinha disse a Dom Terrão que seu casamento estava por um triz, mas ainda tinha solução, era preciso por Deus em tudo e parar com esta amolação... porque onde Deus está tem união ..

Depois de muito debater, chegaram a uma conclusão...

Deus seria o centro de suas vidas, rezariam juntos, professariam sua fé.

Passariam a respeitar um ao outro. Pra vida endireitar...

O tempo passou e as coisas mudaram ...parece que deu certo...

Agora está tudo melhor...

Tem até fruto novo... trazendo vida nova ao casal.

Não digo que não tiveram brigas... pois isso é até normal .

Mas separação que é o grande mal... essa passou longe.

Com um coração novo do fruto... coração criança ...

Dom Terrão e Dona Galho Folhinha...

Estão felizes em sua nova vidinha.

Por isso, onde está Deus , separação não existe não . Amém!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Jogral João Batista_3º domingo do Advento

CRIANÇA 1 – O nome dele.

TODOS – Era João Batista.

CRIANÇA 1 – um homem enviado por Deus

(Música – João Batista entra)

TODOS – para avisar.
Que estava chegando à luz.
Que estava chegando Jesus.

CRIANÇA 1 – Mas havia gente que não acreditava.

TODOS – Sempre tem, né?

(Entram dois homens).

CRIANÇA 1 – E ficavam perguntando para João Batista:

HOMENS – Você é o Messias?

TODOS – João Batista foi muito sincero e respondeu:

JOÃO – Não. Eu não sou o Messias.

TODOS – E os homens perguntaram:

HOMENS – Você é o profeta?

CRIANÇA 1 – E João Batista respondeu:

JOÃO – Não. Eu não sou o profeta.

TODOS – Então os homens disseram assim:

HOMENS – Por que você batiza as pessoas se não é o Messias nem o
Profeta?

CRIANÇA 1 – E João Batista respondeu:

JOÃO – Eu batizo as pessoas

TODOS – com água do rio Jordão

JOÃO – Eu preparo o caminho

TODOS – para a vinda do Messias. Para a vinda da luz. Que é Jesus.

JOÃO – Eu batizo com água. Mas ele vai batizá-los.

TODOS – com o Espírito Santo!

(Os homens saem).

CRIANÇA 1 – João Batista preparava a vinda de Jesus.

TODOS – Vamos nos preparar também. Para a vinda de Jesus. Em nossa vida. Em nosso coração.

CRIANÇA 1 – Neste Natal.

TODOS – Neste Natal!

(Mùsica e FIM)

Missa Completa para crianças: 3º Domingo do Advento_A mensagem de João Batista

Acolhida – (providenciar uma manjedoura, ou algo que sirva como um cochinho)

Boa noite queridas crianças.
Boa noite a todos aqui presentes.

Hoje estamos celebrando o terceiro domingo do advento, onde o profeta São João Batista nos chama a conversão, a mudança de vida, nos convidará a lavar com a água pura do batismo que Cristo irá nos trazer, pois natal deve representar fortemente esse significado, tempo de esperar o Menino Deus.

E por falar Nele... Vejam só o que eu tenho aqui!?

Quem sabe o que representa essa peça de madeira? (mostrar uma manjedoura)

Ah, sim! Aqui está a manjedoura, ou seja, um cocho onde os animais se alimentavam e até hoje se alimentam.

Mas porque será que o trouxe até aqui hoje?

É que quando Jesus nasceu, lá em Belém, e seu pai procurava um lugar para ele e Maria passar a noite e não encontrava nada, o dono de uma pensão ofereceu um lugarzinho para Maria dormir lá meio aos burrinhos, as ovelhas, as vaquinhas. Esse lugar era estábulo.

Naquela noite, Jesus nasceu. Não tendo um lugarzinho para colocá-lo, José improvisou esse cocho sendo um bercinho para seu. Essa manjedoura foi à primeira caminha de Jesus, um lugar onde os animais se alimentavam, serviu de cama ao menino-Deus, que veio na simplicidade pra nos mostrar que seu mundo é dos humildes.

Porque ele se fez assim?

Sabem crianças, o povo daquela época esperava um Deus diferente... Esperavam um rei que descesse do céu, com seu manto de ouro, com seu exército magnífico que lutaria contra o mal e o pecado, com seu berço dourado e seu cetro do mais puro ouro. Mas qual não foi à surpresa, quando Ele se fez simples e humilde e nasceu numa gruta , meio aos animais e deitado na caminha que servia de cocho para eles.

Qual o sentido disso tudo? Ele o fez, crianças, para que compreendêssemos como Ele nos ama, nos ama na simplicidade, na humildade, na pobreza material. Ele quer que sejamos ricos em sua graça e que suas palavras nos levem a morada de Deus Pai, o reino perfeito para quem fez da sua vida sinônimo de amor e humildade.

Com alegria de quem precisa se converter a cada dia, vamos todos ficar em pé e iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial:

(Usar algo que seja parecido com uma manjedoura se não tiver uma e providenciar algumas crianças para carregar o que será necessário colocar na manjedoura: trapos sujos, espinhos, capim seco e lixo).

Esse é o momento do nosso pedido de perdão. Vamos aproveitar que a manjedoura do Menino-Deus está aqui e colocar nela tudo que nos impede de deixar que Ele nasça em nós, que sejamos nós, o seu bercinho cheio de amor e carinho.

Olhem só, a __________ (Convidar uma criança e falar o nome dela) veio trazer nossos erros de cada dia. Através desse capim seco e duro que machuca nosso Menino-Deus, ela traz nossa ambição em sempre ter mais e mais e nunca se contentar com nada. Esse capim machuca, fere nossos pecados assim também o fazem com Jesus.

O _________ (outra criança) traz esses espinhos. Espinhos que espetam o Menino-Deus. Vamos pedir perdão, pelas muitas vezes que alfinetamos nossos irmãos, nossos pais, nossos coleguinhas com fofocas, desobediência e nossa preguiça. Sabemos que é errado , mas fazemos sempre e quando o fazemos com os que Jesus ama , estamos fazendo com Jesus também.

Que através desses trapos sujos que a _________ (outra criança) que possamos ser perdoados por todos os nossos erros de injustiça, de mentiras e falsidades que sujam nossa reputação com nosso Deus.

É através desse lixo do pecado que a _________ (outra criança) trouxe que ofendemos o nosso coração de nosso Deus e o impedimos de nele morar, pois mesmo sabedores de tantos erros nossos, mesmo sabendo que seremos egoístas, que neste natal pensaremos somente em nossos estômagos, nos esquecendo de nossos irmãos necessitados, queremos o perdão do Senhor para que aconteça em nós a nossa conversão.

Então, crianças, peçamos a Deus que neste natal a conversão aconteça e um coração novo apareça, para acolhê-lo, pois todos nós queremos ter uma coração aconchegante para recebê-lo , mas precisamos do seu perdão para que ele fique bem limpo de todo mal . Vamos pedir perdão cantando.

Primeira leitura – Vamos receber com alegria a terceira vela do advento.

Essa vela traz para cada um de nós a esperança no novo q que virá. Uma vida inspirada na luz, onde Deus se manifesta através do seu amor sobre nós. Vamos cantar para recebê-las .

Agora com muita atenção e silêncio vamos ouvir a nossa leitura de hoje.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos e Irmãs: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito à vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo-seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

Aclamação – Hoje, João Batista nos chama a um compromisso mais forte de conversão. Ele continua gritando no deserto que virá o Novo, que Dele nascerá uma vida de amor e compromisso com o irmão. Vamos ouvir esse chamado e nos preparar para o Menino Deus que virá renovar nossa vida neste natal. Vamos todos ficar em pé e cantar com alegria.

Evangelho –


Preces comunitárias

1. Cumulai a vossa Igreja da mesma alegria que preencheu o coração de São João Batista, quando identificou em Jesus de Nazaré o Messias da fé, e assim se conserve sem mancha para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, rezemos.

2. Olhai por vossos filhos e filhas que se entregam às falsas alegrias, para que possam conhecer a alegria da redenção e conquistar a paz. rezemos

3. Abençoai a todas as crianças que estão vivendo o tempo do Advento como um tempo de graça e de retomada dos valores cristãos, rezemos.

4. Afastai a tentação do consumo, que destrói a dimensão religiosa do Natal, dificultando-o de ser um feliz momento de se acolher o amor de Deus e partilhá-lo com os mais necessitados, rezemos.

5. Despertai em nós a generosidade missionária, para que a coleta desta Missa represente a contribuição de cada um em benefício da sustentação da evangelização da Igreja, rezemos.

Ofertório –

Olhem só essa manjedoura, crianças?!

Será justo deixarmos essa manjedoura assim para Jesus Menino nascer aqui?

Vamos nos lembrar do que tem aqui dentro? (Ir levantando às coisas que estão dentro e deixando que as crianças falem. Retirar tudo que estava dentro da manjedoura e fingir que irá jogar fora, visto que, aquilo já foi perdoado).

Vamos ofertar ao Senhor o verdadeiro bercinho que queremos dar ao menino Jesus?!

No lugar do capim, vamos oferecer nosso coração em forma de almofada macia, pra que nele, Ele se faça sua morada e receba o carinho que está no nosso coração a esperá-lo.

Que nessa manjedoura possamos eliminar os trapos de que Ele foi envolto, oferecendo roupas dignas, em compromisso com nossos irmãos, lembrando que muitos se igualam a Jesus na pobreza e necessitam de nossa ajuda material. Que neste natal, possamos nos fazer presentes aos nossos irmãos carentes.

Aqui nessa manjedoura faltou elemento principal, a caridade. Queremos oferecer ao nosso Deus nosso espírito humanitário de ajudar aos nossos irmãos, seja com alimentos , seja como nossas orações, seja com nosso trabalho missionário. Que não nos falte coragem para colocar na manjedoura de Jesus as ações realizadas durante todo o ano, em prol dos mais necessitados e em nome do evangelho que professamos.

Que nesta manjedoura, não falte de cada um de nós: carinho, ternura e amor. E que ela seja sempre fofinha e quentinha para receber ao Filho de Deus.

Que junto ao pão e ao vinho o Senhor acolha nossas ofertas e receba a manjedoura do nosso coração, como morada certa para seu filho Jesus. Vamos cantar com alegria, o nosso canto do ofertório.

Comunhão – Que encontro mais feliz esse nosso com Jesus. Que nesse momento de comunhão, ele possa sentir de fato, o quanto o amamos e o quanto estamos ansiosos para que nesse Natal, Ele faça festa em nosso coração. Vamos então crianças, cantar com muita alegria saudando o Rei de nossa vida.

Ação de graças. ( conversa informal com as crianças , A leitura seria cansativa e elas não prestariam atenção)

Sempre, crianças, o comércio, a mídia em geral, nos faz ver outro sentido para o Natal, ele passa de nascimento do Menino Jesus à compra exagerada de presentes e se tornando também uma festa de grande comilança.

Passamos a imaginar o natal como sinônimo de presente, mas bem sabemos que natal é presença de Deus na nossa vida.

Lendo sobre a missa essa semana, eu vi a seguinte mensagem:

Quando João Batista anunciava a vinda de Jesus no deserto ele foi indagado se era ele o Messias, ele foi claro: "Não sou!" De si mesmo João dizia ser apenas uma simples voz, alguém a anunciar uma mensagem, sem nem mesmo ter a pretensão de que todos o escutassem.

Consciente de que seu papel era apontar o caminho, e que converter-se é uma decisão pessoal, João cumpre a sua missão e deixa que as pessoas decidam suas vidas. O Evangelho, então, nos ensina que é feliz somente aquele que escuta a "voz" de quem, como João Batista, aponta a única luz que vale a pena seguir a de Cristo.

E hoje, somos nós a "voz" que anuncia Cristo aos irmãos? Não acontece, às vezes, que, em vez de anunciar Cristo, colocamos a nós mesmos em primeiro plano e deste modo impedimos as pessoas de conhecer a "verdadeira luz" que é Cristo?

Pensemos nisso durante a semana, crianças, e vamos rezar por todos aqueles que estão longe da luz de Jesus, estão mergulhados no pecado e não conseguem enxergar a esperança que renasce em cada Natal. Rezemos para que a luz de Jesus entre em seus corações. Amém.

- O sentido do natal

Adaptação- linguagem coloquial

Fantoches ou dramatização

Joãozinho chega cantando

Anoiteceu chegou o Natal
O sino tocou lá na catedral
Papai do céu vê se você tem
A felicidade “pro ce” me dá
Eu queria que todo mundo fosse
Fio de papai Noel Chico... Chico lau... lau
Seu Nicolau

Gente do céu, tá chegando o Natal. Virgem Maria, o Natal tá chegando. Gente... é tempo de Natali... o Natali taí!

Uai... mas é tempo de Natali... o Natal taí e afinal de contas eu nem sei o que é Natal. Que bobagem minha, é só perguntar pra minha mãe, uai. Ela sabe tudo.

João - Ô Mãeee...., ô mãeeee.

Mãe - Que isso menino. Quem morreu? Que sangria desatada é essa?

João - Ô Mãe o que quê é mesmo Natal?

Mãe- Uai, menino? Cê num sabe isso não? Lá na sua escola eles num te ensinaram não? Não sei pra que serve escola, meu Deus.

João - Mãe, mas ce é boba heim. Lá na escola eles ensinam é 2 + ... b + a = ba.

Mãe- Natal, meu filhinho,é tempo festa.

João- Ah, mamãe então natal é festa? É... mas festa de quem?
(Alguem bate na porta insistentemente)

Mãe- Abre lá, Joãozinho, antes que eles derrubem a porta.

João: - Bença tio... bença tia.

Tio: - Menino, mas cê precisa vê a beleza da minha loja, mas tá bonita demais, demais, é só dinheiro, dinheiro, dinheiro que entra. Na minha loja num tá dando nem pra andar, ta durinho de gente. Este ano eu vou faturar demais... eu vou ganhar tanto dinheiro que eu vou precisar alugar uma carreta pra carregar o dinheiro. Aí, aí... natal é tempo ótimo para ganhar dinheiro.

João: - Uai, gente. Confundi tudo! A mãe disse que era tempo de festa e agora o tio disse que é tempo ótimo de ganhar dinheiro. Esse natal tem sentido demais , gente .

Tia: - Esse negócio de comprar presente me mata. Tô que é só bolha, vê só,Joãozinho. Esse negócio de Natal é um inferno.

João - Virgem Maria, Tia! Fala isso não.

Tia - Ah, menino, deixa de ser intrometido e vá buscar água que é só pra isso que menino serve.
(Ele sai falando)

João: - Então Natal é festa... ótimo pra ganhar dinheiro... é um inferno!

Irmã: - (No celular) Alô!!! menina, nem te conto, arrumei um broto mais bonito que o Gianechini. Achei até que eu ia ficar pra titia. Acho que dessa vez vou desencalhar,colega. Tô apavorada para casar com moço rico e sumir dessa cidadezinha de pobre. Tô doidinha pra chegar o Natal para estrear aquele vestidinho básico de lurex com plumas... ce sabe, né... Natal é tempo de estrear roupa nova, né mesmo queridinha!?

João: - O povo endoidou, ou foi eu quem “endoidei”? Uma fala que é Natal é festa... outro que é ótimo pra ganhar dinheiro, a outra diz que Natal é um inferno, agora minha irmã diz que Natal é tempo de estrear roupa nova, afinal de contas o que é mesmo o Natal ?

Cozinheira: - Todo ano, a mesma coisa ( som de panelas caindo) Natal é sempre esta trabalheira... é assar pernil, assar peru, fazer torta... amassar pão de queijo... fazer farofa... e é a escravinha aqui ó... a lere... lere é que trabalha (trabalha escravinha...trabalha). Deus me livre do tal de Natal. Natal é só trabalheira.

João: - Natal é festa, dinheiro, inferno, roupa nova, pernil, pão de queijo. Nossa gente tô confuso demais. Esse tal de Natal tem sentido demais. Já sei vou perguntar pro Zezinho porque ele é o 1º da minha sala é a mãe dele fala tudo direitinho pra ele. Deixa-me ir lá.

João: Olha, gente, que rapidez! Já cheguei! Oi, Zezinho. To com umas dúvidas aqui.

Zezinho: - Pode falar, que o crânio resolve tudo.

João: - Então lá vai. O que é o Natal?

Zezinho: - Deixa de ser trouxa, você num sabe?

João:- Se eu soubesse, eu não estaria aqui perguntando pro ce, ahahahah.

Zezinho: - Natal... é a capital de Belém.

João: - Uai e onde é que fica isso?

Zezinho: - No Rio Grande do Norte, uai!

Voz fininha - Deixa de ser mentiroso, Natal é o vigia da cidade Nova, coitado do Natal!

João e Zezinho: - Coitado por quê?

Voz fininha - Foi atropelado, ta todo arrebentado, deu pra catar só os cacos, quero dizer , só os ossinhos.

Dois juntos: do seu Natal?

voz fininha - Não, não do seu Natal não. Da cadelinha dele ,a Natalina.

Dois juntos: - Aaah!

Anúncio (voz grossa): - Aproveitem, aproveitem. Natal é tempo de papai Noel e Papai Noel bonzinho é só nas casas Bainhas, onde tudo é mais barato e o seu Natal é um festival...

João: - (triste e sozinho) Natal... Natal... tem tanto sentido e ao mesmo tempo nenhum... uns falam que é festa... que é um inferno... que é tempo de vestir roupa nova... que é pão de queijo e pernil e farofa, que é a capital de Belém, que é o coitado do vigia da cidade nova... que é um festival de ofertas... que é papai Noel bonzinho. A minha cabeça... estou achando que ela vai dar um nó.(senta desconsolado)

Estrela: - Oi Joãozinho!

João:- Uai, gente do céu! Quer dizer, dona estrela do céu, que quê isso? Quem é a senhora?

Estrela: - Eu sou a estrela do Natal.

João: - Mas, só faltava essa. Mais uma pra acabar de complicar.

Estrela: - Não é isso, Joãozinho. Eu sei de todas as suas dúvidas e vim aqui pra ajuda-lo a compreender verdadeiramente o que é o Natal.

João: - A senhora não sabe o que é o Natal? Deixa que eu vou te explicar. Natal é fes...

Estrela: - Pode parar! Não é nada disso que os outros te ensinaram, não. Veja vem vou explicar pra você o que é o Natal. Quando Deus viu que o mundo necessitava muito de sua ajuda, Ele resolveu então mandar até aqui, entre vocês, o seu filho. Ele escolheu uma jovem simples e humilde pra ser a mãe de seu filho Jesus e José para fazer parte dessa família, sendo o pai adotivo. Então, numa bela noite, há mais de dois mil anos, Deus enviou ao mundo seu filhinho de presente pra todos nós. Ele, o filho de Deus foi, é e continuará sendo o mais forte sinal de amor entre Deus e os homens.

João: - E o que isso tem a ver com o Natal?

Estrela: - Natal, Joãozinho, é o nascimento de Jesus. Celebramos a cada ano Jesus renascendo em nós e, por isso, é que o Natal deve ser sempre muito vivo em nossos corações... é Jesus de amor... de ternura... de verdade e de justiça que insiste nascer em nós.

João: - Mas, D. Estrela... parece que os homens esqueceram o verdadeiro sentido do Natal.

Estrela: É Joãozinho, os homens estão esquecendo o que é o Natal. Os homens estão ocupados demais... preencheram sua vidas de coisas bobas e esqueceram do que é verdadeiramente o sentido do Natal.

João: - Ah, D. Estrela se depender de mim, não. Eu sou só uma criança, pouco posso fazer , mas se eu me juntar com todas as crianças da missa e sair lembrando a todos que Natal é tempo de celebrar Deus-Menino, Deus da Luz, o mundo entenderá. É só fazer como João Batista fez, gritar falando de Jesus aos outros. Anunciar Jesus aos outros. Falar para todos o que significa o Natal.

Estrela- É isso ai, Joãozinho. Cada um de nós, hoje, tem essa missão. Vamos dizer. Lembrar a todos que Natal é tempo de celebrarmos o nascimento de Jesus sempre vivo no nosso coração.

João – Vamos então, Dona Estrela, tem muita gente que precisa saber o verdadeiro sentido do natal. Tchau gente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Cartaz: Jesus nosso presente

Etiquetas de Nata: De:_Para:


Presepios para pintar e montar...


Presepios para pintar e montar



Poema e Conto de Natal


Atividade de Natal





Desenhos para colorir: Tema Natal




Teatro: Você está preparado

Marcos1, 1-8 (João Batista)
2º Domingo do Advento - Ano B

JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

CAROL – (entra)

JOCA – Olha a Carol aí.

CLARINHA – Oi Carol.

CAROL – (fria) Oi.

JOCA – Pessoal: esta é a Carol. Dá oi pra eles, Carol!

CAROL – (fria) Oi.

JOCA – Nossa, Carol: o que está acontecendo?

CAROL – Tudo está acontecendo.

JOCA – Que bom, né?

CAROL – Não é bom. É péssimo!

JOCA – Eu não entendi nada, Clarinha.

CLARINHA – Eu também não.

JOCA – Ânimo Carol. Alegria! O Natal está chegando!

CAROL – (desanimada) Ah. Que bom.

JOCA – O negócio ta feio mesmo, Clarinha.

CLARINHA – Deixe-me conversar com ela, Joca. Carol: o que aconteceu?

CAROL – Tudo aconteceu.

JOCA – Isso ela já tinha dito antes.

CLARINHA – Peraí Joca. Mas o que é "tudo", Carol?

CAROL – Tudo. Tudo que não podia acontecer.

JOCA – Assim fica difícil, né? Um monte de coisas não podia acontecer. Por exemplo: acordar tarde e perder a aula. Ou: quebrar o vaso da mãe dela. Ou: fazer pipi na...

CLARINHA – (interrompe) Joca: quer parar? A Carol precisa de ajuda. Vamos ajudá-la.

JOCA – Tá certo. A coisa parece séria.

CAROL – E é séria. Tudo deu errado.

JOCA – Mas "tudo" tudo mesmo?

CAROL – Tudo.

JOCA – Nada deu certo?

CAROL – Não.

JOCA – Ih, tá feio o negócio.

CLARINHA – Ô Carol: dá pra você explicar isso melhor?

JOCA – É: explica aí pra gente.

CAROL – Bem... Hoje de manhã fui escovar os dentes e derrubei pasta de dentes na roupa. Daí tive que trocar de roupa. Depois derrubei o café na mesa. Depois perdi meu brinco preferido. E pra piorar... Meu sorvete caiu no chão.

JOCA – Puxa!

CLARINHA – E o que mais, Carol?

CAROL – Que mais? Já não é o bastante, Clarinha?

JOCA – É muita tragédia pra um dia só.

CAROL – Nem me fale.

CLARINHA – Ô vocês dois: dá pra parar um pouco? Tudo isso não é nada.

CAROL – Nada, Clarinha? Você chama tudo isso de "nada"?

CLARINHA – Ô Carol: derrubar pasta de dentes, derrubar café, perder o
brinco e derrubar sorvete... São coisas que acontecem com todo mundo.

JOCA – Pensando bem... É mesmo. Hoje cedo eu derrubei o pão no chão.
E caiu do lado da manteiga, viu? Por que será que o pão sempre cai com a manteiga no chão?

CLARINHA – Porque você é descuidado, Joca.

JOCA – É... rê, rê, rê. (risinho amarelo)

CLARINHA – Tem coisas mais importantes acontecendo, Carol.

CAROL – O que, por exemplo.

JOCA – O Natal!

CAROL – Ah...

CLARINHA – Ô Carol: você vai ficar nessa, é? Olhando pro chão para as
coisas que você derrubou?

JOCA – Enquanto no céu a estrela de Belém está mostrando o Menino
Jesus?

CLARINHA – Carol: você precisa se preparar.

JOCA – É: se preparar para o Natal!

CLARINHA – Deixe a tristeza de lado...

JOCA -...E limpe o seu coração para receber Jesus.

CLARINHA – É isso mesmo, Joca! Precisamos estar com o coração limpo
para receber Jesus.

CAROL – É mesmo.

CLARINHA – Então ânimo menina! Você é filha de Deus! Ele te ama!

JOCA – Jesus te ama!

CLARINHA – Nossa Senhora te ama!

JOCA – E nós amamos você!

(Joca e Clarinha abraçam Carol).

CLARINHA – Êêêêêêê!!

JOCA – Êêêêê!

CAROL – Vocês tem razão. Eu já me sinto bem melhor.

JOCA – Então vamos nos preparar para Jesus!

CLARINHA – Isso mesmo!

CAROL – Isso mesmo!

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

CAROL – Tchau!

(Saem – FIM)

Missa completa para crianças: Preparai os caminhos do Senhor (2º Domingo do Advento)

Acolhida – (A comentarista e uma outra pessoa vestida de estrela )

Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Hoje, de uma maneira muito especial, vamos receber uma visita. Vejam só quem vem ai...

Comentarista – Boa noite, dona Estrela.

Estrela – Boa noite, queridas crianças. Muito brilho e luz para vocês.

Comentarista – Dona Estrela, a senhora pediu para vir até aqui, na missa das crianças, para dar um recadinho para elas, não foi mesmo?

Estrela – Sabe o que, minha filha, o natal está chegando e lá no céu este ano, eu e minhas irmãs estrelas, estamos querendo fazer uma grande festa pra Jesus menino. Só que, nós astros celestes , estamos sem criatividade sabe , andamos sem muito brilho, então eu pensei:

__Aquelas crianças que eu vejo lá de cima, na missa de domingo, são bem inteligentes e saberão ajudar-me a preparar uma festa maravilhosa para descer com Jesus lá do céu na noite do natal, como o grande presente que Deus envia ao mundo todos os anos.

Marcela – Mas, a Senhora veio no lugar certo, tenho certeza que as crianças irão ajudá-la a fazer um natal diferente que agradará ao Menino Jesus.

Dona estrela - Posso então receber a ajuda de vocês? Deixa-me perguntar aqui, para esse menino, o que eu devo fazer neste Natal para que Jesus fique ainda mais feliz. ( perguntar a outros também )

Dona estrela – Que beleza, crianças, tenho certeza que João Batista, aquele grande profeta, que tem como missão anunciar a todos sobre a chegada de Deus menino, que grita sem parar no deserto para que estejamos preparados para a vinda Dele. Que tem como principal função preparar o caminho para Jesus ficará muito feliz , quando souber que todos nós, também estamos nos preparando para esse grande acontecimento

Comentarista - E quando Ele chegar, Dona Estrela, devemos estar bem preparados para recebermos o Jesus menino, dando-lhe como presente: alegria, paz, solidariedade porque são coisas que brilham e que fazem brilhar nosso coração também.

Estrela – Gostei demais de estar aqui entre vocês. Contudo, crianças, tenho que ir, a noite está chegando e tenho que conversar com minhas irmãs sobre a linda festa que iremos preparar para Jesus Menino, graças às idéias que vocês me derão aqui na missa. Beijos iluminados.

Comentarista – Com alegria, todos em pé, vamos iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial – (desenhar um coração que tenha dentro dele uma casinha com todos os aspectos citados no texto. Jogue papel picado, sobre ele, se estiver em lâmina, dando-lhe imprensão de sujeira e, depois, faça uma pequena vassourinha de papel e remova a sujeira do coração)

Vocês ouviram a pouco que a Estrela guia quer fazer uma grande festa lá no céu com a chegada do Menino Jesus, não é mesmo?

Que tal se a gente também não faz uma festa no nosso coração para recebe-lo também , vocês topam?

Vamos então entrar na nossa casinha coração e colocar nela toda a alegria do natal.

Vamos ver lá no retro. Virgem Maria!! Que coração mais sujo! Como poderemos receber Jesus tão pequenininho neste coração tão sujo? Não tem lugar nem pra colocar seu bercinho de tanta sujeira.

Olhem crianças? Tem teias de pecado por todo lado.

Vejam só a barata da desobediência andando por lá.

Têm também as pulgas da maldade que saltam sem parar. Tem pó de desigualdade e fofoca por todo canto. Tem ódio escondido debaixo do tapete e... Nossa ! Nas paredes do coração estão à mentira, brigando com a violência e xingando palavrões de todos os tipos.

Conta pra mim, crianças, tem jeito de Jesus tão santo, tão puro, vir morar num lugar desses?

O que vocês acham que devemos fazer com esse coração sujo?

Ah, então vamos promover a limpeza no nosso coração. Vamos banir todo pecado da nossa vida!

Vamos fazer isso, pedindo perdão a Deus para que Ele, com sua vassoura do perdão, venham e limpem nosso coração, para que limpinho, livre de todo mal, possamos receber Jesus menino. Vamos fazer isso, cantando?

PRIMEIRA LEITURA – Hoje acenderemos mais uma vela na esperança do Natal que estar por vir. Mais uma vela que nos acende a alegria do Menino Deus que já escutamos seu coraçãozinho batendo forte vindo ao nosso encontro. Vamos recebê-la, juntamente com a palavra de Deus que nos salva e nos apresenta a vida nova cantando.

Aclamação - Crianças hoje, no evangelho, o profeta João Batista grita no deserto. Sabem o que ele diz?

_ Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.

Ele estava anunciando a vinda de Jesus, Por isso, para Aquele que virá saudemos cantando com alegria o canto de aclamação.

Preces

1. Por nossa Santa Igreja, para que seja no mundo um sinal visível do nosso Deus que é cheio de bondade e misericórdia, rezemos.

2. Para que jamais nos entreguemos ao desânimo, mas confiemos sempre que, com a graça de Deus e o nosso empenho perseverante, é possível construir um mundo cada dia mais justo e fraterno, reze.

3. Por nossos irmãos e irmãs que se encontram doentes, sozinhos ou passam por dificuldades em suas vidas, a fim de que encontre, na fé em Jesus Cristo e no apoio da comunidade, consolação e esperança reze.

4. Para que a nossa alegria pela vinda do Senhor nos impulsione para a missão em nossa cidade e a uma ação solidária em favor do nosso próximo, rezemos.

5- Pelas nossas crianças, para que sempre mantenham acesas em seus corações a chama do Espírito Santo renovador e possam exercitar a caridade em todos os momentos de suas vidas , rezemos

Ofertório – ( Caixas de presentes )
Olhem só que alegria !!! O natal está chegando e, como vocês sabem, crianças, natal é tempo de dar presente... tempo também de receber presentes . Por isso, vamos hoje oferecer ao Senhor os muitos presentes que estamos reservando para Ele durante todo o ano . Presentes que encherão de alegria a mesa do altar.

Trazemos um presente colorido de nosso trabalho, de nossas ações, do que realizamos durante todo esse período.

Trazemos a esperança em forma de presente, esperança na vinda do Menino Deus que encherá todos nós de amor.

Trazemos presentes de alegria, onde vem estampado o nosso sorriso pela presença de amor que abriga em nossos corações.

Trazemos presentes de caridade, de fraternidade, de solidariedade para com nossos irmãos neste natal , sabendo que mais que presentes eles precisam de nossa presença , de nossas palavras de nosso afeto.

Trazemos presentes ornamentados de compromisso de sermos mais justos , mas comprometidos com a causa humana .

Trazemos presentes recheados de amor, carregados de felicidade, embalados de carinho para nosso Deus.

Trazemos junto do nosso último presente, o pão e o vinho, na certeza de que todos estes presentes serão entregues e como sabemos quão o senhor é bom , nos dará novamente o grande presente que é Jesus .

Vamos todos cantar anunciando com alegria a chegada de natal.

Comunhão - Toda vez que participamos da comunhão temos o compromisso de amar e de servir com generosidade a todos os que precisarem da nossa ajuda. Esse é o motivo de nossa alegria e a de Jesus também. Com alegria vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – (Oração deve ser escrita na Lâmina)

A missa está quase terminando.. e temos mais uma missão para a semana que começa . Nessa semana vamos rezar para os desabrigados e sofridos de Santa Catarina. Vamos elevar nossas orações para ajudar aqueles nossos irmãos que estão sofrendo tanto, que precisam de nossa ajuda espiritual para se reerguerem. Então, durante a semana vamos rezar bastante, está certo? È o nosso presente para Jesus menino.

Agora, na nossa ação de graças ,vamos rezar para que neste natal , nós e nossas famílias possam, de fato, celebrar com alegria e amor a vinda do menino salvador .

Vocês irão ler a parte escrita em MAIUSCULO, enquanto eu leio a escrita de preto.

Se tens amigos, busca-os! O NATAL é ENCONTRO!

Se tens inimigos, reconcilia-te! O NATAL é PAZ!

Se tens pecado, arrependa-se! O NATAL é PERDÃO!

Se tens soberba, enterre-a ! O NATAL é HUMILDADE!

Se tens trevas, acende o teu farol! O NATAL é LUZ!

Se tens tristeza, reaviva a tua alegria! O NATAL é ALEGRIA !

Se estás no erro, reflete! O NATAL é VERDADE!

Se tens ódio, esquece-o! O NATAL é AMOR.

Natal é presença viva do amor .. é a vinda de nosso senhor . amém


- O peixinho luz

Técnica: Transparências apresentadas no retro projetor.

Era uma vez um mar...

Um mar escuro, muito escuro. As criaturas que lá viviam pouco enxergavam, pois onde não existe luz, o seres têm dificuldade de enxergar, sabiam?

Tudo lá naquele marzão era tão triste, tão escura, tão feio e assustador.

Os bichinhos mal se conheciam e quando isso acontecia, era sempre motivo de muitas brigas e desavenças. Cada um queria defender o seu espaço. Ninguém sabia o que era repartir alguinhas, um cantinho qualquer para outro peixinho necessitado. Ajudar os outros? Nequinhas! Viviam cada qual no seu cantinho, egoístas que eram ( acho que é, por isso, que viviam no escuro).

O Rei dos Mares, o Senhor das águas, olhou aquele mar tão triste, tão dividido e teve pena, pois ele amava cada uma daquelas criaturas que habitavam o Mar Negro. Ele então pensou e chegou a conclusão que aqueles bichinhos precisavam de luz, de uma luz forte, muito forte, que mudasse a vida deles, que trouxesse a eles uma esperança, uma vida nova. E começou a trabalhar nessa idéia. Eh! Iria mandar ao mundo o seu Filho tão amado. Ele sim, traria luz definitiva para aquele marzão.

Mas, era preciso preparar bem seu Filho, pois sabia que muitos perigos o mar oferecia e, foi aí, que Ele resolvera mandar antes de seu Filho, o peixinho Luz.

O peixinho Luz era especial, era o mensageiro do Senhor das Águas. Sua missão? Ah! Sim! – Preparar o caminho para quando viesse ao mundo das águas, o Filho amado do Senhor. E o peixinho animado e feliz com sua missão disse ao Senhor:

_Glub,Glub...Pode deixar, Senhor! Eu prepararei os caminhos para quando o seu Filho chegar. Vou endireitar suas estradas e levar luz ao mar. Minha luz será pequena diante da que virá, mas eu chamarei todos a me seguir e vou prepará-los para o Senhor.

E lá se foi o peixinho Luz “pro marzão negro”.

Finalmente...Catapum! O peixinho Luz chega ao Mar Negro. Nossa! Como ele se assusta! É tudo assustador naquele escuro. Era uma feiura sem fim...uma tristeza sem fim. Mas, o peixinho Luz era corajoso e não se esquecia de sua missão. Com a ajuda do Senhor das Águas, ele brilhou...brilhou muito, um brilho que encheu de luz a sua volta.

Os moradores do mar se aterrorizaram e perguntavam entre si:

Lula: - De onde vem essa luz tão forte que chega até a nos cegar?

Polvo: - Quem é o intruso que ousa vir nos incomodar?

Estrela do mar: - Tanto brilho...tanta luz...tanta beleza!

Peixe: - Vejam! O mar está lindo assim cheio de luz. Quem será esse ilustre visitante?

E o peixinho começou a sua missão e chamava os moradores pra ouví-lo e seguir sua luz. Falava bonito e mostrava a todos que era preciso mudança, conversão. Que aquela vidinha triste e sem graça teria que mudar, pois, em breve, muito em breve, eles receberiam uma luz definitiva...que iria mudar a vida de todos que a aceitassem...Ela traria esperança...vida nova para aquele marzão, e que sua luz diante Daquela que viria, não era nada! Ela, sim! Seria uma luz eterna e quem a seguisse não morreria jamais.

Gente, foi uma confusão! A bicharada ficou toda alarmada, não sabia o que fazer.

Alguns pensaram...pensaram... e decidiram:

Todos: - Vamos atrás dessa luz!

E se colocaram ao lado do peixinho Luz. Confiaram em suas palavras e agora estavam dispostos a segui-lo e a ajudá-lo em sua missão. Afinal de contas, aquela luz do peixinho já havia tocado o coraçãozinho de alguns deles. Agora eles estavam dispostos a tudo mudar.

Mas nem todos haviam se decidido ainda. Eles conversavam assim:

Polvo: - Eu não vou! ( dizia o polvo ) Como posso seguir esse peixinho Luz? Melhor é ficar aqui, no escuro, é feio, mas é seguro.

Lula:- Mudar...eu? De jeito nenhum – dizia a Lula.

Peixe: - Pois eu vou! Aquela Luz, aquele brilho, aquele chamado! Eu tenho que segui-lo. Alguma coisa aqui dentro mudou – falou com brilho nos olhos o peixinho colorido.

Peixe espada:- Eu também irei. A vida no mar depois da vinda do peixe Luz mudou. Imaginem quando a Luz que ele nos prometeu chegar? Tudo será lindo, limpo, claro e cheio de vida – dizia em alto e bom tom, o peixe-espada.

E o peixinho Luz cumpria a sua missão. Chamava por onde passava os moradores do mar, a viverem a alegria da Luz, da Luz que estava para chegar.

E o marzão começou a mudar. Muitos e muitos peixinhos preferiram ficar com a Luz e aprenderam a se amar, a serem solidários e fraternos e estavam prontos a seguir a Nova Luz anunciada pelo peixinho.

Dizem que no Marzão Negro que antes era todo escuro e triste, tudo estava mudado, já exista luz e alegria e todos aguardavam a vinda gloriosa da Grande Luz.

Dizem também que lá no marzão ainda existem muitos bichos que vivem no escuro, se recusando a seguir a luz, não acreditando nas verdades do peixinho...não se convertendo, não se abrindo à mudança e, por isso, vivendo tristes e escondidos, com seus corações fechados, trancados pelo egoísmo.

E vocês, crianças, também são como esses peixinhos, no grande mar que é a vida?

Aliás, vocês estão com o Peixinho Luz, que é o mensageiro do Senhor João Batista ?

Ou estão no escuro, não acreditando que a Grande Luz, que é Jesus, possa encher de vida nova a vida de vocês?