quinta-feira, 11 de junho de 2009

Missa Completa para crianças: As bem Aventuranças

Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

(Vestir uma pessoa como seu fosse um detetive com um lupa na mão e um ursinho. Colocar em 3 pessoas diferentes partes da receita da felicidade, combinar antes com as pessoas)

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos bem vindos.

Crianças vocês nem imaginam o que aconteceu?! Ontem sumiu a receita para gente ir para o céu e, nem conto para vocês, elas sumiram aqui, na igreja.

Nós temos que recuperá-la logo, vocês não acham?Por que senão como é que iremos para o céu?

Já sei... Só tem uma pessoa nesse mundo que poderia investigar onde é que está a receita para irmos para o céu. Vou chamar o nosso digníssimo investigador mundial Cherlock Gomes. Entre Doutor Cherlock

Cherlock – Muito boa noite, meus queridos. Olha, olha, olha só , minha lupa indica que na cabeça desse menino tem uma dúzia de piolhos.(aponta para uma criança qualquer)

Comentarista – Nossa dr , como o senhor é eficiente !!!Já começou descobrindo até o que a gente não vê.

Cherlock- Ora Ora , minha cara . eu sou Cherlock Gomes , o maior investigador do mundo . Mas diga , por que me chamou até aqui ?

Comentarista- Sabe o que é Senhor Cherlock, é que sumiu ontem a noite a receita da felicidade , aquela das bem aventuranças que Jesus nos deixou para quem quer ir para o céu.É preciso achá-la rápida , antes que ....

Cherlock- Pode parar, minha filha, pode parar... Já sei, vou usar a minha lupinha pra enxergar melhor , porque muitas vezes a receita esta assim, na nossa frente e a gente não consegue enxergar ...

Comentarista – Isso é verdade...Então comece logo Doutor...

Cherlock- Vou colocar meu ursinho pimpão pra me ajudar... Está sentindo cheiro de alguma coisa pimpão? Hum.. sinto um cheiro estranho em você , que não é pum ... Oh vejam... Aqui... Dentro dessa camisa dessa criança, vejamos... É uma parte da receita da felicidade...

Comentarista – Muito bem Dr Cherlock , o senhor encontrou uma parte dela ... mas onde estão as outras partes?

Cherlock- Estou investigando ... que isso .. a senhora andou escondendo a outra parte , mas que coisa hein ( tirar de uma mãe)?E aqui, aqui está a outra parte...

Comentarista - Mas Dr Cherlock , o senhor é ótimo mesmo

Cherlock - Põe ótimo nisso, gatinha... veja só aqui , minha lupa conseguiu achar a última parte da receita . Até tu, hein (tirando de um pai)? Querendo a receita do céu só pra você ... Que feio!!!

Comentarista – Muito bem, Dr , o senhor é o máximo , agora que temos a receita é só seguir que iremos com certeza para o céu .

Cherlock- Então meninos e meninas , aprendam comigo , quando a gente não consegue achar o caminho certo é só procurar bem , pois ele pode estar bem debaixo de nosso nariz .Até mais pessoal .

Comentarista – Muito obrigada, Dr Cherlock Gomes.. . Agora crianças temos aqui a receita da felicidade, a receita que nos levará para o céu e, com certeza, falaremos muito dela em nossa celebração . Mas antes de conhecê-la vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria o canto de entrada.

Ato penitencial – (Montar no painel ou na lâmina s partes da receita da felicidade)

Agora crianças, vamos ler a receita da felicidade que o próprio Jesus nos ensinou. Quero ajuda, ouviram!? (ler o painel ou na lâmina)

“Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!

Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados!

Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir!

Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu;

Vamos então refletir se realmente estamos fazendo tudo certo como Jesus nos ensinou nessa receita de felicidade ?

Será que temos seguido todos esses passos para sermos felizes de fato ?

O motivo da alegria está no caminho que conduz ao Reino de Deus por meio do desapego, da pobreza, da humildade, da partilha. Quais são os valores, crianças, que estamos colocando em nossa vida?

Nos bens materiais, na busca dos prazeres a qualquer preço?

Será que estamos buscando colocar Deus como centro de nossas vidas?

Aí está a característica dos discípulos: eles tiveram a coragem de abandonar tudo para seguir o Mestre.

Renunciaram à pose dos bens deste mundo, escolheram ser pobres. São bem-aventurados porque entenderam que a vida do homem não depende dos bens que ele possui.

Por isso, crianças, vamos pedir perdão pelas muitas vezes em que não seguimos os passos da receita do senhor e não sabemos renunciar aos bens do mundo .

Peçamos perdão cantando.

Leitura – Todos sentadinhos vamos ouvir a nossa leitura que também nos ajuda a entender o que Deus deseja de cada um de nós e o que Ele tem para nós também. Vamos ouvi-lo?

Aclamação – Crianças, agora ouviremos a tão falada receita da felicidade seguida pelos santos e pelas pessoas que amam a Cristo de coração narrada pelo nosso querido padre . Mas, antes, vamos cantar com alegria saudando as palavras de Jesus!

Preces

1. PELA IGREJA, instrumento de unidade e de salvação, para que seja sempre a favor da vida e tenha os pobres como preferência primeira, rezemos ao Deus da vida.

— Senhor, inspirai-nos a justiça e a humildade!

2. PELAS PASTORAIS e por todos os promotores da paz, para que nunca se cansem diante das dificuldades e trabalhem com entusiasmo e amor, rezemos ao Deus da vida.

3. PELA NOSSA comunidade, para que seja expressão forte de acolhimento e exemplo de caridade, buscando gerar vida e salvação a todos, rezemos ao Deus da vida.

5. Por todas nós crianças, para que se abram à inspiração e ao desejo de Jesus de construir uma sociedade mais humana e fraterna, rezemos.

Ofertório (Placas com essas ofertas)–

Hoje aprendemos que não basta ter uma receita, é preciso colocá-la em prática.
Aprendermos que cada passo dela é indispensável para seu sucesso. Por isso, hoje, vamos oferecer ao Senhor a nossa receita de bem segui-lo: oferecer o nosso desejo de ser humildes, simples ...
Oferecer o nosso desejo de sermos pobres em espírito...
Oferecer nosso compromisso de consolarmos mais os aflitos
Oferecer nosso desejo de sermos mansos de coração...
De termos fome e sede de justiça
Oferecer nosso desejo de misericórdia para com os outros
Oferecer nosso desejos de sermos puros de coração e de promovermos a paz ...
Oferecer nosso desejo de espalharmos a paz e trabalharmos para que ele reine por toda parte
Oferecermos o desejo de não deixarmos o seu nome, Senhor, ser injuriado, perseguido, pois só assim, junto ao pão e ao vinho, viveremos a alegria da recompensa de Deus.
Com alegria, vamos cantar saudando o Senhor.

Comunhão – Quem é feliz, de fato, canta ao Senhor os seus louvores... Encontra no Senhor motivo pra sua alegria e senta-se à mesa pra comungar com Ele esse momento. Por isso, somos todos convidados a estar com Jesus na sua mesa, a comer e beber do milagre da vida. Vamos então cantar com muita alegria pra festejarmos este momento.

Ação de graças – (lâminas com a história do salmão)

Hoje crianças, como falamos muito sobre receita e que todos nós desde que nascemos somos convidados a fazer dela nossa missão , então eu me lembrei de uma história de um peixe (que é verdadeira )e que tem uma missão linda. Gostaria de contar pra vocês como é essa história.

Sabem o salmão. Ele é um peixe lindo, meio rosa, com rajas laranjas que nasce na água doce. É... Ele nasce no rio e, quando ainda é pequeno, ele inicia a sua missão. Ele tem que ir seguir o caminho do rio para alcançar o mar. Porque é lá na água salgada é que ela iniciará a sua procriação. O salmão então nada, nada, nada, enfrenta as corredeiras, as pedras, as cachoeiras, até encontrar o mar. Ele percebe que já está grandinho , que está na hora de arrumar uma companheira , então ele paquera aqui , paquera ali e, de repente, vejam só quem ele arruma ? Um salmão (não sei nem se é assim que se fala , eu criei esse nome ) então ele se apaixona , fica com ela , namoram e ela fica grávida : É isso , fica com a barriguinha cheinha de ovinhos de peixes .

Começa então a segunda parte da sua missão. A salmoua terá que voltar para a água doce, pois é la nascem todos os salmões. Ela toma o caminho de volta. Enfrenta a correnteza do mar, enfrentas as ondas, enfrenta tudo até encontrar o rio. Ela sobe correnteza e, quando percebe um bom lugar para liberar seus ovinhos, ela fica quietinha e espera que todos nasçam. Então vem a fome, os pequenos peixinhos não tem o que comer e sabe o que é que a mamãe salmoua faz ? Ela se debate contra as pedras , vai se debatendo até morrer. E da carne da mamãe morta os peixinhos se alimentam . Assim, fortes, eles iniciam tudo de novo , saem da água doce para o mar e do mar para a água doce . Dando a vida para os filhos.

Sabe o que aprendemos com tudo isso? Todos nós temos uma missão, ela não é fácil,é dificíl como a do salmão que enfrenta tanta coisa pra terminá-la bem e dar aos outros a oportunidade de também conhecer a vida, mas temos uma diferença dele, quando a gente enfrenta a nossa missão aqui na terra, seguimos as bem aventuranças, enfrentamos todos os obstáculos e morremos porque dela temos o céu que é a continuidade da vida , o melhor ainda é que temos a Deus, temos a certeza de que Ele está nos esperando. Por isso vale a pena seguir cada passo que Deus nos coloca pra gente ser feliz., pois ao final teremos a grande recompensa.

Galinho Juvenal (dramatização , ou contação de hstórias com objetos )

Oi, crianças! Hoje eu vou contar-lhes uma história muito bonita que aconteceu no meu aniversário. Eu, como sou uma vaquinha muito feliz da vida quis fazer uma festa pra celebrar o meu aniversário. Mandei convites para todos os bichinhos meus amigos, para o (falar o nome dos bichos) A minha festa ia ser um arraso. Ia bombar até de madrugada.

Só que um dos meus convidados me deu um presente que jamais me esquecerei e é sobre ele que vou contar pra vocês. É sobre o galinho Juvenal.

Esse galinho que ai que vocês estão vendo é um galinho muito feliz, vive de bem com a vida, esta sempre alegre cantando pelas madrugadas.

Juvenal – cococoricoco... que beleza . Uma festa!!! cocoricoco .. Preciso procurar meus adereços para eu ir à festa, quer ir bem lindo e feliz .

Juvenal, então, procurava na sua mala a seu chapéu, sua gravata, suas botinas , achou também até aquele velho relógio . Colocou seus óculos de sol e lenço muito bonito e colorido. Ah, como ficou lindo meu amigo, digno de um rei .

Juvenal – cocoricoco ! Lá vou eu !!!

No caminho encontrou com o ratinho Frederico e disse:

Juvenal – Cocoricoco! Frederico! Bom dia! Você não vai a festa no celeiro? Dona vaquinha está a nos esperar.

Frederico – Não posso, Juvenal rici , ric . Porque não tive tempo de me preparar para ela...

Juvenal – Não tem problema não, felizes são aqueles que tem as coisas e podem dividi-las. Tome aqui meu lenço, ele te deixará lindo.

Frederico - Mas que legal !! Você faria isso por mim?

Juvenal – Claro que sim, não tenho apego nessas coisas do mundo.

E ele deu o lenço tão bonito que era dele para seu amigo. E lá foram os dois felizes para a festa. Até que encontraram com o porquinho Valdemar que estava todo tristinho...

Juvenal – que isso, Valdemar.!!Você ainda não está pronto pra ir à festa?

Valdemar – Eu sinto muito Juvenal, mas tive tantas despesas este mês, tive que pagar ipva do chiqueiro , mais o iptu do lote , mais escolas para os meninos , merenda , roupa de festa junina, isso acabou com meu dinheirinho todinho .Assim eu não posso ir à festa, pois não tenho nem um parzinho de botas

Juvenal – Mas isso não é problema, eu tenho. Quero vê-lo feliz. Toma aqui minhas botas que você ficará lindo .

Valdemar – Que maravilha. Agora já posso ir à festa.

E então eles se colocaram a caminho. Mas logo ali na frente, vejam só quem eles encontraram : era a patinha Tetéia e sua amiguinha Dona Tigrinha que estavam chorosas , chorosas .

Juvenal – Mas me contem amigas, o por quê de tanto chororó!

Tetéia – Você nem imagina galinho. É que queríamos ir à festa, mas a Trigrinha está com conjuntivite e não pode ir com esse olho inchado e eu, euzinha estou sem relógio e o meu pai me disse que tenho que chegar na hora que ele marcar. Como posso chegar se não tenho como olhar às horas .

Juvenal – mas é muito simples o problema de vocês. Eu posso ajudar.

Tigrinha e tetéia – Pode? Mas como?

Juvenal – Para você eu dou os óculos e para você eu dou meu relógio.

Valdemar – Mas é tudo seu, você colocou pra ir bonito na festa.

Juvenal – Prefiro ir feio, a deixar triste os meus amigos. Se tenho, posso dividir , não me fará falta . Feliz daquele que pode dar algo aos outros esses terão sua recompensa no céu.

E lá foram para o celeiro. Logo na entrada deram de cara com o boizinho numa tristeza de dar dó .

Juvenal - Mas o que é isso boizinho, por que está tão jururu?

Boizinho – Sabe o que é, estou de paquera com a dona vaca .Acho-a linda, linda, mas como é que posso me apresentar dessa forma? Sem estar galante? Ela jamais irá me notar. Eu queria tanto que ela gostasse de mim.

Juvenal – Ô boizinho, fica triste não, eu posso dar um jeito nesse seu caso.Veja só. Tome meu chapéu e minha gravata.Assim você ficará galante e dona vaquinha irá gostar muito mais de você.

Boizinho – Mas assim você ficará sem seus enfeites?!

Juvenal – Bobagem... Felizes são todos aqueles que não tem apego aos seus bens, que são limpos de coração e que procuram fazer sem o bem sem olhar a quem. Vamos nos divertir gente...

Todos – Vamos lá.

Narrador Assim crianças, a minha festa foi um sucesso. Todo mundo muito feliz , alegre da vida , eu fiquei apaixonada pelo seu boizinho e pude notar que o personagem mais bonito dessa festa foi o galinho , pois cada vez que ele dava tudo que ele tinha mais bonito ele ficava , pois seu coração era humilde e de seus olhos saiam faíscas de felicidade .

É, o mais importante é que ele tinha um coração desapegado. Felizes são todos aqueles que encontram a felicidade nas obras de Deus. E vamos pra festa que ela está animada.

Nenhum comentário: