sábado, 12 de setembro de 2009

Missa Completa para Crianças: Quem dizes que sou? Renuncie a si mesmo e siga-me

Acolhida - Boa noite a todos os presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Queridas crianças, vocês bem sabem que este mês é um mês dedicado inteirinho a Biblia .Mas fiquei aqui me perguntando: Será que vocês conhecem a história da Bíblia?

Vamos descobrir tudo isso? Tem aqui uma lâmina que nos ajudará a entender melhor essa história.
Como já sabem Deus queria muito criar um mundo maravilhoso .. Então ele criou tudo isso que vemos aqui: Céu, terra, mar, sol , estrelas, plantas , animais ... e criou o homem. Por falar em homem quem são aqueles? Adão e Eva . Deles nasceram Abel, o bom e Caim , o invejoso . Quem sabe o que foi que aconteceu a estes irmãos ?

Bom, mas o homem no ato de desobediência agiu errado e foi contra o que a Deus lhe havia ordenado.

Depois disso, Deus quis escrever sua história passo a passo para contar como tudo foi criado. Ele utilizou de várias pessoas, como personagens vivos dessa história para que a cada fato pudéssemos conhece-lo melhor . Deus amou muito a eles e os santificou.

Acontece que depois que Deus criou o mundo, Ele viu que sua criação tinha alguns defeitinhos. Então resolveu fazer tudo de novo, através do dilúvio ( lembram-se daquele velhinho que construiu uma arca e colocou dentro dela um casal de cada animal?) Foi nesse momento em que entrou em ação Noé, deu a ele e sua família a missão de repovoar a terra , prometendo-nos que jamais acabaria com ela novamente . .
Mais tarde, Deus escolheria um homem para ser Pai de todas as nações .Seu nome Abraão ( de Abraão nasceu Jacó , Isaac e assim por diante.

Depois veio aquele das águas, como é que ele se chamava? Aquele que libertou o povo de Deus do Egito? Moisés
Depois vieram os juízes. E cada um ia contando a história de povo sagrado inspirado pelo próprio Deus , que era sua história também.

Assim foram os reis... Aquele ali que venceu Golias, o gigante, era o rei ? Ah sim, Davi... Tinha outro rei ... filho de Davi , o famoso rei Salomão. Com o tempo vieram grandes profetas: Daniel , Samuel, Isaías.E este ai? Quem é ele ?É João Batista, o último dos profetas, foi ele quem preparou o caminho pra Jesus , o filho de Deus , pelo qual todas as coisas foram realizadas .. e tudo foi preparado para a nossa salvação

E Finalmente a grande obra divina , nasce o salvador do mundo . Quem era Ele ? o Filho de Deus vivo ?
Muito bem! Jesus. Ele veio pra salvar toda a humanidade do mal. Implantar um mundo novo, onde reinasse justiça e verdade.

E vocês acham que a história da Bíblia terminou aqui? De forma nenhuma, os discípulos continuaram a missão de Jesus e a escrever a sua história.

E, hoje, crianças... Aqueles que ali estão na lâmina .. são cada um de você que recebem esta missão também de continuar a história de Deus . A cada dia, a cada momento da boa nova . Por isso temos mil e muitos motivos pra festejarmos com alegria a história de Deus traduzida no livro sagrado , a Bíblia
Em pé com alegria , vamos iniciar nossa celebração cantando

Ato penitencial – Crianças , vocês viram algumas cadeiras espalhadas pela igreja com umas plaquinhas? Olhem só o que essa nos diz :

_ Aqui só senta quem tem muito pecado

A outra diz:

_ Aqui só senta quem tem pouco pecado

E essa terceira e mais próxima da mesa do altar , onde Jesus está presente diz :

_Aqui só senta quem não tem pecado .

E agora? Qual cadeira dessas cadeiras vocês escolheriam para se sentar ?

Tem alguém aqui que não tem pecado? Que não faz coisas erradas? Que segue certinho tudo que Deus nos ensina na Bíblia? Que não mente...não fofoca, que não tem preguiça, não fala mal das pessoas , não cobiça as coisas dos outros e tantas outras coisas?

Pois, crianças, se escolheram a cadeira do não peco, já pecaram.
Primeiro porque não souberam ouvir o que Jesus nos ensina. Hoje, ele nos fala o seguinte: quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira.

Pois crianças, a maior virtude de uma pessoa é ser humilde, Jesus sempre nos ensina isso e nos convida a segui-lo , mesmo sendo pecadores , mas a aceitar o plano de Deus e se sentir curado pela ação do perdão que Ele promove .

Não importa que todos nós sejamos aqueles que agora só podem sentar na cadeira do pecado, pois se estamos dispostos a pedir perdão, Deus nos chamará a ocupar a 1º cadeira a ficarmos aqui bem pertinho de sua mesa. Não importa o quanto somos pecadores, importa pra Deus o nosso arrependimento e nosso pedido de perdão. Então crianças, com muita fé . Vamos pedir perdão ao Senhor , cantando .


Leitura – (sentadinhas crianças ) Crianças , nossa leitura de hoje é muito linda , nos fala como devemos ser como filhos , como devemos ser humildes e a grandeza de tudo isso diante de Deus . Por isso, vamos abrir bem nossos ouvidinhos para sentirmos como as palavras do Senhor são belas. Vamos então prestar atenção ?

Aclamação- Jesus hoje faz uma pergunta a todos nós assim como fez a Pedro quando o interpelou pelo caminho a Cesaréia - Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Que hoje possamos responder como Pedro :Jesus, o Senhor é o mestre maior de nossas vidas. Em pé com alegria saudemos Jesus no evangelho cantando

Preces :
1- Senhor, fortalecei vossa Santa Igreja, para que seja testemunha fiel e corajosa, suportando as perseguições em nome de Jesus. Nós vos pedimos.
2- Senhor, iluminai nossas comunidades e nossas crianças , para que compreendam que anunciar Jesus Cristo significa assumir a cruz e realizar o seu projeto de vida e salvação. Nós vos pedimos.
3 - Senhor, ajudai-nos a transformar nossa fé em boas obras de amor, caridade e solidariedade com aqueles que necessitam tanto de ajuda material quanto de ajuda espiritual. Nós vos pedimos.
( A comunidade pode apresentar outras preces de acordo com sua realidade)

Ofertório_ Hoje, queridas crianças, ouvimos Jesus nos falar que se alguém quer ser seu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como ele vai morrer e o acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por causa dele e de seu evangelho terá a vida verdadeira. Por isso, eu convido a todos vocês a rezarmos juntos numa só voz oferecendo ao Senhor o nosso melhor presente que é a nossa oração e nossa renúncia as bens materiais. Dividiremos em dois grupos .Essa parte em vermelho , vocês aqui da direita lêem comigo e a parte azul com a comentarista. Vamos lá ?

A inteligência sem amor, nos faz perversos.
A justiça sem amor, nos faz implacáveis
O êxito sem amor , nos faz arrogantes
A riqueza sem amor , nos faz avarentos
A pobreza sem amor , nos faz orgulhosos
A beleza sem amor , nos faze ridículos
A autoridade sem amor , nos faz tiranos
O trabalho sem amor , nos faz escravos
A oração sem amor , nos faz introvertidos
A simplicidade sem amor , nos depreciam
A lei sem amor , nos escravizam
A política sem amor , nos deixa egoístas
A fé sem amor , nos deixa fanáticos
A cruz sem amor, se converte em tortura
Por isso, senhor, aceita nosso amor.
Nossa humildade e nosso serviço
Pra alcançarmos mais ainda seu coração
Sermos o servo solicito que sabe ouvir atentamente suas palavras
e assim podermos oferecer ao senhor, junto ao pão e ao vinho
Nossa vida em oração e comunhão com os irmãos
Amém

Comunhão- Com imensa alegria de filhos amados do Pai do céu , vamos nos encontrar com Jesus na eucaristia, cantando .

Ação de graças -. Agora , vamos agradecer ao Senhor por sua presença tão viva em nós . Vamos fazer isso em um minuto de silêncio .( Ou usar da missão dada a eles semana passada que ra contar a história de Davi)


A sabedoria da Fada Mestra

Técnica – encenação
Personagens – narradora - Fada Mestra, pequena aprendiz de Fada, Fada Vermelha e Fada Azul

Esta história aconteceu lá no reino das fadas.A Mestra das fadas estava se sentindo muito velha e queria muito saber em que fada confiar para substituí-la, quando chegasse a hora .

Então simulou que estava muito doente e que precisava muito de um chá de ervas silvestres que só existia lá do outro lado na floresta sombria .

As fadinhas ficaram apreensivas com a doença da Mestra, pois a tinham como uma mãe e dependiam dela pra tudo . Era ela que tinha ensinado tudo que elas sabiam sobre magia.

A Mestra tinha predileção por duas fadinhas muito graciosas e achava que uma delas seria a sua sucessora eram elas : a fada Azul e a Fada Vermelhinha.

Elas sabiam tudo sobre as técnicas mais rigorosas da magia , pois a Mestra não escondia nada delas. Então pensou em chamar a Fada Azul , por ser mais educada , mais simpática , para buscar as ervas lá na floresta . De certo , pensava ela , jamais se negaria , seria a escolhida , a melhor, estaria disposta a abrir mão de tudo , pra ajudar a mestra .

A pequena aprendiz de fada foi depressa chamar a fadinha .

Quando ela chegou , a Mestra falou :

_ Fada Azul , como você sabe estou muito doente e como preciso das ervas para me curar . Só que não posso fazer magia para buscá-las e também não posso permitir que sejam feitas , pois senão elas perdem seu valor medicinal . Por isso , estou pedindo para que você busque as ervas para mim . sei que o lugar é perigoso e você terá que renunciar a muita coisa ao ir busca-la : como brincar , ir aos bailes , sair com as amigas , mas espero que faça isso por mim .

E a fadinha , toda carinhosa , respondeu a Mestra :

_ Pode deixar comigo , Mestrinha . Chamou a Fadinha certa . Vou num pé e volto noutro . A senhora só quer as ervas ? Não quer que eu mesma prepare o chá ? Ou traga algumas torradas para acompanhar ? por você eu deixo tudo , amigos , casa , parentes e vou ao encontro de sua cura

_ Não , querida ! Muito obrigada, pela sua gentileza , fico feliz em saber que daria tudo por mim , faria tudo para que eu pudesse me curar . Mas só quero as ervas!

_ Estou indo o mais rápido possível. Pode confiar! Não vai nem dar tempo de fechar seus olhos e vou trazer pra vc as ervas que irão curá-la .

E falando assim saiu disparada pela porta.

A Mestra ficou satisfeita com a fadinha que ao sair de lá , de perto da Mestra, esqueceu a promessa que tinha feita a ela e não foi buscar as ervas .

Logo que a Mestra ficou sabendo que a Fadinha Azul que disse que iria , mas não foi ... ficou decepcionada .. desapontada mesmo . Esperava tanto daquela fada . Chegou a pensar que ela será a sua substituta , mas agora não ... Representava mais nada para ela . Ela a havia trocado por uma roupa nova lá da loja das fadas e estava se divertindo tomando umas poções no bar estrela

Mandou chamar então a Fada Vermelha, que era um poço de preguiça . Levou tempo para ela chegar e, quando chegou o mau humor estava em alta.

_ Como vai , Fada Vermelha ! Senti sua falta , não veio me visitar .

E ela respondeu:

_ Ninguém me disse que era pra eu vir !também eu estava muito ocupada , não tenho tempo pra bobagens

_ Tudo bem , eu te entendo . Só que eu preciso de um favorzinho seu !

_ Ah... agora eu sei porque não tinha vindo aqui antes . Sabia que não tinha me chamado aqui à toa .

_ Deixe de ser mal-criada , fadinha !

_ Mas foi a senhora mesma quem me criou !

_ Deixa pra ela . Eu queria que você fosse buscar as ervas lá na floresta para mim , para curar meu mal !

_ O quê ? enlouqueceu !!!Lá naquela floresta escura? Mas de jeito nenhum , de maneira alguma , não tem magia que me faça ir lá . Pode esquecer, pediu para pessoa errada .Eu não vou de jeito nenhum !!! Esquece. ainda mais deixar essa vida boa , de casa de fadas , de carro de abóbora , de ratos mordomos pra ir pro meio do mato tentar salvar sua vida , nunquinha , vou não , não posso largar a minha boa vida , tenho que aproveitar até o ultimo suspiro , sabe-se lá se amanhã sou eu que estarei como vc ? Como será que eu viveria se não tivesse aproveitado?Vou não

Falando assim ela saiu sem se despedir .

A Mestra quase morreu mesmo, mas não foi por falta das ervas , foi de tristeza , por ver que não poderia entregar o Reino das Fadas àquelas que ela achava que estavam mais preparadas e notou que nenhuma delas sabioa renunciar , sabia aceitar novas situações . ninguém queria ajuda-la a carregar a cruz naquele momento em que ela estava tentando descobrir quem eram verdadeiramente sua amiga

Passou um tempinho e a Fada Vermelha entrou com as ervas na mão e entregou-as à Mestra .

Mestra__ Mas ... mas ... você disse que não iria buscá-las ? Fez-me sofrer tanto pela sua atitude e agora aparece com as ervas aqui? Por que fez isso ?

Fada Vermelha_ Eh....... é .... que você já sabe .. eu sou assim.. falei que não ia , mas me arrependi e fui . Está ai as ervas . Espero que elas te ajudem a melhorar

Falando assim deixou a Mestra com sua pequena aprendiz e saiu . Então, com as ervas na mão, ela virou-se para aprendiz de fada e perguntou ?

_ Qual das duas fadas agiu melhor nesta história?

A pequena ficou toda corada de vergonha ,mas disse :

__ Sabe Mestra .. ao meu ver todas duas agiram erradas . Foram ingratas não quiseram ajuda-la quando pediu , não quiseram renunciar a vida que tinham pra prestar um único servicinho a senhora , elas foram egoístas , só pensaram nelas e no que podiam lucrar com isso ... uma porque disse sim e não foi e, a outra ,porque fez a senhora sofrer com seu não e depois arrependida foi buscar as ervas . Quero dizer que se a senhora tivesse mesmo doente e precisando das ervas teria morrido antes dela ter chegado com elas . Então as duas estão erradas, não sabem renunciar a nada .

_ Muito bem !Parabéns pequena aprendiz. Nenhuma delas merece ser a minha substituta. Mas desta história eu tirei algo muito bom .

_ É mesmo, Mestra ? O quê foi ?

_ Pela sua sabedoria , vou treiná-la para ser a grande Mestra um dia, pois aprendeu que não devemos ser apegadas a nada para sermos de fato felizes , temos que caminhar com alegria encontrado ou não obstáculos e problemas em nossa vida , |è com alegria , coragem e fé é que encontramos o caminho da verdadeira felicidade na cruz que carregamos .

E assim aconteceu. Quando a Mestra se aposentou, a pequena, mas sábia aprendiz , que com o tempo se tornou uma linda Fada Branca foi nomeada a nova Mestra e dizem que ela foi justa e sob ensinar tudo com muita maestria.
E as outras duas fadinhas ? Não ficaram com raiva ?

Claro , né .. quem é que gosta de perder , mas também elas não souberam dizer a coisa certa no momento certo . Por isso, devemos ser sempre fiéis a quem amamos e dispostos a renunciar ao que temos em nome do servir

Nenhum comentário: