terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Missa: Preparai os caminhos do Senhor - 2º Domingo do Advento: Marcos 1,1-8

Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Acolhida - (A comentarista e uma outra pessoa vestida de estrela )

Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Hoje, de uma maneira muito especial, vamos receber uma visita. Vejam só quem vem ai...

Comentarista – Boa noite, dona Estrela.

Estrela – Boa noite, queridas crianças.. Muito brilho e luz para vocês.

Comentarista – Dona Estrela, a senhora pediu para vir até aqui, na missa das crianças, para dar um recadinho para elas, não foi mesmo?

Estrela – Sabe o que, minha filha, o natal está chegando e lá no céu este ano, eu e minhas irmãs estrelas, estamos querendo fazer uma grande festa pra Jesus menino. Só que, nós astros celestes , estamos sem criatividade sabe , andamos sem muito brilho, então eu pensei:

__Aquelas crianças que eu vejo lá de cima, na missa de domingo, são bem inteligentes e saberão ajudar-me a preparar uma festa maravilhosa para descer com Jesus lá do céu na noite do natal, como o grande presente que Deus envia ao mundo todos os anos.

Marcela – Mas, a Senhora veio no lugar certo, tenho certeza que as crianças irão ajudá-la a fazer um natal diferente que agradará ao Menino Jesus.

Dona estrela - Posso então receber a ajuda de vocês? Deixa-me perguntar aqui, para esse menino, o que eu devo fazer neste Natal para que Jesus fique ainda mais feliz. ( perguntar a outros também )

Dona estrela – Que beleza, crianças, tenho certeza que João Batista, aquele grande profeta, que tem como missão anunciar a todos sobre a chegada de Deus menino, que grita sem parar no deserto para que estejamos preparados para a vinda Dele. Que tem como principal função preparar o caminho para Jesus ficará muito feliz , quando souber que todos nós, também estamos nos preparando para esse grande acontecimento

Comentarista - E quando Ele chegar, Dona Estrela, devemos estar bem preparados para recebermos o Jesus menino, dando-lhe como presente: alegria, paz, solidariedade porque são coisas que brilham e que fazem brilhar nosso coração também.

Estrela – Gostei demais de estar aqui entre vocês. Contudo, crianças, tenho que ir, a noite está chegando e tenho que conversar com minhas irmãs sobre a linda festa que iremos preparar para Jesus Menino, graças às idéias que vocês me derão aqui na missa. Beijos iluminados.

Comentarista – Com alegria, todos em pé, vamos iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial – (desenhar um coração que tenha dentro dele uma casinha com todos os aspectos citados no texto. Jogue papel picado, sobre ele, se estiver em lâmina, dando-lhe imprensão de sujeira e, depois, faça uma pequena vassourinha de papel e remova a sujeira do coração)

Vocês ouviram a pouco que a Estrela guia quer fazer uma grande festa lá no céu com a chegada do Menino Jesus, não é mesmo? Que tal se a gente também não faz uma festa no nosso coração para recebe-lo também , vocês topam?

Vamos então entrar na nossa casinha coração e colocar nela toda a alegria do natal.

Vamos ver lá no retro. Virgem Maria!! Que coração mais sujo! Como poderemos receber Jesus tão pequenininho neste coração tão sujo? Não tem lugar nem pra colocar seu bercinho de tanta sujeira.
Olhem crianças?! Tem teias de pecado por todo lado.

Vejam só a barata da desobediência andando por lá

. Têm também as pulgas da maldade que saltam sem parar. Tem pó de desigualdade e fofoca por todo canto. Tem ódio escondido debaixo do tapete e... Nossa ! Nas paredes do coração estão à mentira, brigando com a violência e xingando palavrões de todos os tipos.

Conta pra mim, crianças, tem jeito de Jesus tão santo, tão puro, vir morar num lugar desses?

O que vocês acham que devemos fazer com esse coração sujo?

Ah, então vamos promover a limpeza no nosso coração. Vamos banir todo pecado da nossa vida!

Vamos fazer isso, pedindo perdão a Deus para que Ele, com sua vassoura do perdão, venham e limpem nosso coração, para que limpinho, livre de todo mal, possamos receber Jesus menino. Vamos fazer isso, cantando?

PRIMEIRA LEITURA – Hoje acenderemos mais uma vela na esperança do Natal que estar por vir. Mais uma vela que nos acende a alegria do Menino Deus que já escutamos seu coraçãozinho batendo forte vindo ao nosso encontro. Vamos recebê-la, juntamente com a palavra de Deus que nos salva e nos apresenta a vida nova cantando.

Aclamação - Crianças hoje , no evangelho, o profeta João Batista grita no deserto. Sabem o que ele diz?
_ Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.

Ele estava anunciando a vinda de Jesus, Por isso, para Aquele que virá saudemos cantando com alegria o canto de aclamação.

Preces

1. Por nossa Santa Igreja, para que seja no mundo um sinal visível do nosso Deus que é cheio de bondade e misericórdia, rezemos.
2. Para que jamais nos entreguemos ao desânimo, mas confiemos sempre que, com a graça de Deus e o nosso empenho perseverante, é possível construir um mundo cada dia mais justo e fraterno, reze.
3. Por nossos irmãos e irmãs que se encontram doentes, sozinhos ou passam por dificuldades em suas vidas, a fim de que encontre, na fé em Jesus Cristo e no apoio da comunidade, consolação e esperança reze.
4. Para que a nossa alegria pela vinda do Senhor nos impulsione para a missão em nossa cidade e a uma ação solidária em favor do nosso próximo, rezemos.
5- Pelas nossas crianças, para que sempre mantenham acesas em seus corações a chama do Espírito Santo renovador e possam exercitar a caridade em todos os momentos de suas vidas , rezemos

Ofertório – ( Caixas de presentes )
Olhem só que alegria !!!O natal está chegando e, como vocês sabem, crianças , natal é tempo de dar presente...tempo também de receber presentes .Por isso , vamos hoje oferecer ao Senhor os muitos presentes que estamos reservando para Ele durante todo o ano . Presentes que encherão de alegria a mesa do altar.
Trazemos um presente colorido de nosso trabalho , de nossas ações , do que realizamos durante todo esse período .
Trazemos a esperança em forma de presente, esperança na vinda do Menino Deus que encherá todos nós de amor.
Trazemos presentes de alegria, onde vem estampado o nosso sorriso pela presença de amor que abriga em nossos corações.
Trazemos presentes de caridade, de fraternidade, de solidariedade para com nossos irmãos neste natal , sabendo que mais que presentes eles precisam de nossa presença , de nossas palavras de nosso afeto.
Trazemos presentes ornamentados de compromisso de sermos mais justos , mas comprometidos com a causa humana .
Trazemos presentes recheados de amor, carregados de felicidade, embalados de carinho para nosso Deus.
Trazemos junto do nosso último presente, o pão e o vinho, na certeza de que todos estes presentes serão entregues e como sabemos quão o senhor é bom , nos dará novamente o grande presente que é Jesus . Vamos todos cantar anunciando com alegria a chegada de natal.

Comunhão - Toda vez que participamos da comunhão temos o compromisso de amar e de servir com generosidade a todos os que precisarem da nossa ajuda. Esse é o motivo de nossa alegria e a de Jesus também. Com alegria vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – (Oração deve ser escrita na Lâmina)

A missa está quase terminando.. e temos mais uma missão para a semana que começa . Nessa semana vamos rezar para os desabrigados e sofridos de Santa Catarina. Vamos elevar nossas orações para ajudar aqueles nossos irmãos que estão sofrendo tanto, que precisam de nossa ajuda espiritual para se reerguerem. Então, durante a semana vamos rezar bastante, está certo? È o nosso presente para Jesus menino.

Agora, na nossa ação de graças ,vamos rezar para que neste natal , nós e nossas famílias possam, de fato, celebrar com alegria e amor a vinda do menino salvador .
Vocês irão ler a parte escrita de vermelho, enquanto eu leio a escrita de preto.

Se tens amigos, busca-os. ! O NATAL é ENCONTRO!

Se tens inimigos, reconcilia-te! O NATAL é PAZ!

Se tens pecado, arrependa-se! O NATAL é PERDÃO!

Se tens soberba, enterre-a ! O NATAL é HUMILDADE!

Se tens trevas, acende o teu farol, O NATAL é LUZ!

Se tens tristeza, reaviva a tua alegria! O NATAL é alegria !

Se estás no erro, reflete! O NATAL é VERDADE!

Se tens ódio, esquece-o! O NATAL é amor.

Natal é presença viva do amor .. é a vinda de nosso senhor . amém

Nenhum comentário: