sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Missa completa para crianças: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura

Acolhida – ( Lâminas que poderão ser usadas neste momento e, depois, na primeira leitura com cenas da conversão de São Paulo)

Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos que vieram buscar a Deus na nossa celebração se abastecendo dele em seu amor . Sejam bem-vindos.

Quem sabe me contar a história de São Paulo? Sabiam que hoje é um dia muito especial?! Dia em que celebramos a festa da conversão dele. Vocês devem estar se perguntando: _ Conversão dele?

Como assim?

É assim a história desse santo.

Antes, bem antes de ele ser santo, ele era um perseguidor dos cristãos. É, ele “caçava” cristão igual se caça bicho e, quando achava alguém que acreditava em Cristo , porque cristão é todo aquele que acredita em Jesus Cristo, ele levava para ser julgado e muitos deles eram assassinados . Pois é, a história da conversão dele foi mais ou menos assim:

Certo dia decidiu viajar até à cidade de Damasco, levando uma autorização especial para prender todos os cristãos que lá se encontrassem. De repente, e já quase às portas. Então, ouviu uma voz que lhe dizia:
"Saulo, Saulo, porque me persegues?" Ele perguntou: "Quem és tu, Senhor?”.

Respondeu:

- «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.”.
Saulo levantou-se e constatou que não via nada, estava cego. Então, com a ajuda dos seus companheiros, pôde entrar na cidade.

Assim, aquele que tinha querido entrar em Damasco numa fúria, arrasando e acabando com os cristãos que encontrasse, entrou levado pela mão, cego e dependente como uma criança. Em Damasco hospedou-se em casa de um tal Judas, e permaneceu ali três dias cego, sem comer nem beber, até que se apresentou em casa um homem chamado Ananias, e lhe disse: "Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas para recuperares a vista e ficares cheio do Espírito Santo" (Act 9,17).

Então, impôs-lhe as mãos, e no mesmo instante caíram dos seus olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. A partir desse momento, Paulo foi outra pessoa. Verificou-se nele uma transformação impressionante.

Ananias batizou-o, explicou-lhe quem era Jesus, introduziu-o na comunidade local, instruiu-o na doutrina cristã. E enviou-o a pregar o Evangelho.

Deste modo, Paulo conheceu o cristianismo, e chegou a ser membro da Igreja que inicialmente combatia. Linda demais a história de conversão dele, não é mesmo. E Ele é uma dos maiores defensores de Jesus, muito trabalhou para que o mundo conhecesse a Jesus.

Hoje, Jesus nos faz o mesmo convite:

Venham, crianças, me conheçam e conte para todos quem sou eu.

Em pé com alegria vamos todos cantar para iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial (arrumar um embrulho; a comentarista deve trocar os nomes devido serem fictícios).

Solange - É dizem que cada um tem que carregar sua missão. Devemos ter sempre uma, como bons cristãos que somos. Eu trouxe aqui hoje uma missão embrulhada. Ela é minha. Mas ela está tão pesada. Não estou querendo fazer nenhum esforço, até porque ando malhando muito e sobra pouco tempo para realizar a missão.. e ainda mais estou tão desanimada ... Também, porque eu acho que eu já faço muito em vir aqui, na missa. Acho melhor passa-la para a Gisella porque ela teve ter mais tempo pra completá-la do que eu.

Cristina _ Você endoidou, Solange? Onde já se viu eu ter mais tempo! Eu não tenho tempo nenhum, ainda mais de cumprir uma outra missão, eu já faço o que posso... Esse negócio de fazer mais do que devia, “to” fora. Vou passar para a Inês que parece ter mais tempo do que nós duas.

Inês-Vocês duas estão de graça comigo, não é mesmo?
Eu???Com tempo? Piraram de vez! Bom, até que eu tenho, mas estou numa preguiça, quero nada com a dureza.. Esse negócio de missão, levar esse embrulho Tem gente que não gosta de aceitar, não quer saber do que temos para entregar, falar. Tem gente até que nem a porta abre pra gente entregar. Eu desisto. Acho melhor passar o embrulho para a Andréia que é mais folgada..

Andréia – Que isso, gente?! Eu não sou capaz de levar está missão.. Sou muito despreparada... E ainda mais eu vou fazer papel de boba batendo em portas que não querem abrir para aceitar a missão.
Vou passar a missão para o Paulo. Quem sabe por ele ser mais alto, mais forte, mais, mais.... Ele irá querer?

Paulo - Eu??? Porque eu??
Eu sinto vergonha de carregar esse embrulho, depois eles vão me chamar de crente. Quero não. Prefiro ficar lá em casa. Lá eu rezo, venho à missa de vez enquanto, canto e está bom demais.

Solange - Uai gente e o embrulho voltou para mim de novo. Não tem jeito. A missão é minha e eu tenho que realizá-la.

Sabem o que significa toda essa encenação crianças? Significa que nós somos assim. Quando é para falar de Deus aos outros a gente tem sempre uma desculpa. Quanto é para levar a palavra de Deus a quem quer que seja, seja nosso pai que não vem à missa, ou nossa mãe que só nos deixa na porta da igreja e vai embora, ou coleguinha que vive gozando a gente por não defender nossa religião a gente sempre tem uma desculpa. E será que Deus anda satisfeito com isso, sendo essa a nossa missão? Não, claro que não. E, é, por isso, que vamos pedir a Ele o seu perdão prometendo nos comprometer mais com nossa missão e não fazer dela uma batata quente jogando-a sempre nas mãos dos outros o que é nosso dever realizar. Vamos pedir perdão cantando

Leitura – Meninas e meninas, chegou o momento de ouvirmos do próprio evangelho a história da conversão de São Paulo. Por isso devemos ficar em silencio para refletirmos o que temos feito nesse sentido de anunciar o Cristo ao todos. Vamos ouvir?

Evangelho – Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura”! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

Todos em pé, com alegria, vamos saudar as palavras de Jesus cantando.

História do evangelho (Lâminas)

Vocês não vão acreditar no que eu vou contar.

Outro dia, eu estava passando pela porta de um formigueiro ouvi uma formiguinha mestra dando uma missão para muitas outras. Elas deveriam levar folhinhas até outro formigueiro onde havia outras formiguinhas precisando de muita ajuda, pois estava muito frio e o estoque de alimentos delas havia terminado.

Aquela deveria ser a missão das formiguinhas que saíram do formigueiro e se colocaram a caminho.

Logo uma delas exclamou:

Formiga1 ___Que absurdo! Eu ter que carregar folhas para alimentar outras formigas? Elas deveriam se envergonhar de não saber medir seus estoques e deixar que nós façamos o serviço grosso para elas.

Sábia - Não fale bobagem -disse a formiga mais sábia. Se tiver que carregar essa missão carregue-a com amor, faça dela um peso menor.

Formiga ___ E por falar em peso, está folha está danada de pesada. Não podia ser uma coisa mais leve de se carregar? Por exemplo: uma folha de isopor... Um pedaço de espuma ou até mesmo uma pena?

- Quem disse que realizar uma missão é fácil? Exclamou a mais sábia - e desde quando as formigas se alimentam de espuma? Deixem de reclamar e vamos subir a montanha.

E mesmo diante de muito frio iam pelo caminho a correição de formigas. De repente o céu se fechou as formigas tiveram medo e tentaram se esconder debaixo de uma pedra. Veio então uma tempestade muito forte.. Gotas enormes de chuva alagavam os caminhos, enchiam as poças d‘água e inundavam toda parte.
As formigas ficaram apavoradas. Tinham medo de perder suas folhinhas e até de morrer

Uma delas virou para a mais sábia e disse:

- Se não abandonarmos as folhas, elas nos farão afundar, é muito peso para carregarmos...

- Não.. Não.. Não façam isso! Nossas irmãs formigas morrerão sem as folhas e é está nossa missão, a gente nunca abandona uma missão. Nossa mestra confia na gente

Mas mesmo incentivando a muitas a continuarem, algumas com medo de morrer ali, deixaram suas folhas e abandonaram sua missão.

Logo a chuva passou, e agora já não eram tantas as formigas, mas as que sobraram continuaram nas poças, e também nas adversidades da vida tentando encontrar uma solução.

Colocaram as folhas por baixo e fizeram delas um barco e remaram rumo ao formigueiro que agora parecia tão distante.

As ondas provocadas pelo vento na água tiraram as formigas do seu caminho e elas foram lançadas a uma floresta.

Com medo de tudo e sentindo o peso cada vez maior das folhas muitas pensaram em desistir, mas, a mais sábia sempre as incentivava.

- Queridas... Tenhamos coragem... Deus estará sempre com a gente na nossa missão.

Naquele momento, surgiu do meio do mato o maior inimigo das formigas, o gafanhoto que sentindo o cheiro das folhas misturado ao das formigas veio perseguindo seu almoço.

As formigas agitaram-se. Umas escondiam, outras desmaiavam, outras deixaram suas folhinhas para trás e fugiram. O gafanhoto sentido a fartura, colocou de pé e correu atrás de umas que se refugiaram nas cavernas feitas por buracos na terra.

Naquele momento, mortas de medo e temendo não mais sair vivas dali, a mais sábia clamou aos céus:

- Ó senhor. Que conheces nossas fraquezas, que sabe o quanto somos frágeis, ajude-nos a completar nossa missão.

E olhando o céu, mesmo encoberto pelas espessas camadas de folhas das árvores, as formigas puderam sentir o quanto Deus queria que elas completassem a missão. Num vôo rasteiro e certeiro, um gavião surgido por entre as folhas pegou o gafanhoto no seu bico e o levou para bem longe dali.

Passado o perigo, as formigas se reuniram e notaram que muitas haviam fugido e que suas folhinhas ficaram pelo chão. Então elas entenderam que cada uma tinha q levar as folhas, pois delas dependiam a vida de tantas outras.

Colocaram as folhas sobre seus frágeis corpinhos e foram andando tentando achar o caminho.

O sol estava quente, ardiam seus pés fatigados, mas sabiam que delas dependiam a vida de muitas outras.

Pelo caminho, pediram ajuda as cigarras, mas elas só sabiam cantar.

Ao atravessar o jardim pediram ajuda as lagartas, mas elas só sabiam dormir.

Muitas formiguinhas foram vencidas pelo cansaço e foram levadas pelo balanço das folhas das árvores...
Outras foram caindo pelo caminho e abandonando assim sua missão

Mas as outras, por mais cansadas que estivessem não pensavam em desistir. Iam amontoando em suas costas o peso deixado pelas outras que não conseguiram levar sua missão adiante.

Observando toda aquela situação, Deus que tudo sente... E que nunca desampara seus filhinhos...

Notando o sofrimento das formigas mandou que uma borboleta por algum tempo ajudasse as formigas, aliviando o peso e deixando q elas descansassem.

Quando próximas ao seu destino foram deixadas no campo.

Logo adiante avistaram o formigueiro. E uma força maior ajudou-as a chegar até lá. Encontraram a porta fechada e com esforço conseguiram abri-la.

Logo que entraram viram as formiguinhas fracas, com fome e desanimadas. Mas elas trouxeram a salvação para aquele formigueiro e cuidando das doentes, alimentando-as e curando-as de suas doenças, elas se viram recompensadas por tanto esforço.

Então a mais sábia disse as outras:

- Viram só queridas irmãs. Graças a nossa missão completada muitas formigas foram salvas. É preciso ter coragem para levar adiante a nossa missão porque dela depende a vida de muitas outras.

- Assim, elas voltaram para o formigueiro e com elas aprendemos uma lição. Depende de nós... da nossa missão a salvação de muitas outras pessoas aqui na Terra. Façamos do espírito guerreiro das formigas o nosso também.

Preces da comunidade

1. Pai Santo, iluminai a Igreja no mundo inteiro, para que as comemorações do ano Paulino revigorem suas forças e confiram-lhe um novo vigor missionário. Por isso rezemos:

2. Inspirai nossos setores pastorais, paróquias, comunidades eclesiais e organizações sociais o mesmo vigor missionário que propiciou a São Paulo levar a Palavra de Deus a todos os povos.

3. Que todos os que mais sofrem por falta de condições humanas ou por descrença sejam iluminados com a mesma luz que modificou a vida São Paulo no caminho de Damasco.rezemos ao senhor

4. Pelas nossas crianças, para que fortalecidas na fé, possam ser educadas no sentido de realizar sua missão de cristãs, sendo portadoras da paz e do amor de Jesus Cristo a todos os povos, rezemos.

Ofertório.

Ouvimos Jesus dizer no evangelho aos seus discípulos que todos que aceitassem o perdão de seus pecados seriam perdoados.

Deus nos deu à certeza de seu perdão, a certeza de seu amor, a certeza de sua misericórdia...

Disse também aos discípulos para anunciarem o evangelho. Os discípulos acreditaram e pregaram por toda à parte o que Jesus havia a eles pedido. E a glória de Deus foi resplandecida para que todos dela conhecessem.

Hoje, somos nós os discípulos que precisam caminhar para levar aos outros a sua palavra. E esta será a nossa oferta. Vamos nos comprometer em calçar as sandálias de Deus e, com elas, caminhar levando até os nossos irmãos, aos nossos pais, nossos colegas, aos velhinhos, aos doentes, aos descrentes, àqueles que, de uma forma, ou outra, não conhece a palavra de Deus e precisam de nós para que ela se faça presente.

Vamos “abraçar” uma atitude concreta, um testemunho da palavra de Deus, junto ao pão e ao vinho, na certeza de que tudo será abençoado pela sua presença divina de amor, e que possamos ser os atuais cristãos que levam na certeza de suas palavras a fé, a caridade e o amor de nosso Deus. Amém.

Comunhão – Quem vai anunciar as palavras de Deus deve ir alimentado pela presença do Espírito Santo nele. Por isso, Jesus nos convida ao seu banquete, porque é dele que tiraremos forças para anunciar as palavras do Cristo ressuscitando, que se faz vivo em nós todos os dias. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças - Obrigado, Senhor, porque nos confia uma missão.

Assim nos sentimos úteis, porque queremos fazer parte da sua vida. Queremos ter sua presença em nós e buscarmos ainda mais pessoas para conhecer seu grande amor e sua misericórdia. Por isso vamos todos pedir a nossa mãezinha do céu, Maria, que interceda sempre por cada um de nós, nos fortalecendo na nossa missão. Vamos rezar a ela a Ave Maria.

Ave Maria...

Nenhum comentário: