sábado, 10 de janeiro de 2009

Missa completa para crianças: O Batismo do Senhor

(Deverão ser usadas algumas embalagens descritas no texto e uma lâmina lembrando a cena do batismo no meio quando se falar da família)

Acolhida – Boa noite, queridas crianças.

Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Olhem bem, crianças, hoje nós iremos iniciar a nossa celebração com a participação efetiva de vocês respondendo algumas questões que estou em dúvida, pode ser?

Eu vou dando as pistas e mostrando algo que possa lhes ajudar nesse jogo e, depois, vocês irão dizendo pra mim que marca tem estes produtos que eu estou dizendo, está bem?(Jogo consiste em mostrar a embalagem cobrindo a marca: leite moça, maisena, bombril, leite Karinho... coisas que as marcas estão na lembrança de todos, pode ser símbolos de automóveis, bancos etc.).

O que será que fez diferença de um produto para ao outro? Será a marca? Isso, a marca faz a diferença, nos acentua se os produtos têm qualidade e procedência boa, não é mesmo?

Vocês podem até não acreditar, mas sabem que nos também trazemos uma marca em conosco? Quem sabe que marca é essa? Ela está conosco desde quando nascemos nossos pais nos trazem aqui na igreja para sermos marcados pelo Espírito Santo, quem sabe?

Isso, crianças é o Batismo. Quando somos bem pequenos ainda, nem sabemos falar e andar, nossos pais fazem esse compromisso por nós, juntos com nossos padrinhos, que é a marca do batismo.

Dessa forma, deste pequeno, somos parte da grande família de Deus e deveremos sempre buscar honrar essa família, amando-a e respeitando-a, da melhor forma possível.

Então crianças, nós temos a verdadeira marca do cristão que é o batismo. Com alegria de sermos batizados pela presença do Espírito Santo vamos ficar em pé e, com alegria, cantar pra iniciar a nossa celebração.

Ato penitencial – (Lâminas de um rio. Dar a imprensão de que ele corre, mexendo a lâmina no retro, puxando para cima e para baixo. Ao correr, ir jogando lixo e mais lixo, que são papéis picados, impedindo que ele corra. Outra lâmina irá refazer o caminho, descendo-o de uma montanha e ir refazendo as curvas pelo caminho. Colocar umas mosquinhas, representadas por papeis desenhadas em lâminas, quando ele estiver parado).

Sabem de uma coisa, crianças!? Batismo é como um olho d’água. Olho d’água é uma nascente de águas puras e cristalinas que nasce em algum lugar e através dele surge o rio.

Nós somos assim, uma nascente de água viva que nos é colocado destes pequenos ao sermos batizados.

Deus quer que a gente a conserve sempre pura, mas como já sabem, à medida, que ela vai descendo pela nossa vida, parece que vamos perdendo o controle, pois vamos colocando em nossa água da vida muita sujeira, muito pecado, muita contaminação.

A nossa água pura do batismo vai ficando encardida de tanto pecado. E, à medida, que esse rio da vida corre, os obstáculos vão crescendo, em pouco tempo, se deixarmos... a nossa água pára de vez. Chega até a feder, isso mesmo, cheirar mal, o pecador cheira mal para Deus e para os irmãos. Vocês desejam viver uma vida assim ? Ter dentro de vocês uma água parada, sem movimento em Deus?

Claro que não, não é crianças?! O que a gente quer é uma água pura, como a de quando fomos batizados. E é, por isso, que iremos limpar toda essa nossa vida de pecado, com nosso pedido de perdão, pedindo a Deus que tire de nós todo o pecado que nos impede de correr como um rio. E vamos todos pedir perdão cantando.

Leitura

Deus não faz distinção de pessoas, ao contrário, a todos oferece a possibilidade de viver e anunciar seu amor e sua bondade. Iremos ouvir tudo isso, crianças, na nossa leitura de hoje. Vamos ficar bem atentos e fazer também silêncio.

Aclamação

Agora crianças, nós ouviremos no evangelho de hoje que João Batista preparou o caminho do Senhor, dizendo a todos que" viria o dia em que o filho do homem batizaria; não com água, mas com o Espírito Santo de Deus”. E finalmente esse dia chegou, o filho de Deus veio até o profeta para ser por ele batizado.

Em pé, com muita alegria, vamos cantar saudando o nosso Jesus.

Preces

1. Pela Santa Igreja de Deus, que nos gerou nas águas do Batismo, para que seja sempre a mais fiel testemunha de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, rezemos.

2. Por todos os que foram batizados na infância, para que redescubram, com alegria, o significado de seu batismo como dom do amor de Deus, rezemos ao Senhor.

3. Pelos pais que batizarão seus filhos este ano, para que estejam conscientes da responsabilidade que assumem, e, com o auxílio de Deus e da comunidade, seus filhos possam crescer na fé, na esperança e no amor, rezemos, ao Senhor.

4. Por todos nós, aqui presentes, para que vivamos de acordo com os princípios que professamos no batismo, inaugurando em nossa vida essa marca que nos torna mais irmãos, rezemos.

Ofertório

Nada mais bonito que oferecermos ao Senhor o ritual do nosso batismo. Os símbolos sagrados desse nosso compromisso de ser um cristão, membro da grande família do Senhor. Marcados pela fé e pelo amor do nosso grande Pai do céu. Por isso nossas ofertas vêm dos sinais que nos marcam no batismo.

Trazemos até o altar à vela, esta luz que representa a presença divina do Espírito Santo de Deus em nossa vida e que nos faz ser membros efetivos dessa família e compromissados com todos os nossos irmãos.

Oferecer à água que nos lava de todo mal, que nos purifica de todas as impurezas do nosso ser e que nos torna um cristão limpo diante de Deus e dos irmãos.

Oferecer o óleo que nos unge com Espírito Santo, que nos protege, nos ilumina nos mantêm vivos e animados na presença de Deus.

Oferecer a veste branca, significando a pureza, pureza essa que devemos procurar preservar por toda a nossa vida, buscando-a na nossa humildade e nossa simplicidade.

Oferecer nossos padrinhos, nossas madrinhas, eles que desempenham uma importante missão nesse rito do Batismo, tem como papel nos orientar na vida cristã. Que eles sejam na terra sinais que nos levem ao céu.

Por fim oferecemos a vida, nossa vida, representada por essa criança. Que ainda não pode definir seu papel de cristão, mas já possui a marca da família de Deus.

Que tudo o Senhor aceite, junto ao pão e ao vinho em sinal de nosso amor pelo batismo, pela marca original feita de amor em nós. Amém.

Comunhão - Na eucaristia, Jesus nos oferece a possibilidade de comungar de seu corpo e sangue e assim fortalecer nossa vida e nosso compromisso como batizados e batizadas. Vamos ao seu encontro com alegria, cantando.

Ação de graças

Agora crianças, nossa celebração está quase no fim, mas antes que ela termine é momento de agradecer. Agradecer ao Senhor por tantas manifestações maravilhosas que Ele realiza em nossa vida.
Vamos rezar juntos uma pequena oração? Eu digo e vocês repetem, está bem?!

Obrigado Senhor/ Porque através do batismo, / nos destes a marca do amor. /

Porque nos destes a alegria/ de pertencer à sua santa família/

nos fazermos membros/ importantes na sua vida.
Conceda-nos a graça de tudo realizar/ para merecer a sua confiança e o seu amor. /
Ajude-nos a seguir seus exemplos/
E como batizados/ também sermos pequenos profetas/
Amém

História do evangelho

“Icha,” essa história aconteceu faz um tempão, mas parece que foi ontem mesmo.
Existiu uma época em que todos os bichos do mundo foram chamados para uma reunião com o grande mestre leão.

Compareceram a onça, o leopardo, o elefante, a girafa, os pássaros e peixes. As galinhas também foram , os porcos e tudo mais que andava , voava, rasteja e nadava nesse mundo.

O senhor Leão, que era o grande mestre da bicharada, foi logo dizendo –.

_Ruammmmmmmmmmmm Meus bichos, a partir de hoje, iremos construir uma grande arca, pois fiquei sabendo, por fonte seguras que irá acontecer uma grande inundação na nossa floresta. Acontece que a represa que fica no alto do morro está se rompendo e, se acontecer isso, seremos todos soterrados e “enchentados” pela água e pelo barro. Vai ser uma verdadeira tsunami.

Jesus!!! A bicharada era só gritaria. Era a dona avestruz dando desmaio , era seu peru acudindo, era cavalo relinchando , era porco roncando , era gato miando, e a bicharada toda dando um chilique. O barulho era tanto que eu até fiquei com medo da represa se romper antes da hora. Mas foi nesse momento que o leão mostrou porque ele é o grande mestre

Leão – Ruammmm que isso, minha gente!!! Não é o fim do mundo, temos uma saída. Precisamos nos unir para construir essa grande arca, pois, quando a represa se romper , estaremos salvos até a água baixar e tudo voltar ao seu lugar.

Coruja – Mas como faremos isso? Temos pouco tempo? Muito tempo? Quanto tempo? Acho que esse negocio de arca não é a melhor solução

Coelho – Isso mesmo! Quem sabe se a gente não foge, todo mundo, sai em correria e será cada um por si...

Tartaruga – Deixa de ser egoísta, coelho! Você fala assim porque tem pernas longas e pode correr com muita rapidez, mas e eu? Não pensou em mim? Eu não corro mal dou conta de arrastar minha casa nas costas...

Ovelha Eu não acho certo não, a gente ficar aqui discutindo, quando já se tem uma solução. Acho que a gente deve ajudar o leão em sua idéia.

A bicharada começou uma guerra.... Uma gritaria de bicho louco e naquele momento todo mundo tinha um palpite. Contudo, decisão, ninguém tinha não.

O leão para acabar com a confusão deu um grande urro novamente e falou pra todo mundo

Leão _RUAMMMMMMMMMMMMMM... Vocês não são obrigados a me seguir, mas quem quiser se salvar pensando também em ajudar aqueles que não podem correr e fugir ajude-me a arca construir.

Muitos bichos começaram a duvidar. Alguns diziam que era tudo mentira, que nada iria acabar, era só fingimento do leão pra fazê-los trabalhar. Outros já diziam que era melhor fugir se, de fato, acontecesse o que o Leão falou e as coisas começassem a piorar, caso contrário, não sairiam do lugar.

Mas outros outros acreditaram no rei leão e queriam saber como fazer pra poder ajudar.

Leão – Vejo que meu povo está dividido, cada um quer fazer ao seu modo, mas vocês estão comigo, por isso, para aqueles que me seguem e escutam minha palavra uma marca eu vou deixar. Vamos até a cachoeira nos lavar, nos batizar na água da bondade e da coragem e, depois, vou dar a vocês este colar. ele é a marca que carregarão por ter ajudado a salvar toda essa nação e se salvarem também da grande turbulência . Vocês serão conhecidos pela marca que carregam, e ela abrirá as portas da arca para sua salvação. Quem quer participar dessa ação?

Naquele momento alguns bichos saíram, não acreditaram que a marca poderiam salvá-los algum dia. A preguiça e a covardia impediram que fizessem algo por eles e pelos outros também e foram embora, contudo muitos ficaram e foram marcados pelo leão como seus discípulos.

O bonito nisso tudo era que muitos bichos trouxeram seus pequenos filhotes para serem marcados pelo rei leão mostrando a ele amor e obediência.

A partir daquele dia , vocês nem imaginam , era bicho carregando paus, bicho trazendo cipós, bicho puxando com os dentes os mantimentos para abastecer a grande arca. A bicharada estava mesmo animada. Trabalhavam felizes, porque sabiam da importância daquela arca pra cada um deles. Ela seria a salvação. No entanto, tinha bicho rindo a valer da bicharada trabalhando.

Elefante – Quanta besteira! Parecem loucos tentando se salvar. Isso tudo é bobagem, vamos nos divertir, vamos curtir a vida, pois que salvação é essa? Vocês vão morrer de trabalhar, enquanto, nós, os sem marcas, estamos aqui vivendo numa boa.

E outros tanto bichos que não quiseram fazer parte da construção ficavam de fora, tentando desestimular os que estavam trabalhando. Bem que os que estavam trabalhando viviam chamando os outros para participar da grande obra, mas que nada, eles queriam só aproveitar a vida da maneira deles, sem pensar no amanhã.

Em pouco tempo a arca ficou pronta, os marcados pelo mestre Leão estavam felizes, pela boa obra que praticaram a arca agora seria o refúgio daqueles que acreditaram nele.

Quando estavam comemorando o final da obra, ouviu-se um grande estrondo. Como se algo estivesse caindo sobre a terra...

Meu Deus!!! A represa havia se rompido e logo... logo, Inundaria toda a floresta e, com certeza, mataria todos os bichos.

O mestre leão mandou a girafa tocar o trombeta chamando os bichos para a arca. Uma grande fila se formou , era bicho de todo lado. Bicho que não trabalhou querendo entrar na arca para salvar-se do terror. Bicho que vivia se se encostando aos outros querendo vida boa e os bichos marcados pelo mestre.

Mas acreditem, lá estava o Leão para separar os marcados para entrar na arca sem grandes confusões. Cada um que tinha a marca entrava, esse era o combinado desde sempre. Então era fácil , trabalhou , honrou e tinha A MARCA era pra ser esperto e entrar rápido. Aqueles que não trabalharam para a arca, não quiseram ser marcados, esses ficaram de fora, esperando o seu fim.

E a água chegou, a arca balançou, se levantou com a força das águas e os bichos se reunirão para agradecer ao mestre a salvação, tanto deles quanto de suas famílias.

Por dias permaneceram juntos e puderam celebrar a grande festa que é a vida. Logo as águas baixaram e eles puderam povoar novamente a floresta da salvação.

Queridas crianças, vamos entender melhor o que essa história tem a ver com o evangelho.
O mestre, representado pelo Leão, é Jesus. Jesus nos chama a viver no batismo como filhos de Deus e a trabalhar na evangelização para que todos conheçam a Deus que é Pai. Deus é a grande arca da salvação, é o céu, o paraíso.

Os bichos marcados são os batizados que aceitaram o chamado de Deus. Portanto, crianças, cada um de nós aqui tem a marca do cristão e devemos trabalhar para que o reino de Deus aconteça entre nós, sendo verdadeiros, sinceros, amáveis para com Deus e para com os irmãos.

Um comentário:

Unknown disse...

Meu nome é Elizângela,eu moro em Pouso Alegre,Minas Gerais. Eu tenho acompanhado as histórinhas de vocês e tenho aproveitado nas missas que sou responsável. Eu amei essa histórinha do Leão e vou contar na missa do dia 10/01/10. muito obrigada!!!Quando puder me mandem email com histórinhas eu amo contar histórinhas na missa. Eu também já criei diversas histórinhas.Quando vocês quiserem trocar experiências .... Eu vou gostar muito. Meu email é : elissantosmonteiro@yahoo.com.br