quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Missa Completa para crianças: Epifania do Senhor

Acolhida - Boa noite queridas crianças. Boa noite a todos os presentes.

Hoje celebramos com muita alegria a festa dos Reis Magos, ou seja, a festa da Epifania. Epifania significa manifestação. Ela aconteceu, quando os reis magos apresentaram Jesus ao mundo tornando-o universal, o mesmo que, de todos os povos.

Mas vamos conhecer um pouco mais sobre esses reis!? Quem sabe o nome deles?

Esse é o Gaspar, esse é o Belchior e esse é o Baltazar. Eles vieram do Oriente para visitar Jesus e trouxeram pra Ele três presentes. Quem sabe que presentes eram?

Ah, sim!!! Ouro que significava realeza, Incenso representa divindade e a mirra que era um perfume (que eles usavam quando as pessoas partiam dessa pra uma melhor e também para festejar).

Sabe qual era a missão desses reis?

Eles saíram cada um de seu reino porque foram preparados a vida toda para esse grande momento e seguiram a estrela guia que os iluminava e mostrava o caminho para que pudessem prestar sua homenagem ao verdadeiro Rei, que era Jesus e que tinha acabado de nascer e, com isso, eles seriam os primeiros a falar de Jesus aos outros. Por isso, a beleza dessa manifestação, reis de diferentes lugares foram convidados a conhecer o salvador e a contar para todos sobre esse nascimento em Belém.

E hoje, crianças, somos nós os convidados a falar de Jesus por todos os cantos. Somos nós, os reis magos atuais, que devemos anunciar Jesus, falar de Jesus, na nossa casa, na escola, com nossos amigos, na igreja... Revelar nosso amor a Ele e deixar que a epifania aconteça todo dia.

Então com muita alegria, vamos iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial – (Cenas de cada ato que não estamos praticando, ou ir escrevendo em um quadro detalhes do que estamos falando: o título “Estamos sendo luz...” ir escrevendo: velhos, vizinhos, pais etc.).

Como vocês já ouviram minhas queridas crianças, hoje nós somos chamados a ser luz para todos. A levar aos nossos irmãos a certeza de que estão no caminho certo e mostrá-los a grande manifestação de amor de nosso Deus.

Contudo, se este o momento é para refletirmos, vamos pensar se realmente estamos sendo luz para os outros.

Quantas vezes nós somos luz na vida dos doentes, visitando-os, saindo de nossas casas, ajudando-os a enfrentar a dor, auxiliando-nos na sua doença?

Será que temos sido luz na vida dos nossos velhinhos? Como é que você cuida de sua avó, de seu avô, das pessoas idosas que moram perto de vocês. E as que estão no asilo? Lembra-se de todos? Tem levado a esperança até eles?

Como será que eu tenho sido luz na vida de meus pais? Sou obediente? Sou bom filho? Amoroso? Tenho respeitado meus pais? Meus irmãos? A minha família?

E a minha vida religiosa? Será que ela tem sido luz para mim? Tenho ido à catequese com a mesma alegria que vou a um passeio? Venho à missa com boa vontade, ou será que é só por obrigação? Como tenho rezado? Rezo só por mim, ou me lembro de tantas pessoas que precisam de nossas orações?

Será que realmente tenho sido luz como Jesus quer que eu seja?

Será que os reis magos não me ensinaram nada? Tenho vagado sem destino, sem encontrar o Cristo que deseja nascer em mim todos os dias?

Senhor, pelas muitas vezes em que o temos decepcionado porque não somos a luz que espera de nós, pois estamos contaminados pelo pecado, pedimos perdão cantando.

Leitura - O profeta Isaías anuncia a manifestação da glória de Deus a todos os povos. A luz do Senhor atrai para si todas as nações. Vamos ouvir essa bonita leitura com muita atenção?

Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

Aclamação
Do oriente surgiram à figura dos três reis magos, tinham como missão anunciar ato dos os povos que ali, em Belém, nascerá o salvador de todos os nós. Com alegria e todos em pé vamos saudar o evangelho cantando.

Evangelho –

Preces
- Senhor, abençoai todos os bispos, presbíteros e diáconos e todos os anunciadores da Boa Nova para que sejam luz a iluminar o vosso povo. Nós vos pedimos.

- Senhor, fazei com que a estrela da fé que guiou os Magos brilhe hoje no caminho de todas as pessoas que aceitam Jesus como a verdadeira luz da vida. Nós vos pedimos.

- Senhor, olhai por aqueles que ainda não contemplaram a luz da fé, para que, seguindo a estrela de Belém, possam vir adorar o Salvador. Nós vos pedimos.

- Senhor, olhai com carinho por cada criança que aqui se encontra , para que seguindo a luz dos seus ensinamentos, possam refletir em nossa comunidade todo testemunho de amor e caridade aprendidos , nós te pedimos .

Ofertório – (Quatro crianças vestidas de estrelas. Cada uma deve carregar um número formando 2009).

“Vimos sua estrela no oriente e assim vimos adorar o rei da gente”.

Cada um de nós hoje, crianças, é uma estrela... É uma luz que ilumina a presença de Deus no mundo. Todos nós somos chamados a nos manifestar diante de todos os homens a grandeza de nosso Deus.

Que neste ano novo possamos ter mais de 2009 oportunidades de sermos melhores, de fazermos com que os outros reconheçam em nós a nossa luz em Cristo.

Que esta oferta de luz nos convoque a termos mais do que uma chance de nos colocarmos em ação diante de nossa missão.

Que essa estrela que conduz nossa oferta, leve até o nosso Deus nosso compromisso de por mais de duas mil e nove vezes nos manifestarmos diante de Dele e dos homens a grandeza de suas obras.

Que por mais de duas mil e nove vezes, possamos nos alimentar de caridade, de fraternidade, de solidariedade para com todos e distribuí-las como fizeram os reis magos com a manifestação de Jesus ao mundo.

Que por mais de duas mil e nove vezes, possamos ser mais justos, mais cheios de fé, mais voltados para os irmãos, firmes na oração e na proclamação da boa nova a todos os povos.

E que por mais de duas mil e nove vezes, possamos dizer que amamos nosso Deus, que amamos nossos irmãos, pois Deus quer que sejamos homens e mulheres novos neste novo ano de 2009. Munimos-nos então de alegria, saúde, paz para realmente vivermos 2009 novas emoções com nosso Deus neste ano que surge agora.

Que junto ao pão e ao vinho, sejamos realmente mais luz para os outros, mais manifestação de amor para com aqueles que nos rodeiam. Vamos completar nosso ofertório cantando com alegria.

Comunhão – Jesus, salvador do mundo, nós cremos em vós e queremos tb celebrar a epifania comunicando o mundo o seu poder, o seu amor, as suas palavras. Por isso, hoje estamos aqui, como crianças que queremos aprender pra um dia tb sair pelo mundo a anunciar. Com alegria vamos iniciar nosso anúncio cantando.

Ação de graças – Crianças, como vimos os três Reis Magos não vieram deixar presentes somente para o Menino- Deus, não. Eles deixaram presentes para toda a humanidade... presentes de humildade, reconhecimento pela presença do Cristo, generosidade, simplicidade, compromisso... e o mais importante, eles caminharam em direção ao Deus Menino.

Que neste ano novo, que está surgindo de mansinho possamos também caminhar em direção ao Menino - Deus, de mãos dadas, unidos numa corrente fraterna, onde o amor será o nosso maior guia.

Tem uma música que também é um convite a se viver bem, a querer apenas ser feliz e estar em paz com todos. Convido a todos para cantar conosco essa bonita música, vivendo cada parte dela como se fosse uma receita para o ano novo.

(Eu quero apenas olhar os campos – Roberto Carlos)

Epifania
Técnica: Dramatização ou lâminas
Personagens: 3 reis magos – Estrela – Herodes - Soldados

Era uma vez 3 reis amigos. Eles eram astrólogos, ou seja, eles estudavam as estrelas. Eis que uma, mais brilhante que as outras, surgiu no meio deles. Eles ficaram admirados. Já tinham visto muitas estrelas no alto, mas no meio deles. Ah! Isso nunca!

Então, Belchior, um dos reis, pôs-se a examinar a bela estrela, mas, foi quando Gaspar captou a mensagem que ela trazia e Baltazar decifrou o que ela dizia.

A estrela estava radiante, pois anunciava aos reis, que o Salvador. O Salvador havia nascido... Ah! E foi aquela confusão! Eles nem deixaram que a estrela acabasse de lhes falar sobre a grande notícia e foram ajeitar as malas, os camelos, os presentes e as roupas e eram tantos preparativos aqui e ali que se esqueceram de perguntar onde foi que o Salvador havia nascido. Agora era tarde, pois a estrela fora embora. E começaram a procurar no mapa, no céu, nas pistas da luz das estrelas, para verem se achavam o caminho. Foi quando Baltazar se lembrou que o Rei Herodes deveria saber, já que tudo ele sabia, tudo podia.

E lá foram eles, montados em seus belos camelos, atravessando as areias quentes do deserto rumo ao Oriente, pois era onde eles viram primeiro a tal estrela e era onde Herodes morava.

Herodes era um rei muito poderoso e muito mal, vivia cercado de soldados e um monte de puxa-sacos. Era severo e maquiavélico, tinha horror em pensar que alguém pudesse tomar seu lugar de rei e daria a vida do povo, do seu reino, se assim precisasse, para manter o trono.

Nisso, a notícia da chegada dos 3 reis Magos à cidade de Jerusalém causou um rebuliço.

O rei Herodes queria saber o que aqueles 3 reis magos estariam fazendo em sua cidade e como era safado, mandou chamá-los até seu castelo.

Os reis então, perguntaram ao Rei Herodes onde estava o Rei dos Judeus que havia acabado de nascer.

Herodes deu um ataque de fúria! Rei? Que rei era esse? De onde ele teria surgido? Será que iria tomar seu trono? Ah! Não! Meu trono, não – dizia ele enfurecido!

Os reis, sem perceberem a fúria de Herodes, queriam porque queriam saber do paradeiro do menino santo, pois eles vieram adorá-lo e não mais sairiam dali sem antes conhecê-lo.

Quanto ódio... Quanta raiva sentia o rei Herodes.( Parece até o coração dos homens quando não aceitam Jesus, o Salvador na vida deles. É só revolta!

Então, Herodes convocou uma reunião e chamou seus assessores para descobrirem o lugar exato onde nasceria esse tal rei. Depois de muito estudo, eles disseram que o menino nasceria em Belém, na Judéia, pois assim estava escrito pelos profetas.

Herodes não queria nem saber... Queria matar, destruir, acabar com o menino Jesus. (assim como o encardido quer que a gente faça com Jesus hoje em dia.).

Entretanto, se fazendo de bonzinho, chamou os reis magos e pediu que eles lhe contassem onde fora mesmo o local em que aparecera a estrela. Os reis mostraram e Herodes num golpe de esperteza contou a eles que seria então em Belém. Pediu que voltassem e contassem a ele o local certo para que também pudesse adorar e presentear o menino Jesus.

Mas, vocês sabem, não é crianças? Isso era golpe dele somente para prejudicar o Deus menino, porque a intenção dele era de matar o pobrezinho! Alegres da vida, lá se foram Gaspar, Belchior e Baltazar, mesmo sem um rumo certo, mas certos de encontrar Jesus.

Herodes, enlouquecido de ódio, chamou seu soldado e mandou que ele seguisse os reis e assim que achasse o menino que ele o matasse, sem dó e nem piedade.

E Herodes ria... ria...porque o mal havia contaminado o seu coração e ele tinha certeza que seu golpe de maldade daria certo e que o menino certamente não sobreviveria.

Enquanto isso eis que surge na frente dos reis magos, a estrela guia... tão linda e radiante, chamando-os para conduzi-los até Jesus...

Foi quando os reis perceberam que estavam sendo seguidos e, com certeza, não seria nada bom. E logo notaram que o soldado era da parte de Herodes e viram que ele queria matá-los e, com certeza, a Jesus Menino também.

A estrela apontou o caminho para os reis e disse-lhes para seguirem-na, pois daria um jeito naquele soldado. E os reis se colocaram a caminho, rumo a Belém, fugindo depressa, fugindo do mal.

A estrela então duelou com o mal, porque jamais a luz de Deus se apagará, quando se encontrar com as trevas. E o brilho da estrela era tão grande e tão forte e intenso que cegou o soldado que se perdeu nas areias escaldantes do deserto.

Enquanto isso, os reis avançavam em direção a Belém e, novamente, surgia radiante diante deles a estrela. Ao verem a estrela, eles sentiram uma alegria muito grande, pois sabiam que ela representava a luz de Deus que os estavam guiando...

Foi, quando, de repente a estrela parou...

Parou diante de um estábulo... numa lapinha bem pobre e simples. Lá tinha um boi, um burro, alguns pastores, um homem chamado José... Uma mulher chamada Maria e, bem no centro de tudo, havia o menino salvador, Jesus Cristo, Nosso Senhor!

Ah, Crianças! Foi à noite mais linda desse mundo! Aqueles reis adorando a Jesus de Belém, de Nazaré, da Galiléia. Ali, naquele momento, era Deus apresentando Jesus aos Povos de toda a Terra, a sua manifestação de amor apresentando Jesus a nós, crianças! Esse Jesus - Menino que os reis estão adorando, é o mesmo Jesus Menino que pede para ser amado, querido e reconhecido por nós a cada dia. Os reis deixaram os seus presentes e foram embora levando a imagem mais linda de suas vidas e nós, crianças, nós não fomos embora... estamos aqui para adorar Jesus...eternamente!

É isso que Deus quer de nós.

Epifania é a festa de Deus-Conosco... ontem ...hoje...sempre!

Nenhum comentário: