quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Missa completa para crianças: Preparai os caminhos do Senhor (2º Domingo do Advento)

Acolhida – (A comentarista e uma outra pessoa vestida de estrela )

Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Hoje, de uma maneira muito especial, vamos receber uma visita. Vejam só quem vem ai...

Comentarista – Boa noite, dona Estrela.

Estrela – Boa noite, queridas crianças. Muito brilho e luz para vocês.

Comentarista – Dona Estrela, a senhora pediu para vir até aqui, na missa das crianças, para dar um recadinho para elas, não foi mesmo?

Estrela – Sabe o que, minha filha, o natal está chegando e lá no céu este ano, eu e minhas irmãs estrelas, estamos querendo fazer uma grande festa pra Jesus menino. Só que, nós astros celestes , estamos sem criatividade sabe , andamos sem muito brilho, então eu pensei:

__Aquelas crianças que eu vejo lá de cima, na missa de domingo, são bem inteligentes e saberão ajudar-me a preparar uma festa maravilhosa para descer com Jesus lá do céu na noite do natal, como o grande presente que Deus envia ao mundo todos os anos.

Marcela – Mas, a Senhora veio no lugar certo, tenho certeza que as crianças irão ajudá-la a fazer um natal diferente que agradará ao Menino Jesus.

Dona estrela - Posso então receber a ajuda de vocês? Deixa-me perguntar aqui, para esse menino, o que eu devo fazer neste Natal para que Jesus fique ainda mais feliz. ( perguntar a outros também )

Dona estrela – Que beleza, crianças, tenho certeza que João Batista, aquele grande profeta, que tem como missão anunciar a todos sobre a chegada de Deus menino, que grita sem parar no deserto para que estejamos preparados para a vinda Dele. Que tem como principal função preparar o caminho para Jesus ficará muito feliz , quando souber que todos nós, também estamos nos preparando para esse grande acontecimento

Comentarista - E quando Ele chegar, Dona Estrela, devemos estar bem preparados para recebermos o Jesus menino, dando-lhe como presente: alegria, paz, solidariedade porque são coisas que brilham e que fazem brilhar nosso coração também.

Estrela – Gostei demais de estar aqui entre vocês. Contudo, crianças, tenho que ir, a noite está chegando e tenho que conversar com minhas irmãs sobre a linda festa que iremos preparar para Jesus Menino, graças às idéias que vocês me derão aqui na missa. Beijos iluminados.

Comentarista – Com alegria, todos em pé, vamos iniciar nossa celebração cantando.

Ato penitencial – (desenhar um coração que tenha dentro dele uma casinha com todos os aspectos citados no texto. Jogue papel picado, sobre ele, se estiver em lâmina, dando-lhe imprensão de sujeira e, depois, faça uma pequena vassourinha de papel e remova a sujeira do coração)

Vocês ouviram a pouco que a Estrela guia quer fazer uma grande festa lá no céu com a chegada do Menino Jesus, não é mesmo?

Que tal se a gente também não faz uma festa no nosso coração para recebe-lo também , vocês topam?

Vamos então entrar na nossa casinha coração e colocar nela toda a alegria do natal.

Vamos ver lá no retro. Virgem Maria!! Que coração mais sujo! Como poderemos receber Jesus tão pequenininho neste coração tão sujo? Não tem lugar nem pra colocar seu bercinho de tanta sujeira.

Olhem crianças? Tem teias de pecado por todo lado.

Vejam só a barata da desobediência andando por lá.

Têm também as pulgas da maldade que saltam sem parar. Tem pó de desigualdade e fofoca por todo canto. Tem ódio escondido debaixo do tapete e... Nossa ! Nas paredes do coração estão à mentira, brigando com a violência e xingando palavrões de todos os tipos.

Conta pra mim, crianças, tem jeito de Jesus tão santo, tão puro, vir morar num lugar desses?

O que vocês acham que devemos fazer com esse coração sujo?

Ah, então vamos promover a limpeza no nosso coração. Vamos banir todo pecado da nossa vida!

Vamos fazer isso, pedindo perdão a Deus para que Ele, com sua vassoura do perdão, venham e limpem nosso coração, para que limpinho, livre de todo mal, possamos receber Jesus menino. Vamos fazer isso, cantando?

PRIMEIRA LEITURA – Hoje acenderemos mais uma vela na esperança do Natal que estar por vir. Mais uma vela que nos acende a alegria do Menino Deus que já escutamos seu coraçãozinho batendo forte vindo ao nosso encontro. Vamos recebê-la, juntamente com a palavra de Deus que nos salva e nos apresenta a vida nova cantando.

Aclamação - Crianças hoje, no evangelho, o profeta João Batista grita no deserto. Sabem o que ele diz?

_ Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.

Ele estava anunciando a vinda de Jesus, Por isso, para Aquele que virá saudemos cantando com alegria o canto de aclamação.

Preces

1. Por nossa Santa Igreja, para que seja no mundo um sinal visível do nosso Deus que é cheio de bondade e misericórdia, rezemos.

2. Para que jamais nos entreguemos ao desânimo, mas confiemos sempre que, com a graça de Deus e o nosso empenho perseverante, é possível construir um mundo cada dia mais justo e fraterno, reze.

3. Por nossos irmãos e irmãs que se encontram doentes, sozinhos ou passam por dificuldades em suas vidas, a fim de que encontre, na fé em Jesus Cristo e no apoio da comunidade, consolação e esperança reze.

4. Para que a nossa alegria pela vinda do Senhor nos impulsione para a missão em nossa cidade e a uma ação solidária em favor do nosso próximo, rezemos.

5- Pelas nossas crianças, para que sempre mantenham acesas em seus corações a chama do Espírito Santo renovador e possam exercitar a caridade em todos os momentos de suas vidas , rezemos

Ofertório – ( Caixas de presentes )
Olhem só que alegria !!! O natal está chegando e, como vocês sabem, crianças, natal é tempo de dar presente... tempo também de receber presentes . Por isso, vamos hoje oferecer ao Senhor os muitos presentes que estamos reservando para Ele durante todo o ano . Presentes que encherão de alegria a mesa do altar.

Trazemos um presente colorido de nosso trabalho, de nossas ações, do que realizamos durante todo esse período.

Trazemos a esperança em forma de presente, esperança na vinda do Menino Deus que encherá todos nós de amor.

Trazemos presentes de alegria, onde vem estampado o nosso sorriso pela presença de amor que abriga em nossos corações.

Trazemos presentes de caridade, de fraternidade, de solidariedade para com nossos irmãos neste natal , sabendo que mais que presentes eles precisam de nossa presença , de nossas palavras de nosso afeto.

Trazemos presentes ornamentados de compromisso de sermos mais justos , mas comprometidos com a causa humana .

Trazemos presentes recheados de amor, carregados de felicidade, embalados de carinho para nosso Deus.

Trazemos junto do nosso último presente, o pão e o vinho, na certeza de que todos estes presentes serão entregues e como sabemos quão o senhor é bom , nos dará novamente o grande presente que é Jesus .

Vamos todos cantar anunciando com alegria a chegada de natal.

Comunhão - Toda vez que participamos da comunhão temos o compromisso de amar e de servir com generosidade a todos os que precisarem da nossa ajuda. Esse é o motivo de nossa alegria e a de Jesus também. Com alegria vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – (Oração deve ser escrita na Lâmina)

A missa está quase terminando.. e temos mais uma missão para a semana que começa . Nessa semana vamos rezar para os desabrigados e sofridos de Santa Catarina. Vamos elevar nossas orações para ajudar aqueles nossos irmãos que estão sofrendo tanto, que precisam de nossa ajuda espiritual para se reerguerem. Então, durante a semana vamos rezar bastante, está certo? È o nosso presente para Jesus menino.

Agora, na nossa ação de graças ,vamos rezar para que neste natal , nós e nossas famílias possam, de fato, celebrar com alegria e amor a vinda do menino salvador .

Vocês irão ler a parte escrita em MAIUSCULO, enquanto eu leio a escrita de preto.

Se tens amigos, busca-os! O NATAL é ENCONTRO!

Se tens inimigos, reconcilia-te! O NATAL é PAZ!

Se tens pecado, arrependa-se! O NATAL é PERDÃO!

Se tens soberba, enterre-a ! O NATAL é HUMILDADE!

Se tens trevas, acende o teu farol! O NATAL é LUZ!

Se tens tristeza, reaviva a tua alegria! O NATAL é ALEGRIA !

Se estás no erro, reflete! O NATAL é VERDADE!

Se tens ódio, esquece-o! O NATAL é AMOR.

Natal é presença viva do amor .. é a vinda de nosso senhor . amém


- O peixinho luz

Técnica: Transparências apresentadas no retro projetor.

Era uma vez um mar...

Um mar escuro, muito escuro. As criaturas que lá viviam pouco enxergavam, pois onde não existe luz, o seres têm dificuldade de enxergar, sabiam?

Tudo lá naquele marzão era tão triste, tão escura, tão feio e assustador.

Os bichinhos mal se conheciam e quando isso acontecia, era sempre motivo de muitas brigas e desavenças. Cada um queria defender o seu espaço. Ninguém sabia o que era repartir alguinhas, um cantinho qualquer para outro peixinho necessitado. Ajudar os outros? Nequinhas! Viviam cada qual no seu cantinho, egoístas que eram ( acho que é, por isso, que viviam no escuro).

O Rei dos Mares, o Senhor das águas, olhou aquele mar tão triste, tão dividido e teve pena, pois ele amava cada uma daquelas criaturas que habitavam o Mar Negro. Ele então pensou e chegou a conclusão que aqueles bichinhos precisavam de luz, de uma luz forte, muito forte, que mudasse a vida deles, que trouxesse a eles uma esperança, uma vida nova. E começou a trabalhar nessa idéia. Eh! Iria mandar ao mundo o seu Filho tão amado. Ele sim, traria luz definitiva para aquele marzão.

Mas, era preciso preparar bem seu Filho, pois sabia que muitos perigos o mar oferecia e, foi aí, que Ele resolvera mandar antes de seu Filho, o peixinho Luz.

O peixinho Luz era especial, era o mensageiro do Senhor das Águas. Sua missão? Ah! Sim! – Preparar o caminho para quando viesse ao mundo das águas, o Filho amado do Senhor. E o peixinho animado e feliz com sua missão disse ao Senhor:

_Glub,Glub...Pode deixar, Senhor! Eu prepararei os caminhos para quando o seu Filho chegar. Vou endireitar suas estradas e levar luz ao mar. Minha luz será pequena diante da que virá, mas eu chamarei todos a me seguir e vou prepará-los para o Senhor.

E lá se foi o peixinho Luz “pro marzão negro”.

Finalmente...Catapum! O peixinho Luz chega ao Mar Negro. Nossa! Como ele se assusta! É tudo assustador naquele escuro. Era uma feiura sem fim...uma tristeza sem fim. Mas, o peixinho Luz era corajoso e não se esquecia de sua missão. Com a ajuda do Senhor das Águas, ele brilhou...brilhou muito, um brilho que encheu de luz a sua volta.

Os moradores do mar se aterrorizaram e perguntavam entre si:

Lula: - De onde vem essa luz tão forte que chega até a nos cegar?

Polvo: - Quem é o intruso que ousa vir nos incomodar?

Estrela do mar: - Tanto brilho...tanta luz...tanta beleza!

Peixe: - Vejam! O mar está lindo assim cheio de luz. Quem será esse ilustre visitante?

E o peixinho começou a sua missão e chamava os moradores pra ouví-lo e seguir sua luz. Falava bonito e mostrava a todos que era preciso mudança, conversão. Que aquela vidinha triste e sem graça teria que mudar, pois, em breve, muito em breve, eles receberiam uma luz definitiva...que iria mudar a vida de todos que a aceitassem...Ela traria esperança...vida nova para aquele marzão, e que sua luz diante Daquela que viria, não era nada! Ela, sim! Seria uma luz eterna e quem a seguisse não morreria jamais.

Gente, foi uma confusão! A bicharada ficou toda alarmada, não sabia o que fazer.

Alguns pensaram...pensaram... e decidiram:

Todos: - Vamos atrás dessa luz!

E se colocaram ao lado do peixinho Luz. Confiaram em suas palavras e agora estavam dispostos a segui-lo e a ajudá-lo em sua missão. Afinal de contas, aquela luz do peixinho já havia tocado o coraçãozinho de alguns deles. Agora eles estavam dispostos a tudo mudar.

Mas nem todos haviam se decidido ainda. Eles conversavam assim:

Polvo: - Eu não vou! ( dizia o polvo ) Como posso seguir esse peixinho Luz? Melhor é ficar aqui, no escuro, é feio, mas é seguro.

Lula:- Mudar...eu? De jeito nenhum – dizia a Lula.

Peixe: - Pois eu vou! Aquela Luz, aquele brilho, aquele chamado! Eu tenho que segui-lo. Alguma coisa aqui dentro mudou – falou com brilho nos olhos o peixinho colorido.

Peixe espada:- Eu também irei. A vida no mar depois da vinda do peixe Luz mudou. Imaginem quando a Luz que ele nos prometeu chegar? Tudo será lindo, limpo, claro e cheio de vida – dizia em alto e bom tom, o peixe-espada.

E o peixinho Luz cumpria a sua missão. Chamava por onde passava os moradores do mar, a viverem a alegria da Luz, da Luz que estava para chegar.

E o marzão começou a mudar. Muitos e muitos peixinhos preferiram ficar com a Luz e aprenderam a se amar, a serem solidários e fraternos e estavam prontos a seguir a Nova Luz anunciada pelo peixinho.

Dizem que no Marzão Negro que antes era todo escuro e triste, tudo estava mudado, já exista luz e alegria e todos aguardavam a vinda gloriosa da Grande Luz.

Dizem também que lá no marzão ainda existem muitos bichos que vivem no escuro, se recusando a seguir a luz, não acreditando nas verdades do peixinho...não se convertendo, não se abrindo à mudança e, por isso, vivendo tristes e escondidos, com seus corações fechados, trancados pelo egoísmo.

E vocês, crianças, também são como esses peixinhos, no grande mar que é a vida?

Aliás, vocês estão com o Peixinho Luz, que é o mensageiro do Senhor João Batista ?

Ou estão no escuro, não acreditando que a Grande Luz, que é Jesus, possa encher de vida nova a vida de vocês?

Nenhum comentário: