quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Missa completa para crianças: Vinde e Vede (18/01/09)

Acolhida – boa noite, queridas crianças
Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
Sei que vocês se interessam muito por animais, não é mesmo? Então, irão me contar sobre a vida de alguns deles. Será que vocês saberão me responder onde alguns deles moram? Então vamos ao teste:

- Onde será que moram os morcegos? (cavernas)
- Onde será que moram os pássaros? (ninhos, nas árvores).
- Onde será que moram os ratos? (bueiros, nos cantos da casa).
- E o tatu? Onde é que ele mora? (no buraco)
- Onde será que moram os gatinhos? (casas com as pessoas ou no mato)
- E Jesus? Onde será que Ele morava depois que ficou adulto?(aqui, ali, acolá)...
- E os seguidores de Jesus, as pessoas que deveriam anunciar o evangelho, onde eles moravam?(viviam juntos a Jesus, depois cada um seguiu levando suas palavras e sua mensagem a outros povos).

E se eu disser para vocês que Jesus hoje nos chama a sair do conforto de nossas casas e ir pelo mundo propagar a sua palavra... Vocês teriam coragem de deixar tudo e seguir Jesus?

É uma missão muito difícil para todos nós que, muitas vezes, temos dificuldades de deixar as nossas casas somente para vir aqui na missa e esperar 1 hora (e que seja, de fato, uma hora só para ouvir Jesus, porque quando a missa termina mais tarde um pouco sempre encontramos alguns que reclamam). Imaginem se fosse pra gente se dedicar mais um tempinho para ouvir e falar, seguindo tudo aquilo que Jesus nos propõe? Será que aceitaríamos essa proposta ?

Mas, Jesus confia em cada um de nós para realizar essa missão e nos convida a sermos seus discípulos na evangelização aonde quer que estejamos.

Por isso, vamos todos ficar em pé e cantar com alegria para iniciarmos nossa celebração.

Ato penitencial: ( Lâminas das cenas )

Hoje vamos parar um pouquinho e ficar pensando nas coisas em que a gente mais reclama na vida. O que será que mais aflige nossa vida e nos deixa infeliz?

Ah.. Já sei!!

A gente reclama de não ter a casa dos sonhos... De não ter os brinquedos mais bonitos e mais caros, as bonecas mais lindas e falantes...

Reclamamos de não ter roupas de marcas, ou sem marcas mesmo... Enquanto nossos guarda-roupas nem fecham .. Reclamamos também do emprego que temos.. Do patrão que temos... Do carro que ainda não é o que queremos... A nossa vida parece uma eterna reclamação.. Uma eterna insatisfação. Agora, crianças, vamos analisar comigo:

Jesus nasceu num estábulo. Era dele? Não, era emprestado.

Jesus montou num burrico. Era dele? Não, era emprestado.

Jesus multiplicou os pães e peixes num cesto. Era dele? Tudo emprestado

Jesus usou vários lugares para evangelizar. Era dele ? Não, era tudo emprestado.

Jesus promoveu um milagre num barco. O barco era dele? Barco Emprestado

Jesus foi sepultado em um túmulo. Era dele?Não, foi emprestado.

Só uma coisa era de Jesus. Sabem o que era? A cruz. Só a cruz era dele ... E ele nunca amaldiçoou a sua cruz na condição de nada ter, nunca murmurou e jamais blasfemou contra ela... E a gente tem tanta reclamação e tantas dúvidas quando Ele vem e nos diz: _Sigam-me

É, muito ainda precisamos aprender com Jesus, não é mesmo?

E Ele só nos pede que para alcancemos o caminho do céu... que a gente ouça as suas palavras e siga os seus exemplos.

Por isso, crianças, vamos pedir perdão ao pai.. Pelas muitas insatisfações nossas, pelas nossas reclamações... Nossa falta de humildade para aceitar o que é nosso e, pelas vezes, que ouvimos Jesus a nos chamar, mas não somos capazes de segui-lo. Vamos pedir perdão cantando.

Leitura – Agora todos bem sentadinhos porque chegou o momento de ouvirmos nossa leitura.
Hoje ela nos falará do chamado de Samuel. Deus o fez o grande chamado e ele, mesmo com dificuldades em entender, ouviu e seguiu o Senhor. Vamos fazer silêncio para ouvir.

Aclamação – Ouviremos agora no nosso evangelho que os discípulos de João Batista seguem a Jesus e permanecem com ele. Mas antes, vamos cantar com alegria o canto de alegria de nossa aclamação.

Preces da comunidade
- Senhor, iluminai a vossa Igreja, comunidade de discípulos missionários de Cristo, para que continue sempre fiel ao projeto do Pai, anunciando a todos a Boa Nova. Nós vos pedimos.

- Senhor, acompanhai todas as pessoas que em nossas comunidades e na sociedade se colocam a serviço do vosso Reino, doando seu tempo aos mais necessitados. Nós vos pedimos.

- Senhor, dai-nos sabedoria para acolher com alegria o Evangelho de Jesus Cristo e segui-Lo, anunciando a todos a paz, a justiça e a fraternidade. Nós vos pedimos.

- Senhor, toque nos coração de nossas crianças o seu chamado, inflamando-as na fé e de desejo de serem anunciadoras de seu reino. Nos vos pedimos

Ofertório –( réplica de papelão da igreja , sementes, crianças com flores , catequistas e freiras com terços e bíblias , um coração )

Hoje nosso evangelho nos coloca uma missão: sermos seguidores de Jesus...

Ser como Pedro, a pedra fundamental de nossa igreja..

Sermos como discípulos que deixaram suas casas para anunciar a Boa Nova de Jesus cristo.

Os discípulos deram ao nosso Deus uma prova de seu amor.. Deram à vida, as palavras, os pés, tudo que podiam pra anunciar o amor e o perdão.

Hoje, imitamos também a Pedro, daremos um pouco de nós ao nosso Deus quando aqui trazemos a réplica de nossa igreja, sinal de nosso amor, respeito pela palavra que aqui se professa... Conquista do povo católico pra celebrar a Boa Nova.

Trazemos também as nossas ações que vem em forma de sementes, as quais estão espalhadas pelo nosso caminho, anunciando seu reino e abrindo as portas do mesmo a nós e aos irmãos.

Trazemos nossas crianças pequeninas que freqüentam a casa de Deus, fazendo crescer a cada dia seu rebanho, que ouvem suas palavras e são multiplicadoras delas em nosso meio.

Trazemos a experiência na formação de nossos jovens, crianças que são pessoas tão queridas em nossa comunidade (catequistas, irmãs, pessoas idosas, ministros da eucaristia) que falam do reino de Deus, que professam sua fé, que levam Jesus aos outros, que não tem medo de segui-lo.

E, por fim, Senhor, trazemos nosso coração, sua morada eterna. Que junto ao pão e ao vinho, vivendo dentro de cada um de nós, o Senhor possa ter a certeza de que aceitamos seu convite e estamos a caminho do seu reino, levando também tantos irmãos nossos que na caminhada encontrar. Vamos então fazer festa em nosso ofertório, cantando.

Comunhão – Jesus vive nos chama a viver com Ele, em comunhão... de idéias.. de palavras e de ações. Agora Ele nos convida a sentarmos em sua mesa e, como irmãos, comemorar com alegria a festa da reconciliação.

Vamos todos ao seu encontro, cantando com muita alegria!

Ação de graças:

Vamos nos lembrar do que falamos durante a missa? Ah, hoje recebemos de Jesus um convite. Quem se lembra que convite foi esse?

É.. Jesus nos chamou para segui-lo, para deixarmos tudo e caminhar com Ele... E sabe qual é o prêmio para quem segui-lo?O prêmio para isso, é o céu.

Mas vocês devem estar se perguntando...

Mas eu sou tão pequenino... Como é que poderei seguir a Jesus?

A gente não precisa abandonar pai e mãe, não crianças. Precisamos é aprender tudo que pudermos sobre Jesus, nos prepararmos bem na catequese para que quando nos tornamos adultos, possamos falar Dele aqui na missa, lá na catequese, nos grupos de oração... na nossa família ... por todos os lugares por onde andarmos. Assim estaremos seguindo a Jesus, entenderam ?

Vamos então cantar uma musiquinha pedindo a Jesus que fique sempre conosco?

Passa por aqui, Senhor.
Fica sempre em mim, senhor.
Eu me entrego a ti, Senhor...

Joquinha: A Morada de Deus

Técnica: Biombo com fantoche do Joquinha e os demais personagens feitos em papelão revestidos com papel colorido-A linguagem é coloquial. A voz da criança deve ser uma voz inocente e frágil .

Personagens: Joquinha – Árvore – Montanha – Foguete – Estrela – Pé da Cama – Voz da mãe- Voz de Deus

Mãe: - Joquinha, desliga a televisão. Vai dormir e não se esqueça de rezar e escovar os dentes.

Joquinha: - Tá bem, mãe. Já vou. (barulho de alguém escovando os dentes)

(boceja) Que sono! Caminha quentinha! Oba! Que belezinha!

Mãe: - Já rezou, Joquinha?

Joquinha: - Mãe, mal cheguei ao quarto. Não deu tempo.
É, hoje eu vou caprichar na minha oração porque eu tenho um pedido pra fazer a Ele. Vou começar. “Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome”... Onde será que mora Deus, hein? Na oração falou que é nesse céu .. hummmmmmmm

Pé da cama: - Ei, boboca, quem te disse que Deus está no céu?

Joquinha: - Uma cama mal assombrada? Socorro... Help!

Pé da cama: - Cala a boca, Joquinha, senão você vai acordar todo mundo! Sou eu, a sua cama.

Joquinha: - Por isso mesmo .Uai, é você mesmo? Mas eu nunca ouvi falar que pé de cama falasse? Ora essa!

Pé da cama: - Falar, não fala! Mas abriram uma exceção. Joquinha, eu ouvi você falando que precisava muito falar com Deus porque tem um pedido pra fazer pra Ele.

Joquinha: - É sim! Você sabe Pé da cama, onde é que Deus mora? Eu preciso tanto falar com Ele.

Pé da cama: - Saber, eu não sei, mas eu sei de uma coisa que pode saber!

Joquinha: - É mesmo? E que coisa é essa?

Pé da cama: - É aquela árvore que você vê lá longe da sua janela. Dizem que ela sabe onde mora Deus. Tem gente que diz até que o Próprio mora lá.

Joquinha: - Beleza, Pé da cama! Vou até lá, amigão! Eu tenho um pedido pra fazer pra Ele. Minha mãe me disse que se eu pedir com muita fé e se eu for insistente, Deus me ouvirá e atenderá meu pedido. Até mais tarde, amigão. (Canta música do Chapeuzinho Vermelho)

E no alto da árvore...

Joquinha: - Ufa! Estou cansado! Vou sentar um pouco e esperar Deus chegar. Parece que Deus está atrasado. Eu não estou vendo Ele em lugar nenhum.

Árvore: - Ou, dá pra tirar esse traseiro do meu nariz?

Joquinha: - Uai? Uma árvore falante?

Árvore: - E o quê que tem. Você nunca viu não, é? Novidade por quê?

Joquinha: - Eu já vi pé da cama que fala, mas árvore... não vi ainda não, senhora!

Árvore: - E o quê que você veio fazer aqui, menino?

Joquinha: - Eu vim conversar com Deus. Dona Árvore, a senhora viu Ele por aqui?

Árvore: - E você acha que Deus iria morar numa arvorezinha chinfrim como eu?

Joquinha: - Por que não, dona Árvore? Deus é muito humilde. Ele moraria aqui sim. A senhora até que é engraçadinha. Verdinha, galhuda .. toda bonitona mesmo

Árvore: - Olha, por você ser assim tão bonzinho, agradável , do tipo boa gente , eu vou te contar onde Deus mora.

Joquinha: - É mesmo? E onde é que é?

Árvore: - Eu ouvi falar que ele mora lá na mais alta montanha do mundo.

Joquinha: - Nossa, mas Ele mora longe da gente, hein? Mas eu preciso ir lá, pois eu tenho um pedido pra Ele e minha mãe diz que se a gente insistir muito Ele escuta. E eu quero falar pessoalmente com Deus. Tchau, dona Árvore!

Joquinha: Eu vou subir até a montanha mais alta. Eu vou subir. Conversar com meu Deus e descobrir o tanto que ele gosta de mim. (Música do Roberto Carlos – A montanha)

Finalmente a montanha...

Joquinha: - Estou um caco. Estou parecendo às pernas do Ronaldinho no último jogo, bambinhas...bambinhas... gordinhas “quiném” umas batatinhas

Montanha: - Quem se atreve a me incomodar na minha hora de sono?

Joquinha: - Uai? Uma montanha falante? e que ainda dorme ?As coisas estão modernas demais , gente .

Montanha: - E o quê que tem menino? Você nunca ouviu montanha falar?

Joquinha: - Eu não! Eu já vi pé da cama falar...árvore, mas montanha? Nunca vi não!

Montanha: - O que te traz aqui menino?

Joquinha: - Dona Montanha, me disseram que Deus mora aqui, então eu vim falar com Ele. Você chama Ele pra mim? Eu sou pequenino, não estou vendo Ele não!

Montanha: - Ah, menino! Eu não sei de nada disso não. Eu vivo mais dormindo que acordada.

Joquinha: - Ah, que pena! Eu precisava tanto falar com Ele.

Montanha: Falar o quê, menino?

Joquinha: - É que eu tenho um pedido pra fazer pra Ele e a minha mãe disse que se eu insistir e pedir com fé, Ele ouvirá. A senhora não viu ele não?

Montanha: - Eu não vi não, mas o foguetinho está indo lá pra cima. Quem sabe ele sabe?
E montado no foguete...

Joquinha:- Vou pegar carona no foguetinho. Lá vou eu. Foguetinho você me leva até Deus?

Foguete: - Aonde você quer ir, menino?

Joquinha: - Eu quero falar com Deus, seu Foguete! O senhor sabe onde Ele mora?

Foguete: - Saber... saber...eu não sei, não!

Joquinha: - Puxa vida! É tão difícil achar onde Deus mora!

Foguete: - Mas, eu sei de uma pessoa que brilha que sabe.

Joquinha: - É mesmo, foguetinho? E quem é?

Foguetinho: - Vou te levar até ela! Se segure!

Mais tarde na ponta de uma estrela...

Estrela: - E aí, Joquinha? O quê é que você tanto procura?

Joquinha: - Dona Estrela, eu procuro por Deus e dizem que a senhora sabe onde Ele mora, diz até que Ele mora aqui, com a senhora. Tá difícil demais de achar a casa dele , sô

Estrela: - Mas é claro que sim!

Joquinha: - Então quer dizer que Deus mora aqui nas estrelas?

Estrela: - Nas estrelas... no foguete...na montanha...na árvore...no pé da cama e principalmente em você. Deus mora em toda parte.

Joquinha: Comigo não, dona Estrela, a senhora está enganada, pois eu não vejo Ele, senão eu já tinha conversado com Ele. Também na oração que Ele nos ensinou, Ele disse que estava no céu.

Estrela: - Mas o céu Joquinha é o seu coração. Deus mora no seu coração. Ele está sempre com você. Ele nunca nos abandona.

Joquinha: - Mas, por que é que Ele deixou que eu o procurasse tanto?

Estrela: - Para que você entendesse que Ele está presente em todas as coisas desse universo... No irmão...no pão partilhado...no perdão que devemos dar pra quem nos ofende, nos magoa, não é isso que Ele nos ensinou no Pai Nosso? E você tem um pedido pra fazer pra Ele, não tem?

Joquinha: - Ah! Eu tenho sim! Minha mãe falou que se eu insistisse muito e pedisse com fé Ele ouviria. Será que ele me ouvirá?

Estrela: - Mas é claro, Joquinha! Tudo o que você pedir a Deus, Ele te dará. Se isso for bom pra você. Você vê... Se o seu pai e sua mãe escutam o seus pedidos e atendem...muito mais Deus que é seu Pai do Céu te ouvirá e atenderá!

Joquinha: - Então eu posso falar com Ele no coração, porque Ele mora aqui. Descobri , dona Estrela que a casa de Deus é dentro de nós . Por isso tenho q ir de volta pra casa, Beijos Dona estrela, a senhora foi maravilhosa... Lá vou eu... Tchau foguetinho...tchau Montanha...tchau dona Árvore...

E chegando ao quarto...

Joquinha: - Ei, Pé da cama! Eu estou de volta! Descobri que Deus mora em toda parte. Finalmente, agora eu vou falar com Ele. Vou rezar e fazer o meu pedido:

_Papai do Céu, obrigado por me fazer entender que Tu moras em todas as partes, em todas as pessoas e principalmente comigo. E o meu pedido é esse: “Eu te peço por todas as crianças para que possamos ter sempre um coração cheio de bondade e de amor, mesmo se crescermos. Um coração que reza e que te ame de verdade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém! Boa noite , Papai do céu ...

Deus: - Boa Noite, Joquinha!

Nenhum comentário: