sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Missa completa para crianças: Assunção de Maria ao céu

Acolhida -(Pode-se fazer uma bonita procissão , com crianças dançandoe levando flores para Maria)

Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Hoje celebramos um dia muito especial em nossa celebração. Celebramos o dia da Assunção de Nossa Senhoraao céu .

Mas vamos entender melhor o que é assunção!?

Maria, mãe de Jesus, ao dizer o seu sim a Deus , desde o primeiro momento já foipreparando seu lugarzinho no céu . A cada dia, a cada momento em que se dedicava aos planos de Deus em sua vida, mais perto do céu ela ficava. Até que um dia, terminada sua missão aqui na terra, Deus a chamou a viver no céu com Ele. Mas vocês acham que ela foi enterrada, depois que morreu?

Que nada!Os anjos vieram buscar a nossa mãezinha querida, Deus havia preparado um lugar especial para ela. Por isso, ela foi subindo, subindo com os anjos até chegar ao céu . Isso é assunção... subida de Nossa Senhora aos céus .

E vocês acham que estava terminada assim sua missão? Qual nada! Ela agora assumiu uma nova missão, passou a ser nossa advogada, é ela quem intercede por nós, que pede por mim , por você , por ele , por todos nós a Deus.

E é, sobre todos nós, que ela continua mandando seu amor , sua bênção , sua intercessão . Então, com muita alegria , vamos cantar saudando este dia em homenagem a Maria .

Ato penitencial – ( Vários balões com plaquinhas)

Se temosque nos espelhar em alguém para conseguirmos chegar ao céu, essa pessoa especial é Maria . Sua simplicidade, sua dedicação, seu amor , elevou -a cada dia mais próxima a Deus e mais perto do céu .
Então, nesse momento de pedirmos perdão a Deus por tantos erros nossos, vamos aprender com Maria o que devemos deixar subir a cada dia e o que não devemos deixar subir até Deus de forma nenhuma .

Aqui vocês estão vendo muitos balões. O destino dos balões, todo mundo sabe que é subir, é ir ao céu . Então, crianças, devemos deixar subir somente o que é bom e devemos tirar de nossa vida , estourando, tudo que for ruim .

Vamos então observar cada balão

Esse aqui tem uma plaquinha escrita , vamos ver o que diz :Amor .Será que podemos deixar subir o amor? Isso , amor é coisa boa para nosso Deus .

Esse aqui está escrito egoísmo .E o egoísmo?Pode subir ? O que é ruim então devemos estourar da nossa vida, tirar dela, não é mesmo? (estourar o balão )

Esse balão é da bondade

Esse aqui é das brigas que provocamos nos nossos irmãos, nos colegas , nos amigos... Será queele pode subir ?

Esse aqui representa os desobedientes ...

Esse aqui é um balão da alegria

Esse aqui são de todos os nosso erros , erros que nos afastam de nosso Deus e não nos fazem semelhantes ao de nossa mãezinha Maria .

Muito bem, crianças, vocês souberam tirar o que é ruim e deixar somente o que é bom para nosso Deus . Por isso, vamos pedir perdão por todos os nossos erros que chegam ao céu e ofendem tanto o nosso paizinho . Vamos aproveitar também e pedir ao Eleque nos ajude a não mais cometermos esse mal e a prepararmos nosso caminho para o céutodos os dias .

Vamos pedir perdão cantando.

Leitura – Sabem, crianças, aquele momento em nos sentamos no colo da mamãe e ela nos conta uma história bem bonita? Pois é, agora nossa mãezinha querida quer que ouçamos uma história bonita, igual aquelas que ela contava pra Jesus. Por isso, vamos ouvi-la com bastante atenção e bem caladinhos .

Aclamação – Maria, crianças, é a bem aventurada porque soube acolher em sua vida o Salvador da humanidade, Jesus.

Por ela, o filho de Deus veio habitar no nosso meio e nos ensinar que devemos nos querer bem e viver como irmãos.Em pé , com muita alegria , vamos cantar para ouvirmos com mais fé , nosso evangelho.

Evangelho -

Preces
Senhor, por intercessão da Virgem Maria, ouvi-nos!

1. POR todos os Ministros da Igreja, para que tenham serenidade em suas decisões e sejam ardorosos em seus trabalhos pelo Reino, rezemos.

2. PARA que Deus conceda misericórdia aos pecadores e os conduza nos caminhos da conversão e da salvação, rezemos.

3. POR todos os sofredores, principalmente aqueles que estão à margem da sociedade e de nossa convivência, para que por nossa caridade tenham conforto humano e espiritual, rezemos.

4. PELAS crianças e adolescentes que vivem abandonados e sem rumo, para que abramos nosso coração e os acolhamos em nosso meio e em nossas famílias, rezemos.

5. POR aqueles que assumiram a Vida Religiosa, para que vivendo sua consagração, sejam generosos, acolhedores e tenham palavras e gestos de solidariedade e de paz, principalmente com os pobres e excluídos, rezemos

Ofertório (Lâmina com Nossa Senhora puxandovários corações, neles se devem escrever o que as crianças irão ditar , depois ir levantando a lâmina para dar a sensação de que estão sendo puxados para o céu)

Como vocês acabaram de ouvir, Deus nos oferece tudo que Ele tem de bom .Nos deu Maria , nos deu Jesus , nos deu os santos e nos deu seu amor .Se Deus nos oferecetanta coisa boa paranós , aqui na terra, é momento de começarmos a retribuir , não é mesmo ?

Então este é o momento certo, é momento deabrirmos nossocoração e colocarmos diante do Senhor as nossas ofertas .

Aqui, nesta lâmina, estão muitos coraçõezinhos esperando parareceber as ofertas de cada um de vocês...Corações que representam os nossos corações e dentro deles vamos escreveras nossas ofertas.
Esses corações irão subir como a nossa mãezinha hoje subiu , enfeitando o céu de nosso Deus com tanta alegria transformada em ofertas que iremos agora oferecer . Então crianças o que podemos oferecer ao nosso Deus? (Depois que falarem ir anotando na lâmina )

Junto ao pão e ao vinho, vamos oferecer tudo isso que colocamos hoje de forma especial para que subam para nosso Pai do Céu, pedindo também a Ele que transforme tudo isso, em um lugarzinho especial perto de Maria e ao seu lado, para cada um de nós. Vamos cantar com muita alegrianosso canto do ofertório.

Comunhão – Agora, crianças, vamos dirigir para o altar, onde receberemos nosso amigo e senhor Jesus na hóstia consagrada. Este alimento espiritual anima e fortalece a nossa vida. Vamos cantar então com muita alegria.

Ação de graças –

Precisamos nos relembrar bem o que hoje aprendemos :

Hoje vimos que Deus tinha uma enorme preocupaçãoem encontrar uma solução para omundo , então o que Ele fez ?Eu imagino que Ele pensativo, lá no céu ,recebeu a visita do anjinho Gabriel quevendo a tristeza de Deus resolveu ajudá-lo . Deus lhe disse da idéia que teve emmandar pra terra um filho , um filho que pudesse levar até todos os povos a salvação , mas queprecisaria encontrar uma mulher com todas as qualidade que o mundo estava precisando .

O anjinho, então, pediu a Deus que ele pudesse criar tal mulher . Vamos imaginar , crianças, que ela foi criada com doçura no falar,ternura no olhar, dotada de toda capacidade de amar intensamente, carregadinha de alegria e completamente formada na fée na aceitação .. assim deveria ser a mãe do filho de Deus e assim .

Depois de muito trabalhar na grande obra , ela ficou pronta , cresceu , ficou mocinha e anjinho reconheceu sua obra divina .Então ,crianças, Deusnomeou-a de a escolhida, a mãe do Senhor . Ela cumpriu bem sua missão, foi amor, ternura e acolhimento.

Um dia, Deus teve saudade dela e ela teve saudade do céu . Nesse dia, ela deixou a terra , morreu como todos nós , mas vocêsacham que Deus a deixou ? Não... Ele enviou anjos que entre nuvens e um vento leve e brincalhão que alevou do chão para océu então .É essa subida que hoje celebramos.Nossa senhora, a escolhida, foi elevada aos céus pelo seu grande papel de mãe, de amor e aceitação.

Cantar – Nossa Senhora ( Roberto Carlos)

Teatrinho: Anunciação
Técnica – Encenação
Personagens – Três anjos , Maria , voz de Deus , narrador , Isabel


Anjo 1-Puxa ...que mala pesada! Mas vai valer o sacrifício porque, finalmente hoje ,o mundo terá o maior de seus presentes :o anúncio da vinda do menino Jesus. É tenho que arrumar uma túnica bem chique, chiquérrima... tenho que estar lindo pra essa ocasião.

(mexe, revira, não concorda com nenhuma) (Entra os anjinhos tocando os sininhos)

Anjo 2 –Ei, seu anjo! O que o senhor está procurando assim tão desesperado?

Anjo 3 – Será que ganhou na mega sena e perdeu o bilhete?

Anjo 1 – Deixem de tolices! Hoje eu serei enviado a Terra para fazer o anúncio à jovem da galiléia.

Anjo 2 – Qual é o nome dela?

Anjo 3 – Ela é bonita?

Anjo 1 – Ah! Ela é linda, seu nome é Maria. Vejam, lá está ela! (binóculos)

Anjos 2 3 – Puxa, como ela é linda!

Anjo 2 – Leva a gente com você ,leva???

Anjo 3 – Leva eu, leva, tem dó, eu também sou filho de Deus, eu quero ir (chorar desesperado).

Anjo 1 –Está certo, está certo, eu levo. Mas vocês ficarão escondidinhos, aproveitando esse momento maravilhoso na vida de todos nós, anjos e seres humanos.

(Arrumam-se, batem as asas, ensaiam o vôo e voam.).

(Música – Chegada a terra.)

Anjo 1 – Isso tudo é lindo! Vejam só quantas crianças!

A 2 –Veja também, Gabriel! É ela... a jovem Maria!

A 1- então é chegada a hora. Deus quer nos dar a benção. Ajoelhem-se e escutemos o quePai tem a nos falar. (música)

Voz de Deus –Queridos anjos, é chegada a hora... eu enviarei o Meu Filho muito amado ao mundo, para que o mundo conheça a força domeu amor. Vá, Gabriel, leve contigo a boa nova a jovem por mim escolhida e tenha a minha benção.

Anjo 1 – Levantem-se, é chegada a hora. Aqui ,neste momento ,começa a história da salvação humana.

(Enquanto isso, Maria levanta da cadeira onde estava sentada, pega o terço, ajoelha-se e fica em oração. O Anjo chega de mansinho e faz a saudação).

Anjo 1 _Ave Maria! Cheia de graça. O Senhor é contigo.

Maria - (assustada diz) _ Quem é você?Será que estou sonhando?

Anjo 1 - Não tenha medo, Maria, porque foste a escolhida do Altíssimo Deus e eis a boa nova que irei anunciar:

Anjo 1 -Tu, Maria, foi à escolhida para ser a mãe do filho de Deus e seu nome será Jesus! Ele será o rei de todos os povos do mundo e seu reinado nunca se acabará.

Maria – Mas como isso poderá ser se não conheço homem algum?

A 1 – Não se preocupe, Maria. O Espírito Santo te envolverá e, por isso, de ti nascerá o filho de Deus. Também sua prima Isabel terá um filho, mesmo sendo velha e estéril porque para Deus nada é impossível.
Maria se encheu de alegria levantou-se, chegou perto do anjo, pegou-lhe a mão e respondeu:

Maria _Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo sua palavra.

(O anjo a abençoa... os anjinhos se unem a ele - música aumenta _ Ave –Maria)

Anjo 1 – Agora, amiguinhos, vamos acompanhar silenciosamente os caminhos de Maria, vamos acompanhar Nosso Senhor.

Maria então resolveu ir até a sua prima Isabel a fim de ajudá-la. Preparou a malinha e pôs-se a caminho. Pelo caminho, Maria ia agradecendo a Deus a graça com que ela havia sido presenteada. Os anjinhos iam à sua frente limpando as pedras que pudessem machucar ou impedir o caminho de Maria.

Quando chegou à casa de Isabel, ela veio correndo, abraçou a Maria e lhe disse:

Isabel _ Maria, bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Donde me vem a honra de vir a mim a mãe do Meu Senhor? Veja Maria, sinta a alegria de meu filhinho no meu ventre. Ele está fazendo festa pra Jesus Nosso Senhor. Bem aventurada és tu entre as mulheres.

(Maria olha o povo e diz)

Maria__ Minha alma glorifica ao senhor, meu espírito exulta em Deus meu salvador, porque escolheu a mim, uma pobre serva, para trazer ao mundo a salvação, derrubando assim os poderosos e exaltando os humildes.Com esse gesto acolheu a todos nós no seu amor. Louvado seja Nosso Senhor.
Maria ficou com Isabel durante três meses.

Um comentário:

clique documental disse...

Renata que post maravilhoso. Me ajudou muito. Usar o lúdico na Catequese é essencial.
Eu tenho dificuldade de ser mais dinamica, mas com a ajuda dos blogueioros isso vai mudar!

Abraço