terça-feira, 18 de agosto de 2009

Missa completa para crianças: A quem queres que sigamos? 23/08/09

Acolhida - (Lâminas)

Boa noite, queridas crianças. Boa Noite a todos aqui presentes. Sejam todos bem-vindos a esta celebração.

Olhem só, crianças, quem está lá no retro? Vocês conhecem aquela figura lá?

Ah... É um mágico, não é? E o que é que um mágico faz? Ele faz mágicas? Mas de que tipo? Vamos ver o que esse mágico Perlimpimpão sabe fazer?

Vejam só... Ele faz desaparecer um avião

Olhem... Ele fez sumir um elefante?

Que incrível... Ele fez aparecer um pombo de dentro de sua cartola...

Esse mágico é melhor do que o Coperfield...

Mas será crianças que as mágicas são verdadeiras? Será que elas existem mesmo?

Claro que não... Mágicas são ilusões... São truques que pessoas muito habilidosas fazem pra enganar as pessoas... Não tem nada de verdade...

Vocês não vão acreditar se eu contar... Sabiam que na época que Jesus fazia seus milagres, muitas pessoas acreditavam que ele seria o grande mágico do planeta e acabaria com tudo de ruim num passe de mágica? E sabem mais de uma coisa? Quando Jesus contou pra eles que não era mágico coisa nenhuma, que a única coisa que podia ser mágica seriam suas palavras quando fossem ouvidas pelo coração muitos de seus amigos o abandonaram!

Por que vocês acham que os amigos de Jesus abandonaram-no?

Sabem por quê? Porque eram interesseiros. Eles queriam um mágico, não queriam um mestre... Eles queriam magias, não queriam palavras de vida eterna..... Queriam o fácil... mas Jesus ensinou que era difícil... Daí muitos o abandonaram...

Será crianças que tem gente que abandona Jesus no primeiro problema? O que vocês acham?

Nós não fazemos isso porque aprendemos amá-lo. Aprendemos a fazer dele mestre, não mágico, não é mesmo? Então crianças pra iniciar nossa celebração, vamos todos ficar em pé e cantar com alegria para nosso Jesus.

Ato penitencial – (Lâminas)

Hoje, crianças, vamos refletir sobre o por quê de muita gente virar as costas para igreja... vocês sabem o que é isso? Virar as costas é deixar de vir aqui... É deixar de aprender as coisas que Jesus nos quer ensinar... e sabe por que isso acontece?

É que tem muitas pessoas interesseiras, pessoas que só querem o que é bom pra elas... se tudo está do jeito delas, então está ótimo, mas... se não estiver, ficam de mal, torcem a cara e vão embora...

Vocês ainda são pequenos e entendem pouco disso, mas acreditem crianças... Tem gente que quando Jesus fala firme no seu evangelho, fala para mudar de vida, fala pra ajudar mais os irmãos, fala da dificuldade de entrar no céu quando não se tem um bom coração... Elas fogem da igreja... Querem vida fácil... Desacreditam do que fala Jesus... e ainda impedem os outros de acreditar

Sabem por que, crianças? Porque são pessoas utilitaristas do tipo “se tem algum proveito pra mim, está tudo certo, senão vou buscar outra coisa, quem saber mudar de igreja, ou melhor, não ir em nenhuma mais? Perdi minha fé, acabou para mim.

Hoje vamos todos pedir perdão a Deus pelas, muitas vezes, em que somos tentados a nos tornar interesseiros, a não aceitar as palavras de Jesus, a sermos incrédulos diante de tudo que Ele nos coloca. Vamos fazer esse pedido cantando

Leitura – Hoje, crianças, sentadinhos como estão, ouviremos uma leitura que São Paulo escreveu ao Efésios e ele dizia do amor entre os casais, do comprometimento que deve existir entre aqueles que se amam, comparando também com o amor da nossa grande igreja. Vamos ouvir com bastante atenção?

Aclamação – Jesus, crianças, é o pão da vida... Não podemos ser indiferentes a este pão que traz consigo a vida eterna. Por isso devemos amar e respeitar o nosso Jesus e fazer dele símbolo de toda a nossa esperança e fé. Em pé com alegria vamos saudar suas palavras cantando.

Preces da comunidade.

Presidente - Ao Senhor, Deus de amor, confiantes, apresentemos nossos pedidos. A cada invocação digamos: OUVI-NOS, DEUS DE AMOR.

- Senhor, concedei ao Papa Bento XVI, nosso bispo diocesano e todo o clero, muita sabedoria para conduzir a Igreja em nosso tempo e em nossa história. Nós vos pedimos.

- Senhor, despertai em todos nós, cristãos leigos e leigas, a vocação que recebemos no batismo, para que possamos assumir a missão de discípulos missionários, no anúncio do Evangelho. Nós vos pedimos.

- Senhor, iluminai todos os batizados que ainda não assumiram sua vocação para os serviços e
ministérios de nossa Igreja e dai-lhes coragem para acolher o projeto de salvação que lhes é
oferecido. Nós vos pedimos.

(preces espontâneas)

Presidente - Rezemos juntos pelas vocações.
Lado 1 - Senhor da messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave
convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o
caminho e generosidade para seguir tua voz.

Lado 2 - Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.

Lado 1 - Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos
bispos, padres, diáconos, religiosos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas.

Lado 2 - Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da
messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo.

Todos - Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o Sim.
Amém.

Ofertório – (Palavras escritas em pequenos corações e colocam em um painel.)

Vocês ouviram o que os discípulos que amavam Jesus responderam a ele, quando ele perguntou se eles também o deixariam, não foi mesmo? Eles disseram...

_ A quem iremos, Senhor? Só o senhor tem palavras de vida eterna...

Hoje, queridas crianças, vamos oferecer todas as palavras que nos ajudam a também merecer o céu, a também sermos eternos em Deus... A também ter a certeza de andarmos com o Senhor que nos ajudará a levar mais e mais irmãos ao seu encontro

Oferecemos ao nosso Deus... Nosso amor... Nossa fé... Nossa oração... Nossas alegrias, também nossos problemas, nossas incertezas, nossas dúvidas... Nossas amizades... Nossos familiares... Nosso carinho... Nossa esperança... Nossas certezas... Nossa confiança...

Junto ao pão e ao vinho, na certeza de que todas as palavras sejam frutos da doçura que Deus plantou em nosso coração, vamos elevá-los juntamente com nosso canto de alegria. Vamos todos então cantar oferecendo tudo a Deus junto às nossas ofertas.

Comunhão – Jesus é o nosso pão da vida e sempre o buscaremos porque é Ele quem nos dá a força pra continuarmos fortes e vivos nesta caminhada. Vamos então ao seu encontro cantando.

Ação de graças –

História do bode
"Estava um camponês sofrendo com graves problemas em sua vida quando soube que um grande sábio se aproximava de seu país. Peregrinou por dias e dias até chegar em frente á tenda do sábio e, chegando lá, esperou por mais vários dias até conseguir uma audiência. Quando enfim se sentou em frente ao sábio, explicou a ele seu problema.

- Caro sábio, minha vida é um inferno! Moro num pequeno barraco com minha esposa, meus 6 filhos e minha sogra! As crianças gritam o dia todo, minha mulher vive em pé de guerra comigo, minha sogra é uma pessoa odiosa e tudo que temos para nos sustentar é uma pequena criação de bodes! Minha vida é uma droga! O que eu devo fazer, mestre?

O lendário mestre pensou, refletiu profundamente e respondeu:

- Coloca os bodes pra dentro de casa.

- Mas mestre, colocar os bodes na casa?!

- Faz o que eu digo. Põe os bodes pra dentro da casa.

E assim o homem fez. Uma semana depois ele retorna, sujo, cansado, maltrapilho, totalmente destruído.

- Mestre! Minha vida está uma desgraça! Os bodes fazem cocô pela casa toda, as crianças ficaram doentes, minha sogra está tentando me matar, minha mulher está ameaçando sair de casa! Tudo que era ruim piorou! Eu vivo num inferno! O que eu devo fazer mestre!

O mestre pensou. Refletiu. Meditou em contemplação durante quase vinte minutos. E então respondeu.
- Bota os bodes pra fora da casa."

Mensagem: Muitas vezes somos nós que complicamos os ensinamentos de Jesus, somos nós que modificamos sua estrutura e dificultamos sua experiência em nós mesmos... somos nós que colocamos o bode em nossa vida e achamos tudo difícil... Jesus não é complicado. Sua pedagogia é do amor, da simplicidade... vamos observar bem se não somos nós que estamos com o bode na nossa vida e achando que tudo que Deus nos coloca é duro demais... Experimente arrancar o bode e viva intensamente sua vida com Cristo.

Teatro – narrador –Madame – Político – Anjo –Bêbado – Maria

Pessoas que passam pela fila – Sarah, gigliola, outras duas figurantes

Hoje nossa pecinha irá nos falar de um homem muito bom e muito justo que andou aqui pela terra e deixou de herança um bilhete premiado. É isso mesmo, um bilhete premiado e sabe qual era o prêmio? Uma entrada para o Céu... Isso mesmo, crianças, uma entrada para o Céu, pra morar com Deus. Vejam só como era o bilhete! (mostrar um bilhete grande escrito Céu).

Por isso mesmo ele mandou um anjo trazer essa premiação aqui para a Terra. Só que para ganhar esse prêmio fabuloso, o maior prêmio do mundo, as pessoas teriam que passar por uma prova. Elas teriam que comer o pão que esse homem amassou... Ah, sim! Era esse o trato da premiação... Quem conseguisse engolir o pão, mesmo que duro... Esse mereceria o céu.

E logo a fila foi se formando. Era tanta gente que queria a facilidade de ir para o céu que a fila até dobrava. E tinha uma confusão danada na fila. Era gente querendo trapacear o outro o tempo todo, querendo dele o bilhete furtar.

Logo, o anjo saiu pra arrumar a fila e colocar ordem naquela bagunça.(o anjo dá uns gritos, sacode as asas, dá chilique, escandaliza e tudo fica bem).

Anjo – Agora sim. Que comece a andar a fila para comer do pão...

Bom crianças, como eu disse querer o céu todos queriam, mas será que queriam disputar a prova?

Madame – Então vamos começar logo esse prova porque eu quero acabar logo com isso, porque Deus está me esperando...O que é que eu tenho que fazer, hein, seu anjo?

Anjo – É simples, minha senhora.

Madame – Alto lá, seu anjo. Quem é senhora aqui? Eu só quase um botão ainda. Mal sai dos meus quinze anos. E o senhor me chamando de senhora? Que eu sei de senhora é só aquela maravilhosa que está no céu, ao qual eu irei encontrar.

Anjo – Então, sua moça, é só comer esse pão aqui?

Madame – Pão? Mas pão mesmo? Não é nem um bolo, nem um merengue de morangos não?Sorvete de calda com rum?

Anjo – Não. É pão mesmo.

Madame – Mas eu não to acostumada a comer pão. Ainda mais depois que eu fiz botox e preenchimento na boca eu quase não como nada, pois passa muito pouco devido o bico que ficou.

Anjo – Por favor, sua moça, queira comer o pão, ou dá licença da fila.

Madame – Tudo bem, seu anjo pra que a pressa, eu vou comer. O senhor tem certeza de que é pão puro? Não tem por acaso um geléia Aldeia nova importada da Argentina, ou um requeijão Poços de Caldas para descer melhor?

Anjo – Vai comer ou não?

Madame - Vou, né. Mas que pão mais duro. Que dureza de pão... Não tem jeito da gente molhar num antepasto de berinjela? É muito chique.

Anjo – Vai comer ou não?(gritando)

Madame – É o jeito né. Ah, seu anjo, tá difícil demais. A minha boquinha é muito chique, operada na minha vaidade, vai dar não. Eu prefiro morrer com a boca de bico de botox e não ir pro céu do que ter que comer esse pão e a boca ficar assim. Esse pão é duro demais.

Anjo – Então, minha filha, já vai tarde. Ta achando que entrar no céu é fácil é. Que isso; só quer moleza esse povo. O próximo...

Político – Agora é a minha vez, gente tá na hora de votar, mas antes de votar eu quero garantir o céu. O seu anjo, o quê que eu preciso fazer pra merecer ir pro céu, sô?

Anjo – Quase nada, seu doutor, pouca coisa. É só comer do pão que o grande homem aqui deixou.

Político – Mas isso é fácil demais, sô... E tu, sabes para o político aqui é tudo fácil uai. Pra quem tá acostumado a engolir sapos, lagartos, jacarés e ultimamente até crocodilos bigodudo igual eu. Pode mandar esse pão que esse prêmio tá no papo... Manda ai...

Anjo – Que bom. Será então que o bilhete premiado do grande homem que trouxe até aqui o céu pra gente sair pro Senhor? Então toma o pão e come.

Político – Mas que pão mais bonito, mais que pão mais legal. Minha gente, meu povo. Esse aqui é o pão que eu garanto. Se votarem em mim eu darei, o bilhete de graça para vocês, eu dou o pão e vocês me dão o dinheiro, preciso comprar mais algumas fazendas antes, empregar mais uma dúzia e meia de parentes e depois ainda chamar minha gente de falsa e mentirosa, que não é o povão, mas o povinho, que querem pedir minha cabeça...

Anjo – “Pêra ai”, seu político. Esse pão não é assim não. A gente tem que ser verdadeiro e comê-lo, só assim mereceremos o céu!

Político – Ah, comer esse pão!

Anjo – É.

Político – Então tá... Mas esse pão tá duro demais. Esse pão é difícil de descer. (ele engasga, fica segurando o pescoço como se fosse morrer. E sai amparado por outras pessoas)...

Anjo – Viu só. Tem gente que acha que ir para o céu é moleza e que com duas palavras convence, mas vamos lá minha gente. Que atrás vem-gente...

Bêbado – Eu bebo sim. Estou vivendo. Tem gente que num bebe está morrendo eu bebo sim. E ai, seu anjo. Tudo em cima? E onde é mesmo esse em cima?

Anjo – O senhor tem certeza que está na fila certa?

Bêbado – Uai! Num é aqui a fila pra ir pro céu? Se os outros vão. Porque é que eu não posso? Só por causa da danada da pinga... Eu sou excluído? Vou processar. Vou chamar o Dr delegado e vou mandar prender todo mundo aqui. Até ocê que tá me olhando assim de esgueiro... Vou pedir dano moral, material, social, integral, jovial, intelectual, musical e o que mais tiver...

Anjo - Alto lá, seu moço. Aqui nessa fila ninguém é excluído, antes pelo contrário. São todos chamados a ir para o céu... Basta só experimentar desse pão. Comer o pão da vida pra merecer o céu.

Bêbado - Uai? Pão? Que pão? Não é um cachaça da boa não?Brincadeira hein, seu anjo... Tá de palhaçada pra cima de mim... Eu achando que o céu era um paraíso da cachaça e o senhor querendo que eu coma pão? Num vai falar que o senhor aderiu a lei seca e agora também num bebe umas biritas?

Anjo – Que blasfêmia! Isso mesmo, pra merecer o céu terá que aprender a comer do pão do grande homem.

Bêbado. Eu como! Eu como só se for molhado na danada da pinga. Três litros de cachaça da boa e esse pão mergulhado. Ai eu como. Dá ou não dá?

Anjo – Vá chispando daqui, seu bêbado. Tá achando que o céu é coisa pra qualquer um, meu filho. Ir pro céu implica em renúncia, viu. Vai curar sua pinga depois você volta.

O próximo. E assim, por várias vezes ninguém conseguiu comer do pão. Achavam aquele pão duro demais. Difícil demais de ser ingerido.

Pobre anjo... Estava quase perdendo as esperanças, quando apareceu na fila à Dona Maria, mulher simples lá da vila, catequista, presidente da associação da melhor idade, mãe de muitos, matou a fome de tantos. Acostumada à vida dura...

Anjo – Oi, Dona Maria. Que bom que a senhora veio.

Dona Maria – Oi,seu anjo. Eu sei que eu não sou digna de comer desse pão, mas se eu puder pedir em uma só palavra será que o senhor me concederia? Tenho fome, tenho desejo de ir para o céu, sei que sou a mais simples das pessoas, mas preciso experimentar o pão da vida eterna na minha vida.

Anjo – Claro, Dona Maria. Este pão é o pão da vida e ele veio para saciar a fome de todos, mas terá que ter a coragem de provar desse pão, pois quem come desse pão terá a vida eterna.

Maria – Ah, seu anjo. Tem segredo comer esse pão não. Para mim ele não é duro, não é dificil.Tô comendo dele desde que nasci... Dei desde pão aos meus filhos, que tem dado aos seus netos e eu tenho repartido esse pão também com aqueles que tem fome dele por toda a minha vida. Portanto, comer esse pão é tudo que eu faço.

Anjo – Pois, Maria, aqui está o pão da vida...

Maria – Que pão mais gostoso, que pão mais bão. Pode ser duro para uns, pode ser mole para outros, pode ser o pão do jeito que você quiser. Só esse pão mata a fome do homem.

Anjo – Muito bem, Maria. Você conseguiu com sua humildade e amor comer desse pão. Aqui está o seu bilhete de entrada no céu...

Maria – Seu anjo, que alegria! Jamais pensei em ganhar o céu um dia!

Anjo Ah, Maria. O céu é para aqueles que acreditam... Vamos então celebrar a festa da alegria.

Viram só, crianças, as palavras de Jesus são duras quando não temos compromisso com ele, mas quando somos seus seguidores, estamos comendo deste pão desde o nosso batismo, garantindo assim nosso ingresso para o céu.

Nenhum comentário: