quarta-feira, 9 de julho de 2008

Missa completa para crianças: O Semeador

(Providenciar: um saquinho de terra, um tijolo, uma bucha de bombril, algumas britas, regador, água em um vidro, um recadinho e algumas sementes, podem ser: de feijão, milho, girassol, etc).
Acolhida – Meninas e meninos, hoje eu trouxe aqui umas sementes... Ganhei daquela senhora ali (apontar para todo lugar) que está sempre na missa. Ela me deu essa sacolinha também. Deixa-me ver o que tem dentro: tem terra, regador, vasinho vazio, água, brita, areia, bombril, tijolo... E um recado...Deixa-me ler...
Fulana, essas sementes são de flores raras e lindas, mas devem ser plantadas logo, senão podem morrer. Cuide bem delas e não deixe que nada atrapalhe seu crescimento.

E agora, crianças? Eu nunca plantei nada na minha vida, como é que eu vou fazer para cuidar dessa semente? E plantar então? Ajudem-me.
O que devo fazer? Será que coloco essa bucha de bombril aqui no vaso? Por que não?
Então eu coloco só brita? Não? Gente! Não falei que é difícil demais? Ainda bem que vocês estão me ajudando.
Coloco então o tijolo? Ainda não? Então o que devo fazer?
Ah devo colocar a terra boa, depois a semente e, depois a água. Devo fazer mais o que para que ela germine e fique forte e bonita?
Devo aguá-las, deixar que fique no sol, dar a ela carinho e assim ela crescerá, certo?
Pois é isso, crianças, que Jesus hoje vem nos falar através de suas histórias bonitas, as parábolas. Ele nos conta sobre a história de um semeador que jogava sua semente na terra e ela... Bom... Ela... Vou deixar essa parte da história para o padre contar, senão ele fica sem graça se eu o fizer. Mas de uma coisa vocês podem ter certeza, Jesus nos chama a ser um terreno fértil, onde Ele possa semear suas palavras de vida eterna. Em pé, com alegria, vamos cantar para nossa celebração iniciar.

Ato penitencial – (Desenhar quatro vasinhos e colorir. Colocá-los em uns pauzinhos e, à medida que eles irão falando, vão mexendo também para identificação das crianças. Numere-os. Faça vozes diferentes, caso não haja pessoas suficientes para fazê-las. _ Procure falar naturalmente para não ficar longo o ato)
Jesus sempre gostou de falar em forma de parábolas, que são pequenas histórias que Ele conta para que a gente entenda melhor seu ensinamento.
No evangelho de hoje, Ele nos contará uma das mais bonitas histórias, ela se chama o Semeador. Conta à história de um homem que saiu a espalhar suas sementes de vida eterna... Mas, em muitos vasinhos ele jogou sua semente, mas nem todas acolheram-nas.

Vasinho 1- Aí, quem está jogando essa semente em cima da minha terra? Quero nada na vida, não quero trabalhar, não quero sair do meu lugar pra fazer nada, estou tão acomodadinha. Esse negócio de semente só vem pra mexer com a gente e fazer a gente trabalhar. Quero serviço de jeito nenhum, pode tirar essa semente daqui.

Vasinho 2- Gente joga essa semente aqui! Quem sabe ela não é gostosa. Ando numa fome. Mas, espere! Essa semente é dura demais. É seca demais. Por que é que vocês não a trouxeram bem macia? Não quero isso, prefiro morrer de fome, a ter que me comprometer em aceitar algo duro... Difícil. Quero só as facilidades que o mundo me dá, nada de coisa que eu tenha que buscar.

Vasinho 3- Gente se é por falta de quem pegue essa semente traz ela pra cá , ora ! E não é que ela até é bem bonitinha? Que beleza que ela é. Nossa parece que ela gostou de mim, está querendo crescer, querendo me transformar em terra que produz.

O quê? Terra que produz? Quero não! Pode sair daqui sua semente. Quero ficar com minha terrinha linda, limpa, minha vaidade, minha ambição me impede de tê-la aqui comigo. Acho melhor você ir morar em outro vaso. Sou egoísta demais para aceitá-la. Se você vem comigo, terei sempre que andar com você. Isso eu não quero!

Vasinho 4- Pois eu aceito, venha semente do jeito que vier. Seja dura, seja mole, seja para inquietar, seja para desacomodar, eu aceito sua germinação. Estou preparada, pois sei que sua vida durará em mim eternamente.

É, criança, quantos de nós não somos iguais esses vasinhos? Não representamos como eles, nossa vocação para receber a semente?(Aponta um vaso)
Este tinha vontade, mas ao falar em compromisso com Jesus desistiu.
Esse não quis desacomodar, sair dele para conhecer a boa nova.
Hoje, queremos pedir perdão ao Senhor, porque muitas vezes não acolhemos suas palavras, suas sementes, nos fazendo como esses vasinhos aqui
Peçamos a Deus que no ato de seu perdão nos transforme neste outro vaso, merecedor de suas sementes de vida eterna.
Vamos pedir perdão cantando.

Aclamação do evangelho –
Jesus é o semeador que vem trazer até nós suas sementes de vida eterna. Ele quer encontrar corações dispostos a acolher essa semente, vamos mostrar a ele que todos nós somos os terrenos mais preparados desse mundo? Então vamos cantar bem bonito pra aceitar suas sementes.

PRECES DOS FIÉIS

: T.Fazei de nós, Senhor, semeadores do Reino e discípulos do Amor.

1. Fortalecei a Santa Igreja para que seja semeadora da Palavra no contínuo processo de iniciação da fé. Por isso, rezemos:

2. Iluminai os poderes que nos governam para que sejam semeadores de cidadania, cultura e educação e verdade. Por isso, rezamos:

3. Abençoai todas as pessoas de boa vontade e os profissionais que se dedicam a ações sociais e humanizadoras, a fim de que não se cansem de semear. Por isso, rezemos:

4. Olhai pelos que mais sofrem, para que não se cansem de semear a esperança num mundo melhor e mais humano. Por isso, rezemos:

5- Olhai para nossas crianças, com seus “coraçõeszinhos” pequenos, que são uns grandes terrenos férteis para sua semente.Senhor, acolha seus corações e dê a elas a alegria e a certeza da germinação eterna, por isso, rezemos:

Ofertório - (Lâminas com desenhos das ações que iremos ofertar)

Criança, São Tiago comparava a Palavra de Deus a um espelho. Ele dizia o seguinte:
Se alguém passa apressadamente na frente do espelho, nem lembrará os traços do seu rosto. Se quiser examinar o seu aspecto, deverá demorar um pouco diante do espelho.
Assim é com a Palavra: devemos nos mirar nela e deixar que ela revele quem somos e nos ofereça a oportunidade de uma mudança, de uma "conversão". E não precisamos fazer isso apenas sozinhos, às escondidas. Podemos fazer isso de diversas formas, querem ver?

Podemos no reunir com nossa família, em nossa casa, chamar nossos vizinhos e, todos juntos, ler as parábolas de Jesus, ler a bíblia, falar de Deus uns para os outros
Podemos ir à catequese, convidar os colegas para conhecer as histórias bonitas que Jesus nos conta e, quem sabe, não combinar de ir contá-la na casa de algum outro coleginha que não está na catequese?

Podemos combinar lá na escola de apresentar um teatrinho, na hora do recreio, para que todos conheçam as parábolas, divulgando Jesus a eles e aprendendo com ele a ser mais fiel à nossa missão.
Podemos, também, nos reunir com nossos amigos e, juntos, fazer uma campanha para ajudar os mais pobres, doando roupas, calçados, cobertores.
Quantas coisas podem fazer, quando temos dentro de nós as sementes de Jesus.
Quantos podem mudar nossa vida, transformá-la assim ,como o pão e o vinho serão transformados, quando temos a certeza que nosso coração é o terreno mais fértil desse mundo.

Tudo isso, queremos nos compromissar neste ofertório com nosso Deus, dado a Ele nossos presentes, em cada umas dessas ofertas. Vamos cantar com alegria de termos acolhidos bem as sementes do senhor.

Comunhão - Com a convicção de quem celebra a vida nova presente nas sementes que viemos buscar neste altar, vamos cantar com alegria.

Ação de graças – Hoje, queridas crianças, ouvimos, vimos, e aceitamos em nosso coração a verdade da semente de Jesus . Agora, pra gente ainda refletir para essa semana, tenho dois recadinhos, vamos entendê-los?

O primeiro recadinho é semelhante ao que Jesus deu aos seus discípulos, faz mais de dois mil anos. Dizia ele aos seus discípulos:

Não sejam pessimistas, não desesperem. Deus pode parecer tardar um pouco, mas não falha. A sua promessa é certa. A sua Palavra vai se realizar. O seu reinado já começou e logo vai crescer e se afirmar. Tenham fé! Vocês estão continuamente semeando. Por quê? Porque têm sonhos e ideais a realizar. Cuidem então das sementes, para que elas cresçam e dêem o fruto, o resultado que vocês esperam.

Há um segundo recado específico para o cristão, para você papai e mamãe :

Nós, geralmente, acreditamos pouco na força da Palavra e só nos preocupamos com o terreno, ou seja, conosco mesmos. Mas a semente brota pela sua força interior. O terreno é necessário, mas não seria fecundo sem a semente. Acreditem mais na Palavra de Deus! Deixem-na penetrar em seu coração! Acolham-na com carinho. Meditem-na! Façam com que ela inspire sua conduta, seu modo de agir. Que ela se torne realidade em sua vida. Deixem que ela os transforme e os guie. Deixem que ela reine em seus corações e o Reino de Deus terá chegado
Teatrinho: O semeador

(Teatrinho: Quatro crianças vestidas de coração – representam terrenos_Jesus , o semeador , com a bíblia na mão , sementes e palavras que podem ser pregadas no coração , como :alegria , amor , paz , caridade , carinho. Uma criança que veste de preto e faz o papel do pássaro, das pedras , dos espinhos sufocando os corações)

Jesus, agora no evangelho, nos contou uma parábola. Mas vocês sabem o que é uma parábola? Parábolas são histórias... Histórias que Jesus inventava para que todos entendessem melhor o que Ele queria dizer.

Vamos entender essa parábola do semeador, que é uma das mais lindas que Jesus nos contou?

Vamos apresentar os personagens principais:

- o semeador é Jesus.

- A semente é a sua palavra.

- o terreno é o nosso coração.

Havia um semeador que procurava um bom terreno para semear sua semente... Olhou daqui, olhou dali. Até que... Ah! Sim! Encontrei um terreno bonito... Um coração que parecia fértil! Então o semeador com todo amor e alegria lançou suas sementes, ou seja, começou a ensinar, a contar suas bonitas histórias todo entusiasmado...

Mas acontece que aquele coração não estava gostando de ouvir o que o Mestre pregava o seu terreno não quis abraçar a semente, lançou-o fora até que veio um pássaro malvado e a semente quis comer.

Vejam, olhem só, e sabem o que ele quer fazer? Isso, roubar as sementinhas, destruir tudo aquilo que Deus quis plantar naquele coração (isso acontece com muitas pessoas, elas até vem à igreja, até ouvem o que Jesus quer delas, mas não compreendem... não se sentem motivadas a seguir as que Ele pede... aí, o que é que acontece? O mal vem e rouba o que foi semeado no coração) Vocês acham isso certo? Não, não é!

Pois o semeador seguiu seu caminho, vê novamente um terreno.

Ah, agora sim! O mestre fala:

- Quem sabe esse coração acolherá minhas palavras?

E logo o Senhor começa e falar do seu amor... Que devemos renunciar a tudo para segui-lo... Que devemos amá-lo e aos nossos irmãos também... e aquele solo escuta, parece entender, se sente alegre ( Estou achando, crianças , que esse vai dar certo , que ouvirá a voz do Senhor.... estou sentindo o entusiasmo dele com as palavras que está ouvindo )

Hei, mas o que é que está acontecendo?
Ah, meu Deus! O sol está pedregoso e sua raiz não conseguiu se aprofundar...
Ih, crianças, vejam só, a sementinha que está germinando naquele solo de coração está murchando, murchando... Ela está morrendo.

Oh, não! Pobre, Mestre, tanto esforço pra nada.

Sabem, crianças, esse coração representa aquelas pessoas que escutam e acolhem a palavra de Deus, até começam a trabalhar na igreja, nas pastorais, só que quando vêm os problemas, os sofrimentos, as provações por falar em nome do Senhor, elas fogem, largam tudo, mudam até de religião, achando que assim é melhor... é melhor sem ninguém cobrar nada, não é?
Mas o semeador não desiste não! Lá vai ele procurar outro terreno, outro coração pra que ali possa fazer brotar sua semente.
Hei, vejam! Que belo terreno! Que coração mais lindo!Será que esse terreno vai abraçar a semente de Jesus e fazê-la germinar? Vamos ver?
Olhem! O mestre já semeou e começou tudo de novo... a acalentar no ouvido da terra as tuas doces palavras, a verdades de seu reino, de sua justiça, de sua verdade e que Ele é o caminho pra Deus (Ih, crianças, estou achando que vai dar certo dessa vez. Parece um caso de amor entre o coração e a semente de Deus... notem como a semente já está germinando).
Jesus então continuou falando aquele coração, enchendo de sua alegria, de seu amor... e aquele coração estava tão voltado para os ensinamentos do Senhor.
O Senhor lhe disse que era preciso desapego dos bens materiais e que...
Mas, esperem? O que é aquilo... Aqueles espinhos? Estão sufocando a plantinha (xô, fora, larga, deixa)
Pobre plantinha, os espinhos a sufocaram e ela acabou morrendo,
(Crianças... esse coração acolheu bem as palavras do Senhor, como muitos de nós aqui, a gente vem à missa, ouve bem as palavras do Senhor, chega até colocá-las em prática, contudo vem a ilusão do mundo, as riquezas, o prazer, que vai aos poucos tomando o lugar dos ensinamentos do Senhor e, com isso, esses ensinamentos são esquecidos, são sufocados, trocados por valores que o mundo do encardido oferece).
É Mestre! Está difícil achar um coração que queira acolher suas palavras e vivê-las por inteiro em suas vidas!
Crianças, vocês acham que existem corações que são bons terrenos e que se o senhor lançar sua semente nele irá brotar?
Vejam! Um outro terreiro... Um coração novo.
Vamos lá mestre, quem sabe se não é esse o coração que tanto o Senhor espera.
Isso... Semeie nessa terra boa!
Olhem crianças, a terra está abraçando a semente. O mestre lança sobre ele seu amor, seu carinho, seu cuidado, porque ele nunca desiste de nós, tem sempre a certeza que iremos acolhê-lo... E a cada ensinamento a semente germinava.
Olhem o broto, ele está crescendo. Estão vendo os galhos? E as flores... Elas estão surgindo? Agora sim. Os frutos... Isso! O Mestre está feliz e sabe que é preciso ser perseverante.
Esse coração, crianças é aquele que ouve o que Jesus nos diz e coloca o que aprendeu em prática e não há nada que impeça de frutificar a semente da palavra de Deus em suas vidas!
É... Crianças, e um coração bom trarão frutos que produzirão muitas e muitas sementes que estarão prontinhas para serem plantadas em corações férteis como o de vocês.
Então, hoje, vocês são convidados a abraçar Jesus em suas vidas e fazer com que, através Dele, vocês frutifiquem aqui na terra e lá no céu também.

Nenhum comentário: