terça-feira, 1 de julho de 2008

Teatro: Vinde a mim_Ano A_ 14º Domingo TC

Mateus 11, 25-30

JOCA – (entra desanimado) Oi pessoal.

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – (desanimado) Oi.

CLARINHA – Nossa Joca: como você está desanimado hoje.

JOCA – Deu pra reparar, é?

CLARINHA – Claro que deu né Joca. Olha só você: (imita Joca) "Oi pessoal".

JOCA – É eu estou desanimado mesmo.

CLARINHA – Mas... O que aconteceu, Joca?

JOCA – Clarinha: tudo aconteceu – e daí nada aconteceu.

CLARINHA – Xi, ele ta falando esquisito, gente.

JOCA – É assim, ó Clarinha: tudo aconteceu – e daí nada aconteceu.

CLARINHA – Não entendi nada, pessoal. Ô Joca: dá pra explicar isso direito?

JOCA – Ah, Clarinha: você sabe que quarta-feira foi meu aniversário, né?

CLARINHA – Claro! Eu fui à festa... E foi legal.

JOCA – É... Foi. Teve bolo, salgados, bastante gente...

CLARINHA -... E um monte de brinquedos, né Joca?

JOCA – Clarinha: eu ganhei tudo que eu pedi.

CLARINHA – Que legal!

JOCA – Ó: eu ganhei até mais do que eu pedi.

CLARINHA – Puxa!

JOCA – Ah Clarinha: quando eu fiz a minha lista de presentes... Eu caprichei!

CLARINHA – Eu vi.

JOCA – Eu pensei: com esses brinquedos eu vou ser o menino mais feliz do mundo!... Essa é a parte do "tudo aconteceu", ta? Eu ganhei tudo!

CLARINHA – E por que você está desanimado.

JOCA – Ah, essa é a outra parte: eu brinquei na quarta-feira, eu brinquei na quinta-feira, eu brinquei na sexta-feira.

CLARINHA – E você estava feliz?

JOCA – Estava, mas... Agora eu não estou mais.

CLARINHA – Por que, Joca?

JOCA – Sabe, foi legal, mas... Eu já me cansei dos brinquedos. . E eu não sou feliz de novo. Eu... Cansei de procurar a felicidade. .

CLARINHA – Sabe por que você não está feliz, Joca?

JOCA – Não. Por quê?

CLARINHA – Porque a felicidade não é ter um monte de brinquedos.

JOCA – Não é? Então onde está a verdadeira felicidade?

CLARINHA – Ah, Joca: a felicidade está na nossa família, nas coisas que Deus deu pra nós e em Jesus.

JOCA – É mesmo: Jesus!

CLARINHA – Jesus disse:

JESUS – (voz em off) Venham a mim todos que estiverem cansados e eu lhes darei descanso.

CLARINHA – Sabe Joca: procure seguir o caminho de Jesus. Nele está a verdadeira felicidade.

JOCA – Você tem razão, Clarinha!

CLARINHA – O mundo é cheio de ilusões, Joca. Só Jesus é a verdade e a vida.

JOCA – Em Jesus encontramos a paz, né Clarinha?

CLARINHA – É isso mesmo, Joca.

JOCA – Olha: eu aprendi a lição. Daqui pra frente vou cuidar mais das coisas de Deus.

CLARINHA – Muito bem, Joca.

JOCA – É: não vou faltar mais na catequese, vou rezar todo dia e prestar muita atenção no que Jesus diz.

CLARINHA – É assim que se fala.

JOCA – Então tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau.

JOCA – Tchau.

CLARINHA – Tchau.

(Os dois saem – FIM)

Nenhum comentário: