quinta-feira, 17 de julho de 2008

Teatro: O joio e o trigo

Ano A – 16º Tempo Comum – Mateus 13, 24-43

(Observação – Cartazes ou encenação com atores da narração feita)

NARRADOR – Era uma vez um homem que semeou a boa semente de trigo no
seu campo.

(Entra cartaz com a ilustração. Os outros cartazes entrarão e ficarão
lado a lado).

NARRADOR – Á noite, enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo, semeou a má semente do joio no meio do trigo e foi embora.

(Cartaz com ilustração)

NARRADOR – Quando o trigo cresceu apareceu no meio também o joio.

(Cartaz com ilustração)

NARRADOR – O homem não podia arrancar o joio porque junto podia sair o trigo. Então sabem o que ele fez? Esperou a colheita. Daí separou o joio do trigo. Guardou o trigo e queimou o joio.

(Cartaz com os feixes de trigo amarrados e os de joio pegando fogo)

NARRADOR – Esse aqui é o trigo – e esse no fogo é o joio. Jesus nos contou essa parábola, essa história, para nos dar uma mensagem muito importante. Vamos entender o que Jesus quis dizer?

(O narrador agora explica mostrando cada um dos cartazes)

NARRADOR – Esse homem semeando a boa semente é Jesus. O campo é o mundo inteiro. E a boa semente... Somos nós. É: nós que somos bons e seguimos Jesus. Todos nós que somos amigos de Jesus. Quem é amigo de
Jesus aqui, levante a mão. Muito bom!
(Vai para o outro cartaz)

NARRADOR – O inimigo, que está aqui semeando o joio, é o mal. Ele é inimigo de Jesus. O mal não gosta de quem é amigo de Jesus não. Por isso ele veio aqui só pra atrapalhar. E olhem aqui as sementes do joio: são as pessoas más, amigas do mal.

(Vai para outro cartaz)

NARRADOR – Daí quando a gente vê está tudo misturado no mundo: o joio e o trigo, os bons e os maus. Nós, que somos amigos de Jesus, acabamos do lado de quem é do mal. E sem saber, viu? Porque o mal às vezes até se disfarça de nosso amigo, só pra nos enganar. Por isso é preciso ter cuidado e ficar sempre perto de Jesus.

(Vai para o outro cartaz)

NARRADOR – E aqui é a colheita. O homem separa o joio do trigo. O homem guarda o trigo e queima o joio. O homem é Jesus. O trigo somos nós, que Jesus vai levar para o céu. O joio ali queimando são os maus, que não entrarão no reino dos céus. Por isso vamos continuar sendo amigos e amigas de Jesus. Vamos
continuar sendo bons. Porque Jesus nos espera no reino dos céus!
Viva Jesus! Viva Jesus!

Nenhum comentário: