quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Missa Completa para crianças: 1º Domingo do Advento Ano B

Acolhida – Boa noite, queridas crianças.
Boa noite a todos aqui presentes.

Hoje, iniciamos o primeiro domingo do advento e vamos todos celebrar com alegria a chegada de Deus Menino.

Comentarista –Mas, esperem? Que barulho é esse?Vejam só quem está chegando!? É o Papai Noel! Mas Papai Noel chegou o tempo do senhor aparecer?

Papai – Hohoho...Feliz natal, criançada! Claro, minha filha. É tempo de natal! Hoje, estamos celebrando o 1º domingo do advento.

Comentarista - E o que é advento, Papai Noel?

Papai - Advento é o tempo de preparação para a chegada do Menino _Deus, tempo de limpar o coração da maldade, pedir perdão pelos pecados, reconciliar com os irmãos, nos preparamos de todas as formas para que Jesus encontre um ambiente gostoso em nós... Para que Ele nasça na paz.

Comentarista – Que alegria! Quer dizer que devemos estar preparados? Sempre vigilantes?

Papai – Sim. Temos que estar vigilantes. Veja só aqui os meus apetrechos! Aqui eu tenho um saco para colocar as coisas boas para dividir com os meus irmãos. Aqui eu tenho um chapéu para guardar as coisas boas que Deus nos ensina e distribuí-las por onde eu for . Aqui eu tenho boas botas para correr atrás dos irmãos , caso ele esteja caminhando por onde não se deve . Tenho luvas brancas para que a minha mão estenda somente paz aos outros. Tenho cinto forte para agarrar os que necessitam de ajuda para carregar sua cruzes. E ainda sou todo vermelho trazendo alegria para todos que me vêem.

Comentarista - Que beleza, Papai Noel! O senhor é um homem vigilante. Sempre preocupado em ajudar os outros e cuidando bem do seu coração.

Papai – Mas é isso que Deus quer de nós... Que estejamos sempre vigilantes, sempre prontos pra Ele, porque Ele não nos dirá a hora em que virá nos buscar para viver em seu reino com Ele e, quando chegar, espera que estejamos preparados para recebê-lo .

Comentarista – Então, crianças, neste tempo de natal..., Como nos disse o Papai Noel é momento de preparar também nosso coração para chegada do Deus menino.

Papai – Agora, eu tenho que ir tenho muito que ainda anunciar a vinda do menino Deus ... E as renas estão impacientes aqui no telhado da igreja.

Comentarista – Pode ir, papai Noel!Obrigada pela sua presença.Vamos dar tchau pra ele, crianças?E na semana que vem o senhor volta, está bem? Enquanto isso, vamos todos ficar em pé e, com alegria, iniciar nossa caminhada para o natal cantando.

Ato penitencial – Fazer com fantoches, ou crianças.
Abelha.
Urubu.
Ovelha.
Hiena.
Menino.

Todos – É natal... É natal... Um feliz natal... É natal é natal... Tempo de presentes do papai Noel

Ovelha - Hei, esperem ai? Quem disse que natal é tempo de presente?

Hiena - Uai. E não é não é?

Abelha- Como você é bobinho... Natal também é tempo de comer. Comer muito e muito e beber muito e muito.

Rato – Ah, cala a boca, seu urubu!

Urubu – Vê só, quem “tá” falando, um rato!

Ovelha – Vamos parar com essa brigaiada?Vocês não sabem que Natal é tempo de reconciliação?

Abelha e hiena - Reconciliação? O que é isso?

Ovelha – é fazer as pazes se estão brigados, é ser mais humilde e saber pedir perdão... É se unir, em vez de dividir, entenderam?

Abelha - Uai... Eu não tenho que reconciliar com ninguém sou tão boa!

Urubu - Olha só quem está falando? Quem vive picando os outros!

Abelha - Que isso? E você que é um urubu fedido e só vive dos restos dos que sobra dos outros.

Rato – Oba. Briga!Dá no “oio, dá no oio...” eu quero ver sangue.

Ovelha - Pode parar de novo, gente! Toda hora eu vou ter que pedir para terminar a briga?

Abelha – É mesmo, gente. Tempo de natal... É tempo de estarmos mais atentos para pecar menos. Tempo de vigiarmos nosso coração pra gente não deixar o pecado invadir.

Ovelha – É isso, bicharada. Assim, como os homens pecam e pedem perdão, é tempo também da gente refletir... Tempo de colocarmos somente paz, alegria, amizade, amor entre nós, para que assim, possamos receber Jesus Menino.

Hiena - Já sei então... Vamos pedir perdão por não termos vigiando bem nosso coração e a cada pedido a gente diz : Perdão senhor, Perdão :

Todos – Então vamos...

Ovelha - Vamos pedir perdão pelas nossas brigas, pela violência contra nossos irmãos.

Todos – Perdão, senhor, perdão!

Rato – Vamos pedir perdão porque somos desobedientes, porque pensamos que natal é só tempo de presentes, de comida e esquecemos de Jesus que nasce em nós

Todos – Perdão, senhor perdão.

Hiena - Vamos pedir perdão pelo nosso egoísmo, pela nossa ambição, pela cegueira do nosso coração que não sabe vigiar o tempo de Deus em nós

Todos - Perdão, senhor, perdão.

Urubu – Vamos então pedir perdão por todos os nossos erros e prometer ao Senhor, nos reconciliarmos com nosso Deus.

Todos – Perdão, senhor, perdão.

Abelha – Gente, então vamos pedir perdão cantando, todo mundo bem bonito?

Todos – Muito bem, vamos todos cantar com alegria.

Leitura - Hoje então estamos celebrando o 1º domingo do advento, por isso vamos alimentar nosso espírito com a luz de Deus em nós, acendendo a 1º vela da coroa da preparação do natal. À vela que transmite amor e alegria em nosso interior e que nos ajuda a mantermos vigilantes e preparados para chegada de Deus – Menino.
Vamos todos receber a nossa Bíblia e, com ela, a 1º vela do advento, cantando.
Agora é momento de ouvirmos o que Deus tem a nos falar nessa celebração, ouvindo a leitura de hoje:

Aclamação – Jesus nos alerta para que tenhamos a disposição de esperar ativamente, pois ele está para chegar. Com alegria vamos cantar aclamando ao Senhor.

Ofertório – (pode-se brincar com o padre, a equipe de canto e algumas poucas crianças. É bom orientar a todos antes_ Dê a elas um presente e elas passarão para as demais)

Vocês conhecem a brincadeira do amigo oculto que a gente brinca muito nessa época? (Explicar como ela é: recebemos bilhetinhos com nomes de pessoas e escolhemos um.Compramos para essa pessoa que tiramos o bilhetinho um presente, depois revelamos quem é a pessoa e entregamos o presente.)

Pois, hoje, no inicio da missa fizemos aqui no altar, com algumas crianças, o amigo oculto.

O intuito foi que saíssemos com alguém que não conhecemos e que, ele possa oferecer algo bom para aquele amigo desconhecido. Assim, todos os oferecimentos que daremos ao nosso amigo oculto que aqui será revelado, vamos oferecer ao Senhor para que Ele em bênçãos, espalhe sobre todos nós, nos fazendo mais irmãos , mais solidários e mais fraternos.

Vamos iniciar. Você aqui saiu com quem?

O que você deseja pra ele nesse natal? (Assim prosseguir com a brincadeira até que se feche o circulo).

Que o senhor acolha, junto ao pão e ao vinho, todos esses nossos desejos que hoje oferecemos ao irmão, recebendo-os como seus. Que elas sejam ofertas do imenso amor que nos une. Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Jesus reparte o pão a fim de nos alimentar e nos dar disposição para prepararmos para o natal. Cantemos com muita alegria e entusiasmo.

Ação de graças – Crianças, hoje aprendemos que Jesus nos pede para estarmos sempre atentos , sempre vigilantes , pois Ele virá e devemos recebê-lo com o coração cheio de alegria .

Neste tempo de natal, também devemos estar preparados para ajudar nossos irmãos com atos concretos.
Por isso, a missa das crianças está lançando uma campanha que durará 3 semanas para que vocês, crianças , possam servir aos irmãos mais carentes, aos doentes , aos tristes , aos velhos , aos sofridos e tanto outros que precisam de nossa ajuda .

Hoje, ao sair da missa, vocês irão receber um cartãozinho. Nele, estará a 1º missão para a semana que vem.

A missão é o seguinte: vocês deverão rezar em intenção dos doentes e dos velhinhos. Vão marcar o número de orações que realizaram durante a semana e depositarão na caixinha de orações que, estará aqui no altar, na semana que vem.

A cada semana, novas tarefinhas de solidariedade iremos realizar, para que assim, possamos despertar, em nós, espírito natalino. Jesus menino veio para trazer amor, paz e união entre todos nós. Amém.

Evangelho

Policial
Megalouco
Zoidisastre
Aninha.
Papai Noel.
Crianças.
Renas .

No evangelho, crianças, Jesus nos pede para sermos vigilantes e orarmos sempre, sem cessar, porque a gente nunca sabe quando é que seremos “pegos’ de surpresa pelo inesperado .

Vamos então assistir uma pecinha que nos ajudará a entender porque devemos ser vigilantes sempre .

(Barulho de sirene de carro da policia)

_ Som de megafone – somente a voz aparece –
Atenção, atenção! Fugiu nesta madrugada, o perigoso ladrão Dr. Megalouco e seu assistente Zoidisastre.

Fiquem atentos, pois, eles são elementos de alta periculosidade.

(Entram o Megalouco e seu assistente, fugindo de um lado pro outro )

Megalouco _ Oh!!!!! Crianças, esta noite eu tenho uma coisa para lhes dizer: Eu não gosto de vocês !!(risadas) Zoidisastre, seu megatrefe, venha cá...

Zoio _ Sim chefinho , aqui estou !

Mega- Esta noite, nós vamos finamente acabar com a alegria do natal dessas crianças ! Vamos furtar as renas do Papai Noel, assim as crianças não terão mais natal. Nada de presentes! Nada de lembrancinhas de 1,99! Nada de bom e diversão . Elas terão que esquecer o natal, essa data horrível. Será um natal pobre, sem vida...sem alegria

Zoio – pobre , sem vida , sem alegria...Mas,chefinho ...porque roubar as renas ?

Megalouco – Seu incompetente! Pensador de mosquitos...sem as renas ,o Papai Noel não poderá distribuir os presentes e, assim, as crianças irão ficar tristes , muito tristes . Porque esta noite , crianças , eu tenho uma coisa pra lhes dizer : Eu não gosto de vocês !

Zoidisastre – Eu não gosto de vocês!!!

Megalouco – Cala a boca , Zoidisastre e vamos então planejar nosso plano ( saem rindo )
Enquanto isso ...

Papai Noel – Vamos minhas renas, andem logo . O natal está chegando e vocês precisam estar prontinhas para esse grande momento. Ajude-as ai , meus queridos assistentes

Assistente 1- Veja, papai Noel está tudo pronto . agora é só esperar a noite e colocar os presentes no trenó e o senhor sair anunciando pelo mundo o nascimento de Jesus dando as crianças a alegria deste presente .

Papai - isso mesmo,Focinho , agora que estamos cansados vamos dormir .

Assistente 2 – Papai Noel, o senhor escutou que os grandes ladrões da alegria, o Dr. Megalouco e seu assistente Zoidisastre fugiram da cadeia?

Papai – Não diga? Mas isso é muito grave!? Eles detestam as crianças e podem estragar o natal delas. Precisamos ficar vigilantes, com certeza, eles tentarão de todas as formas roubar a alegria dessas crianças.

1-2- Nossa! Papai Noel, o que vamos fazer?

Papai – Teremos que ficar atentos e vigilantes...Só que estamos tão cansados! Já sei! Aninha, venha cá , eu preciso de você !

Aninha – Tem certeza de que tá chamando a pessoas certa (voz de preguiça)

Papai – Claro, deixa de moleza e venha rápido.Tenho uma missão pra você.

Aninha – Justo pra mm? Por que o senhor não dá para essa menina aqui? Olha só os olhinhos dela querendo fazer um servicinho!(aponta para alguém na igreja) Por que tudo eu?

Papai – sim , pra você. Como estamos muito cansados e precisamos dormir, você ficará de vigia aqui, tomando conta das renas, pois tenho medo que aqueles bandidos possam tentar roubá-las.

Aninha – Mas eu é que tenho que ficar aqui, mesmo? E se eles vierem? O quê que eu faço?

Papai – Deixa de ser mole, Aninha. Você grita, esperneia, nos chame. Contudo, não durma... Você está com uma missão muito importante para tomar conta.Vamos queridas, vamos dormir. Depois a gente volta e fique atenta, Aninha, pois nunca sabemos quando o ladrão pode atacar. E vocês, crianças, a ajude a vigiar, pois é pra vocês a alegria do natal.

(saem)

Aninha - Ladrão, ladrão... Tudo eu... Tudo eu... Agora tenho que ficar vigiando umas renas bobocas... Eu hein... (abre bem a boca... enquanto isso , entram os ladrões)

Megalouco – Veja só, elas estão ali... e tem uma boboca vigiando , ou melhor , dormindo . Vamos lá

Zoidisastre – É, vamos lá... Mas espera ai, chefinho, e se ela acordar?

Megalouco – Dá uma surra nela pra ela desmaiar.

(Eles vão devagarinho e pegam uma rena... ela sai gritando e o Aninha acorda)

Aninha – Ahhhh quem sou, para onde vou... Deus do céu! Roubaram uma rena? O que será de mim? O papai Noel vai me matar. Eu quero me suicidar (fica chorando alto e o papai Noel aparece)

Papai – O que foi? Que gritaiada é essa? Meu Deus roubaram uma rena. Aninha o que você estava fazendo que deixou isso acontecer? Fala mulher!

Aninha – Sabe o que é Papai Noel. Eu fiquei cansada e dormi (chora) ai aqueles bandidos vieram e roubaram a rena.

Papai Noel – precisamos acionar a polícia. Vamos ter que ir até lá.

Aninha – E vão me deixar sozinha de novo?

Papai – Agora você aprendeu a lição. Não deve dormir e sim vigiar, porque o ladrão pode voltar. Fique atenta, sempre vigilante.

Aninha (chora gritado) Ah não... Eu tenho medo de bandido. Ele pode acabar comigo!

Papai – Deixa de ser mole e cumpra com sua missão. Deixarei aqui esse asinino, caso precise toque-o e me chame.

( saem)

Aninha – Tudo eu de novo ... Tudo eu... E olha aqui suas renas, façam o favor de não serem roubadas , porque senão .. Porque senão... O papai Noel me mata... (simula sono de novo) é... Acho que vou ficar aqui nessa sombrinha ... Tá fresquinha...Fresquinha... Hummmm...Tá me dando uma vontade de dormir... Mas eu vou vigiar... Vou vigiiiiiiii ronc... Ronc

(entram os bandidos)

megalouco – Está noite, eu tenho uma coisa pra lhes falar crianças: eu não gosto de vocês.Vamos, zoidisastre, vamos roubar mais uma reninha.

Zoidesastre- vamos roubar mais uma reninha ...Mas chefinho e se a boboca ali acordar?

Megalouco – Já te disse, zoidisastre, dá nela pra valer.Vamos lá.

(eles pegam a rena e ao sair ela grita, acordando Aninha, que levanta e tenta bater o sininho.Só que leva uma surra do megalouco e desmaia, em cima do sino que toca e os bandidos fogem.Chegam Papai e seus assistentes rapidamente e tentam acordar Aninha)

Aninha – Onde estou? Quem sou? Para onde vou? O que aconteceu?

Papai – Quem pergunta sou eu... Onde está a segunda rena? Sem ela não podemos voar?

Aninha – Os bandidos a levaram (chora)

Papai – E você não fez nada, não vigiou, pelo menos devia ter rezado e pedido ajuda.

Aninha – È que os santos deviam estar todos ocupados... É que eu estava dormindo e ai... Ai né... Né... Eles chegaram, e eu não vi, e eles roubaram, e depois eu vi, e depois eles me bateram porque eu queria fugir... Mas papai Noel eu juro... Eu juro que não faço mais isso... Prometo... Prometo...

Papai – Assim não dá.. Assim não pode! Assim não tem jeito. Você precisa vigiar. É preciso estar atentos, vigilantes e orando para que as tentações não possam afligir você. Veja só... Está colocando em risco o natal de todas essas crianças porque não soube vigiar.

Aninha – Pode deixar, Papai Noel. Eu não vou decepcionar dessa vez ... Estarei atenta e vou vigiar com minha própria vida.

Papai Noel – Não sei não... Agora só falta uma rena e se o megalouco e o zoidisastre a roubarem... Adeus natal!!!

Aninha – Pode confiar em mim, Papai Noel, desta vez eu não vou falhar.

Papai – voltarei com a policia.

(saem, Aninha fica vigilante, entram os bandidos)

-megalouco – Crianças, esta noite eu tenho uma coisa a lhes dizer: eu não gosto de vocês e, por isso, vou acabar com a alegria de todas. Vamos bobocas, vamos roubar a ultima reninha

zoidisastre- Mas , mestre ?! E o vigilante?

Megalouco – O que tem a vigilante? Ora!Ela já provou que é uma inútil, que não presta pra nada... Veja só... Está dormindo de novo... É fácil... Fácil... É como tirar pirulito da mão das criancinhas. Vamos lá...

(sai o megalouco na frente, nesse momento, Aninha levanta porque estava fingindo dormir e dá uma cacetada no zoidisastre que cai desmaiado. Enquanto isso, Megalouco está puxando a rebelde rena. Aninha dá uns cutucões no Megalouco que xinga achando ser zoidisastre. Ao se virar encontra Aninha armada)

Megalouco – Olhem só!!! E não é que a galinha aperuada acordou é? E ai , perua ... Preparada pra apanhar?

Aninha – Agora eu estava atenta, agora você não vai furtar nada que é das crianças, eu estava vigilante e o Senhor está comigo, eu rezei a Ele e Ele meu deu forças para lutar contra você.

(ensaiam uns passos de karatê, mas megalouco pega no pescoço de Aninha que tenta se defender e consegue tocar o sino . Nisso chega Papai Noel, as assistentes e a polícia , mas Aninha já tinha dominado a situação e comemora com as amigas renas a vitória )

Papai- Isso mesmo , Aninha! Agora sim, você aprendeu que devemos estar sempre vigilantes, porque não sabemos quando o mal pode atacar. Venham, reninhas, temos muito a trabalhar.. Precisamos anunciar a alegria do natal, do nascimento do Deus-menino e dar as crianças os seus presentes.

Megalouco – Esperem – eu tenho que dizer algo:
Está noite. Está noite eu tenho algo a lhes dizer crianças: Eu entrei pelos canos. Snift... Snift.

Um comentário:

Anônimo disse...

ADOREI A IDEIA DO TEATRO DE FANTOCHES PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A SE VIGIAREM PARA NÃO DEIXAR O MAU ENTRAR, PARABÉNS!!!