terça-feira, 11 de novembro de 2008

Missa complteta para crianças: Os Talentos

Acolhida – (Lâminas no retro)
Queridas crianças, mais uma vez estamos aqui, na alegria do Senhor, a celebrar seus sinais em nosso meio. Sejam todas bem-vindas.

Meninas e meninos, eu tenho uma coisa muito legal pra gente conversar. É sobre nossos talentos. Isso! Quem sabe que são talentos?

Talentos são dons, facilidades que nós tempos para fazer algo. Deixe me explicar melhor: tem gente que tem talento pra pintar, outras tem talento pra tocar, outras pra cuidar dos velhinhos, tem gente que tem talentos para desenhar, pra ensinar, pra curar, para evangelizar e o importante é saber que todos nós temos talentos, uns mais porque deixam aflorar neles o dom de Deus.. Então, talentos são dons valiosos que Deus nos dá.

Mas vocês acreditam crianças que tem muita gente que não sabe usar seus talentos, ou pior não querem usá-los?

Vejam lá no retro o Pedrinho. Deus deu a ele o talento de cantar bonito e tocar violão. Ele sabe e lá na sua casa ele toca e canta bonito, mas quando chega perto dos outros, ele esconde seu talento.

Outro dia, ele veio aqui na missa e a gente precisou muito que ele cantasse e tocasse porque não tinha ninguém pra fazê-lo, mas sabe o que ele fez?Disse que estava rouco, com dor de garganta e não quis tocar nem cantar... E a missa, em vez de ficar mais bonita, ficou triste sem a música. E eu pergunto a vocês: ele agiu correto escondendo seus talentos?

Se Deus deu a ele esse presente, por que ele o esconde em vez de ajudar as pessoas a serem mais felizes com seus dons?

E é sobre isso, crianças, que hoje iremos falar sobre os dons que recebemos e o que a gente tem feito com eles.

Para mostrarmos que somos um povo cheio de talentos e não temos nada a esconder, vamos todos cantar bem bonito, a nosso canto de entrada.

Ato penitencial –
(providenciar três jarras com água e três saquinhos de suco, ou refresco)

Olhem só o que eu trouxe aqui hoje? São três jarras. Ao lado dessas jarras eu tenho três pacotes de suco. Vou fazer uma experiência e vocês me ajudarão depois, com o dom que todos temos da compreensão, a entender o que aconteceu, está certo?

Esse pacotinho tem como missão ser suco e adoçar a vida das pessoas, mas vejam só... Ele não quer ir pra jarra, se recusa a se tornar algo bom para os outros, nega seu dom e não quer realizar sua missão.

Deixa-o pra lá, eu coloca o outro.

Gente, mas o que é isso? Agora o suco não quer ser aberto, ele quer cair n’água... Não quer se deixar envolver com, ela prefere não sentir a água sobre ele, não se misturar com os demais ingredientes. Que egoísta!

Agora experimenta o outro suco. É parece que esse entendeu sua missão, deixou abrir aos outros, a água e se envolveu com ela. E... Vejam, ela ainda pede que o gelo se ajunte a ela, gosta de estar com os outros e de fazer o seu melhor.

É, crianças, quantas pessoas, entre nós, se parece com essa 1º jarra?! São secas demais pra sentir os talentos dados por Deus a elas, se fecharam em si e sentem que Deus, a elas, nada confiou, por isso não se abrem aos outros, comodistas que estão no seu mundinho pequeno...

Outras são como este suco aqui, da 2ª jarra, que mesmo estando no meio dos outros não participa, não se alegra, não se envolve, não coloca seus dons a serviço dos outros... Tudo deles, nada pra ninguém.. Enterram seus dons onde tantos clamam por eles...

E tem aqueles que são como esse da 3ª jarra, só doação pra vida.. Seus dons são ricos e alegram a vida dos outros, alegrando assim também a vida de Deus, dando a Ele a alegria de saber que seus dons dados por ele às estas pessoas são vividos e amados.

Pensando bem nessas três jarras, crianças, vamos imaginar qual delas temos sido... E pedir a Deus perdão, porque muitas vezes fazemos como as duas jarras, escondendo nossos talentos, nos fechando para vida, para seus dons e para os irmãos. Vamos pedir perdão cantando.

Leitura - Vamos nos sentar? Crianças, hoje nossa leitura é linda demais. Ela fala sobre a mulher, à beleza que existe na missão de cada uma e que é dado a ela à confiança gerada no amor. Mulheres virtuosas. Vamos ouvi-la com atenção?

Aclamação – A história de hoje, crianças, é muito conhecida.. Ela nos conta sobre um administrador que deu a seus 3 empregados uma mesma quantia , então ... Ah!!!Deixa que o padre conte, ele vai contar pra gente essa história bonita e cheia de mensagem.

Mas antes, vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria.

Ofertório – (Trabalhar com fantoches)

Jacaré – Ei ,tia Li ?!

Lili -Oi ,seu jacaré , tudo bem ?

Ovelhinha _ Acorda ai, pelicano, está na hora da gente falar, uai ...

Pelicano – Olá, gente! Olá, dona ovelha...(abrir a boca como se estivesse dormindo) É que eu estava aqui cochilando, né . Hoje eu dancei e cantei pra valer aqui na missa .

Jacaré – Isso, pelicano!! A gente tem que deixar os dons a serviço da alegria do Senhor

Pelicano – Mas é isso que eu faço, acha que eu enterro meus dons como o preguiçoso da historinha?De jeito nenhum, eu fico feliz por descobrir que tenho muitos e muitos dons.

Ovelhinha – E é isso que hoje viemos aqui trazer.Todos os dons que temos para oferecer ao nosso Deus ...

Jacaré .. Isso mesmo, gente. Vamos oferecer nossos dons e os dons de todos os filhos de Deus . Oferecer a Deus o dom da alegria, da arte, da ciência... da fé

Ovelhinha – Oferecer a Deus o dom da amizade, do carinho, da verdade... da justiça

Pelicano – Oferecer o dom que temos de ter mãos perfeitas, corpo com saúde, vida feliz... presença de Deus nela

Ovelhinha – oferecer também nossas inseguranças e falta de confiança em nós mesmos, nos impedindo de colocar nossos dons a serviço dos irmãos .

Jacaré – Isso, mesmo, Seu Pelicano , vamos oferecer o dom das crianças de cantar , de pular , de espalhar tanta alegria , sua inocência.... sua vida

Ovelhinha - Oferecer também os dons dos adultos, sua inteligência, seu amor , sua competência e o compromisso de colocá-las todos juntas pra trabalhar para o reino do Senhor .

Pelicano - Vamos oferecer todos os nossos dons junto ao pão e ao vinho, na certeza de que tudo Deus acolherá e nos dará ainda mais dons pra sermos ainda mais felizes aqui entre nós . Agora, queridos amiguinhos, que fizemos nosso oferecimentos a Deus, vamos todos cantar com muita alegria ao Ele.

Comunhão – Que felicidade, não é , crianças !!! Descobrimos que Deus confiou a nós, inúmeros dons que, com certeza, temos trabalhado aqui na terra para que todos eles se façam conhecidos. Vamos exercitar com muito entusiasmo o dom da nossa alegria, cantando bem bonito o canto da comunhão.

Ação de graças – - Agora, eu quero saber o que foi que vocês aprenderam com a missa de hoje:

___ Será que ela nos disse algo de muito importante?

___ O que são talentos?

____ Todos nós temos talentos?

____ O que devemos fazer pra que nossos talentos não fiquem somente conosco?

Então descobrimos que Deus nos confiou à missão de distribuir nossos dons por onde a gente passar, não é mesmo?

Vamos então rezar com muito carinho, lendo lá no retro a nossa oração?

Deus pai, Deus da luz.
Ajude-nos a manifestar nossos dons
Ajude-nos a encontrar a coragem
Para colocar nossos talentos
A serviço dos irmãos.
Continue derramando suas graças sobre nós
E nos faça ser cada vez
Mais semelhantes a vós.
Que a cada dom que colocarmos a seu serviço
Seja um doce presente ao seu coração.
Obrigado (a), senhor, por nos dar a oportunidade
De mostrar que muito podemos realizar,
Quando muito a nós é confiado.
Amém.

História dos talentos –

Personagens - narrador –o grande padeiro e 3 outros padeiros

Crianças, vamos entender melhor esse evangelho dramatizando a história que vocês acabaram de ouvir, só que vou contar um pouquinho diferente? Ela é mais ou menos assim:

O dono de uma grande padaria queria testar seus 3 empregados pra ver se eles realmente eram bons e tinham aprendido com ele a missão de fazer o pão pra matar a fome de tantos.

Chamou o Wellgerson e deu a ele 5 quilos de farinha de trigo. Chamou o Werleidson e deu a ele dois quilos de farinha de trigo. E chamou o Waldergudson e deu a ele um quilo de farinha de trigo.

Deu a eles conforme a capacidade de cada um.. a farinha para o trabalho e foi embora.

Logo que o Wellgerson pegou sua farinha, pôs a mão na massa, literalmente, para fazer rendê-la . Com os 5 quilos de farinha , ele fez pães muito gostosos, crocantes e macios e vendeu-os nas ruas e praças da cidade .

Por serem muito bons, muitas pessoas vieram procurá-lo para que ele pudesse fazer mais. e mais pães . E assim, em pouco tempo, os cinco quilos de farinha já tinham transformado em 10 quilos e muitos e muitos pães foram feitos com a boa vontade do bom padeiro

O Werleidson também não ficou parado. Colocou a mão na massa, logo de madrugadinha estava na padaria, e ele mesmo fazia o pão com muito esmero. Vendia seus pães quentinhos de casa em casa, vendeu seus pães com preço justo e muitos fregueses ele arrumou. Em pouco tempo, seu capital cresceu e seus pães estão vendendo e vendendo cada vez mais.

Já o Waldergudson nada fez, colocou a farinha dentro do saco e escondeu-a bem, acho que andou enterrando no quintal de sua casa, pois estava ocupado demais espreguiçando o dia todo.

Depois de um tempo, veio o grande padeiro e foi ajustar a conta com seus empregados.

O primeiro a ser chamado foi Wellgerson.. Ele veio todo contente custando a carregar seu saco de farinha. E disse ao senhor:

____Veja só, senhor , o senhor me confiou 5 quilos de farinha . Eu hoje te trago dez quilos. Muitos pães eu fiz e muitos deles se beneficiaram. Foram tantos que pude dar aos pobres, vender a um preço justo e ainda sobrar como aqui está.
O senhor disse a ele:
____ Parabéns, padeiro bom e fiel, muito lhe confiei, muito eu recebi. Como tu mostraste ser fiel na administração do pouco que dei muito mais te darei agora. Venha participar comigo, agora, da minha alegria em uma grande festa.

Chegou também o Werleidson, todo feliz carregando sua farinha.

- Senhor, Senhor , veja só o que eu lhe trouxe. O senhor me confiou dois quilos de farinha, hoje eu trouxe 4 quilos. Coloquei-me a serviço e dessa farinha que o senhor me confiou, eu muito pode ajudar os outros, fazendo pão com bom preço e dando as sobras do meu bom pão aos pobres.

____ Parabéns, meu padeiro bom e fiel. Como tu mostraste fiel na administração de tão pouco , eu te confiarei muito mais . Venha participar da alegria que estou sentindo agora na minha festa.

Por fim, chegou o Waldergudson que havia recebido um quilo de farinha, e disse:

_ "Senhor, sei que és um homem bravo , pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. Por isso, fiquei com medo e escondi a farinha . Ela está meio bichada , mas tá tudo ai , viu. É só peneirar os bichos que ela fica boa de novo. Aqui tens o que te pertence".

Meu Deus do Céu !!!! O Senhor ficou bravo demais, ficou tão bravo que quase desmaiou de raiva, mas respirou fundo e disse:

___ “Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ajunto onde não semeei!!! Então devias ter emprestado a farinha a outro para que assim eu pudesse ter a farinha boa de volta”.
Em seguida, o Senhor ordenou:

_____ “Tirai dele o seu quilo farinha e dai àquele que tem dez”! Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. E quanto a este servo inútil, jogai-o fora, pra bem longe da padaria .

_____ Pelo amor de Deus, meu chefe, faz isso não comigo. Dá-me uma chance, eu prometo melhorar.

____ Tarde demais, seu inútil. Você teve o que quis... Sua oportunidade já passou , poderia muito ter feito,mas nada fez . Agora vamos para festa, meus amigos, e você vá embora e não volte mais.

E é assim, crianças, nós recebemos de Deus talentos, e Ele, um dia, irá cobrar de nós o que fizemos com esses talentos. Jamais enterre o que receberem , façam dobrar, render para que assim, Deus se alegre com você e o recompense com o céu .

Nenhum comentário: