quinta-feira, 17 de julho de 2008

Missa complteta para crianças: O joio e o trigo

(Pode-se só contar a estória, se tiver lâminas desenhadas ficará bem mais interessante para as crianças acompanharem, ou até mesmo com um trigo na mão e na outra um espinho, ou erva daninha representando o joio)

Acolhida – boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Crianças, vocês gostam de historinhas? Que tipo de histórias vocês gostam? Quem lhes conta histórias? Quando é o papai ou a mamãe que conta a história, vocês gostam mais ou menos?

Pois é, vocês sabiam que Jesus também gostava de contar histórias? Ele dizia que as pessoas aprendiam mais se ouvissem na prática seus ensinamentos, por isso Ele contava muitas histórias para seu povo.

Hoje, Ele nos contará uma pequena história nos falando de uma forma simples, porém que devemos meditar muito.

Estão vendo aquele campo lá no retro: Aquilo lá é o mundo... Mas a história que Ele conta é o seguinte:

Tinha um bom Senhor que saiu a semear. Jogou na terra boas sementes de trigo e com todo o seu carinho e amor cuidou delas para que elas crescessem logo. Só que esse Senhor foi descansar e ele tinha um inimigo muito forte, que o odiava muito. Sabem o que esse inimigo fez? Ele foi lá à noitinha, quando ninguém podia vê-lo, enquanto estava tudo escurinho e jogou uma semente de praga, chamada joio para matar as sementes boas, sufocando-as.

Pois vocês acreditam, crianças, que tanto semente de trigo quanto semente de joio praga nasceram juntinhas? Só que os empregados do Senhor queriam cortar o joio para que ele não prejudicasse o trigo, contudo o Senhor sabia que se cortasse o joio também cortaria o bom trigo. Ele, então pediu que os empregados deixassem à plantação como estava até tudo crescer.

E em pouco tempo, o trigo e o joio cresceram, o joio já começava a enforcar o bom trigo. Foi nesse momento, vendo que o trigo poderia morrer com a presença do joio é que o Senhor mandou cortar o joio e queimá-lo em uma grande fogueira para que nada dele restasse e colheu o bom trigo e guardou em seu celeiro.

Bonita a história, não é mesmo?

Hoje, vamos entender o que Jesus queria nos falar através dessa historinha que ele nos contou. Mas antes, vamos ficar todos em pé e com alegria cantar pra nossa celebração iniciar.

Ato penitencial – (Desenho com lâminas que representem o que está sendo falado, ou pode fazer um joguinho com duas colunas, colocando pontos para o joio ou pontos para o trigo)

Crianças, vamos entender que é trigo e quem é joio?

O trigo é a boa semente, dela se faz a farinha, que se transforma no pão que nos alimenta.

O joio é uma plantinha danada, uma praga, uma coisa danadinha, ruim, que surge entre as boas e as corrompe.

E ai, a gente faz nossa reflexão:

Será que eu sou trigo, a boa semente que Deus tanto ama? Ou será que eu sou joio, essa erva danada que contaminada pelo pecado só sabe fazer coisa que não presta?

Vamos descobrir o que somos?

Se formos assim, gostamos de brigas, violência, ofender os outros, falar palavrões, então somos joio.

Agora, se ajudamos nossos irmãos mais necessitados, se em nossa casa respeitamos nossos pais e buscamos sempre ser fieis aos ensinamentos de Jesus , nós somos trigo!

Mas pode acontecer que a gente só viva de fofocar da vida dos outros, falando coisas que não são verdadeiras, mentiras, levantando injúrias nas pessoas, tendo inveja da casa nova do coleginha, ou do carro que o pai do outro comprou, então ai sou o joio, crescido, querendo sufocar o bom trigo .

No entanto, se cuidamos bem de nossa casa, ajudando nossos pais, respeitando as pessoas mais velhas, promovendo a paz e a harmonia na família, cumprindo com minhas tarefas de casa, sem que nossos pais briguem conosco, sendo sempre obedientes, então somos a alegria de Deus, bons trigos.

Por outro lado, se estamos aqui na missa pensando na pracinha que eu vou depois, sem nos importar com as palavras que Jesus nos coloca, se eu não rezo, não pratico nenhuma boa ação... Sou egoísta porque só penso em mim mesmo, esquecendo que existe o outro, ou outras vezes tentando prejudicá-lo, então, infelizmente sou joio.

E sabem, crianças, quem semeia o joio na vida da gente? É o encardido que vem com o pecado e a gente o deixa tomar conta, fazendo essa planta danada tomar conta do nosso coração.

E quantos de nós, aqui, não somos esse joio na vida do irmão? E não trazemos esse joio para nossa vida também?

Por isso, crianças, vamos pedir perdão, porque muitas vezes nos deixamos contaminar por ele , sufocando a boa semente que é Jesus na nossa vida . Vamos pedir perdão cantando.

Leitura – Queridas crianças, agora, bem sentadinhas, vamos ouvir uma leitura que é tirada do livro da Sabedoria, e se foi de lá que essa leitura veio, bons ensinamentos ela nos trará. Por isso precisamos de atenção e silêncio para que vocês entendam cada parte dela. Vamos ouvi-la?

Aclamação – Agora, crianças, o padre irá nos contar a história do trigo e do joio do jeitinho que Jesus contou aos seus discípulos. E nós, bons discípulos também que somos, antes de ouvi-lo, vamos todos ficar em pé e com muita alegria saudar as palavras do evangelho, cantando.

PRECES DOS FIÉIS.
T. Fazei de nós, Senhor, trigo da justiça e semente de esperança.

1. Pai bondoso, que santa Igreja seja um campo onde floresça o bem, mas também seja a Mãe que saiba ajudar os filhos mais fracos a encontrar o caminho da Vida. Nós te pedimos
2. Iluminai os cristãos para serem um exemplo de firmeza na opção fundamental pelo bem e, ao mesmo tempo, um sinal de tolerância num mundo cada vez mais intolerante e cruel. Nós te pedimos
3.Ajudai os povos a conseguirem uma convivência sadia na diversidade, sempre lutando pelo bem, sem perder, contudo, a clemência e a ternura. Nós te pedimos
4. Fortalecei cada um de nós, principalmente nossas crianças e nossas famílias, para que saibamos seguir a Palavra da Vida, que nos foi proclamada hoje, sendo bons trigos buscando a conversão sempre , nós te pedimos.
Ofertório – Senhor, hoje estamos aqui diante do teu altar e trouxemos para sua mesa as nossas ofertas.
Queremos colocar aqui, este trigo, semente boa que queremos ser. Frutos de seu amor pelo homem que nos fez bons, limpos do pecado, protegidos contra o mal enquanto estamos sempre ao seu lado.
Queremos trazer também o joio, essa praga que arrancamos de nossas vidas, nos comprometendo em nunca mais deixá-lo crescer em nós, tirando também as que tomam conta do coração do nosso irmão, buscando livrá-lo de todo mal, trazendo para junto de ti.
Trouxemos as ferramentas que precisamos usar diariamente para nos sentirmos seguros como bons trigos que somos que são: o terço, a bíblia, nossas orações, nossas ações e, principalmente, junto ao vinho, trouxemos o pão, de que é feito com a boa semente do trigo... Que brotando do terreno fértil de nosso coração se transforma em pão vivo e vem até a sua mesa, completar de forma perfeita nossa refeição.
Tudo isso, Senhor, te oferecemos neste dia. Vamos todos cantar para mais bonito nosso ofertório ficar...

Comunhão - Com alegria vamos ao encontro do Senhor na eucaristia. Nele encontramos a força que nossa boa semente tanto necessita para crescer sempre na fé e nos amor. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças - Nossa celebração está quase terminando, mas de uma coisa vocês podem estar certo, todos nós, hoje, estamos muito mais ricos pelo que aqui aprendemos com Jesus.
Vamos lembrar o que foi mesmo?
A historinha nos falava sobre duas sementes. Que sementes eram essa? qual é a semente boa ? Por quê?
Qual era a semente que não prestava? Por quê?
Qual delas devemos ser?
Então, com as mãozinhas bem unidas, vamos juntos pedir a Nossa Senhora que sempre interceda por nós, pedindo a Deus que nos proteja do joio, que jamais deixe que ele nos contamine e que, nos ajude a tirar da vida do irmão essa praga que não a deixa ficar perto de Jesus. Vamos todos rezar com bastante fé...
Ave Maria, cheia de graça...

Evangelho – TEATRINHO
Técnica: Encenação.
Podem-se trocar os nomes das personagens por alguns conhecidos das crianças. A encenação deverá frisar que no nosso meio convivemos com pessoas que são joios, assim como a personagem sofreu com o ataque dele , qualquer um de nós pode sofrer , o importante é que a personagem principal permaneceu sendo sempre bom trigo, vencendo ao final .
Personagens – Laura, Chispita, Clara, Darlene, pai de Clara, Príncipe.

Clara era uma linda menina e que com muitos encantos vivia a cantar.
Seu pai era viúvo e encontrou nos braços de Chispita juras de amor eterno. Chispita era uma mulher muito má e tinha duas filhas horrorosas do antigo casamento e que agora passariam a morar todos juntos na casa do pai de Clara.
Uma das filhas se chamava Darlene e adorava aparecer. Falava ao seu padrasto que ela era uma estrela e que ele tinha porque tinha que pagar um book muito chique pra ela aparecer na telas de sucesso do palácio imperial.
Já a outra era a Laura, maldosa como ela só, vivia aprontando mil maldades pra cima de Clara que era tão boazinha.
Acontece que Clara por ser uma menina doce e meiga e não querendo fazer seu pai infeliz, vivia sofrendo horrores nas mãos das irmãs tortas. Era um tal de Clara pra cá, Clara pra lá só pra trabalhar. A pobre da menina não tinha tempo nem pra comer, só se sentia feliz quando seu pai chegava e para seu colo dele ela pulava.E ele sempre a perguntava:
__ Clara você me ama?
E ela respondia:
_ Sim, papai, tu sabes que eu te amo.
_ Então, filha, cuida bem de tudo que aprendeu, de todas as coisas boas que eu com tanto amor lhe ensinei. Cuida bem do seu bondoso coração, continue amando as pessoas e querendo o bem de todos. Mostre sempre que o quê eu te ensinei é o melhor.
As outras meninas ,como eram muito invejosas, vendo o amor que existia entre pai e filha odiavam mais e mais a Clara e continuavam fazendo-a de escrava. Ela, por amor ao seu pai, ficava calada e tudo fazia. Não queria ver seu pai triste.
A madrasta da Clara era malvada e impiedosa e tratava muito mal a pobrezinha e ainda ameaçava:
___ Se você contar para seu pai o que eu lhe faço, eu acabo com você e com a vida dele também .
Como a menina gostava muito de seu pai e vocês sabem, quando a gente gosta muito de alguém a gente não faz nada pra machucá-la, não é? Então, Clara se calava e tudo sozinha ela fazia. E, por isso, todas às vezes que seu pai chegava, ela se consolava em seu colo. Sabia que a vida era difícil, mas com seu pai por perto, tudo se fazia melhor, tudo valia a pena e a alegria do amor dos dois, contagiava a casa.E era sempre a mesma pergunta:
__Filha, você me ama?
__Sim, meu pai, eu te amo.
__ Então cuida bem de tudo que lhe ensinei. Seja sempre boa, generosa, reparta sempre o bem, porque a quem muito foi pedido, muito será dado também.
Realmente era um amor verdadeiro que tudo suporta, que tudo agüenta, que tudo anima. E em nome desse amor a jovem sofria, mas sabia que a recompensa um dia viria. E não é que nesse meio tempo, a sua família recebeu um convite para ir ao um baile no castelo, onde o príncipe escolheria uma jovem pra ser sua esposa?
Gente, vocês não acreditam! Quando a Darlene ficou sabendo , ela ficou louca e dizia:
__Finalmente!Meu dia de glória está por vir, eu serei famosa, aparecerei na capa da Fama do Palácio e ninguém vai poder me tirar o que é meu. Eu sou invencível.
Enquanto isso, sua irmã Laura, a maldosa, estava armando um esquema para tirar Darlene do páreo.
__Já sei, vou esconder a PERUCA da Darlene e assim ela não poderá mais ir ao baile.
Enquanto as duas maquinavam como iam fazer para garantir a grana do príncipe, Clara sonhava com a possibilidade de encontrar um amor de fato, um amor eterno.
Quase na hora do baile, o desespero toma conta de Darlene:
__Ohhhhhhhh! Onde está a minha peruca! Golpe, golpe. Não passa sem ser a perua da Clara, aquela apagada. Aquela pobre não sabe suporta a minha pessoa que é chique, aquela feia quem nem pode ir à festa. Mãeeeeeeeeeeee, a Clara roubou minha peruca.
Pobre da Clara foi trazida a tapas e pescoções pela madrasta que queria matar a coitada para dizer onde tinha escondido a peruca. Mas ,como ela nada sabia, foi parar presa no seu quarto.
No mesmo momento, a maldosa da Laura saiu de fininho e foi para o baile.
O baile estava animado e o príncipe era um galã de primeira linha. Logo que Laura bateu os olhos nele, deu de cima do príncipe, que caiu na lábia da malvada.
Nisso chegaram à festa a madrasta trazendo Darlene. Quando Darlene percebeu que era a própria irmã que havia lhe dado um golpe ficou tão nervosa... Tão furiosa que feito louco partiu pra cima da sua irmã querendo matá-la.
__ Foi você, sua perua, que roubou minha peruca e ainda quer roubar o meu partidão!
E as duas agarram-se de unhas e dentes na festa dando um vexame danado.
Nesse meio tempo, chega em casa o pai de Clara que ouvindo o choro da menina veio correndo pra saber o que é q estava acontecendo. Clara contou tudo a ele que a pegando no colo disse:
__ Filhinha, por amor a mim você sofreu muito. Mas agora tudo acabou. Vou me separar dessas maldosas, esse joio que só serviu para ajuntar maldade à nossa família. Agora limpe as lágrimas e se vista, pois iremos juntos à festa do príncipe.
E não deu outra. O pai de Clara entrou com a bela menina na festa e quando o príncipe a viu, foi amor à primeira vista.
Dançaram a noite toda e ele a pediu em casamento para seu pai. Que depois de ter dado a mão dela ao príncipe, pegou uma vassoura e expulsou pra sempre da vida dele todo mal daquelas três farsantes. Como diz o ditado “Cortou o mal pela raiz”.
Viram só, crianças ! Apesar de conviver com a madrasta e as irmãs tortas que eram tão más, Claras não se misturou ao Joio, quer dizer, aquelas sementes que não prestavam que dominavam o coração das maldosas. Continuou sendo o bom trigo, pois fora assim preparado pelo seu pai. É no exemplo de Clara é que devemos nos assemelhar, pois ela sobre separar o que era bom do que não prestava.

Teatro: O joio e o trigo

Ano A – 16º Tempo Comum – Mateus 13, 24-43

(Observação – Cartazes ou encenação com atores da narração feita)

NARRADOR – Era uma vez um homem que semeou a boa semente de trigo no
seu campo.

(Entra cartaz com a ilustração. Os outros cartazes entrarão e ficarão
lado a lado).

NARRADOR – Á noite, enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo, semeou a má semente do joio no meio do trigo e foi embora.

(Cartaz com ilustração)

NARRADOR – Quando o trigo cresceu apareceu no meio também o joio.

(Cartaz com ilustração)

NARRADOR – O homem não podia arrancar o joio porque junto podia sair o trigo. Então sabem o que ele fez? Esperou a colheita. Daí separou o joio do trigo. Guardou o trigo e queimou o joio.

(Cartaz com os feixes de trigo amarrados e os de joio pegando fogo)

NARRADOR – Esse aqui é o trigo – e esse no fogo é o joio. Jesus nos contou essa parábola, essa história, para nos dar uma mensagem muito importante. Vamos entender o que Jesus quis dizer?

(O narrador agora explica mostrando cada um dos cartazes)

NARRADOR – Esse homem semeando a boa semente é Jesus. O campo é o mundo inteiro. E a boa semente... Somos nós. É: nós que somos bons e seguimos Jesus. Todos nós que somos amigos de Jesus. Quem é amigo de
Jesus aqui, levante a mão. Muito bom!
(Vai para o outro cartaz)

NARRADOR – O inimigo, que está aqui semeando o joio, é o mal. Ele é inimigo de Jesus. O mal não gosta de quem é amigo de Jesus não. Por isso ele veio aqui só pra atrapalhar. E olhem aqui as sementes do joio: são as pessoas más, amigas do mal.

(Vai para outro cartaz)

NARRADOR – Daí quando a gente vê está tudo misturado no mundo: o joio e o trigo, os bons e os maus. Nós, que somos amigos de Jesus, acabamos do lado de quem é do mal. E sem saber, viu? Porque o mal às vezes até se disfarça de nosso amigo, só pra nos enganar. Por isso é preciso ter cuidado e ficar sempre perto de Jesus.

(Vai para o outro cartaz)

NARRADOR – E aqui é a colheita. O homem separa o joio do trigo. O homem guarda o trigo e queima o joio. O homem é Jesus. O trigo somos nós, que Jesus vai levar para o céu. O joio ali queimando são os maus, que não entrarão no reino dos céus. Por isso vamos continuar sendo amigos e amigas de Jesus. Vamos
continuar sendo bons. Porque Jesus nos espera no reino dos céus!
Viva Jesus! Viva Jesus!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

TEATRO: As sementes de Joca Ano A – 15º Tempo Comum – Mateus 13, 1-23

JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – Sabe Clarinha: eu ganhei um pacote de sementes do meu tio.

CLARINHA – Que legal Joca!

JOCA – E daí ó: eu semeei.

CLARINHA – Você o que, Joca?

JOCA – E semeei. Joguei as sementes lá no jardim de casa assim ó: tcha-tcha-tcha. (faz gestos com o braço)

CLARINHA – Tcha-tcha-tcha?

JOCA – É assim, ó: tcha-tcha-tcha.

CLARINHA – E daí o que aconteceu, Joca.

(Entra cartaz – ou cartazes formando um todo - com desenho. Uma pessoa vai apontando para as crianças as partes da ilustração)

JOCA – Clarinha: as sementes caíram por todo lado. Olha ali: algumas sementes caíram na calçada – e os pássaros comeram.

CLARINHA – Nossa: que pássaros esquisitos, Joca.

JOCA – É mesmo. Outras sementes caíram ali perto das pedras, onde não
tem muita terra.

CLARINHA – Olha: as plantinhas murcharam.

JOCA – Foi mesmo. O sol veio e as plantinhas não agüentaram.

CLARINHA – Puxa! E aqueles espinhos ali?

JOCA – Ah: ali também caíram sementes. Mas os espinhos sufocaram as
coitadinhas.

CLARINHA – Puxa vida! Mas aquelas ali cresceram e até deram flores.

JOCA – Ah: essas caíram na terra boa do jardim, né Clarinha. Por isso elas cresceram assim, bonitas e fortes.

CLARINHA – Sabe Joca: isso também acontece com Jesus.

JOCA – Sério Clarinha?

CLARINHA – É: Jesus semeia a Palavra de Deus por todo lugar.

JOCA – Para todo mundo.

CLARINHA – Ta vendo aquelas sementes na calçada? É como a pessoa que ouve a Palavra de Deus, mas... Não entende. Daí vem o mal e leva tudo embora.

JOCA – E a semente não cresce.

CLARINHA – Isso mesmo. Olhe aquelas sementes que caíram nas pedras. São as pessoas que ouvem a Palavra de Deus, mas desanimam fácil.

JOCA – Ah, sei: qualquer coisa a pessoa já perde a fé.

CLARINHA – Exatamente. Não pode acontecer nada de errado que a pessoa já se desanima e se afasta de Deus.

JOCA – E o mal fica muito feliz com isso, viu?

CLARINHA – Ah, fica mesmo. Aquelas sementes que caíram nos espinhos...

JOCA – O que é que tem?

CLARINHA – Foram sufocadas pelos espinhos do mundo. É a pessoa que vem aqui na igreja, mas só pensa em dinheiro, dinheiro, dinheiro.

JOCA – Daí acaba sufocada pela ilusão do dinheiro.

CLARINHA – É isso aí, Joca.

JOCA – Clarinha, mas... e aquelas sementes que caíram na terra boa do jardim?

CLARINHA – Ah, Joca: esses somos nós.

JOCA – Nós?

CLARINHA – É! Nós todos aqui que sempre levamos a sério os ensinamentos de Jesus...

JOCA –... Da catequese...

CLARINHA –... Do padre...

JOCA –... E daí cresceu bonito.

CLARINHA – E sabe Joca: essas flores vão dar outras sementes.

JOCA – Oba! E daí vão encher o jardim!

CLARINHA – É isso mesmo, Joca.

JOCA – Então precisamos ser como a terra boa do jardim.

CLARINHA – Sempre.

JOCA – Ouvir a Palavra de Deus e colocar em prática!

CLARINHA – É isso aí.

JOCA – Quem quer ser como a terra boa do jardim levante a mão!

CLARINHA – Eu!

JOCA – Levante a mão bem alta!

CLARINHA – Eu!

JOCA – Então tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

(Os dois saem – FIM)

Missa completa para crianças: O Semeador

(Providenciar: um saquinho de terra, um tijolo, uma bucha de bombril, algumas britas, regador, água em um vidro, um recadinho e algumas sementes, podem ser: de feijão, milho, girassol, etc).
Acolhida – Meninas e meninos, hoje eu trouxe aqui umas sementes... Ganhei daquela senhora ali (apontar para todo lugar) que está sempre na missa. Ela me deu essa sacolinha também. Deixa-me ver o que tem dentro: tem terra, regador, vasinho vazio, água, brita, areia, bombril, tijolo... E um recado...Deixa-me ler...
Fulana, essas sementes são de flores raras e lindas, mas devem ser plantadas logo, senão podem morrer. Cuide bem delas e não deixe que nada atrapalhe seu crescimento.

E agora, crianças? Eu nunca plantei nada na minha vida, como é que eu vou fazer para cuidar dessa semente? E plantar então? Ajudem-me.
O que devo fazer? Será que coloco essa bucha de bombril aqui no vaso? Por que não?
Então eu coloco só brita? Não? Gente! Não falei que é difícil demais? Ainda bem que vocês estão me ajudando.
Coloco então o tijolo? Ainda não? Então o que devo fazer?
Ah devo colocar a terra boa, depois a semente e, depois a água. Devo fazer mais o que para que ela germine e fique forte e bonita?
Devo aguá-las, deixar que fique no sol, dar a ela carinho e assim ela crescerá, certo?
Pois é isso, crianças, que Jesus hoje vem nos falar através de suas histórias bonitas, as parábolas. Ele nos conta sobre a história de um semeador que jogava sua semente na terra e ela... Bom... Ela... Vou deixar essa parte da história para o padre contar, senão ele fica sem graça se eu o fizer. Mas de uma coisa vocês podem ter certeza, Jesus nos chama a ser um terreno fértil, onde Ele possa semear suas palavras de vida eterna. Em pé, com alegria, vamos cantar para nossa celebração iniciar.

Ato penitencial – (Desenhar quatro vasinhos e colorir. Colocá-los em uns pauzinhos e, à medida que eles irão falando, vão mexendo também para identificação das crianças. Numere-os. Faça vozes diferentes, caso não haja pessoas suficientes para fazê-las. _ Procure falar naturalmente para não ficar longo o ato)
Jesus sempre gostou de falar em forma de parábolas, que são pequenas histórias que Ele conta para que a gente entenda melhor seu ensinamento.
No evangelho de hoje, Ele nos contará uma das mais bonitas histórias, ela se chama o Semeador. Conta à história de um homem que saiu a espalhar suas sementes de vida eterna... Mas, em muitos vasinhos ele jogou sua semente, mas nem todas acolheram-nas.

Vasinho 1- Aí, quem está jogando essa semente em cima da minha terra? Quero nada na vida, não quero trabalhar, não quero sair do meu lugar pra fazer nada, estou tão acomodadinha. Esse negócio de semente só vem pra mexer com a gente e fazer a gente trabalhar. Quero serviço de jeito nenhum, pode tirar essa semente daqui.

Vasinho 2- Gente joga essa semente aqui! Quem sabe ela não é gostosa. Ando numa fome. Mas, espere! Essa semente é dura demais. É seca demais. Por que é que vocês não a trouxeram bem macia? Não quero isso, prefiro morrer de fome, a ter que me comprometer em aceitar algo duro... Difícil. Quero só as facilidades que o mundo me dá, nada de coisa que eu tenha que buscar.

Vasinho 3- Gente se é por falta de quem pegue essa semente traz ela pra cá , ora ! E não é que ela até é bem bonitinha? Que beleza que ela é. Nossa parece que ela gostou de mim, está querendo crescer, querendo me transformar em terra que produz.

O quê? Terra que produz? Quero não! Pode sair daqui sua semente. Quero ficar com minha terrinha linda, limpa, minha vaidade, minha ambição me impede de tê-la aqui comigo. Acho melhor você ir morar em outro vaso. Sou egoísta demais para aceitá-la. Se você vem comigo, terei sempre que andar com você. Isso eu não quero!

Vasinho 4- Pois eu aceito, venha semente do jeito que vier. Seja dura, seja mole, seja para inquietar, seja para desacomodar, eu aceito sua germinação. Estou preparada, pois sei que sua vida durará em mim eternamente.

É, criança, quantos de nós não somos iguais esses vasinhos? Não representamos como eles, nossa vocação para receber a semente?(Aponta um vaso)
Este tinha vontade, mas ao falar em compromisso com Jesus desistiu.
Esse não quis desacomodar, sair dele para conhecer a boa nova.
Hoje, queremos pedir perdão ao Senhor, porque muitas vezes não acolhemos suas palavras, suas sementes, nos fazendo como esses vasinhos aqui
Peçamos a Deus que no ato de seu perdão nos transforme neste outro vaso, merecedor de suas sementes de vida eterna.
Vamos pedir perdão cantando.

Aclamação do evangelho –
Jesus é o semeador que vem trazer até nós suas sementes de vida eterna. Ele quer encontrar corações dispostos a acolher essa semente, vamos mostrar a ele que todos nós somos os terrenos mais preparados desse mundo? Então vamos cantar bem bonito pra aceitar suas sementes.

PRECES DOS FIÉIS

: T.Fazei de nós, Senhor, semeadores do Reino e discípulos do Amor.

1. Fortalecei a Santa Igreja para que seja semeadora da Palavra no contínuo processo de iniciação da fé. Por isso, rezemos:

2. Iluminai os poderes que nos governam para que sejam semeadores de cidadania, cultura e educação e verdade. Por isso, rezamos:

3. Abençoai todas as pessoas de boa vontade e os profissionais que se dedicam a ações sociais e humanizadoras, a fim de que não se cansem de semear. Por isso, rezemos:

4. Olhai pelos que mais sofrem, para que não se cansem de semear a esperança num mundo melhor e mais humano. Por isso, rezemos:

5- Olhai para nossas crianças, com seus “coraçõeszinhos” pequenos, que são uns grandes terrenos férteis para sua semente.Senhor, acolha seus corações e dê a elas a alegria e a certeza da germinação eterna, por isso, rezemos:

Ofertório - (Lâminas com desenhos das ações que iremos ofertar)

Criança, São Tiago comparava a Palavra de Deus a um espelho. Ele dizia o seguinte:
Se alguém passa apressadamente na frente do espelho, nem lembrará os traços do seu rosto. Se quiser examinar o seu aspecto, deverá demorar um pouco diante do espelho.
Assim é com a Palavra: devemos nos mirar nela e deixar que ela revele quem somos e nos ofereça a oportunidade de uma mudança, de uma "conversão". E não precisamos fazer isso apenas sozinhos, às escondidas. Podemos fazer isso de diversas formas, querem ver?

Podemos no reunir com nossa família, em nossa casa, chamar nossos vizinhos e, todos juntos, ler as parábolas de Jesus, ler a bíblia, falar de Deus uns para os outros
Podemos ir à catequese, convidar os colegas para conhecer as histórias bonitas que Jesus nos conta e, quem sabe, não combinar de ir contá-la na casa de algum outro coleginha que não está na catequese?

Podemos combinar lá na escola de apresentar um teatrinho, na hora do recreio, para que todos conheçam as parábolas, divulgando Jesus a eles e aprendendo com ele a ser mais fiel à nossa missão.
Podemos, também, nos reunir com nossos amigos e, juntos, fazer uma campanha para ajudar os mais pobres, doando roupas, calçados, cobertores.
Quantas coisas podem fazer, quando temos dentro de nós as sementes de Jesus.
Quantos podem mudar nossa vida, transformá-la assim ,como o pão e o vinho serão transformados, quando temos a certeza que nosso coração é o terreno mais fértil desse mundo.

Tudo isso, queremos nos compromissar neste ofertório com nosso Deus, dado a Ele nossos presentes, em cada umas dessas ofertas. Vamos cantar com alegria de termos acolhidos bem as sementes do senhor.

Comunhão - Com a convicção de quem celebra a vida nova presente nas sementes que viemos buscar neste altar, vamos cantar com alegria.

Ação de graças – Hoje, queridas crianças, ouvimos, vimos, e aceitamos em nosso coração a verdade da semente de Jesus . Agora, pra gente ainda refletir para essa semana, tenho dois recadinhos, vamos entendê-los?

O primeiro recadinho é semelhante ao que Jesus deu aos seus discípulos, faz mais de dois mil anos. Dizia ele aos seus discípulos:

Não sejam pessimistas, não desesperem. Deus pode parecer tardar um pouco, mas não falha. A sua promessa é certa. A sua Palavra vai se realizar. O seu reinado já começou e logo vai crescer e se afirmar. Tenham fé! Vocês estão continuamente semeando. Por quê? Porque têm sonhos e ideais a realizar. Cuidem então das sementes, para que elas cresçam e dêem o fruto, o resultado que vocês esperam.

Há um segundo recado específico para o cristão, para você papai e mamãe :

Nós, geralmente, acreditamos pouco na força da Palavra e só nos preocupamos com o terreno, ou seja, conosco mesmos. Mas a semente brota pela sua força interior. O terreno é necessário, mas não seria fecundo sem a semente. Acreditem mais na Palavra de Deus! Deixem-na penetrar em seu coração! Acolham-na com carinho. Meditem-na! Façam com que ela inspire sua conduta, seu modo de agir. Que ela se torne realidade em sua vida. Deixem que ela os transforme e os guie. Deixem que ela reine em seus corações e o Reino de Deus terá chegado
Teatrinho: O semeador

(Teatrinho: Quatro crianças vestidas de coração – representam terrenos_Jesus , o semeador , com a bíblia na mão , sementes e palavras que podem ser pregadas no coração , como :alegria , amor , paz , caridade , carinho. Uma criança que veste de preto e faz o papel do pássaro, das pedras , dos espinhos sufocando os corações)

Jesus, agora no evangelho, nos contou uma parábola. Mas vocês sabem o que é uma parábola? Parábolas são histórias... Histórias que Jesus inventava para que todos entendessem melhor o que Ele queria dizer.

Vamos entender essa parábola do semeador, que é uma das mais lindas que Jesus nos contou?

Vamos apresentar os personagens principais:

- o semeador é Jesus.

- A semente é a sua palavra.

- o terreno é o nosso coração.

Havia um semeador que procurava um bom terreno para semear sua semente... Olhou daqui, olhou dali. Até que... Ah! Sim! Encontrei um terreno bonito... Um coração que parecia fértil! Então o semeador com todo amor e alegria lançou suas sementes, ou seja, começou a ensinar, a contar suas bonitas histórias todo entusiasmado...

Mas acontece que aquele coração não estava gostando de ouvir o que o Mestre pregava o seu terreno não quis abraçar a semente, lançou-o fora até que veio um pássaro malvado e a semente quis comer.

Vejam, olhem só, e sabem o que ele quer fazer? Isso, roubar as sementinhas, destruir tudo aquilo que Deus quis plantar naquele coração (isso acontece com muitas pessoas, elas até vem à igreja, até ouvem o que Jesus quer delas, mas não compreendem... não se sentem motivadas a seguir as que Ele pede... aí, o que é que acontece? O mal vem e rouba o que foi semeado no coração) Vocês acham isso certo? Não, não é!

Pois o semeador seguiu seu caminho, vê novamente um terreno.

Ah, agora sim! O mestre fala:

- Quem sabe esse coração acolherá minhas palavras?

E logo o Senhor começa e falar do seu amor... Que devemos renunciar a tudo para segui-lo... Que devemos amá-lo e aos nossos irmãos também... e aquele solo escuta, parece entender, se sente alegre ( Estou achando, crianças , que esse vai dar certo , que ouvirá a voz do Senhor.... estou sentindo o entusiasmo dele com as palavras que está ouvindo )

Hei, mas o que é que está acontecendo?
Ah, meu Deus! O sol está pedregoso e sua raiz não conseguiu se aprofundar...
Ih, crianças, vejam só, a sementinha que está germinando naquele solo de coração está murchando, murchando... Ela está morrendo.

Oh, não! Pobre, Mestre, tanto esforço pra nada.

Sabem, crianças, esse coração representa aquelas pessoas que escutam e acolhem a palavra de Deus, até começam a trabalhar na igreja, nas pastorais, só que quando vêm os problemas, os sofrimentos, as provações por falar em nome do Senhor, elas fogem, largam tudo, mudam até de religião, achando que assim é melhor... é melhor sem ninguém cobrar nada, não é?
Mas o semeador não desiste não! Lá vai ele procurar outro terreno, outro coração pra que ali possa fazer brotar sua semente.
Hei, vejam! Que belo terreno! Que coração mais lindo!Será que esse terreno vai abraçar a semente de Jesus e fazê-la germinar? Vamos ver?
Olhem! O mestre já semeou e começou tudo de novo... a acalentar no ouvido da terra as tuas doces palavras, a verdades de seu reino, de sua justiça, de sua verdade e que Ele é o caminho pra Deus (Ih, crianças, estou achando que vai dar certo dessa vez. Parece um caso de amor entre o coração e a semente de Deus... notem como a semente já está germinando).
Jesus então continuou falando aquele coração, enchendo de sua alegria, de seu amor... e aquele coração estava tão voltado para os ensinamentos do Senhor.
O Senhor lhe disse que era preciso desapego dos bens materiais e que...
Mas, esperem? O que é aquilo... Aqueles espinhos? Estão sufocando a plantinha (xô, fora, larga, deixa)
Pobre plantinha, os espinhos a sufocaram e ela acabou morrendo,
(Crianças... esse coração acolheu bem as palavras do Senhor, como muitos de nós aqui, a gente vem à missa, ouve bem as palavras do Senhor, chega até colocá-las em prática, contudo vem a ilusão do mundo, as riquezas, o prazer, que vai aos poucos tomando o lugar dos ensinamentos do Senhor e, com isso, esses ensinamentos são esquecidos, são sufocados, trocados por valores que o mundo do encardido oferece).
É Mestre! Está difícil achar um coração que queira acolher suas palavras e vivê-las por inteiro em suas vidas!
Crianças, vocês acham que existem corações que são bons terrenos e que se o senhor lançar sua semente nele irá brotar?
Vejam! Um outro terreiro... Um coração novo.
Vamos lá mestre, quem sabe se não é esse o coração que tanto o Senhor espera.
Isso... Semeie nessa terra boa!
Olhem crianças, a terra está abraçando a semente. O mestre lança sobre ele seu amor, seu carinho, seu cuidado, porque ele nunca desiste de nós, tem sempre a certeza que iremos acolhê-lo... E a cada ensinamento a semente germinava.
Olhem o broto, ele está crescendo. Estão vendo os galhos? E as flores... Elas estão surgindo? Agora sim. Os frutos... Isso! O Mestre está feliz e sabe que é preciso ser perseverante.
Esse coração, crianças é aquele que ouve o que Jesus nos diz e coloca o que aprendeu em prática e não há nada que impeça de frutificar a semente da palavra de Deus em suas vidas!
É... Crianças, e um coração bom trarão frutos que produzirão muitas e muitas sementes que estarão prontinhas para serem plantadas em corações férteis como o de vocês.
Então, hoje, vocês são convidados a abraçar Jesus em suas vidas e fazer com que, através Dele, vocês frutifiquem aqui na terra e lá no céu também.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Missa complteta para crianças: Manso e humilde

Obs. (Usar sempre uma linguagem voltada às crianças e músicas alegres, onde elas possam se sentir partes integrantes dessa celebração).

Acolhida – (Lâminas, ou gravuras, ou fantoches com os seguintes personagens: Lobo mau , bruxa , vovozinha do Sítio , Jesus )

Boa noite, minhas crianças. Boa noite a todos vocês que hoje celebram conosco mais um momento de alegria e festa, juntos com Jesus.

Hei, crianças! Outro dia alguém me perguntou se eu sabia o que era ser manso e humilde? Eu pensei, pensei e não soube explicar. Mas fiquei imaginando que se vocês me ajudassem, aqui na missa, eu saberia dizer exatamente o que é ser manso e humilde. Por isso eu trouxe aqui uns personagens pra sabermos discernir o que são essas expressões através do que os personagens representam. Vamos ver quem são?

Vejam só: A bruxa da história da Branca de neve .
Será que ela é mansa? Não?
E humilde? Não também?
Como é que vocês sabem disso?
Vamos ver outro personagem:
Gente é a vovozinha lá do Sítio do pica pau amarelo. E ela, crianças? Ela é mansa? É humilde? Vocês gostam dela? O que é ser manso e humilde, mesmo?
Agora vejam só quem apareceu: O Lobo mau da floresta que pega a Chapeuzinho Vermelho, e também os porquinhos,e também os ovelhinhas aqui da missa ....Esse lobo danado é manso? Não? Então ele é humilde? Também não? Por quê?
Mas, agora vejam só, a surpresa que eu tenho para vocês:
Esse que está aqui , quem é ele ? Ah, ele é Jesus? E Ele, crianças? É manso? È humilde? O que é ser manso e humilde para Jesus?
Então quer dizer que manso é aquela pessoa que sabe ouvir não só com o ouvido , mas com o coração também e que tem sempre uma boa palavra para nos consolar , ajudar ?!
Manso é ser pacifico, bondoso, de boa índole, boa pessoa, podemos assim dizer, crianças. Jesus é tudo isso.
Também é humilde, quero dizer: Singelo, simples, modesto, puro.
Que qualidades mais lindas têm Jesus e sabem o que hoje ele nos diz:

Que todos que se encontram cansados sobre o fardo julgo que vá até Ele, porque ele é manso e humilde de coração e nos ajudará.

Assim, crianças, todos nós queremos esse colo de Jesus, não é verdade?

E é nesse sentido de nos tornarmos como Ele é que iremos ficar todos em pé e cantar com alegria para festejarmos esse encontro com tão feliz.

Ato penitencial - (Serão feitas lâminas no retro projetor onde destacaremos situações de pobreza, fome, justiça e ao final uma criança carregando um saco às costas com os dizeres: preguiça, desânimo, comodismo; pode-se usar gravuras que representem essas cenas e ir indagando as crianças sobre as situações apresentadas )

Jesus, hoje, crianças, convida os cansados para que nele possam descansar, pois o seu fardo é pesado, ali está o seu ombro pronto a ajudar .

Mas quem são os cansados? Hoje, as pessoas se queixam o tempo todo de estarem mortas de cansaço. Mas quem são aqueles de fato que têm um fardo pesado?
Se olharmos no mundo ao nosso redor, vamos ver que os cansados são aqueles que tem fome e não tem o que comer...
São aqueles que não tem onde encostar suas cabeças, pois não tem onde dormir, onde morar, onde viver.
São aqueles que gritam por justiça, enquanto vêem seus filhos serem mortos pela lei da violência que hoje domina tudo.
São cansados aqueles que tem fome e sede de justiça e não as têm.
São cansados os que moram nos asilos e por lá são abandonados.
Os que são esquecidos como lixo nas prisões.
Ou aqueles que de nós não recebem um único pedaço de pão.
Estão vendo? Ah muita gente cansada demais...
E, muitas vezes a única canseira que temos é de vir à missa, é de rezar, é de ler a bíblia, é de ajudar nosso pais em casa, ou de estudar. Julgamos nisso um peso muito grande, um grande fardo nas nossas costas, quando somos cobrados por sermos cristãos e pouco sabermos de nossa religião, de nosso Deus e de nossa missão.
Então, crianças, vamos tirar de nossas costas esse fardo da preguiça e do comodismo que não nos deixam caminhar. Vamos ajudar o irmão cansado partilhando, nos solidarizando com eles. Porque nosso Deus é manso e humilde, mas é justo na medida certa. È Ele que nos pede esse cuidado, que nos aceita com nossos erros nos perdoando.
Por todas às vezes, então, que não somos comprometidos com nosso Deus com nosso papel de bons filhos , pois estamos cansados demais pra tudo, vamos pedir perdão a Ele cantando .
Leitura – Ouvir Deus nos falar é como se estivéssemos, de fato, deitados em seu colo, amparados com cuidado e carinho, sentindo que suas palavras nos dão vida nova, ânimo para prosseguirmos com alegria a nossa missão de bons cristãos. Vamos ouvi-lo sentadinhos e bem caladinhos.

Aclamação - ”Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”.
Quem será esses pequeninos a quem Jesus se refere, hein, crianças?
Refere-se a todos que têm, como vocês, esse coraçãozinho maravilhoso. São para essas pessoas que Jesus oferece seu coração manso e humilde. Vamos então, antes de ouvi-lo, cantar com muita alegria, fazendo festa a Ele.

Evangelho – História no final

Ofertório – (Aqui se enche um saco bem cheio com jornal, ou pano, ou papel embolados e, de dentro dele, tira as palavras que serão os presentes para o ofertório. Depois se coloca tudo dentro daquele grande saco, diante do altar: pode-se trocar por objetos que lembrem as palavras)
Hoje, Senhor, nós estamos com o saco cheio! Espere! Não pense mal da gente. Não é do Senhor que nosso fardo anda pesado e cheio, mas é para o Senhor que o enchemos.
É um saco cheio, mas de presentes, ofertas nossas, neste dia tão especial, onde o Senhor nos oferece seu coração manso e humilde. Vamos ver o que é?
Trazemos nesse fardo, não nossos pesos de atos errados que praticamos, mas nosso trabalho, fruto de nossos pais que labutam para nosso sustento, que não medem esforços para cumprir bem com seu papel de pais.
Trazemos aqui nesse fardo todas as nossas orações, nossas preces diárias, onde colocamos nossas intenções, em nosso nome, de nossa família e de nossos irmãos necessitados.
Trazemos aqui, nossa fé, representada por essa vela, luz que não apaga nunca, chama sempre viva de nosso amor por você.

Olhe só o que temos nesse fardo, nosso coração que pode ser semelhante ao seu se souber ser tão amável, manso e humilde como buscaremos sempre nos espelhar.
Aqui ainda temos as nossas ações, presentes de bons cristãos que somos, ações que praticamos como a partilha, a fraternidade e a solidariedade para com os outros.
Trouxemos, junto ao pão e ao vinho, essa ultima oferta, tão especial, nossa família, nossa alegria, nosso conforto. É nela que descobrimos nossa crença, nosso amor em nossa igreja. Nela descobrimos nosso Deus e o quanto Ele é bom. Tudo isso oferecemos com a alegria de nosso canto, Senhor. Amém
Comunhão – Prestem atenção, crianças: Jesus veio como libertador manso e humilde e não como revolucionário armado, porque o reino do amor fraterno não pode ser implantado pela violência, mas somente por um amar maior do que o dele. E sabem crianças, qual é esse amor? É o amor de todas vocês, que se assemelham a ele na mansidão e na humildade. Vamos então cantar com muita alegria , para irmos ao encontro desse nosso Jesus tão amado.

Ação de graças – Estou aqui com essa fita métrica, porque quero medir o coração que irá para o céu. Será que para ir para o céu, nosso coração tem que ter tamanho? Que tamanho seria esse? Jesus hoje nos disse que é pra gente ter um coração manso e humilde, como saberemos se nosso coração é manso e humilde? Será que tem fita que mede isso? Ou quem sabe se existe uma balança na porta do céu onde São Pedro irá pesar nossa mansidão e nossa humildade?
Como Deus saberá se somos mesmos mansos e humildes de coração? Será que eu vou ter que emprestar para ele essa fita?
Que fita que nada, hein, crianças? Jesus irá medir-nos pelas nossas ações: Se somos bons para com nossos pais, amigos, colegas, professores, irmãos.
Se realmente somos amáveis e humildes diante dos outros. Será que temos respeitado? Será que temos dito a Jesus o quanto nós o amamos?
Pois essa será a nossa medida. É assim que Deus irá nos medir, pesar, nos qualificar para sermos seus discípulos muito amados. Por isso, crianças, vamos aprender uma oraçãozinha bem pequena, mas de grande valor , dizendo assim:
Jesus, manso e humilde de coração : fazei nosso coração semelhante ao vosso ( repetir )
Assim, vamos rezando toda hora e Deus vai agindo em nós , reformando nosso coração e o deixando novinho em graça e mansidão diante de seus olhos . Vamos rezar de novo?

Teatrinho - A amizade nos une
Técnica: Contar a historinha como uma narração de futebol, carregando nos “RRRR” dos nomes dos participantes, como “RRRRRRONALDOSO!” •
Este texto conta a história de um burrinho que vai carregando o peso dos outros enquanto também precisa vencer uma corrida...Mas seu coração é manso e humilde e não consegue ver seus companheiros de corrida precisando de ajuda.

Situação da corrida- Vários bichinhos se alistam para a competição.
Objetivo da corrida - Quem chegar primeiro leva o prêmio...E ninguém sabe qual é...Várias suposições são colocadas: será que é um mês de passeios grátis? Ou será uma polpuda mesada por um ano inteiro? Acho que é uma guloseima daquelas! (“Mas para mim gostoso é um capim fresquinho”. Dizia o burrinho. Para o coelho Juquinha é uma cenoura gigante... para a tartaruga Gegê seria uma grande folha de alface... Acho difícil ser esse prêmio, pensavam todos.)

Regras da corrida- Todos os integrantes terão que sair para a corrida levando uma coisa que ache muito importante para sua vida e carregá-la até o final.

E já vai começar a corrida...
Temos os inscritos:
Número um - coelho Juquinha, carregando um saco de cenourinhas, afinal ele é muito guloso e não quer nem saber de ficar com fome;

Número dois - tartaruga Gegê, que colocou sobre seu casco uma grande pedra sobre a qual gosta de se esconder;

Número três - O tatu Rubinho, que colocou uma pá, para o ajudar a furar melhor seu buraco;

Número quatro - O burrinho Ronaldoso, que não sabia o que levar e apenas colocou uma sacola vazia na cacunda para descobrir no caminho o que era mais importante para ser colocado.

Estes eram os inscritos, mas toda a floresta estava fervilhando para ver quem seria o vencedor...
E começa a corrida...Nos primeiros metros a coisa ia equilibrada e a torcida ia animando os concorrentes, mas logo-logo começou a ficar desigual, pois o coelho foi saltando na frente, mesmo carregando seu pesado saco de cenouras. A tartaruga que já é lenta por natureza começou a sentir uma forte pressão “cascal” devido à pesada pedra que lhe servia de esconderijo...Já o Rubinho, não conseguia equilibrar a pá às costas e gastava um tempão enorme para colocá-la novamente no lugar...E o Ronaldoso foi vendo aquilo e sentindo uma vontade enorme de ajudar seus amiguinhos que estavam em dificuldades...Afinal ele era Ronaldoso, o bondoso...Logo ele, que era o preferido da torcida, pois tinha as pernas mais compridas e junto ao Juquinha, com seus saltos, poderia resolver a partida, quer dizer a corrida...
Mas como eu dizia, Ronaldoso estava que não se agüentava mais e foi logo chegando para o Rubinho e propondo a ele que colocasse a pá na sua sacola, afinal ajudá-lo seria importante...Como se fosse sua própria carga...
Rubinho quase não acreditou no que ouvia, pois não agüentava mais aquele fardo incômodo...E foi correndo colocar na sacola de Ronaldoso sua pá.
Mais um pouco da corrida ia andando...Juquinha aos saltos ia à frente, mesmo com a pesada sacola...
A Gegê, coitada, já não se agüentava nas pernas, pois já carregava o casco e sobre ele o esconderijo...A pedra...E já pensava: Como ela pôde escolher algo tão pesado para achar importante para sua vida? Por que ela não escolheu um travesseiro de penas? Mas era tarde, a escolha já havia sido feita...e o peso era muuuuuito grande...Até que passou por ela o Ronaldoso e propôs que lhe desse a pedra para colocar na sua sacola...E de lambuja que subisse também, afinal ela já era uma senhora e já tinha extinguido suas forças na tentativa de levar o que julgava importante...

Pôxa! Que alegria ela sentiu se vendo bem instalada na grande sacola do burrinho Ronaldoso!

Mas o caminho ainda estava no meio...E... Lá na frente ele pôde ver o Juquinha com meio palmo de língua para fora, quase arrastando a sua sacolinha de cenouras...Ela não era grande demais, mas para seus saltos tão altos, ela era impossível de ser carregada...E sua força já estava no fim...Foi aí que o burrinho, passando por ele, ofereceu sua ajuda e mais que depressa ele deu o último salto para a sacola, junto com toda sua cenoura...Usou para isso sua última gota de energia...E, lá em cima puderam ver seus outros companheiros, todos dentro da mesma sacola, com todos seus objetos de “importância”...Até o Rubinho já tinha subido, meio atrasado, mas estava lá...

E, lá no alto ele não entendia porque Ronaldoso acolheu a todos se ele poderia chegar à frente sozinho...E ganhar o prêmio sem nenhum concorrente por perto...
Foi então que ele perguntou sobre isso ao amigo. E qual não foi sua surpresa quando ouviu:

_Olha aqui, meu amiguinho, eu, quando fui escolher o que era mais importante para carregar, tive muita dificuldade e me decidi em colocar uma grande sacola vazia às costas para ir colocando pelo caminho o que aparecesse de importante...Então eu fui vendo que vocês precisavam de mim e isso era o que mais me interessava... Aliviar o peso de suas escolhas, partilhando-os, pois tenho capacidade de lhes ajudar...E deixar que juntos ganhemos o prêmio e nos tornemos ainda mais amigos...

Juquinha ficou comovido com tão grande amor e resolveu abrir seu saco de cenourinhas para que todos pudessem se satisfazer com elas... Dona Gegê resolveu não mais carregar sua pedra preferida, pois não mais queria se esconder... Agora tinha bons amigos...Rubinho, por sua vez, não precisava mais furar com a pá seus buracos, contentou-se em furá-los com suas patinhas, afinal eram próprias para isso...E atirou aquele peso para longe...

E todos continuaram o caminho até a chegada e receberam o maior de todos os prêmios:

A GRANDE AMIZADE QUE OS UNIU!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Teatro: Vinde a mim_Ano A_ 14º Domingo TC

Mateus 11, 25-30

JOCA – (entra desanimado) Oi pessoal.

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – (desanimado) Oi.

CLARINHA – Nossa Joca: como você está desanimado hoje.

JOCA – Deu pra reparar, é?

CLARINHA – Claro que deu né Joca. Olha só você: (imita Joca) "Oi pessoal".

JOCA – É eu estou desanimado mesmo.

CLARINHA – Mas... O que aconteceu, Joca?

JOCA – Clarinha: tudo aconteceu – e daí nada aconteceu.

CLARINHA – Xi, ele ta falando esquisito, gente.

JOCA – É assim, ó Clarinha: tudo aconteceu – e daí nada aconteceu.

CLARINHA – Não entendi nada, pessoal. Ô Joca: dá pra explicar isso direito?

JOCA – Ah, Clarinha: você sabe que quarta-feira foi meu aniversário, né?

CLARINHA – Claro! Eu fui à festa... E foi legal.

JOCA – É... Foi. Teve bolo, salgados, bastante gente...

CLARINHA -... E um monte de brinquedos, né Joca?

JOCA – Clarinha: eu ganhei tudo que eu pedi.

CLARINHA – Que legal!

JOCA – Ó: eu ganhei até mais do que eu pedi.

CLARINHA – Puxa!

JOCA – Ah Clarinha: quando eu fiz a minha lista de presentes... Eu caprichei!

CLARINHA – Eu vi.

JOCA – Eu pensei: com esses brinquedos eu vou ser o menino mais feliz do mundo!... Essa é a parte do "tudo aconteceu", ta? Eu ganhei tudo!

CLARINHA – E por que você está desanimado.

JOCA – Ah, essa é a outra parte: eu brinquei na quarta-feira, eu brinquei na quinta-feira, eu brinquei na sexta-feira.

CLARINHA – E você estava feliz?

JOCA – Estava, mas... Agora eu não estou mais.

CLARINHA – Por que, Joca?

JOCA – Sabe, foi legal, mas... Eu já me cansei dos brinquedos. . E eu não sou feliz de novo. Eu... Cansei de procurar a felicidade. .

CLARINHA – Sabe por que você não está feliz, Joca?

JOCA – Não. Por quê?

CLARINHA – Porque a felicidade não é ter um monte de brinquedos.

JOCA – Não é? Então onde está a verdadeira felicidade?

CLARINHA – Ah, Joca: a felicidade está na nossa família, nas coisas que Deus deu pra nós e em Jesus.

JOCA – É mesmo: Jesus!

CLARINHA – Jesus disse:

JESUS – (voz em off) Venham a mim todos que estiverem cansados e eu lhes darei descanso.

CLARINHA – Sabe Joca: procure seguir o caminho de Jesus. Nele está a verdadeira felicidade.

JOCA – Você tem razão, Clarinha!

CLARINHA – O mundo é cheio de ilusões, Joca. Só Jesus é a verdade e a vida.

JOCA – Em Jesus encontramos a paz, né Clarinha?

CLARINHA – É isso mesmo, Joca.

JOCA – Olha: eu aprendi a lição. Daqui pra frente vou cuidar mais das coisas de Deus.

CLARINHA – Muito bem, Joca.

JOCA – É: não vou faltar mais na catequese, vou rezar todo dia e prestar muita atenção no que Jesus diz.

CLARINHA – É assim que se fala.

JOCA – Então tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau.

JOCA – Tchau.

CLARINHA – Tchau.

(Os dois saem – FIM)