terça-feira, 31 de março de 2009

Missa Completa para crianças: Domingo de Ramos

Acolhida – (Ramos verdes - levar para que as crianças possam entrar cantando e saudando Jesus no início da missa)

Boa noite, queridas crianças.

Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Queridas crianças, hoje daremos início a mais significativa semana do ano. Quem sabe me dizer que semana é essa?

A semana santa, isso mesmo! Durante toda a semana iremos celebrar os passos de Jesus desde a entrada em Jerusalém, seu julgamento, sua condenação, sua morte e a mais linda de todas as partes da vida de Jesus, a sua ressurreição.

E para iniciarmos a semana relembrando cada passo Dele , eu trouxe aqui esses ramos. Sabem o por quê deles?

E que hoje celebramos o Domingo de Ramos.

Ah! Vou explicar, é que Jesus já era muito conhecido por toda a Palestina e, por onde ele andava, as pessoas o saudavam da melhor forma possível, querendo que ele soubesse o quanto ele era admirado e querido por todos.

Ao entrar na cidade mais importante da palestina chamada de Jerusalém, o povo da cidade querendo homenageá-lo, apanharam inúmeros galhos, ramos verdes e começaram a balançar saudando e balançando os ramos, gritando: Viva ao nosso rei, viva o nosso rei. Era a forma do povo da época de manifestar a Jesus o quanto eles o admiravam e o quanto o desejavam ali, perto deles. Havia muita esperança daquele povo em Jesus.

É, crianças, e hoje a gente repete o mesmo ritual do povo daquela época, saúda Jesus com nossos ramos, saúda Jesus com nossa alegria e com nosso amor.

Por isso, vamos ficar em pé e, com entusiasmo, em procissão (só as crianças) vamos saudar Jesus com nossos raminhos. Vamos todos cantar.

Ato penitencial – (Lâmina com Judas e outra com Poncio Pilatos - um saquinho simulando ser de dinheiro)
Agora, crianças, vamos fazer uma reflexão bem séria. Vocês podem até sentar para ouvir melhor e entender.

Estão vendo isso aqui? O que é? Ah é um saco de dinheiro. Vou falar dele a você:

Hoje Mateus, o evangelista, nos conta que Judas entregou Jesus aos sumos sacerdotes por dinheiro, por causa de umas moedinhas. Fato certamente comum naquele tempo e não menos comum em nossos dias: a moeda quer dizer o dinheiro, compra vidas, vende vidas, destrói vidas... Entregam inocentes... Serviço oculto, sujo... Que nos leva à recordação de uma multidão de inocentes comprados, vendidos, traídos, mortos por trinta, cinqüenta, cem moedas... Até quando? Tudo por causa desse saquinho aqui, do dinheiro. Ele exerce um poder de compra muito forte sobre as pessoas.

Outro fato que devemos pensar:

O Governador Pôncio Pilatos , aquele que julgou Jesus , ele lavou as mãos diante da condenação de um inocente... O que indica que a morte de Jesus não foi um ato assumido pelo poder como um todo, mas foi tolerado pela mediocridade e omissão...

Quantos de nós hoje não fazemos como Pilatos, diante das discussões sobre aborto, sobre as políticas públicas de assistência social, sobre violência, eutanásia e pena de morte? Muitas vezes lavamos as mãos por não termos coragem de concordar nem discordar... Tentamos nos omitir, justificando-nos com o silêncio. Que os outros decidam. Mas quem são os outros? Judas ?

Crianças, então devemos pensar que, se fosse hoje o julgamento de Jesus, se pudéssemos ganhar uma boa grana se os entregássemos ou que mesmo sabendo que ele é inocente, para não nos comprometermos ficássemos calados, não estaríamos matando Jesus da mesma forma? Ele não veio para dar a vida? O que temos feito para salvar a nossa vida e a de nossos irmãos?

Vamos pedir perdão crianças, pelos nossos muitos erros, que levam Jesus a cruz novamente, cantando.

Leitura – Agora sentadinhos e em silêncio vamos ouvir a nossa leitura de hoje. Através dela, Deus nos coloca bem dentro de seu plano de amor e salvação. Ouçamos com muita atenção.

Leitura do Livro do Profeta Isaías
4O Senhor Deus deu-me língua adestrada,
para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida;
ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido,
para prestar atenção como um discípulo.
5O Senhor abriu-me os ouvidos;
não lhe resisti nem voltei atrás.
6Ofereci as costas para me baterem
e as faces para me arrancarem a barba;
não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
7Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador,
por isso não me deixei abater o ânimo,
conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado.
- Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus!

Aclamação - Agora crianças, vocês ouvirão uma parte da história do julgamento, condenação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, devem prestar bastante atenção na leitura do evangelho e tentar acompanhar as partes dessa narrativa.

Mas antes, vamos todos ficar em pé e, com a alegria de quem se prepara para a grande festa da páscoa, cantar saudando o nosso evangelho.

Evangelho – Narração com várias participações

Preces.

T. Pela Cruz de Cristo, salvai-nos, Senhor.

1 - Pai de amor, que esta Semana Santa nos ajude a tomar consciência do pecado e a buscar a sincera conversão, tornando-nos mais responsáveis pela vida. Rezemos

2 - Que a Cruz de Cristo nos inflame de amor e nos impulsione para atos de solidariedade que signifiquem uma contínua escolha pela vida. Rezemos

3 - Que a Campanha da Fraternidade aprofunde o nosso compromisso com a vida, e que a coleta desta Missa seja um sinal deste compromisso

4 - Que todas as crianças , mantenham acesa a chama da esperança, inaugurando junto a Jesus uma caminhada de luta, coragem e triunfo em suas vidas , rezemos

Ofertório – (cenas da semana santa , desenhos em cartolina , fichas , no retro etc)

Jesus fez o maior dos sacrifícios em oferecimento ao amor por seu Pai, pelo nosso Pai e em nosso nome .

Agora, acompanhando os passos de Jesus, iremos oferecer ao nosso Deus de Amor as nossas ofertas.

Hoje, domingo de ramos, no verde que eles simbolizam, queremos oferecer nossa esperança de conquistar um mundo mais voltado para a fé, para a partilha, para a alegria de balançar ao vento seus dons repartindo-os com quem tanta necessita.

Na segunda feira quando Nosso Senhor do Passos começa sua caminhada rumo ao calvário, vamos oferecer ao nosso Deus a nossa caminhada diária, os nossos sacrifícios, nossas pedras e dores, mas também nosso desejo de continuar caminhando e acompanhado seu filho muito amado.

Na terça feira, Senhor, quando a mãe de Jesus caminha para encontrá-lo, vamos oferecer tantos encontros em nossa vida, encontros em família, encontros com os irmãos, encontro diariamente com nossa fé. Nas dores da mãe oferecemos nosso carinho... Nossa ternura... Nosso amparo há tantas mães que sofrem hoje, assim como ela sofreu.

Na quarta - feira, Senhor, oferecemos diante deste encontro de mãe e filho, o desejo do abraço, do estar junto a eles nesse caminho ao calvário, nossa confiança no seu plano de amor. Unidos nos momentos tristes e também vivendo juntos os momentos felizes, queremos dar o mesmo abraço ao seu filho redentor.

Na quinta -feira, Senhor, oferecemos nossa humildade, o desejo de também lavar os pés daqueles que precisam, não só os pés, lavar o nosso coração também num gesto de perdão , num gesto de simplicidade, em um desejo de transformá-lo em tanto mais amor... Para ir de encontro ao coração de nosso irmão na pratica diária de ações solidárias.

Na sexta-feira diante de tanta dor, com a morte de seu filho, queremos oferecer nosso compromisso de seguir tudo que ele ensinou, tudo que foi implantado através dele, fazendo-o acreditar que suas palavras agora habitam nosso coração para sempre.

No sábado Senhor, oferecemos nosso momento de vigília pascal, em oração, rezando também por todos que precisam de nós e em agradecimento a todo sacrifício de amor por Jesus derramado.

No domingo ofereceremos nossa alegria, nosso renascer para vida nova, porque acreditamos neste pão que se torna corpo de Jesus e neste vinho que se torna sangue de Jesus. Acreditamos, Senhor, que todo sacrifício de vida e morte tem valido a pena, quando vivida à experiência da ressurreição. Vamos cantar o canto do ofertório.

Comunhão - Jesus agora nos chama a fortalecer nosso espírito de coragem para que nesta Semana Santa possamos acompanhá-lo em sua caminhada de dor e buscar a alegria, pela vida nova na páscoa, que agora nós faz morada. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças –(preparar lâminas, ou cenas de Jesus em sua caminhada e a música: Ninguém te ama como eu)

Agora crianças, façamos silêncio e com atenção vamos agradecer ao nosso Jesus todo o seu sacrifício por nós.

Lá no Calvário, Jesus provou uma grande tristeza e ficou muito angustiado. Suspenso na cruz, fez a experiência do abandono por parte do Pai. Some-se a isto, a traição de Judas que, com um beijo, entregou-o a seus adversários. A três vezes em que Pedro o negou , incapaz de ser verdadeiro diante de uma empregada do sumo sacerdote. A fuga dos demais discípulos, com medo diante da sorte do Mestre. Toda uma trama armada para garantir uma sentença dada à revelia do acusado. A paixão apresenta a figura de Jesus despida de qualquer dignidade, reduzida à condição de trapo humano.

Como nós podemos agradecer a Jesus esse sua prova de amor por todos nós?

Vamos fazer assim: _ Enquanto escutamos uma música e assistimos algumas cenas da paixão de Jesus e vamos agradecê-lo em silêncio.

(slides de Jesus, lâminas, cartazes e a música: Ninguém te ama como eu).

Jesus Caminha.

Dramatização - ela é realizada nos corredores da igreja, as pessoas ficam espalhadas pelo chão e Jesus passa por elas ajudando-as pelo caminho até o altar. Todas devem estar com suas cruzes, a de Jesus é a maior. O defensor e o acusador ficam no altar de onde vêem tudo.

Personagens: 1 – Narrador, 2 – Jesus, 3 – Acusador, 4 – Defensor, 5 – Pobre, 6 – Pobre, 7 – Pobre - pobre que anda de costas, com a cruz pelo chão.

1 – Jesus inicia a sua caminhada. Não é uma caminhada de ramos e flores... De alegria e louvor... É um caminho de sofrimento e de dor.

Pelo caminho, Jesus encontra aqueles que também carregam suas cruzes pesadas e tem aqueles também que querem colocar a sua sobre Jesus.

Acusador – Hei! Você! Estou te conhecendo! Você não é Jesus, o Nazareno? Mas, vejam só...Ele que se dizia, Filho de Deus...E onde está o Teu Deus que te abandonou à morte?

Defensor – Cala-te! Não vê que Ele faz isto por nós? Quem de vocês morreria pelo outro? Ou daria sua vida pelo outro? Carregaria o peso da verdade, da justiça e do amor em suas costas e se entregaria totalmente por esse amor... Por essa justiça e verdade, senão o próprio Filho de Deus?

1 – É... E Jesus caminha...Pelo caminho Ele sofre porque muitos outros sofrem...

5 – Jesus! Jesus! Tem piedade de mim! Cura-me Jesus! Salva-me Jesus! Liberta-me Jesus! Cura-me do pecado. Salva-me da exclusão... Liberta, Jesus, o meu coração!

Jesus – Filha! Levanta-te! Pega tua cruz e ande comigo! Porque quem me segue não anda nas trevas!

Acusador – Mas é isso que tens a oferecer, Jesus? A cruz? Por que haveríamos de querer carregar a cruz? Quem a quer? Todos os homens a repudiam! Todos nós sabemos que a cruz é o sofrimento...e quem é aqui que quer sofrer?

Defensor – Homens... Homens... Tão tolos! Homens de pouca fé... Como é difícil para vocês descobrirem o amor! A cruz não é sinal de sofrimento...a cruz é sinal de VITÓRIA! Ainda ajuda o outro a carregar a sua, pois assim Jesus o tem feito...Por isso, a glória não se fez morte, porque da morte brotou a vida...Vida Nova em Cristo Jesus!

1 – E Jesus continua passando... Por mais de 2.000 anos Ele caminha... É um caminho grande... No qual deixa seus rastros... Agora de sangue inocente pelos nossos caminhos, onde nós também pisamos sobre o sangue do sacrifício de Jesus.

6 – Jesus, Tu nos dissestes que era Filho de Deus, Rei dos Homens, mas porque carregas em teus ombros esta cruz?

Jesus – Em verdade, em verdade, Eu sou o caminho, a verdade e a vida e vos digo: Só eu, Jesus, o Filho de Deus, posso vos salvar!

Acusador – Mas, salvar do quê? Um rei que tem como coroa, espinhos? Como manto, um trapo? Como trono, uma cruz? Afinal, Jesus...Como é que pode livrar todo esse povo sofrido, excluído, miserável e pecador, de sua cruz? De um destino sem luz?

Defensor – Por que põe em prova o amor de Jesus? Bem se vê que você fala sem o conhecer? Este homem que aqui está, diante de todo esse povo, não veio condenar ninguém a carregar sua cruz...Ele veio, sim, é nos mostrar coragem para também carregarmos as nossas...E, é, por pessoas como você, que julga, sem nada fazer para ajudar ao outro a levantar-se com sua cruz é que ele luta , para mudar essa condição de egoísmo , Jesus carrega a dele tão mais pesada do que nossa, mas isso não é empecilho para que ele abandone o caminho , ele nos ajuda a caminhar e melhor ainda , nos ajuda a carregar a nossa cruz ...Á propósito, quem de nós, hoje, ajudou outro irmão a carregar a sua cruz?
Jesus – Felizes são todos aqueles que falam em meu nome, que sabem do meu amor e que vivem a espalhar com sua bondade e coragem as minhas palavras, estes verão a Deus junto a mim no paraíso.

Acusador – Que paraíso? Você chama a cruz de paraíso? Eu a chamo de fardo pesado!

Defensor – Mas, é por pessoas como você, que não assume a sua cruz e tenta colocá-la nos ombros dos outros, como se somente os outros fossem culpados, é que Ele está aqui...Ele veio mostrar que o caminho para levar sua cruz é este: o do amor, da doação...da entrega...

7 – Jesus! Jesus! Ajuda-me a carregar a minha cruz!

1 – Quantos de nós também não têm a mesma reação desse acusador?
Queremos condenar... Não queremos nossa cruz carregar!
E, se Jesus nos mostra o caminho, preferimos ao contrário andar!
É... Mas muitos seguem Jesus... Os Seus passos ficam pelo chão!

Jesus – Hei! Irmão! Por que caminhas ao contrário? Por que não me segues? Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância! É, por isso, que eu me entrego ao Pai, a cada hora por todos vocês!

Pobre de costas - Eu renego minha cruz, prefiro deixá-la a ter que carregar tamanho peso, assim de costas para ela eu não dou pela sua existência.

Jesus – (Chega até o altar, olha para o céu e diz)

__Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem! Por eles eu dei a vida, que possa agora Pai, dar vida plena a cada um de seus filhos. Assim seja!

(levanta a cruz bem alta, todos que o seguiam se ajoelham perto dele no altar, o defensor também, o acusador se mantém em pé)

1 – É, crianças, e ainda existem muitas pessoas que insistem em andar contrário aos caminhos que Deus nos propõe. E que estes não sejamos nós, povo de Deus, povo que carrega sua cruz junto a Jesus!

Nenhum comentário: