quinta-feira, 5 de março de 2009

Teatro: Medo de escuro (Marcos 9, 2 - 10) 2º Domingo da Quaresma

JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – (com medo) Ai, ai ai – ai, ai ai.

CLARINHA – "Ai, ai, ai", Joca?

JOCA – É, Clarinha: ai, ai, ai.

CLARINHA – Onde está doendo, Joca?

JOCA – Em lugar nenhum, Clarinha.

CLARINHA – Então por que você disse "ai, ai, ai".

JOCA – Ah, Clarinha: eu nem te conto.

CLARINHA – Conta sim, Joca.

JOCA – Não, nem te conto.

CLARINHA – Mas Joca: se você não me contar... Como é que eu vou saber?

JOCA – Tem razão, Clarinha.

CLARINHA – Então conta: por que "ai, ai, ai?”

JOCA – Bem, Clarinha... É "ai, ai, ai...” De medo.

CLARINHA – Medo, Joca?

JOCA – É: medo.

CLARINHA – Mas... Medo de que?

JOCA – Ah, Clarinha: eu nem te conto.

CLARINHA – Conta sim, Joca.

JOCA – É que, na minha casa quando todo mundo vai dormir, minha mãe apaga a luz.

CLARINHA – Na minha casa também, Joca.

JOCA – E você não tem medo, Clarinha.

CLARINHA – Medo de que, Joca?

JOCA – Medo... De escuro!

CLARINHA – Não. Eu não tenho medo de escuro não.

JOCA – É? Mas eu tenho. Ontem eu estava com uma vontade de ir ao banheiro, mas uma vontade... Bem grande mesmo.

CLARINHA – E daí?

JOCA – Daí que eu chamei minha mãe. Mas ela estava dormindo. Eu chamei de novo. E nada.

CLARINHA – E daí, Joca?

JOCA – Daí, Clarinha, que quase, viu?

CLARINHA – Quase o que, Joca?

JOCA – Ah, você sabe... Quase.

CLARINHA – Eu não sei não. Quase o que?

JOCA – Quase que eu fiz... Bem, (da uma risadinha) quase que eu molhei a cama.

CLARINHA – Joca! O que que é isso?

JOCA – Ué: eu tenho medo.

CLARINHA – Mas medo de que, Joca?

JOCA – Medo do escuro.

CLARINHA – Ah, Joca, Joca. São Paulo disse assim:

SÃO PAULO – (voz em off) Se Deus é por nós quem será contra nós?

CLARINHA – Viu, Joca?

JOCA – Clarinha: eu não entendi.

CLARINHA – Joca: Deus está conosco, certo?

JOCA – Certo.

CLARINHA – Então: se Deus está conosco quem pode nos fazer mal?

JOCA – Ah entendi: Deus está comigo sempre.

CLARINHA – É isso aí, Joca.

JOCA – Deus está comigo no claro e no escuro.

CLARINHA – Isso mesmo, Joca.

JOCA – Então... eu não preciso mais ter medo! Oba!

CLARINHA – Êba!

JOCA – Clarinha: eu me sinto muito melhor agora, viu?

CLARINHA – Que bom, Joca.

JOCA – Eu não vou mais ter medo!

CLARINHA – É isso aí, Joca!

JOCA – Olha: minha vida mudou!

CLARINHA – Êba!

JOCA – Sem medo daqui pra frente!

CLARINHA – É isso aí, Joca!

JOCA – Eu me transformei, Clarinha.

CLARINHA – O amor de Deus é assim mesmo, Joca. Ele transforma a gente.

JOCA – Que legal! Eu vou contar pra minha mãe! Tchau pra vocês.

CLARINHA – Tchau!

Nenhum comentário: