terça-feira, 10 de março de 2009

Missa para crianças: Vendilhões do Templo 15/03/09

Acolhida - Boa noite / Bom Dia, queridas crianças.
(Cenas da história contada)

Vou começar nossa celebração contando para vocês uma história bem séria que aconteceu com Jesus.

Jesus foi até o Templo que era a igreja daquela época, para rezar, Quando Ele chegou lá... Vocês nem imaginam o que ele viu!? O Templo tinha se tornado um mercado, o povo vendia bois, vacas, cabras, tinha cambistas fazendo trocas, aquilo lá estava uma bagunça só. Quando Jesus viu aquilo, Ele ficou com raiva demais, tinham transformado a casa de seu Pai em ponto de venda, comércio, que desrespeito era aquele???

E ai, crianças, quando a gente está com raiva o que nós fazemos? Tentamos consertar as coisas de uma forma não muito educada, não é? Jesus ficou bravo demais, pegou um chicote e mandou chicotada pra todo lado, pegasse onde pegasse, pois eles haviam desrespeitado a casa de seu Pai.

Voou galinha para todo lado, correu boi, correu vaca, correu gente, foi àquela confusão danada... Jesus não deixou barato, não: xingou, falou, virou a mesa dos cambistas e disse:

- Tirem daqui estas coisas; não faça da casa de meu Pai casa de negócio.

Assim, as pessoas saíram, mas alguns ali, donos daqueles comércios eram os sumos sacerdotes, os mesmos que depois iriam condenar Jesus à morte.

E, por que Ele fez isso? Ele fez crianças, para que aprendêssemos a respeitar essa casa que é a igreja e, essa casa, que somos nós, templos do Espírito Santo, morada de Deus também.

Por isso, devemos respeitar tudo aquilo que é regido pela igreja, pelos bons modos, pelo respeito a Deus, sem chicletes na boca na hora da missa, sem conversar com os coleginhas, sem se alimentar nesse momento, sem celular batendo papo, devemos ter olhos e coração voltados para Deus. Em pé com alegria vamos todos cantar o canto de entrada.

Ato penitencial – (Lâminas ou desenhos em cartolinas)

Olhem só que coisa mais interessante .

Agora mesmo estávamos falando do Templo... Sabia que nosso corpo também é um Templo do Espírito Santo? É Nele que Deus faz morada.

Mas, eu sei que ultimamente tem gente, “que não é a gente, né...” que faz de seu corpo uma feira. É. Faz dele um vendilhão, onde vende seu coração para o pecado, impedindo-o de amar a todos e a si mesmo.

Tem gente que vende sua alma para o encardido, quando se entrega a violência...

Tem gente que vende seu corpo para as academias, pois estão insatisfeitos demais com o que tem e precisam de mais e mais não parando de buscar algo que está fora de seu controle.

É.. Tem gente que se vende o tempo todo para os prazeres do mundo... Insatisfeitos demais com tudo.. É com o cabelo, é com a condição de vida que lhe é imposta, é com a esposa, ou com o marido e, por isso, se vendem a infidelidade, ao oportunismo.

Jesus quer chicotear também esse tipo de invasão. Estamos contaminados demais pela ação do encardido... Buscando vender nossa vida a ele, ao pecado, nos sentindo impotentes diante de todas as coisas.

Será que não está na hora de colocarmos tudo para fora?

Isso! Fazer como Jesus, varrer de nossa vida o mal, limpar a nosso templo e prepará-lo para Deus fazer nele morada pra sempre. Vamos fazer isso pedindo perdão, cantando.

Leitura – A nossa leitura de hoje está tão linda que encherá nossos ouvidos da graça de Deus. Para ouvi-la temos que ficar bem atentos e em silêncio, está bem? Ouçamos atentamente.

Aclamação – Com atenção vamos ouvir Jesus que nos fala que nós somos o Templo de Deus, por isso devemos nos manter sempre alimentado pelo grande amor que Dele depositado em nós. Em pé, com alegria, vamos todos a cantar pra mais bonita nossa celebração ficar.

Preces:

VOSSA IGREJA VOS PEDE, Ó PAI, SENHOR NOSSA PRECE ESCUTAI.
1- Senhor, olhai pela Santa Igreja católica e apostólica, para que as águas do rio da vida a façam produzir frutos abundantes de santidade. Nós vos pedimos.

2- Senhor, dai sabedoria ao Papa Bento XVI, aos bispos, presbíteros e diáconos, para que edifiquem a Igreja sobre o alicerce dos Apóstolos e, como eles, eduquem a fé dos batizados. Nós vos pedimos.

3- Senhor, iluminai os que vêm a esta Igreja, para que aprofundem a sua vocação de filhos de Deus ao participarem da Palavra e da Eucaristia buscando ser sempre frutos de justiça. Nós vos pedimos.

4- Pelas nossas crianças, para que cresçam aprendendo a cuidar do seu templo espiritual, enchendo-o com a graça de Deus e o fortalecendo com a presença sempre viva do Espírito Santo, rezemos

Ofertório – (oferecer três amigos abraçados, uma família com a Bíblia ou o terço, estola de um padre, catequista com o livro da catequese)

Senhor, agora que é hora de oferecermos nossos presentes, precisamos nos lembrar que os vendedores que estavam no templo costumam também estar dentro de nós.

O templo que é nosso coração... Lugar em que o Senhor habita... Lugar que precisamos vigiar... Estarmos atentos para não deixarmos que se faça ali um comércio... Uma invasão de coisas que poderiam nos manchar... Contaminar... Por isso, precisamos oferecer esse templo novamente... Que o Senhor seja seu único morador.

Oferecemos todos os amigos que transitam pelo nosso templo... Pessoas que trazem do Senhor a melhor parte... Que nos ajudam... Que nos sustentam... Ensinam... Catequizam...

Ofertamos nossas famílias que nos ensinam a encher nosso templo com a sua presença, quando nos coloca sua palavra viva, quando nos conduzem à missa, quando nos fala das histórias da bíblia

Ofertarmos nossos padres, sua perseverança assumida em nome do amor, suas pregações que nos transformam em frutos de justiça

Junto ao pão e ao vinho entregamos nossas ofertas, na certeza de que tudo será transformado em muito mais amor e presença viva sua em nosso templo. Amém

Comunhão – Como vocês já perceberam crianças, estamos celebrando o cuidado que devemos ter com o nosso corpo que é o Templo do Senhor e com toda a comunidade. Esse cuidado nos impulsionará a estar mais atento a necessidades de nossos irmãos. E para gente fortalecer cada vez mais nosso Templo, vamos receber a Jesus na eucaristia, como nosso alimento de salvação. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – Hoje aprendemos coisas muito sérias. Aprendemos que devemos cuidar da casa de Deus que é a igreja. Aprendemos que devemos cuidar do nosso corpo que é templo de Deus. Aprendemos que devemos seguir os mandamentos do Senhor. Vamos então em silêncio, oferecer ao nosso Deus o nosso corpo, a nossa igreja e todo o nosso compromisso em seguir as leis do Senhor.

Agora, crianças, vamos pedir também a nossa mãezinha querida sua intercessão sobre todos nós, para que possamos cuidar de nosso Templo, que é nosso corpo, como verdadeira casa de Deus. Vamos todos rezar ave Maria.

Nenhum comentário: