terça-feira, 26 de maio de 2009

Missa Completa para crianças: Pentecostes

Acolhida – (imagens das cenas dos apóstolos recebendo as línguas de fogo)

Boa noite queridas crianças.

Boa noite a todos aqui presentes.

Hoje um dia muito especial para nossa igreja, celebramos o dia de Pentecostes.

Quem saberia dizer-me que é Pentecostes?

Pois hoje eu vou contar tudo cretino pra vocês.

Depois que Jesus morreu os apóstolos e aqueles que também o seguiam, junto a sua mãe Maria ficaram todos juntos dentro de uma casa rezando, rezando muito para que tivessem coragem de enfrentar o mundo e falar do que havia conhecido, ouvido e testemunhados sobre Jesus, mas faltava-lhes ânimo , motivação para isso pudesse acontecer .

Aconteceu que, um dia, enquanto estavam orando, veio um vento muito forte que abriu as janelas e entrou pela casa trazendo línguas de fogo que vinham do céu e a todos que essas línguas tocavam, elas causavam um despertar, dando a eles coragem, motivando-os a falar de Jesus aos outros. E o mais impressionante crianças, é que eles começaram a falar em diversas línguas, coisa que antes ele não faziam.

Desta forma, todos criaram coragem e saíram pelo mundo falando de Jesus , testemunhando tudo que viram e ouviram dele .

A essa vinda do fogo, sobre os discípulos de Jesus, chamamos de Pentecostes que foi a “descida do Espírito santo sobre eles”.

Pentecostes então é a descida do Espírito de Deus sobre os apóstolos.

Agora crianças, todos em pé, vamos nos encher da presença do Espírito santo e cantar bem bonito o canto de entrada.

Ato penitencial – Hoje aprendemos crianças, que pentecostes foi a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Mas não é só sobre os apóstolos que o Espírito Santo desce não. Ele desce sempre sobre nós.

É ele que nos enche de coragem, de fé, de amor, de vontade de sempre estarmos unidos em Deus, na partilha, na alegria e em tantos outros dons.

Só, crianças, que o encardido, aquele nosso inimigo e de Deus também, encheu nosso mundo de coisas que nos fazem esquecer os presentes de Deus. Ele nos envia também línguas de pecado, cheias de mentira, de fofocas , de desobediências , de raivas , de desunião , de fraqueza , de tantas outras coisas que nos parecem tão simples que nos contaminam com o erro e nos enche de covardia .

Por isso, precisamos pedir a Deus que nos afaste desse pecado, desse mal que aflige nosso coração e nos faz sofrer, fazendo sofrer o nosso irmão também. Peçamos perdão cantando e recebendo do Espírito de Deus seus dons distribuindo-os entre os nossos irmãos também. Vamos fazer nosso pedido de perdão cantando.

Leitura – Agora crianças, o Espírito Santo de Deus se manifesta de forma suave e forte, dando coragem a todos que estavam reunidos em nome do Senhor. Vamos então ouvir com muita atenção a nossa leitura de hoje.

Aclamação – Jesus nos liberta de todo medo e nos enche de alegria com suas maravilhas . Antes de ouvirmos esta bonita leitura vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria.

Evangelho – História no final do texto.

Preces da comunidade

1 - Senhor nos encha da toda coragem , nos faça cheios do Espírito Santo para termos sempre muito ânimo em nossa missão e divulgar seu reino por onde formos. Rezemos

2 - Dê Senhor a cada crianças seus dons, para que assim cresça na fé e na divulgação de suas palavras de vida eterna. Rezemos

3 - Senhor encha tua igreja da presença do Espírito Santo, para que ele possa vir a fazer morada em seus fiéis, restaurando nossas forças e nos fortalecendo na fé e na coragem. Rezemos

4 - Olhai, Senhor, os doentes, os tristes, os necessitados, os esquecidos, os velhos abandonados, os presos e enviai sobre eles seu Espírito Santo de amor, para que se sintam consolados, amparados, sintam-se fortes para vencerem todas as dificuldades que o mundo os coloca . Rezemos.

Ofertório – ( Fazer placas com desenhos sobre os dons do Espírito Santo )

Agora vocês já sabem , crianças ,que a festa de Pentecostes significou também o início da Igreja seu nascimento , a coragem que faltava aos seus seguidores de falar de Deus aos outros.

Deus nos presenteou com a presença viva de seu Espírito Santo com 7(sete) grandes dons.

Vamos oferecer ao nosso Deus a alegria de vivermos cada um desses dons em nossa vida.

Oferecer a nossa vivência com o dom da sabedoria que sabemos que na Bíblia sabedoria significa bem-dizer e, é assim, que devemos viver, ser sábios diante da vida que Deus nos oferece.

Oferecemos o dom da inteligência, inteligência é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece a sua volta, para que assim possa enxergar mais as necessidades dos irmãos e, com sua inteligência possa encontrar saídas para ajudá-los.

Oferecemos o dom do conselho esse dom que nos ensina a estarmos abertos à graças ao Espírito Deus que nos orienta no caminho da vida. Se assim o seguirmos teremos sempre a certeza de caminharmos certos com sua presença em nós.

Oferecemos o dom da fortaleza – com esse dom nos tornamos fortes para não tropeçarmos diante de nossas dificuldades e das propostas enganadoras.

Oferecemos o dom da ciência – ou do conhecimento, ajuda-nos, Senhor, a aplicar as luzes obtidas em favor da vida e do bem-estar dos menos favorecidos. Com esse dom ofertamos desejo de buscar a justiça para todos.

Oferecemos também o dom do temor de Deus, aqui não se trata de medo, mas de respeito . Esse dom nos ajuda a dar a Deus o seu devido valor e lugar em nossa vida, que é o centro de nossas vidas.

E por ultimo, junto ao pão e ao vinho oferecemos o dom da piedade, a piedade relaciona-se com Deus e torna-nos sensíveis aos irmãos. Ter piedade não é ter dó, mas é ter um coração dócil a Deus e cultivar a oração.

Todos esse dons são presentes de Deus para nós e, nossa oferta, é colocá-las em nossa vida como nossa maior missão a Deus e aos irmãos.

Vamos todos então com alegria cantarmos o canto do ofertório.

Comunhão – O sopro de Jesus simboliza o Espírito Santo, principio de nossa criação: _Somos convocados a levar até os confins da terra a PAZ de Jesus. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – Outro dia, crianças, ouvi uma criança com seu avô conversando lá no banco do jardim. Eu achei interessante porque o que o avô falava serviu muito pra mim. Foi mais ou menos assim:

_Ô Vô, lá na minha escola a tia falou que dentro de nós existem dois lobos, é verdade?

_ É sim, minha netinha.

_ Ela disse também que esses dois lobos vivem brigando, cada um querendo mandar mais do que o outro.

_ É verdade, minha netinha. Um lobo é o lobo bom, o outro é o lobo mau.

_ Vovô, qual é o lobo que irá vencer?

Então o avô segurou bem sua netinha, olhou bem dentro de seus olhinhos e disse:

_ Vai ganhar o lobo que você alimentar melhor!

Quer dizer... Se você alimenta sua vida de pecado é o lobo mau quem vai vencer e você ficará tomada pelo raiva , pelo ódio , pelo desamor . Mas se você alimentar o lobo bom, aquele que quer fazer sempre o bem, então você estará alimentando sua vida com a presença do Espírito Santo e assim estará sempre no caminho certo. Então, crianças, vamos sempre nos alimentar da chama do Espírito Santo para que assim fiquemos igualzinho ao ardor da pequena pipa

Pipa mestre e seu presente

Técnica: Usando um biombo horizontal movimentar os personagens

Personagens: Pipa mestre e outras 4 pipas ( uma bem menorzinha ) – sol – nuvens – passarinho.

Antes da Pipa Mestre subir ao céu, ela tinha muitas amigas pipas que a amavam e que gostariam de também , um dia, ir morar lá no céu, com a Pipa Mestre. E ela dizia:

Pipa Mestre: - Mas acontece que para ir morar no céu, é preciso merecê-lo. É preciso trabalhar para fazer o céu acontecer aqui na terra, através da realização da missão que lhes confiei.

É, crianças, por isso hoje nós iremos contar aqui para vocês o que foi que aconteceu depois que a Pipa Mestre foi se embora.

Naqueles dias, ventava muito. O sol brilhava muito, mas aquecia pouco. As pipas que antes coloriam o céu, levando alegria, empurrando as nuvens para que elas molhassem nos lugares certos e também direcionavam os pássaros para saberem qual era o melhor lugar para se esconderem do frio, aqui tinham como missão principal falar sobre todos os ensinamentos que a Pipa Mestre havia lhes falado... E elas ficaram tristes de repente.

Não mais queriam voar, não mais queriam falar, tinham medo agora de cumprirem sua missão.

Uma delas, esta aqui, a menorzinha, sempre dizia às outras:

1 _ Companheiras, animem-se! Tanto temos a fazer... Lembrem-se do que a Pipa Mestre nos disse: “Eu estarei com vocês até o fim do mundo .” Por que estão assim, tristes, desanimadas, sem vontade de fazer a única coisa que bem sabemos: voar e levar a mensagem da vida por todos os lados ?

2 – Ah! (Diziam as outras pipas.) Estamos assim por que a Pipa Mestre foi embora e nos deixou sozinhas.

3 – Temos medo de voar e de falar ao vento tudo que aprendemos... É perigoso, sabe? Alguma pipa pode não gostar e aí, ó! Corta a nossa linha e a gente se perde!

1 – É mesmo, vocês têm razão! É melhor cada uma ficar no seu mundinho, bem fechadinho, sem voar e muito menos cumprir com nossa missão que é falar das lindas coisas de amor que a Pipa Mestre nos ensinou.

E assim, crianças, aconteceu... Então o vento, notando que as pipas não voavam mais, parou de soprar...O sol, vendo que o vento não mais soprava, parou de brilhar .Os pássaros também não mais voavam e as nuvens não mais choravam, e, portanto, não mais choveu e a Terra ficou triste, seca, sem vida.

Quando a Pipa Mestre viu lá do alto do céu, tudo aquilo, acontecendo, disse ao Pai:

_Pai, chegou a hora de cumprirmos nossa promessa e enviarmos à Terra, a Força do Alto, pois as pipas andam tristes e sem vida...Precisamos nos unir e da união do nosso amor, enviar até elas, a Força que lhes dará ânimo, coragem, força e alegria para novamente cumprirem com sua missão, que nós mesmos confiamos a cada uma delas.

É, crianças, com a união do Pai e da Pipa Mestre surgiu uma nova pipa, vermelha como fogo e que descia do céu, aquecendo novamente o sol, movimentando o vento que soprava forte, trazendo luz para alegrar os pássaros, que voavam procurando pelo caminho longe do frio, que movimentou e animou as nuvens e elas choviam de alegria...

As pipas começaram a observar todo aquele movimento lá no céu e a pequena dizia:

1 – Virgem Maria! Mas o quê é que está acontecendo? O que é aquilo que está vindo lá do céu ?

2 – Parece com fogo – dizia a outra pipa.

3 – E mais ainda... Têm as cores da Pipa Mestre... Mas não é ela! O que será?

E como num passe de mágica, elas foram tocadas por aquelas pequenas chamas vivas e se sentiram fortes, animadas, já não tinham mais medo. Umas cantavam... Outras rodopiavam e a pequena pipa que nunca havia voado criou coragem para tentar. E sua vontade era tão grande...e o seu desejo era de agora cumprir sua missão: anunciar o que a Pipa Mestre havia ensinado: viver o amor, pregar a justiça e testemunhar a verdade... E pensando em tudo isso fez a nossa pequena pipa voou... E aos poucos ela, agora, sem medo... Cheia do Espírito Santo que veio do céu... Alcançou as mais altas nuvens. E junto das outras pipas voou...Voou por toda terra espalhando o amor e mostrando o quanto o Espírito de Amor santifica... Guia e dá vida àqueles que se abrem a Ele.

Assim, crianças, é a ação do Espírito Santo em nossa vida...Ele vem para nos dar vida nova. E assim, unidos à família de Deus, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estaremos sempre com a certeza de estarmos fazendo aqui na terra, o céu tão esperado!

Que a chama do Espírito Santo possa nos manter sempre acesos no amor.

Nenhum comentário: