sexta-feira, 31 de julho de 2009

Missa completa para crianças: Jesus é o pão da vida 02/08/2009

Acolhida - – (escrever a receita do pão no retro)

Boa noite queridas crianças e a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos.

Crianças, hoje vamos realizar uma receita. Isso uma receita de pão Eu preciso que alguém me ensine a fazer um pão. É... Um pão de verdade, desse que mata a fome da gente... Que todo mundo conhece e dele se alimenta. Vocês sabem que ingredientes nós gastamos para fazê-lo? Ah... Tem muita mãe ai que sabe. Vamos ver? (questionar as mães e ir a anotando no retro) Quem é que gosta de pão? Porque você acha que o pão é importante?(deixar que falem)
O pão então mata a fome.. Ele é um alimento que nos completa... Que nos faz sentir melhor, não é mesmo?

Eu vou contar uma coisa para vocês que, eu sei que não é novidade, mas é sempre muito bom saber. Sabiam que Jesus é um pão? Não é só um pão de bonito não... É um pão que alimenta... É... Ele o pão da vida da gente. Deus nos deu-o de presente, para que assim Ele fosse representado para nós. Mas por que será hein, crianças, que Deus assemelhou seu filho com um pão? Vamos pensar: Com o pão de sal matamos nossa fome de comer, não é mesmo? E com o pão de Jesus? Ah... A gente mata nossa fome de salvação, de vida, de ressurreição e foi o próprio pão da vida que é Jesus Cristo, que nos garante isso.
Por isso, crianças quando sentirmos fome de saciar a alma, de ser feliz, a gente se alimenta das palavras e do testemunho de Jesus. Quer pão melhor?

Então em pé, com alegria, vamos saudar cantando... Para o nosso o Pão da salvação, o pão da vida que é Jesus.

Ato penitencial ( pode ser representado por uma pessoa vestida de cozinheira com os ingredientes escritos em palavras sobre caixas vazias , ou mesmo realizando a receita com os ingredientes necessários e representados pelos pecados que ela comete)

E falando em pão, sabem, crianças, lembrei-me de uma senhora, lá perto de minha casa, que tinha um jeito diferente de fazer o seu pão. (Como vocês já sabem se somos de Jesus, cristãos mesmos, todos nós carregamos conosco a receita do pão da vida e da salvação). Mas, voltando o caso da senhora lá... Ela tinha um jeito diferente de fazer o pão dela, assim, como muitos de nós aqui e ali e espalhados pelo mundo todo. Ela tinha a receita do pão, pois o próprio Jesus havia ensinado, mas ela também sabia que tinha muitos ingredientes que se colocados no pão da sua vida iria fazer a receita desandar...

Olhem só como ela fazia o pão da vida!

Enquanto ela lia a receita (Bíblia) ela também conversava ao telefone e contava umas fofocas, nessa distração, ela acrescentava umas pimentas na massa, eee... Quando ela se lembrava de alguém que não gostava. Epa !!! Crianças...era um Deus me acuda !Colocava na massa de seu pão um monte pecados e nessa mistura toda estragava a massa... E tinha também os momentos em que ela brigava e sua raiva era tamanha que na massa mais lixo ela amontoava.

E a massa ia crescendo toda vez que ela ia pecando... Tinha momentos em que ela deixava aquela massa de lado pra cuidar da massa dos outros. E, assim acontecia com os outros também que não cuidavam da sua massa e viviam acrescendo na massa dos outros, só o que não prestava.

Com o tempo a massa de pão que era para ser linda, ia se tornando cinza de violência, intolerância, má-vontade e sabe lá o que mais.

Será crianças que da massa daquela senhora iria sair um pão que preste?

Será que Jesus quando sentar à mesa e for servido desse pão, Ele irá gostar de comê-lo?

Será que Ele não vai desconfiar que a receita desse pão seja outra bem diferente daquela que Ele nos ensinou?

Então, crianças, cuidado com a massa de pão de vocês! Cuidado com o pecado que é um ingrediente que desanda a massa e a faz perder e ele, se faz presente mesmo quando a gente não coloca, porque ele é um ingrediente enxerido.

Por isso, com a certeza que sempre teremos a receita certa pra sermos perdoados ao errar a nossa e nos arrependermos, vamos pedir perdão a Deus cantando.

Leitura – O projeto de Deus busca a libertação para uma vida plena. Mesmo diante das dificuldades, crianças, nunca devemos resmungar, ou desanimar... Mas pedir auxilio necessário para gente continuar lutando. Vamos ouvir isso na leitura de hoje com silêncio e atenção.

Aclamação. Jesus é o pão da nossa vida, o pão que nos alimenta o pão descido do céu. Quem Dele se alimentar jamais terá fome e sede, pois ele alimenta nossa alma. Vamos ficar em pé e cantar com alegria saudando as palavras do senhor.

PRECES - Confiantes na providência amorosa do Pai, apresentemos nossas preces.

- Senhor, fortalecei a vossa Igreja, que alimentada pelo Pão da Palavra e pelo Pão da Vida, seja sinal generoso do amor, da partilha e do serviço. Nós vos pedimos.

- Senhor, protegei todos os padres de nossa Diocese, para que sejam fortalecidos em sua vocação e exerçam sua missão contando com o apoio das comunidades a eles confiadas. Nós vos pedimos.

- Senhor, abençoai com a abundância de vossa graça as equipes paroquiais da Pastoral Vocacional, a Associação Amigos do Seminário e todas as pessoas que colaboram na formação dos futuros padres de nossa Igreja Particular de ..... Nós vos pedimos.

Ofertório ( Vários pães)

Senhor, hoje, queremos oferecer-lhe pães, estes que aprendemos a nos alimentar através de seus ensinamentos.

Receba Senhor, o pão da fraternidade, que mata a fome de nossos irmãos. O pão aprendemos a dividir como o Senhor o fazia, ou que muitos ainda não aprenderam e é preciso buscar em seus exemplos de amor e fé a dividi-lo entre os mais necessitados.

Oferecemos, Senhor, o pão da justiça, da igualdade que queremos e buscamos fazer acontecer aqui no nosso meio.

Oferecemos o pão, alimento da alma, envolto na palavra que queremos seguir... Pão da verdade... Pão do testemunho (Bíblia)

Oferecer, Senhor o pão que nos alimenta que mata a fome do corpo e que nos faz ser agradecidos pelos inúmeros benefícios dados a nós através da gratuidade de seus gestos.

Dar a oportunidade de levar a receita deste pão aos outros, dedicar nosso tempo a amassar o pão para deixá-lo pronto para nossa salvação, um pão puro, de igualdade e solidariedade, também é nossa oferta.

Oferecer o pão dos mais velhos, experientes, pão de fé, de força e coragem amassado pela luta do dia-a-dia, pão da experiência que devemos seguir.

Oferecer um pão jovem ainda de quem está aprendendo, buscando, amassando aos poucos...

E um pão criança cuja receita ainda nem bem consegue ler, mas já quer garantir seu céu também. Precisamos senhor de seus milagres, mas além deles precisamos também da sua confiança em acreditar que nosso amor vai além deles.

E essas mãos vazias, Senhor, sem pão, representam aquelas mãos que cada um de nós tem como missão enchê-las com o seu pão da vida, sejam de nossos irmãos menos favorecidos, ou as nossas mesmas.

Tudo isso, Senhor e muito mais pães gostaríamos de agradecer e oferecer hoje, junto ao pão e ao vinho. Vamos todos juntos cantar bem bonito para nosso Deus o canto do ofertório.

Comunhão – Viram só, crianças, é chegado o momento da santa ceia. Jesus é a oferta perfeita nessa mesa , Ele é o pão da vida. Oferece-se a nós como eucaristia divina. Hoje vocês são aprendizes a comer o pão da vida e se preparam com alegria para um dia recebê-lo, porém outros tantos são chamados à mesa para que Jesus possa abastecê-los de seu amor. Então com alegria, vamos receber em nós o pão da vida cantando.

Ação de graças – Hoje aprendemos crianças, que Jesus espera de nós manifestação de amor. Ele quer que o reconheçamos no partir do pão, no oferecer o pão, na divisão do pão com o irmão. Pois é através de gestos nossos é que Ele irá nos permitir comer de seu pão eterno, saborear o céu pra vida eterna e poder conviver com Ele na sua casa, sentando em sua mesa, se soubermos amar nossos irmãos e com eles também repartir nosso Pão.

Claro que o céu é algo muito maior e implica compromisso, precisamos aprender a Ver Deus de uma forma mais cheia de fé, endossando pelo amor que devemos ter por ele, por isso vamos cantar uma canção bem pequena nos comprometendo a ama-lo para sempre.

Deus eu te adoro
Te ofereço a minha vida
Como eu te amo

Jesus Cristo eu te adoro
Te ofereço a minha vida
Como eu te amo

Evangelho

Historinha - O Pão do Céu

Técnica: Narração com transparências apresentadas no retroprojetor.

Esta historinha aconteceu um dia, há muito tempo e continua acontecendo em muitos lugares. É... tem muita gente que não percebeu isso e, é ,por isso, que continua acontecendo até hoje...

Havia um grupo de pessoas que estava com muita fome e ficaram sabendo que existia um lugar que tinha um pão especial , um pão capaz de matar a fome do corpo e da alma . Então saíram para procurar esse pão.

Procuravam, procuravam e nada. Só a fome ia apertando. A barriga roncando...roncando. Só que eles não sabiam direito que direção tomar... Onde será que eles iriam encontrar esse pão? E foram andando, vagando pelo mundo. A fome cada vez mais forte , mais apertando. O sol quente parecia aumentar a fome e diminuir as forças ... eles estava sentindo muita fraqueza...

Um deles olhou mais à frente e gritou :

-Oh! Será uma miragem ou será o pão? O pão que nos alimentará ?

Um outro tendo a mesma visão disse :

-Oh! Acho que sim! Vamos comê-lo!

O grupo correu em direção a um monte, mas qual nada... a dureza do caminho os fez ver o pão , mas na verdade lá só haviam pedras.

E não é eles comeram pedras! Hum! Como eram duras, mas a fome era tanta. Foi aí que eles virão que aquele pão-pedra não era o pão que eles estavam procurando, não era aquilo que eles queriam e se puseram novamente a caminho. Era preciso encontrar o verdadeiro Pão, aquele que iria saciar a fome.
Depois de muito caminhar chegaram a um lago e acharam que iriam saciar a fome tomando água do lago.

Beberam, beberam daquela água, mas a fome se fazia mais forte...e quanto mais forte era a fome, mais eles tomavam da água .Eles queriam ser saciados. Era preciso buscar esse alimento a qualquer preço, já que não encontravam o pão era preciso saciar a fome .

Mas onde procurar pelo pão da vida? Será que realmente ele existia? O povo andava e perguntava o tempo todo. Tinham esperança que Deus ouvisse suas preces e os atendessem.

Parece que a esperança daquele povo não foi em vão. Deus olhou por eles e sentiu necessidade de dar-lhes alimento e assim acabar com toda aquela fome.

Chamou seu anjo predileto e mandou que trouxesse o Pão. O Pão da Vida que iria saciar de vez a fome daquele povo.

E o anjo o preparou com cuidado. Armazenou nele todo o amor do coração de Deus, que era enorme, cobriu-o de graças e bênções e o enviou ao mundo. Deu-se então o início da missão do Pão do Céu...
Quando Ele chegou ao mundo, saiu à procura do grupo , daqueles que tinham fome. Mas qual não foi a sua surpresa quando alguns deles, os mais ricos, os poderosos, cheios de si, não reconheceram Nele, o alimento de vida, o pão que lês estava procurando . Criticavam, riam dele e perguntavam entre si que alimento era aquele, que queria saciá-los de coisas que eles não compreendiam.

Alguns até diziam assim:

- 1- Ora! Um pão!?Este era o pão pelo qual estávamos esperando tanto ? O que é um simples pão para o nosso paladar tão refinado?

-2- Ele é perigoso! É melhor ficar livre dele! É melhor eliminá-lo!

-3- Quem sabe queimá-lo!

Puxa, gente! Eles não reconheceram o valor do Pão. Mas o Pão era persistente. Havia muitas pessoas com fome naquele grupo e Ele, não se deixava esfarelar, não! Era preciso trabalhar mais com aquele grupo, faze-los entender que ele era o Pão pelo qual estavam procurando, Sabiam que eles tinham fome, só que o eles não enxergavam que o Pão estava ali, bem perto e que se esticassem um pouquinho... um pouquinho que fosse a mão, teriam o alimento da salvação. Então, o Pão resolveu dar uma mãozinha para aquele povo faminto, anunciou sua missão , testemunhou seu amor e fez com que eles entendesse sua missão de saciar a fome do coração . Muitos foram àqueles que o seguiram e acreditaram em sua mensagem . Mas , o pão também sofreu perseguição de tantos outros e nas mãos desses. ele foi cassado , condenado e morto .

Mas sabem o que Ele fez ? Voltou ,novamente, trazendo a sua paz e dando a paz àqueles que o amavam ... surgindo na mesa deles: forte, com um cheiro gostoso de vida nova, que parecia dizer:

-"Eu sou o Pão da Vida e quem me comer viverá eternamente"

E assim aconteceu, crianças, o pão foi transformado em alimento, saciando a fome de amor, de igualdade, de justiça, de paz, que eles tanto haviam procurado. E aconteceu uma coisa linda com aquele povo: eles perceberam que era preciso repartir aquele Pão com quem ainda estava com fome. Somente um pequeno grupo ainda anda procurando pelo pão, ou quem sabe nem pão eles querem mais, porque duvidam até da fome que possuem...

Agora vocês, crianças, perceberam que esse Pão da Vida é Jesus e , quando Ele se oferecer a vocês , como Ele faz ,aqui na missa , recebam-no, porque Ele é o VERDADEIRO alimento da nossa vida e junto Dele vem a paz que Ele mesmo nos garantiu !

Um comentário:

JAY / SSA-BA disse...

Muito criativa essa história! Precisamos trazer a mensagem de Cristo de forma tão clara e prazerosa como esta que acabo de ler. Parabéns!!!