sexta-feira, 17 de julho de 2009

Missa completa para crianças: Ovelhas sem pastor 19/07/2009

Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Acolhida - Boa noite, queridas crianças e a todos aqui presentes.

Vamos iniciar nossa celebração com um joguinho, que tal?

(Orientações para a equipe de missa: O jogo deverá ser o seguinte: Escolham crianças para a tarefa antes da missa, oriente-as que elas terão que montar uma pipa com a ajuda de uma mestra. Quando iniciar a celebração pergunte quem gostaria de participar, sem que todos percebam vão junto ao grupo de duas ou três, as já escolhidas. Dar a elas os materiais necessários e digam que terão que realizar uma tarefa com aquele material, só que uma equipe terá ajuda de uma mestra e a outra equipe terá que se virar sozinha; providenciar papel, tesoura, cola todo o material necessário para não perder tempo; A equipe que tem a mestra terá que executar rapidinho, enquanto a outra desenvolverá pouco e não terá ajuda nenhuma.).

Depois avaliar a brincadeira com as crianças (pode-se explorar da forma que desejar)

Qual foi o grupo que eu se saiu melhor? Por quê?

Por que o outro grupo estava tão perdido?Quando estamos sem direção fica mais fácil ou mais difícil conseguirmos as coisas?

Será que o outro grupo sem ter uma pessoa para ajudá-lo não ficou parecendo um rebanho sem pastor?

É exatamente isso que Jesus vem nos mostrar hoje, no seu evangelho. Que quando não se tem uma direção ficamos perdidos e, é essa sua missão para conosco, nos dar uma direção, nos ensinar um caminho, ajudar-nos a encontrar o PAI.

Ele é o pastor, nós somos suas ovelhinhas ao qual ele tanto ama. E quando ele percebe esse povo que não sabe como caminhar e que precisa de ajuda, Ele nos envia seus discípulos, nos colocando no caminho certo.

Esse Jesus pensa em tudo, hein, crianças?! Vamos então cantar com alegria, todos em pé pra saudar Jesus e seus discípulos.

Ato penitencial

(A ovelhinha deve seguir por caminhos; deverá ter duas lâminas e dois pastores e ela nunca obedecerá às ordens dadas pelas crianças).

Vejam só aquelas ovelhinhas lá no retro?

Essa daqui da direita é Olindinha, de direita só a posição porque ela anda tão sem rumo. Fugiu do grande rebanho, está se embrenhando por outros campos.

Vejam só esse pastor cinzento? Ele disfarça assim para agarrar ovelhas bobinhas e leva-las lá para o seu campo de maldade. Ele é o encardido, vive sempre nas esquinas querendo desencaminhar boas ovelhas.

Mas, vejam só a beleza do pastor de verdade, Jesus Cristo. Ele sim é o caminho a verdade e a vida.

Vamos ensinar a Olindinha qual dos dois caminhos ela deverá seguir, e qual pastor ela deverá escolher?

Vocês acham crianças, que a Olindinha deve contar mentira? Então por esse caminho ela não pode ir. Mas vejam só como ela é danadinha de desobediente, contou mentira mesmo sabendo que é errado. Etâ ovelhinha danadinha!

Agora tem outro caminho, vamos lá: Será que ela deve andar no caminho da brigas, fofocas e dos palavrões? Ou vocês acham que ela deve ser boa e sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil e assim andar por este outro caminho?(ela sempre foge para o caminho inverso, o pastor cinzento pula de alegria).

Ovelha danadinha que não escuta ninguém, nem a gente ensinado o certo ela se corrige.

Bom, vamos seguir:

A Olindinha está numa dúvida cruel, não sabe se deve rezar ou assistir televisão?Principalmente as novelas que agora só mostram o que não presta; não sabe se deve fumar ou visitar os velhinhos? E muito menos: deve-se obedecer ao que se pais dizem, ou escutar o que falam os coleguinhas para ir para outro caminho, longe dos ensinamentos do pai...

Se ela escolher o caminho abaixo, ela sempre vai fazer o que o com o pastor cinzento deseja que seja colocá-la bem longe da luz e da verdade. Agora se ela seguir o outro pastor, ela se manterá firme e sempre buscará a luz e a verdade? Quem Olindinha deverá seguir?

Engraçado, não é, crianças. Aqui na teoria é tão fácil resolver, fica tão simples pra gente seguir e escolher o caminho, mesmo que seja pra Olindinha porque escolhemos pra ela o que queremos para nós, difícil é fazer.

Quando estamos vivendo situações parecidas com essas, muitas vezes, fazemos nossas escolhas erradas, mesmo sabendo que deixamos as certas para lá. Andamos como se não tivéssemos pastor, assim como olindinha que não sabe por onde caminhar. Mas ela é uma ovelha e vocês?

Vocês já sabem que pastor devem escolher e, no entanto, muitas vezes se deixam enganar. Por todas as vezes que nos deixamos enganar e caímos nas armadilhas do pecado, vamos pedir perdão a Deus cantando. (pode simplificar para não ficar muito grande falando naturalmente)

Leitura – Hoje, crianças, Deus promete na leitura que iremos ouvir que enviará bons pastores para cuidar do seu povo. E esse povo, somos nós, todos nós aqui.

Nosso Deus, crianças, é o Deus do Amor, da misericórdia, por isso jamais irá nos abandonar. Nós somos ovelhinhas bem amadas Dele. Vamos ouvir com muita atenção o que Ele tem a nos falar?

Aclamação

Jesus olha para a multidão que o segue e se preocupa com eles, porque parecem ovelhas sem pastor. E então sabem o que ele fez? Ele os chama e começa a lhes ensinar muitas coisas. E também manda seus discípulos a fim de que eles possam também ajudar ao povo.

Bonito isso, não é crianças?! Jesus não desampara ninguém. E, é por ele, que vamos ficar em pé e cantar com bastante alegria.

Preces.

1 - Senhor acompanhai o Papa Bento XVI, nossos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas para que anunciem com alegria e dedicação vossa Palavra de vida nova e salvação. Nós vos pedimos.

2 - Senhor iluminai todas as lideranças e ministros que, atendendo ao vosso chamado, estão a serviço do vosso Reino na comunidade e no mundo. Nós vos pedimos.

3 - Senhor abençoai todos os representantes das nossas paróquias e pastorais para que seus encontros e eucaristias sejam fonte de crescimento na fé e aumentem os operários para a vossa messe. Nós vos pedimos.

4 - Senhor, nós te pedimos pelas nossas crianças , que dela suscitem novos operários que trabalhem com afinco , ardor e amor na sua messe . Fazei crescer nelas a fé , a caridade e o desejo de segui-lo . Nós vos pedimos

5 - Senhor, atendei nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos falecidos e por todos os motivos que queremos rezar neste dia os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.

Ofertório

Hoje Senhor nossa oferta é singela, porém muito significativa.

Queremos oferecer a ovelha que somos, pequenas no tamanho, mas grande na utilidade. Com essa ovelha vai também nosso desejo de acolher a todos os nossos irmãos e fazê-los entender o grande sacrifício de amor que tens por nós.

Queremos oferecer o sinal da boa ovelhinha, seu sininho, sua alegria em ser ovelhinha do Senhor, aquele som que avisa que sempre estaremos por perto e vamos tb caminhando e chamando as outras ovelhinhas que caminhem conosco.

Queremos oferecer o cajado com o qual queremos sempre nos conduzir no seu caminho. Apoiando-nos em suas palavras, nos levantando de nossas quedas, nos apoiando quando estivermos fracos e desanimados.

Queremos oferecer junto ao pão e ao vinho, as vestes do nosso pastor, como sinal de que sabemos reconhecê-lo mesmo quando não o vemos. Pois ele é presença viva em nossa vida.

Vamos então continuar ofertando a nossa alegria ao nosso Deus, cantando o canto do ofertório.

Comunhão – Que alegria! Somos as ovelhas preferidas de Jesus. Ele como bom pastor nos chama a sentarmos em sua mesa, a cearmos com ele e nos sentirmos bem acolhidos em sua casa que é seu coração. Vamos todos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – Como vocês sabem crianças as multidões não davam sossego a Jesus

Era difícil para seus discípulos encontrar tempo e lugar para estarem a sós com o mestre, e descansar das fadigas da missão. Ás vezes, crianças, ele não tinha tempo nem pra comer, tal era a multidão que o cercava. Quando sabiam que Jesus estava se dirigindo para algum lugar, corriam pra lá, chegando antes dele, era como se fossem ovelhas sem pastor.

Hoje, queremos agradecer a Deus pelo nosso pastor, agradecer a Deus a maravilha de sabermos que não estamos sós, que não estamos perdidos, que não estamos sem rumo. Temos a Jesus. Ele nos ama, nos quer bem. Por isso vamos sempre agradecer a Deus o grande presente que foi Jesus na nossa vida, nosso grande pastor.

Vamos então repetir sempre (as crianças devem repetir)

Jesus, meu bom pastor, sempre me conduza em seu amor. Amém

O Espantalho Corajoso

Técnica: Fantoches com intervenção de personagens caracterizados

Personagens: 1-Espantalho Corajoso , 2-Jardineiro, 3-Dona Árvore, 4-5-6-7-Florzinhas, 8-Corvão Malvadão, 9-10-11- outros corvos, 12-13-14-15 - crianças

Há muito, muito tempo atrás, havia bem ali, pertinho da grande árvore, um paraíso...com uma plantação de flores especiais, e, por serem tão especiais, tinham um também especial jardineiro a lhes cuidar. Porém,certo dia, ele teve que se ausentar e como não havia ninguém mais apropriado para a missão, colocou em seu lugar o espantalho Corajoso , que teria a difícil tarefa de “espantar” (claro!), os corvos, inimigos das flores. É... Eles estavam sempre escondidos, querendo roubar a essência das flores... a essência do perfume...a essência das cores...a essência da vida!

_Como pode? Corvos maldosos! Se alimentarem de fazer o mal às boas criaturas de Deus!
Mas o espantalho Corajoso era valente:

_Comigo não, seu corvão! Aqui não tem “procê” não! E ele ficava lá, de prontidão, vigilante...de pé em frente às florzinhas... E elas, com isso, ficavam se sentindo seguras e até começavam a cantar ( Tentar uma música do tipo “ele é um bom companheiro...ninguém pode negar”, com uma coreografia engraçada e abrindo bem a boquinha juntinhas)

Mas enquanto elas cantavam bem distraídas , eis que se aproxima o corvão Malvadão.

_Oh!! Dizia dona Árvore, Oh!!

O corvão tentava se aproximar das flores, mas o espantalho Corajoso começa a se agitar.

_Xô!!Xô!! Passa fora daqui, seu corvão Malvadão!!

Ele ainda dava uns vôos rasantes sobre as flores, o espantalho e até sobre dona Árvore e sai tramando algo :

_ Eu vou voltar! Aguardem-me! Crau! Crau! Crau!

Logo que se acalmaram, o espantalho Corajoso falava:

_Amiguinhas, estou temeroso de que o corvão Malvadão volte com sua turma, companheiros do malfeitos...A messe é tão grande, mas os operários para o bem são tão poucos! E, no nosso caso, o operário sou só eu...”Euzinho”...”Umzinho”...Sozinho...Que nem consigo correr par espantar melhor...É, eu sou só um espantalho-espantoso-choroso...Porque hoje eu precisava de ajuda...Acho que vou chorar...BUÁÁÁÁ...BUÁÁÁÁ...

E ele chorou tão alto, que no alto do monte, onde estava o jardineiro, foi ouvido aquele BUÁÁÁ .E ele logo pressentiu o perigo e pôde ver, também ao longe a turma de corvos Malvadões que se aproximavam do jardim...Logo nosso jardineiro falou:

_Eles são muitos... Eu e o espantalho não conseguiremos defender as flores especiais...Precisamos de ajuda!

É, crianças, vocês não vão acreditar que, no mesmo instante em que ele falava tudo isso e voltava correndo ao jardim, um bando de crianças, assim como vocês, ouvindo o seu chamado do jardineiro , vieram para perto dele e caminharam com ele, prontas a ajudar...É... Agora eles eram muitos! Muitos operários!

Lá no jardim, os grandes corvos faziam os seus ataque.Dona Árvore tentava balançar seus galhos vigorosos... Mas os corvos eram muitos...O espantalho Corajoso também se agitava...Mas que esforço inútil... Eles estavam presos ao chão...As flores já tremiam de medo sentindo a sombra dos maldosos sobre elas...Foi quando se pôde ouvir o grande alvoroço da ajuda que chegava: As crianças!! Com seus bracinhos agitados... Correndo por todo jardim... Dando seus gritinhos (que só as crianças conseguem fazê-lo) espantavam os danadinhos daquele paraíso...

Ufa! Mas que aperto, hein gente?

Pois é isso aí... A gente está sendo sempre atacado naquilo que temos de mais precioso: a vida! E muitas vezes precisamos ser salvos desse ataque que vem de todos os lados... Por isso é bom a gente ser operário que espanta o mal, porque outros serão também assim por nós.

Hei... Essa é a última que estava por aqui e precisa fechar o final mais direitinho...

Nenhum comentário: