terça-feira, 9 de setembro de 2008

Missa completa para crianças: Exaltação da Cruz

Acolhida - (Segurar uma cruz, pedir às pessoas que mostrem a cruz que elas carregam para as crianças. Sempre lembrar que a missa das crianças deve ser realizada como um diálogo com elas. Leitura dinâmica afasta, diálogo aproxima)

Crianças, olhem só que beleza de sinal eu tenho aqui em minhas mãos (levantar uma cruz) Quem sabe me dizer o que significa esse símbolo na nossa vida de cristão? Agora então, eu vou falar um pouquinho sobre o que a cruz significa na vida das pessoas que nela crê.

Se vocês forem observadores, vão notar que a cruz é um sinal constante na vida do povo brasileiro. Ela está pendurada ao pescoço, em paredes de tribunais, em salas de aula, em escritórios e em tantos outros ambientes. Muitos jogadores entram em campo fazendo o sinal da cruz, vocês já viram isso? É para vencer o jogo, naturalmente.

Com o sinal da cruz, as pessoas iniciam as atividades do dia e preparam o sono da noite. Quem de vocês faz isso? Fazem porque querem a proteção de Deus, não é mesmo? Diante dos acampamentos de grupos sem terra, erguem uma grande cruz. Essa cruz é sinal de vitória. O Brasil nasceu como Terra de Santa Cruz. O nome indica o grito de vitória dos conquistadores quando chegaram a esta terra. Até os dias atuais, o povo se identifica com a cruz de Cristo. A procissão da Sexta-Feira Santa é mais concorrida que o domingo de Páscoa. O beijo da cruz é uma cerimônia emocionante.

E é essa cruz, sinal de vitória, porque aqui bem sabemos que há este sinal, pois mesmo Jesus morrendo pregado nela, ela não foi suficiente para tirar Dele a glória da ressurreição. Por isso ela é sinal de vitória, pois Jesus venceu a morte e trouxe vida nova a todos nós também. , é que celebramos hoje, juntos com Jesus esse grande feito. Vamos todos em pé, com alegria cantar saudando a santa cruz de Jesus.

Ato penitencial (Lâminas dos pontos importantes, ou desenhos em folhas avulsas).

É crianças, mas tem muita gente que confunde o significado da cruz e faz dela o seu maior pecado.. .

Tem gente que vive reclamando, achando que sua cruz é maior que a de todo mundo, pensando que só ele carrega aquele fardo enorme e faz questão de mostrar aos outros o quanto é pesada, sem se lembrar que, sempre existe aquela que é maior do que a que ele tem. Mas isso para ele não importa, é egoísta demais para pensar nos outros.

Tem gente que coloca mais pesos na sua, sabiam? Coloca a bebida, a droga que destrói sua vida e de sua família fazendo com que as cruzes de todos se tornem insuportáveis.

E têm outros que fazem da vaidade tudo... Que endeusam o dinheiro, que fazem da violência sua arma e carregam consigo essas cruzes que geram dor e morte...

Outros se ocupam em perturbar quem carrega suas cruzes, ofendendo-os , desacreditando , tornando-se incrédulos, fazendo os outros abandonarem suas cruzes pelo caminho. Não querem compromisso com a vida nova,

Querem facilidades, estão costumados a mergulhar no pecado.

Ninguém pode querer um peso desse... Uma cruz que gera infelicidade... Dor e sofrimento. Vocês querem crianças?

Por isso, por todas as vezes que a gente não compreende o peso das nossas cruzes e fazemos dela, sinal de morte e não de vida eterna, peçamos perdão cantando.

Leitura - Nossa relação com a cruz, crianças, é um retrato da relação vivida pelo povo, no episódio da serpente de bronze, narrado na leitura que ouviremos agora. Ela nos conta que Serpentes venenosas, no deserto, picavam as pessoas e lhes causavam a morte, porque elas haviam murmurado contra Deus e contra Moisés. Diante do arrependimento e súplica do povo, Moisés intercedeu a Deus em favor deles, e o Senhor mandou erguer uma serpente de bronze, numa haste.

Mas antes de ouvi-la, vamos receber a Bíblia, todos em pé e cantando bem bonita para saudá-la?

Aclamação - Agora, crianças, vamos ouvir o evangelho onde Jesus é a grande boa nova de Deus para a humanidade. Com um gesto supremo de amor Ele revela na cruz uma vida nova. Fiquemos em pé e com alegria cantemos pra saudar Jesus.

Preces

1. Senhor, nós vos pedimos pelo Santo padre, o Papa Bento XVI. Concedei-lhe firmeza e generosidade para continuar a sua missão de testemunhar o amor de Jesus Cristo pela humanidade inteira. Rezemos

2. Pai Santo ilumine os governantes com a luz de Cristo, para que se empenhem na construção da paz que brota da justiça. Rezemos

3. Dai a todos os cristãos a sabedoria da Cruz e a força de transformar o mundo pela revolução do amor. Rezemos

4. Pelas crianças de nossa comunidade que elas percebam o valor da fé no sinal da cruz, colocando-o no seu dia a dia, fazendo com que esse sinal de vitória seja a delas também, rezemos.

Ofertório- (Cruz e flores)


Senhor, como oferta especial, trazemos a cruz que é nossa a cada dia, símbolo forte do cristão que a tem como propósito de vida nova. Sinal que devemos ser mais ação e menos indecisão, que devemos ser mais solidários e menos egoístas sinal de que devemos acreditar e partilhar mais suas palavras que nos desanimar com o peso que ela pode em nós gerar.

Trazemos flores coloridas para enfeitá-la, pois sendo nossa oferta, queremos que ela seja agradáveis, alegres, cheias de vida, pois fazemos dela também nosso motivo de vitória. E, se é nossa, devemos tratá-la com carinho e respeito, pois sabemos ou significado que ela possui para cada um de nós.

Por isso, junto ao pão e ao vinho, queremos hoje colocar diante do altar o quanto esse sinal de amor de Deus para conosco nos faz estar mais perto de seus planos divinos.

Vamos todos cantar saudando a Deus que nos trouxe Jesus, libertador do mal e Senhor da vitória eterna. Vamos cantar com alegria.

Comunhão -
A cruz é a expressão máxima do amor de Deus. Não porque Deus ame o sofrimento. Ao contrário, é porque Ele se solidariza com as pessoas que sofrem. É para que as pessoas ganhem vida nova que Cristo morreu na cruz. E a cruz, por isso mesmo, torna-se sinal de salvação e de libertação. Vamos então com alegria ao encontro do senhor, cantando.

Ação de graças _ Vamos ouvir agora a historinha das 3 árvores? Elas têm muito a nos ensinar.

A Fábula das Três Árvores!

“Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes”.

A primeira, olhando as estrelas, disse:

- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou:

- Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:

- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, mas tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam.

Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: "- Para que isso?"

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, e, no meio de uma tempestade, quando o estavam quase afundando, o homem levantou e disse ao mar revolto: "Sossegai". Num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte, mesmo sendo inocente.
Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

Eis a moral da história: as árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Evangelho Encenação

Personagens caracterizados _ Jesus, criança abandonada, pessoa que simboliza o movimento dos sem nada, preso, velho, rejeitados, zombador, passa pelo julgamento encardido.

(Eles falam a partir do momento que Jesus passa. Jesus acolhe os humildes e levanta a cruz simbolizando sua vitória.
Jesus vem pelo corredor carregando sua cruz. Pelo caminho ajuda as pessoas que sofrem a carregarem as suas...)

Passa pela criança abandonada.

Criança – Senhor. Senhor. Tenha pena de mim! Ajude-me a carregar minha cruz. Ela é tão pesada. Pesa-me tanto. Mal consigo caminhar... Estou tão fraca, tenho medo de caminhar e não conseguir chegar a lugar nenhum. Você me ajuda? Ou vai me deixar à margem do caminho como todos os outros fizeram?
(Jesus estende sua mão, ergue a cruz da criança, a coloca nos ombros e põe a criança a caminhar com ele.)

Passa pelo movimento dos sem-nada.

Os sem nada – Senhor veja só o peso da minha cruz... Nela tem minha família que passa fome, que passa necessidade de um chão pra plantar, de uma vida digna pra viver, mas nossas cruzes são tão pesadas mal damos conta de carregá-las, Ajude-nos senhor... Não nos abandone no caminho, não seja como aquele político que só bem quando necessita de nosso voto. Venha nos ajudar a ser vitoriosos também!

(Jesus faz o gesto de erguê-lo, pega a sua cruz e se coloca junto a ele e a criança a caminho).

Passa pelos presos.

Preso – Senhor sei que não sou digno de segui-lo. Muito mal eu fiz ao senhor. A tantos outros também o fiz, mas estou arrependido. Lembra-se, senhor, da vez em que salvou um ladrão na cruz que morreu junto ao ti?Ele foi exaltado. Eu também quero seu perdão, eu também quero caminhar com o senhor e ser salvo na sua justiça divina. Ajude-me senhor a carregar a minha cruz. Não me condene como faz a sociedade Ajude-me.
(Jesus o ajuda e seguem juntos, um acolhendo ao outro nessa caminhada).

Passa pelos velhos.

Velhos – Hei Senhor! Somos nós, os velhos. Por favor, senhor, ajude-nos a carregar nossa cruz. Há quanto tempo estamos carregando-a e ela agora nos parece tão mais pesada, falta-nos força para o final da jornada. Quando achamos que aqueles que amamos e criamos com tanto amor irá nos ajudar a carregar, eles nos abandonam nos deixam jogados num quartinho qualquer, não nos vê mais como gente, somos agora um estorvo. Tenha piedade de nós, alivia nosso o peso e nos ajude a carregá-la, queremos caminhar com o senhor.
(ele acolhe a todos e caminham juntos)

Passa pelos rejeitados do mundo: feios, pobres e pretos.

Rejeitado 1 – Jesus Cristo, salvador do mundo... Salvai-nos... Dê-nos a alegria de acompanhar-vos nesta caminhada... Temos nossas cruzes e sabemos como é difícil caminhar sozinhos com elas... Precisamos de sua ajuda pra prosseguir...
Rejeitado 2 – Não nos deixe aqui na estrada da vida, à margem da sociedade, onde não temos nem voz e nem vez, queremos ser livres, queremos ser sinal de vitória também, mas nossas cruzes são pesadas demais e não nos deixa caminhar. Ajude-nos, senhor.
(Jesus abaixa, e coloca em seus ombros mais uma cruz e o chama a caminhar).

Tem aqueles que zombam das cruzes dos outros.

Zombador – Vejam só. Mas não é o mestre? Aquele que dizia salvar a todos? Mas parece que mal consegue andar... Mal consegue carregar sua legião de fracos que não param em pé com suas cruzes... É tão mais fácil não tê-las, ou não nos compromissarmos com elas...
Felizes somos nós que ficamos a margem do caminho... Sem compromisso com a vida... Pobre Jesus de Nazaré, rei dos pobres, dos fracassados... (ri alto)

(Até que chega o fim da linha. Todos se colocam atrás dele e pegam suas cruzes. Ele ergue a cruz e diz)
Jesus – Deus me enviou ao mundo para que ele fosse salvo por mim...

(Ergue bem mais alto a cruz e todos que o acompanham erguem também, Jesus e diz).

Jesus – Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundância. Felizes são aqueles que comigo caminham, onde seu fardo será leve, pois o meu amor é grande e duradouro. Felizes sóis vós, que renunciastes a tudo e me seguem. A vocês, meus filhos, celebrem comigo a vitória; Eu vim para dar a minha a vida por vocês. Amém

Nenhum comentário: