quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Missa completa para crianças: Correção fraterna

(Desenho com as lâminas, ou em folhas sobre cada parte da criação do mundo.Ir indagando como em um diálogo, fingindo não saber dos fatos, para que as crianças possam ser partes ativas na narração da história)

Acolhida: Boa noite crianças. Boa noite a todos aqui presentes.

Estamos nos mês de setembro e ele tem algo de muito especial. Vocês sabem o que é? É que neste mês de setembro celebramos o Mês da Bíblia. E, para isso, vamos relembrar parte dessa grande história de amor de Deus para conosco.

Vamos descobrir tudo isso juntos?

Como vocês já sabem, Deus queria muito criar um mundo maravilhoso, então Ele criou tudo isso que vemos aqui; céu, terra, mar, sol, estrelas, animais ... E criou o homem.

Vejam só lá no retro !Quem são aqueles? Ah, Adão e Eva.

Bom, mas o homem como sempre, agiu errado e desobedeceu a Deus. Depois disso, Deus quis escrever sua história para contar como tudo foi criado. Assim iniciamos a história da criação.

Como se chamava aquele da arca? Ah... Noé. Ele teve uma missão muito importante. Ele construiu uma arca, dentro dela colocou sua família e um casal de cada animal existente na terra, pois o Senhor resolveu acabar com o homem devido à falta de amor deles para com os outros e para com Ele. Por isso aconteceu o Dilúvio, já ouviram falar?

Mais tarde, Deus escolheria um homem para ser Pai de todas as nações: Abraão, que caminhou à procura da terra prometida por Deus para dar inicio à grande família. Depois, veio aquele das águas, como é que ele se chamava? Aquele que libertou o povo de Deus do Egito? Moisés.

Depois vieram os juizes... e cada um ia contando a história de Deus inspirado por ele. Assim também foram os reis...

Aquele ali que venceu Golias, o gigante, qual era seu nome ? Ah sim, Davi... Tinha outros reis. O filho de Davi, o famoso rei Salomão este foi o mais sábio de todos. Com o tempo vieram grandes profetas: Daniel, Samuel e... Este ai... É João Batista, o último dos profetas. A sua missão foi grande, pois ele teria que preparar o caminho para Jesus, o filho de Deus, pelo qual todas as coisas foram realizadas e tudo foi preparado para a nossa salvação

Jesus veio para salvar toda a humanidade do mal. Implantar um mundo novo, onde reinasse justiça e verdade.

E vocês acham que a história da Bíblia terminou aqui? De forma nenhuma, os discípulos continuaram a missão de Jesus e a escrever a sua história.

E hoje, crianças, aqueles que ali estão na lâmina representam cada um de vocês que recebem esta missão também de continuar a história de Deus... A cada dia...A cada momento da boa nova. Por isso temos mil e muitos motivos para festejarmos o nosso livro sagrado, a Bíblia

Em pé, com alegria vamos cantar para celebrarmos a vida com Jesus.

Ato penitencial – (apresentar lâminas de coração, coração de pedra e segue as seqüências)

Hoje Jesus nos diz no evangelho que quando duas ou mais pessoas estiverem reunidos em seu nome, Ele estaria sempre no meio deles.

Aqui, hoje, na igreja temos centenas de pessoas reunidas em nome do Senhor, portanto,mais forte sua presença se faz no nosso meio .

Neste momento, com sua presença entre nós, vamos aproveitar e refletir sobre o que o evangelho de hoje nos coloca – o perdão –

Quantas vezes brigamos com nossos irmãos e não temos coragem de pedir-lhes perdão?

Quantas vezes quem nos ofendeu vem até nós, nos pedir perdão e não os perdoamos?

Que coração de pedra temos no peito ocupando um lugar feito somente para amar , onde próprio Deus o fez ,que não sabe pedir perdão e também não sabe perdoar?

Se temos tantos pecados conosco, se erramos tanto, crianças, com nossas brigas , nosso desejo de ter tudo só para nós , de nada saber dividir , de não atender aos pedidos de nosso pais e professores , de pessoas que amamos e não temos a coragem de nos redimir diante delas , como podemos ficar diante de Deus e, ainda sim, não saber perdoar e nem pedir perdão ?.

O Senhor nos ensina que quando temos dificuldades que peçamos a ajuda dos outros para que, juntos, possamos fazer o pedido de perdão, ou ajudar um irmão a ver o seu erro. Mas, muitas vezes, o que fazemos é tocar pirraça, é desejar maldade e desprezar.

Por isso, diante de nosso Senhor, vamos pedir perdão, pedir também a coragem que nos falta, para recebermos o perdão e podermos oferecer nosso pedido aos que nos ofenderam , cantando .

Leitura – A Bíblia é o livro da nossa vida... Conta-nos cada parte da nossa criação, cada momento vivido por toda a família de Deus e que, hoje, continuamos a escrever sobre nossas lutas, nossas vitórias e o nosso amor supremo pelo nosso Deus.

Vamos então com alegria receber a nossa palavra viva com muita alegria cantando.

Depois da entrada da bíblia – Agora que recebemos a palavra de amor e vida que é a bíblia em nossa vida, sentadinhos vamos ouvi-la e com atenção.

Aclamação ao evangelho – Agora é o próprio Jesus quem irá nos falar. Hoje ele nos fala que é preciso fazer o possível para que, o pecador se converta.Com esse intuito e com muita alegria, vamos ficar em pé e cantar com entusiasmo o canto de aclamação.

Preces da comunidade:

A cada pedido rezemos: OUVI O GRITO QUE SAI DO CHÃO DOS OPRIMIDOS EM ORAÇÃO.

1-Senhor, iluminai vossa Santa Igreja, nosso Papa, nossos bispos, padres, diáconos, religiosas e religiosos, leigos e leigas para que, como os profetas, anunciem a Boa Nova e denunciem as injustiças deste mundo. Nós vos pedimos.

2-Senhor, fortalecei-nos com a vossa Palavra para que possamos aprender a perdoar nossos irmãos. Nós vos pedimos. Senhor, ajudai-nos a defender a vida humana em todas as suas dimensões, desde a concepção até uma velhice digna. Nós vos pedimos.

3-Senhor, dai-nos força para lutar por uma política que respeite todos os direitos do povo brasileiro. Nós vos pedimos.

4- Senhor , olhai com carinho cada criança aqui presente nessa celebração , que elas possam ser portadoras de suas palavras de salvação por toda parte, proclamando-as com fé , amor e caridade , rezemos

Ofertório – ( Ofertar a palavra perdão – escrevê-la bem bonita , da forma que desejar )

A palavra de Deus é um bálsamo para nossa vida , nela buscamos força para caminhar , buscamos o caminho para realizarmos nossa missão e nossa missão só se tornará possível se seguirmos as palavras benditas que ela nos reserva .

Hoje nossa oferta é uma palavra que ela bem nos ensina: o perdão.
Queremos oferecer ao senhor, todo nosso desejo de perdoar nossos irmãos pelas ofensas causadas, pelos erros cometidos contra nós. Um desejo de perdão não só da boca para fora, mas do coração para dentro...Não deixando que nenhum de nossos irmãos se percam pela falta de perdão

Oferecer também nosso compromisso em pedir perdão pelas ofensas que causamos aos outros, pelas vezes em que erramos em nosso julgamento e condenamos o nosso irmão, se somos nós, os errados.

Com o pão e o vinho que o senhor receba nosso compromisso de perdoar e também de pedir perdão, alcançando assim o desejo de nos tornarmos cada dia mais irmãos uns dos outros e mais próximos de toda a história de amor que nos preparastes. Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Agora, crianças, com toda aquela alegria própria vinda de vocês, vamos celebrar Jesus na eucaristia, cantando bem feliz o canto da comunhão.

Ação de graças – Hoje, aprendemos muitas coisas boas nessa celebração, uma delas é que devemos estar sempre atentos a ajudar nosso irmão a não errar e procurar saber ouvir também as críticas construtivas que os outros nos fazem e que nos levam a melhorar.
Ouçam com atenção uma historinha que outro dia eu ouvi de uma amiga. Foi assim :

Historinha - A vidraça e os lençóis

Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

O marido a tudo escutava, calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:

- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, toda empolgada, foi dizer ao marido:

- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas! Será que a outra vizinha a ensinou? Porque eu não fiz nada!

O marido calmamente respondeu:

- Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

Moral - E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.

Antes de condenar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir depois, verifique seus próprios defeitos e limitações. E, se necessitar, não se acanhe: lave sua vidraça.


Você jamais será o único a ter de fazê-lo...Essa, crianças, é uma mensagem que vocês não poderão jamais esquecer

Evangelho – História sobre correção

- Macaco Zombador (Adaptação)

Citação: MT 18, 15-20
Técnica: Narração com transparências no retro projetor ou dramatização com caracterização dos bichinhos.
Personagens: Vozes diferenciadas para 1- Macaco; 2- Elefante; 3- Coelho; 4- Leão; 5- Jacaré.

Hoje contaremos uma historinha que narra uma coisa que acontece muito com adultos e principalmente com vocês, crianças. Só que desta vez aconteceu também com os bichinhos lá da floresta... É... Aconteceu numa reserva florestal muito longe... Lá na África.

Existia por lá um macaquinho muito sapeca e que gostava de criticar todos os bichinhos.

Vejam só como ele era terrível:

Macaco - Lá, seu Elefante! Que esquisito! Isso tudo é nariz? Que baita! Nunca vi nada igual, é enorme!

E saiu gritando e rindo por toda a floresta:

Macaco - Narigudo! Tromba grande! O Elefante é narigudo! Narigudo!

E por onde o macaco passava, do Elefante ele falava:

Macaco - Que baita narigão tem o Senhor Elefantão. Tão grande pobrezinho que eu vou dar um nozinho!... Há! Há! Há!

Mas ele não sossega mesmo... Vejam só com quem ele está mexendo agorinha mesmo: com a D. Girafa!

Macaco - Nossa! D. Girafa do céu?! Isso tudo é pescoço? Pô, não tem nada igual... Deve fazer um frio aí em cima, teve até nevar (ri alto) Há! Há! Há! A Girafa é pescoçuda! Pescoçuda!

Assim ele saiu pela floresta anunciando pelos quatro cantos que a Girafa era pescoçuda... É... A Girafa não gostou "nadica de nada" dessa situação... Ficou muito triste com a crítica feita pelo Macaquinho Zombador...

Falando nele... Vejam lá onde está... Pertinho do Leão que por sua vez estava tirando uma soneca sossegadamente na campina...

Macaco - Virgem Maria? O que é isso? Que cabeleira piolhenta! Ê seu Leão, o senhor está precisando cortar esse "pichain", hein? Que bicho cabeludo e fedorento, sem contar que também é piolhento! (gargalhadas) Há! Há! Há! O Leão é cabeludo e piolhento!...

Leão - Quem disse isso? Quem é o cabeludo e piolhento aqui?

Ah vejam só o nosso macaquinho fugindo apressado, também de bobo ele não tem nada, não é?

Mas que absurdo... Ele não sossega mesmo! Já está mexendo com o pobre do Coelhinho...

Macaco - Bonitas orelhas, Coelhinho! São suas ou da mamãe?

Coelho - Hein? Falou comigo?

Macaco - Não, bobão! Com seu umbigo! Mas é claro! Quem mais poderia ter orelhas tão grandes como as suas? Seu boboca! Orelhudo! É isso, orelhudo!
"O Coelho é orelhudo / Orelhudinho. É tão grande sua orelha. Que dá pra fazer aviãozinho!!!

(Sai rindo e mais a frente encontro o Jacaré)

Macaco - Mas, vejam só senão é o Sr. Jacaré! Nossa! Isso tudo é boca, seu Jacaré? Que bocarra! Se abrir mais um pouquinho engole o mundo inteirinho (risadas) Esta floresta é mesmo uma piada! Há...Há...Há...

E o macaquinho sai rindo pra valer... Ele é zombador...

Mas vejam, os bichinhos da floresta estão se reunindo... Com certeza deve ser para discutir sobre os abusos do macaquinho:

Elefante - É amigos, o macaco está agindo muito errado conosco.

Girafa - E como! Ele está precisando de uma lição... Não é assim que se trata ou outros...

Coelho - Vocês têm razão! Ele vive nos criticando; como se ser diferente fosse defeito de alguém!

Leão - Isso não pode ficar assim!

Jacaré - Acho melhor darmos ao macaco uma correção fraterna, quem sabe assim ele aprende?
(Combinam em rodinha)

E lá vem o Macaco Zombador, alegre e saltitante, já pensando quem zombaria... Foi nesse momento que os bichinhos o cercaram:

Girafa - Bom dia, seu macaco!

Macaco - Ih! To sentindo um cheirinho bom de gozação no ar. Olha, eu hoje vou extrapolar. Bom dia D. Pescoçuda!

Leão - Mas, o que é isso? Meu Deus! Olhe Macaco! (aponta para o rabo do Macaco)

Macaco - Num ta vendo não, é? É o meu rabo, vocês não sabem?

Jacaré - Grandinho, não é?

Macaco - O que vocês querem dizer com isso? (Nervoso)

Todos - Que você é Rabudo! O Macaco é rabudo! Rabudo!!! (O Macaco sai chorando e irritado segurando o rabo).

E sabem crianças, o que eu fiquei sabendo sobre o Macaco Zombador? Dizem que ele aprendeu a lição depois da correção fraterna que os bichinhos lhe deram ele nunca mais zombou de ninguém.

Nenhum comentário: