terça-feira, 20 de maio de 2008

Missa com crianças: Buscai 1º o reino de Deus

Acolhida Boa noite, queridas crianças. Sejam bem-vindas nesta celebração que é especial para cada uma de vocês. Boa noite a todos aqui presentes.

Hoje iremos iniciar nossa celebração fazendo escolhas e pra gente fazer este joguinho eu vou precisar de um voluntário. Vamos fazer o joguinho do sim e do não, está certo? Para isso vou precisar de um voluntário. Quem quer participar?
Olha só que criança mais simpática. Qual seu nome?Vou vendar os seus olhos e com os olhos vendados, v amos fazer a brincadeira do sim e do não. Você com os olhos assim, deverá esconder se troca o que eu tenho na mão direita pela mão esquerda tudo bem? Então vamos lá:

____ Fulana, você aceita trocar o que está na minha mão direita pelo que eu tenho na minha esquerda? ...(e assim segue a brincadeira até terminar as trocas. As peças das torças devem ser divertidas, como uma cenoura, bucha de bombril, uma lata de leite condensado, um jiló velho pra ser engraçado).

Viram só, crianças temos a fulana a opção de escolher só que com os olhos vendados. Agora, Jesus nos ensina que precisamos também escolher na nossa vida o que realmente queremos pra ela. Se queremos a Deus ou se queremos o dinheiro, pois quem serve ao Dinheiro, jamais poderá servir a Deus, ninguém pode servir a dois senhores. .Porque amará um e odiará o outro.

Portanto, crianças, escolham sempre aquele que lhe assegura a vida eterna, que te mostra o caminho certo... Deus tem que ser pra todos nós, cristãos, a melhor escolha.

De pé com alegria, vamos cantar pra iniciar nossa celebração cantando.

Outra opção para a acolhida

Outro dia, crianças, passei muito tempo pensando em certas coisas da natureza, então resolvi trazer minhas dúvidas aqui, para a missa, pra ver se vocês me ajudam a encontrar respostas.

Olhem aquele passarinho ali, aquele ali no retro?Pois é, eu fiquei pensando:

___ O que será que ele come? Onde será que ele dorme? Será que ele sente frio? Quem cuida dele? Eu nunca o vi plantando nada, vocês já viram? Eu também nunca os vi arrumando a cama e nem tecendo as vestes de inverno. Vocês já viram ?

Pois é e quem é que cuida deles então? Quem os alimenta, quem os vestes? Quem cuida deles quando está chovendo?

Ah, então é Deus? Eu não sabia, eu estava desconfiada, que sou alguém que ama muito é que pode fazer tantas coisas boas até para um passarinho. Mas agora aprendi...

Tem outra coisa que eu fiquei intrigada também, estão vendo essa flor? Ela não é linda? Quem será que cuidou dela lá no mato? Eu não a vi plantando? E essa cor? Quem a pintou com tamanha maestria assim? Que beleza de seu colorido? Será que gastaram muitos baldes de tinta pra ela ficar bonita e cheia de vida?

Então quem fez isso com ela? Vocês estão querendo-me dizer que é Deus quem cuida de tudo isso?

Então, se Deus cuida desses seres tão pequeninos, como é que ele cuida de cada um de nós?

Meninas e meninos, vocês tem razão, Se Deus cuida desses seres tão pequeninos com tanto amor e carinho, imagina a cada um de nós. E é isso que nosso evangelho irá nos falar que Deus é quem se preocupa com tudo que nos acontece e que se tivéssemos realmente uma fé verdadeira, nada nesse mundo poderia nos faltar, porque Deus completaria tudo, tudo para nós.

Vamos então, pedir ao Senhor que aumente nossa fé e iniciar nossa celebração todos cantando em pé, com alegria.

Ato penitencial – Agora vamos observar bem o retro, pois nele apresentaremos algumas cenas quem vem nos ajudar a entender melhor quem são os senhores da nossa vida. Quando eu digo senhores é porque, no nosso evangelho de hoje, Jesus nos fala claramente: “ Ninguém poderá servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará a outro “.

Então aqui no nosso momento de pedir perdão vamos refletir como são esses senhores do mundo. Eu estou dizendo que são dois. Ou será somente um?

Aqui deste lado temos ao senhor mundo, deste outro lado temos o Senhor Deus.

Será possível servir aos dois ao mesmo tempo? Vamos ver?Esse é o senhor Toninho. Ele é doido por futebol. Hoje tem futebol na cidade: é Formiga contra o Caldense e, por coincidência, tem também missa no mesmo horário. Seu filhinho, o Tonico adora ir à missa, não perde uma sequer. Mas quando foi na hora de escolher entre ir ao futebol e trazer seu filho à missa, adivinhem o que foi que o senhor

Toninho
escolheu? Errou... Ele escolheu o futebol.

Ponto pro senhor mundo. O que na maioria das vezes as pessoas escolhem: a diversão.

Tem também a D.Maria, gente do céu, ela adora a novela das seis (citar nome da novela, exemplo: Desejo Proibido), não perde nem um capitulo só que hoje a sua vizinha a convidou para rezar um terço, justamente na hora da novela, logo hoje que o capitulo é especial. Ela bem que ficou naquela a quem devo escolher: o terço ou a novela?Adivinhem o que ela escolheu? Claro que foi a novela uai... Ponto pro mundo

O Sr. Juca é até um homem muito bom, mas adora uma cervejinha com os amigos e uma churrascada no domingo. Acontece que sua família queria que ele fosse levar uma cesta básica para uns pobres lá no Morro do Pé Descalço e, no mesmo horário da churrascada na lagoa. Adivinhem o que foi que o senhor Juca escolheu?E ele até que pensou vou ao churrasco ou sirvo ao irmão necessitado? Vou ou não vou? E ele acabou indo foi no... Erraram, ele escolheu o churrasco. Ponto pro senhor mundo de novo.

Já a Soninha ganhou do marido a mesada do mês. Quando foi fazer a conta viu que só havia sobrado o dinheiro do dízimo, mas logo naquele mês que lançaram a sandália da Adriana Galisteu. Então ela pensou... Ou eu pago o dízimo, ou eu compro a sandália? Ou isso ou aquilo?Ou o dinheiro irá servir pra ajudar a igreja, ou pra eu comprar um m sapato?Adivinhem então o que ela escolheu? O sapato... Tem base?

Ih, gente a coisa não está nada boa pro lado do Senhor Deus, parece que ele está perdendo pro senhor mundo. E nós? Que escolhas estamos fazendo? Será que estamos servindo aos dois senhores, agradando um, uma hora e depois ao outro? Ou será que estamos agradando somente ao senhor mundo, esquecendo de fato a quem devemos servir de toda alma e de todo coração?

Então crianças, pelas muitas vezes em que fazemos as escolhas erradas, servindo ao mundo e não a Deus, nós queremos pedir a Ele perdão cantando.

Leitura Sentadinhos, vamos ouvir nossa leitura. Cada vez que ouvimos Deus nos falar, vamos deixando nossa fé crescer e buscamos o reino que ele nos promete em primeiro lugar em nossas vidas. Vamos ouvi-la com carinho e atenção

Aclamação - O reino de Deus, crianças, já chegou e, é preciso que, tomemos uma atitude, isto é, que nos convertamos e vivamos conforme a mensagem de Jesus, sendo fiéis em todas as coisas, sejam elas grandes ou pequenas. Vamos então, todos em pé, cantar com muita alegria pra saudar as palavras do senhor.

Evangelho – História no final da missa

Ofertório – deus no fala claramente hoje que devemos buscar primeiro o reino dele e todas as coisas nos serão dadas por acréscimo.

Hoje, senhor, queremos oferecer tantos dons, tantos presentes, tantos benefícios, graças e bênçãos com que o Senhor nos presenteia.

Oferecemos a fartura em nossas mesas e o compromisso de dar aos pobres a esmola necessária para seu sustento, para que assim, realizemos suas obras com aqueles que nada tem; (Alimentos).

Oferecemos Senhor, nossa morada, nossa casa, nosso abrigo, agradecidos que somos, pela sua proteção, com o desejo de buscar sempre ajudar aqueles que não a possuem; (casinha desenhada, ou um tijolo).

Oferecemos senhor nossas vestes. Temos tantas em nosso guarda-roupas, sapatos e blusas que nos cobrem do frio, presentes de sua bondade, que sejamos bons para com nossos irmãos, que busquemos valorizar o que temos, também oferecendo a quem nada tem; (roupas).

Oferecemos nosso coração, abrigo permanente de seu amor, um coração eternamente agradecido pelo Pai que tu és para cada um de nós, que nos faça com um coração sempre semelhante ao seu, para que não falte nada aos outros nossos irmãos mais necessitados aqui na Terra. (Coração)

E junto ao pão e ao vinho, oferecemos essas sementes representando nossa fé, que hoje plantamos em nossos corações, que elas cresçam vigorosas corajosas e possam servir de alimento espiritual para nós e para todos aqueles que nos cercam. Amém. (sementes)

Vamos cantar bem bonito, nosso canto de ofertório?

Comunhão - Com alegria e fidelidade, vamos entregar nosso coração ao nosso Deus dizendo pra ele que Ele é o senhor da nossa vida e, por isso, comungamos nossa alegria neste momento de festivo, cantando.

Ação de graças – Queria agora, crianças, para completar nossa missa contar uma pequena história para vocês que vem ilustrar o que Deus quer nos dizer. Mas de uma coisa vocês tem que aprender para toda a sua vida: Deus, crianças, nunca, nunca desiste de nós.

Vamos ouvir essa leitura?

Havia um ferreiro que, depois de uma juventude cheia de excessos, decidiu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinco, praticou a caridade, mas - apesar de toda a sua dedicação, nada parecia dar certo em sua vida.

Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitava - e que se compadecia de sua situação difícil - comentou:

- É realmente muito estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas, apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.

O ferreiro não respondeu imediatamente: ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida.

Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar - e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro:

- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado, e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isso é feito?

“Primeiro, eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que ela fique vermelha”. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado, e aplico vários golpes, até que a peça adquira a forma desejada.

“Logo ela é mergulhada num balde de água fria, e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura”.

"Tenho que repetir este processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente."

O ferreiro deu uma longa pausa, bebeu o café, e continuou:

Ás vezes, o aço que chega as minhas mãos não consegue agüentar este tratamento.

O calor, as marteladas, e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada.

"Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada da minha ferraria."

Mais uma pausa, e o ferreiro concluiu:

Sei que Deus esta me colocando no fogo das aflições. Tenho aceitado as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como à água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é:

"Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim.

Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser - mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".

Evangelho – Zumbidinha: Fiel nas grandes e pequenas coisas

Técnica: Encenação

Personagens: Abelhinha Zumbidinha – Rainha Azul – Rainha Cinzenta Dona Rosa

Zumbidinha cantando –
Zumbi...zumbi...zumbidinha
Néctar e pólen vou colher
Bem gostoso e grossinho
Um melzinho eu vou fazer

Rosa: - Bom dia, Zumbidinha! Tão cedo você veio hoje?

Zumbidinha: - Bom dia, Dona Rosa. A senhora sabe como é, né. Tenho que levantar cedo, pois hoje a Rainha Azul me pediu pra colher mais pólen.

Rosa: - Mais pólen? Mas, pra quê?

Zumbidinha: - É que ela vai testar uma nova receita de mel e, por isso, ela quer mais pólen. ( sabe, essa receita é segredo)_ ela cochicha.

Rosa: - Mas você é muito pequena pra cumprir essa missão. Por que ela não pediu pra aqueles marmanjões dos zangões ou as operárias para executar essa missão?

Zumbidinha: - Sabe o que é, dona Rosa, a rainha Azul confia muito em mim. Ela diz que eu sou fiel, que em mim ela pode confiar, e pode mesmo porque eu a amo de todo o coração e tudo o que ela mandar que eu faça, eu farei e bem feito.

Rosa:
- Muito bem, Zumbidinha. É assim que todas as abelhinhas deveriam ser: fiéis.

Zumbidinha: -
Até logo, Dona Rosa! Já joguei conversa fora demais. Preciso ir servir a minha rainha.

E pelo caminho, com suas patinhas cheinhas de pólen especial, zumbidinha ia cantarolando feliz da vida.

Zumbi...zumbi...zumbidinha
Minha rainha alegre vai ficar.
Quando ver todo esse pólen
Que pra ela fui buscar.

Era sempre assim, tudo que a rainha Azul pedia para Zumbidinha, ela estava sempre pronta a ajudar, sempre fiel à sua missão.

Se a rainha lhe dissesse: - Vá a catequese da Colméia, Zumbidinha. Ela era a primeira a chegar. _Zumbidinha , você já está pronta pra ir a missa? Ela já estava sentada no primeiro banco. _Zumbidinha, leve mel para as abelhinhas velhas e doentes. Ela ia até lá, e dava até a dela. Era sempre obediente, alegre, fazia tudo com amor.

Aconteceu um dia que, passeando pelo campo de girassóis, ela encontrou com uma outra rainha, de uma colméia pertinho da sua. Era uma rainha escura e cinzenta que veio logo fazendo-lhe uma oferta.

Rainha cinzenta: - Olá, Zumbidinha! Tenho ficado sabendo de sua fidelidade à rainha Azul. Sei que é boa e muito trabalhadeira. Mas acho que você não está ganhando o que merecia.

Zumbidinha: -Ah, isso não ! A rainha Azul é muito boa, me dá de tudo, nada me falta.

E a rainha Cinzenta, com ar maldoso, foi logo dizendo:

Rainha cinzenta:- Ela te deu um par de asas douradas? Daquelas que param no ar como a dos beija-flores?

Zumbidinha: - Não, ela...

Rainha cinzenta: - Então, ela também não te deu baldinhos de cera moldados em ouro pra você carregar pólen?

Zumbidinha: - Baldinhos de ouro? Não, ela...

Rainha Cinzenta: -Oh, não, Zumbidinha! Então ela não é boa pra você, porque se ela realmente gostasse de você, ela teria lhe dado. Você não acha?

Zumbidinha: - Eu a ...

Rainha Cinzenta: - Viu só? Eu, na minha colméia, presenteio minhas operárias todos os dias pelos seus bons serviços e se você quiser...isso se você quiser trocar de posto, quer dizer, de colméia, vá para minha, sabe...eu adoraria. E lhe daria mil presentes. Mas, pra isso você tem que fazer um servicinho ?

Zumbidinha: - Servicinho? Que tipo de servicinho?

Rainha cinzenta: - Algo pequeno...a rainha nem saberá...nem sentirá falta e nunca...nunca mesmo desconfiaria de você, Zumbidinha. Pense no descanso de asas que irá ganhar...

Zumbidinha: - Descanso de asas? Pô! Como tenho sonhado com isso. Mas, diga logo o que queres que eu faça?

Rainha cinzenta: - É só copiar a receita do novo mel que a rainha Azul inventou, simples, né?

Zumbidinha: - Mas a receita é toda a riqueza da rainha...é a coisa mais importante de sua vida.

Rainha cinzenta: - Ora, deixe de bobagens, abelhinha. Ela nem vai notar e depois pense no que irá ganhar com isso.

Zumbidinha: - Mas eu sempre fui fiel a rainha.

Rainha cinzenta: - e quem disse que é pra ser infiel? Sirva a nós duas,

Zumbidinha. Todos nós podemos servir a dois senhores.

Zumbidinha: - Tá certo! Espere aqui que eu volto logo.

Rainha cinzenta: - Tchauzinho, Zumbidinha! Não vou sair daqui não... Vou esperar por você e pela receitinha.

Zumbidinha, tomada pelo desejo de ganhar presentes e de ter novo lar, voou apressadamente para sua colméia . Não iria ser difícil roubar a receita...talvez a rainha nem notasse e...

Rainha Azul:- Zumbidinha, onde esteve? Eu estava à sua procura. Parece triste, aflita, está acontecendo alguma coisa, filhinha?

Por um momento, Zumbidinha teve vontade de sumir, mas vendo o rosto terno e amigo da rainha e sentindo todo aquele amor, sentiu seus olhos abrirem, viu que aquela era a sua rainha de verdade....de certo ela não oferecia os presentes que a outra tentava lhe seduzir, mas aquela era a sua senhora, aquela que nela confiava e gostava e tantas coisas boas havia lhe ensinado. Então, num ímpeto de desespero, agarrou a rainha e chorou muito. E contou tudo a ela sobre a rainha Cinzenta e seu plano de roubar a receita.

Em meio ao choro, Zumbidinha ainda disse:

Zumbidinha: - Minha rainha, perdão...perdão porque por um minuto me deixei seduzir pela outra, quis servir as 2 senhoras, mas agora eu sei, que devo servir aqueles que me amam de verdade. Não sei se sou digna, se ainda posso ser sua abelhinha mais fiel, minha rainha.

A rainha, passando as mãos pelos olhinhos molhados de Zumbidinha, disse-lhe com carinho:

Rainha Azul: - Minha abelhinha, aquele que é fiel nas pequenas coisas é também fiel nas grandes coisas, foi isso que hoje você me mostrou . Você será sempre minha abelhinha especial, pois é fiel nas pequenas e grandes coisas.

Zumbidinha: - Sabe, rainha...eu serei fiel a senhora de todo o meu coração, de toda a minha alma para sempre.

E sabem crianças, o que aconteceu a rainha Cinzenta? Dizem que até hoje ela espera lá no canteiro de girassóis pela Zumbidinha, que nunca apareceu...portanto, quando forem ao tal canteiro, tomem cuidado, pois ela pode fazer a vocês a mesma oferta de servir ao mal como fez a Zumbidinha.

Zumbi...zumbi...zumbidinha
A 2 senhores não vou servir
Vou ficar com o que é bom
E do mal vou sempre fugir.
Zum!!!

Nenhum comentário: