domingo, 18 de maio de 2008

Teatro: Buscai Primeiro o reino de Deus (Mateus 6, 24-34)

ALEX – (entra) Ai, meu Deus. Ai, meu Deus.

JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

ALEX – Ai, meu Deus. Ai, meu Deus.

JOCA – Hei: é o Alex Rico.

CLARINHA – O que foi Alex?

ALEX – É que eu estou preocupado, preocupado, preocupado.

CLARINHA – Com o que?

ALEX – Com o que? Com tudo!

CLARINHA – Como assim, tudo?

ALEX – Tudo, tudo, tudo.

JOCA – (ao público) Eu não estou entendendo nada, nada, nada.

CLARINHA – Alex: explique melhor – o que é esse "tudo"?

ALEX – Tudo: o que eu vou ser quando crescer? Eu vou ser rico? Vou ser piloto de fórmula 1? E os meus filhos? E os meus netos?

JOCA – Nossa mãe! Ele já está falando dos filhos e dos netos dele. Mas ele ainda é criança!...

CLARINHA – Alex: você está se preocupando demais. Sabe o que Jesus nos ensinou?

ALEX – Não. O que?

JESUS – (voz em off) Não se preocupem com o dia de amanhã. Cada dia tem suas próprias preocupações.

ALEX – Eu não entendi.

CLARINHA – Você tem que se preocupar com os problemas de hoje, Alex.

JOCA – Estudar, por exemplo.

CLARINHA – Amanhã é outro dia.

JOCA – Daí você se preocupa de novo.

ALEX – Entendi. Mas é que eu fico preocupado com tudo...

CLARINHA – Sabe Alex: tem uma coisa pra gente se preocupar de verdade.

ALEX – O que?

CLARINHA – A gente tem que buscar o Reino de Deus. Sempre.

JOCA – Falou bonito, Clarinha.

CLARINHA – Escute Jesus. Ele é fonte de sabedoria:

JESUS – (em off) Deus sabe do que vocês precisam.

ALEX – Sabe?

CLARINHA – Claro que sabe Alex. Deus sabe de tudo!

JOCA – É mesmo.

JESUS – (voz em off) Busquem primeiro o Reino de Deus.

ALEX – Mas e o resto? E o restante?

JESUS – (voz em off) O restante vos será dado.

CLARINHA – É Alex: busque o Reino de Deus, faça sua parte...

JOCA – E deixe que Deus cuide de você.

ALEX – Ta certo: eu entendi. Estou mais calmo agora. Então eu vou pra casa, ver televisão, jogar,

Videogame... Tchau. (vai saindo)

CLARINHA – Alex.

ALEX – (volta) O que foi?

CLARINHA – O que é que Jesus ensinou?

JOCA – É pra buscar primeiro o Reino de Deus.

ALEX – É... Foi isso.

CLARINHA –
E como é que você vai fazer isso?

JOCA – Aprendendo os ensinamentos da Bíblia – e colocando em prática!

ALEX – É... É isso.

CLARINHA – Então vamos pra missa, né Alex?

JOCA – Alimentar o nosso espírito.

ALEX – Vocês tem razão. Vamos lá.

CLARINHA – Tchau pra vocês!

JOCA – Tchau pra vocês!

(Mùsica – "Buscai primeiro o Reino de Deus" – Fim)

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Legal, vamos usar em nossa Missa, Muito Obrigado

Renata Rossini disse...

OLÁ, FAZENDO PESQUISA NA NET SOBRE ESTE EVANGELHO ENCONTREI ESTE TEATRO E ADOREI.
ESTOU COPIANDO PARA TRABALHAR COM MINHAS CRIANÇAS DE CATEQUESE OK? ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE.
ABRAÇOS E QUE DEUS ABENÇOE.