terça-feira, 13 de maio de 2008

TEMA DO ENCONTRO: Trindade Santa

Objetivo: Entender que Deus é Uno e Trino e que sempre está presente em nossa vida, seja como nosso Pai, como nosso irmão ou como Espírito de amor que nos dá forças

Ambiente: Bíblia, castiçal com suporte para 3 velas (que representam a Trindade), imagem de Jesus, bacia com água, ramos, caixinha com fósforos.

Acolhida com o canto: Amigo..ooo, muito obrigado a você..eee porque Jesus te chamo..ooo e você veio atender.

- ORAÇÃO INICIAL (invocar a Santíssima Trindade com o canto:)

Em nome do Pai
Em nome do Filho
Em nome do Espírito Santo estamos aqui.
Para louvar e agradecer, bem dizer e adorar, estamos aqui Senhor ao seu dispor.
Para louvar e agradecer, bem dizer e adorar te aclamar Deus Trino de amor.

- VER

Vamos falar da Santíssima Trindade. O Pai! O Filho! O Espírito Santo!
O Pai é Deus? O Filho é Deus? O Espírito Santo é Deus? Mas então são três deuses?

Dinâmica:
Só há um Deus, mas são três Pessoas. Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- "Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!".
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que os catequizandos se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.

- "Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas). Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica".

- ILUMINAR

Mateus 3, 1 – 17 "Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus Pai, descendo como pomba e pousando sobre ele".

Deus - Pai age em nossa vida, como nosso pai, ele tem a 1ª missão: criar. Nos cria com seu amor e nos convida a participar e partilhar de sua vida através da Igreja com a Eucaristia.

Deus - Filho esteve presente em carne e osso como nosso irmão e hoje vive em nossos corações, ele tem a 2ª missão: salvar. Morreu na cruz por nós para nos salvar de todo o pecado e ressuscitou para provar que sempre ficará conosco em nossos corações.

Deus - Espírito Santo vive em nosso meio como uma força interior que nos impulsiona a lutar sempre pela causa do Reino de Deus, ele tem a 3ª e última missão: santificar. É através deste espírito que podemos viver intensamente, gerando entusiasmo para tudo que realizamos e com todos que mantemos contato. Tudo o que fazemos é obra para construção do Reino dos Céus aqui na Terra, tornando-nos assim santificados a entrar na Vida de Cristo.

- AGIR

Passar a experiência aprendida com a dinâmica da caixinha de fósforo para nossos pais em casa e para nossos amigos na escola e na própria Igreja.

- ORAÇÃO FINAL

Trindade Santa nós de amamos e adoramos

Te oferecemos nossa vida

Para podermos ser re-criados, salvados e santificados conforme sua vontade. Amém.

Nenhum comentário: