segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Celebração: Dia do Catequista

CELEBRAÇÃO DOS (AS) CATEQUISTAS
Tema: Catequista:
- Um/a discípulo/a caminho com Jesus,
- Um/a discípulo/a evangelizado/a
- Um/a discípulo/a enviado/a evangelizar,
- anunciando Jesus Cristo.
Mantra: Jesus, Tu és minha luz interior, não deixe que minha escuridão me fale/. Jesus Tu és minha luz interior, possa eu acolher teu amor.
Acolhida
D. – Sejam todos bem-vindos e bem-vindas, queridos catequistas! A fé nos reúne e faz irmãos; a presença de Deus Pai nos alegra; o Espírito Santo nos convoca em seu Amor e nos inspira a seguir Jesus: Caminho, Verdade e Vida.
Todos: Jesus Cristo, ontem hoje e sempre, ontem, hoje e sempre, Aleluia! (repetir varias vezes...) (entra Jesus e um Catequista com o símbolo do seguimento)
D. - É Jesus Cristo, o Senhor da história, o enviado pelo Pai, que nos reúne, nos acolhe, nos fortalece na esperança.
Canto:- Me chamaste para caminhar a vida contigo; decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás! Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma. É difícil, agora viver, sem lembrar-me de ti.
Te amarei, Senhor Te amarei, Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti. (bis)
D. - Queremos também louvar e bendizer a Deus pelos muitos catequistas que em nossas comunidade consagram suas vidas ao anúncio da Boa Notícia. Nos sentimos em comunhão com os.........................(nº de catequistas) de nossa Diocese.
(acolhida mútua)
Canto de acolhida:
1. Momento Novo
1. Deus chama a gente prá um momento novo/ De caminhar junto com seu povo./ É hora de transformar o que não dá mais/ Sozinho, isolado, ninguém é capaz.
Por isso vem, / entra na roda com a gente também/ você é muito importante, vem. (bis)
2. Não é possível crer que tudo é fácil/ Há muita força que produz a morte, / Gerando dor, tristeza e desolação./ É necessário unir o cordão.
3. A força que hoje faz brotar a vida/ Atua em nós pela sua graça/ É Deus quem nos convida prá trabalhar/ O amor repartir e as forças juntar.
D. – Temos um sinal que nos identifica como discípulos e discípulas de Jesus: é a Cruz, cuja marca trazemos com alegria desde o dia do batismo. Para que sejamos memória uns para os outros desta realidade, façamos a cruz na testa de quem está ao nosso lado, cantando:
Todos: (cantado) Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, Amém.
L.1.. - Somos chamados/as e enviados/as para ajudar a formar comunidades fraternas, cristãos adultos na fé, com as feições de Jesus. Anunciamos Jesus para que o Reino se estabeleça o quanto antes, e haja vida em abundância para todos, com mesas fartas de pão e a bandeira da paz seja implantada no coração de todo catequizando.
Canto: - O Deus que me criou, me quis, me consagrou para anunciar o seu amor (2)
- Eu sou, como a chuva em terra seca (2x)
Prá saciar, fazer brotar/, eu vivo prá amar e prá servir! (bis)
É missão de todos nós/ Deus chama eu quero ouvir a sua voz (bis).
- Eu sou como a flor por sobre o muro. (2x)
Eu tenho o mel sabor do céu, / eu vivo prá amar e prá servir! (bis)
É missão de todos nos, / Deus chama, eu quero ouvir a sua voz (bis).
- Eu sou como a luz em noite escura (2x)
Eu levo a luz, sigo a Jesus, / Eu vivo prá amar e prá servir!(bis)
É missão de todos nos, / Deus chama, eu quero ouvir a sua voz (bis).
D. - Que Maria, estrela da Evangelização, seja a nossa companheira, ajudando-nos a trilhar os caminhos de seu Filho, o Amado do Pai.
Canto:- Santa Mãe, Maria
1. Santa Mãe, Maria, nesta travessia, Cubra-nos teu manto cor de anil,
Guarda nossa vida, Mãe Aparecida, Santa Padroeira do Brasil.
Ave Maria, Ave Maria! (bis)
2. Mulher peregrina, força feminina, a mais importante que existiu.
Com justiça queres que nossas mulheres; Sejam construtoras do Brasil.
4. Com amor divino guarda os peregrinos, nesta caminhada para o além!
Dá-lhes companhia, pois também um dia foste peregrina em Belém.
D. – Fixemos, por alguns momentos o nosso olhar em Jesus e deixamos que sua luz ilumine nossa vida. (pausa)
L.1. – «“Queríamos ver Jesus” (Jo 12,21) Esse pedido foi feito ao apóstolo Felipe, por alguns gregos que tinham ido em peregrinação a Jerusalém, por ocasião da Páscoa. Como aqueles peregrinos de há dois mil anos, os homens do nosso tempo, talvez, sem se darem conta, pedem aos crentes de hoje, não só que lhes “falem” de Cristo, mas também, que de certa forma lho façam “ver”». (INM, 16)
L.2. – Não é porventura a nossa missão de catequistas refletir a luz de Cristo e fazer resplandecer o seu Rosto aos nossos catequizandos?
L.1. – O nosso testemunho seria muito pobre se não fossemos primeiro contemplativos(as) do seu rosto. É necessário que permaneçamos com o olhar fixo no rosto do Senhor. Recordamos a expressão de Paulo:
L.2.–“Lembra-te de Jesus Cristo” (2 Tm 2,8).
Todos: Lembrar-se de Jesus Cristo é fixar a atenção em suas palavras, seus diálogos, suas pregações, suas curas; em sua misericórdia e bondade; no acolhimento e trato com as pessoas; no carinho para com as crianças, com os doentes e pecadores.
(pausa para refletir...)
L. 3. – Lembrar-se de Jesus pregando nas colinas da Galiléia, junto ao lago de Tiberíades, nas Sinagogas de Cafarnaum, no monte e no lago quando escolhe seus colaboradores; em Nazaré e no Templo, pregando da barca de Pedro, em praça pública, na casa de Lázaro com Marta e Maria, curando leprosos, abrindo os olhos aos cegos, arrastando multidões, ressuscitando os mortos...
(lembrar espontaneamente algumas frases de Jesus.)
D. – Diante deste retrato de Jesus, façamos nossa oração. Após cada invocação, todos dizem:
L 3: São Sinais do teu Reino entre nós:
§ As mãos que repartem o pão e a vida...
§ Os olhos que se abrem para o que é preciso enxergar...
§ Os pés que caminham ao encontro do outro...
§ O pecador acolhido na misericórdia do abraço...
§ Ouvidos atentos para escutar a Palavra...
§ Bocas que falam, anunciando a esperança...
§ O mal derrotado e o ser humano integrado..
§ Pé na estrada, passos firmes dos que antes não andavam...
Canto: - Fazei ressoar, a Palavra de Deus em todo lugar (bis)
- O Evangelho é a Palavra que Deus programou. Só Ele é o
caminho, a Verdade, a Vida e o Amor.
D. - Jesus se apresenta, mais uma vez, como o Dom mais precioso para cada um de nós e para a humanidade. E, portanto, é Ele a Boa Notícia que devemos trazer no coração e anunciar com ardor e alegria.
Voz. - Estamos com sede. O mundo está com sede. Nossa Igreja está sedenta e continuamente busca sua verdadeira fonte. Somos uma parcela dessa Igreja e como catequistas, estamos também sedentos e queremos encontrar uma água viva que nos faça crescer e chegar à maturidade em Cristo
(entra uma pessoa com uma ânfora vazia no ombro)
D. – Com que sedes nós chegamos aqui? (silêncio) Partilhemos fraternalmente as nossas « sedes»...
Salmo 42: (preferencialmente cantado)
A minh´alma tem sede de Deus, pelo Deus vivo anseia com ardor.
Quando irei ao encontro de Deus/ e verei tua face, Senhor? Quando irei ao encontro de Deus e verei tua face, Senhor?
- A ovelha sedenta, procura o riacho,
a minh´alma suspira por Deus onde o acho?
- Pelas águas que correm suspira a ovelha;
pelas fontes de Deus a minh´alma anseia.
Jesus: - “Mulher! Homem! Jovem! Catequista! Se conhecesses o Dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma, e Ele te daria uma água viva”.
Mulher: “Senhor, não tens com que tirá-la, donde, pois tens essa água viva?”.
Jesus: - “Todo aquele que beber desta água, tornará a ter sede. Mas a água que eu lhe der, virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna”.
Mulher. (ajoelhando-se.) “Senhor dá-me dessa água, para eu não
ter mais sede!”
Frase: JESUS É A ÁGUA QUE SACIA A NOSSA SEDE.
Canto: Água viva
Eu te peço desta água que tu tens / és água viva meu Senhor!
Tenho fome / tenho sede de amor,
E acredito nesta fonte de onde vens.
Vens de Deus, estás em Deus, também és Deus
E Deus contigo faz um só.
Eu, porém que vim da terra e volto ao pó
Quero viver eternamente ao lado teu.
És água viva, És vida nova
E todo dia me batizas outra vez
Me fazes renascer/ Me fazes reviver,
Eu quero água desta fonte donde vens.
Catequista representando Jesus: (aspergindo) - Que cada um de vocês seja uma fonte de água viva: firmes na fé, corajosos na esperança, gratuitos no amor e na solidariedade, comprometidos com a justiça, a verdade e a paz, conforme a estatura de Cristo.
D. – Caminhando, Jesus viu um cego de nascença.

Todos: Jesus, hoje continua caminhando conosco e pelos caminhos depara-se com uma humanidade, muitas vezes cega!
1. Cega pelo egoísmo
2. Cega pelo orgulho
1. Cega pelo materialismo
2. Cega pela luxuria
1. Cega pelo poder
2. Cega pelo preconceito
1. Cega pela exclusão
2. Cega pela vingança
1. Cega pela violência
2. Cega pela incredulidade
1. Cega pela injustiça social.
(enquanto a assembléia fala entra uma pessoa representando a humanidade cega encoberta com estas frases)
(pausa: expressemos também nossas cegueiras – os catequistas poderão ter na mão um rosto de cartolina. Com os olhos vendados, à medida que colocam uma cegueira, vão desvendar o rosto-)
Voz - (na porta da Igreja com o círio aceso)
- Bendito sejas, Pai e doador da vida, pelo Cristo, sol da justiça que brilha em nossas trevas abrindo um novo caminho para a humanidade.
Jesus - (vai ao encontro do círio e caminha para o altar)
Canto: - Salve luz eterna, luz és Tu, Jesus! Teu clarão é a fé, fé que nos conduz!
Jesus: - “Enquanto estou no mundo sou a luz do mundo”.
L. 1. - Dito isso, cuspiu no chão, fez lama com a saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Disse-lhe então:
Jesus: - “Vai lavar-te na piscina de Siloé”.
L.1. - O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
Canto: - Salve Luz eterna, luz és tu Jesus, teu clarão é a fé, fé que nos conduz.
D. - Jesus perguntou ao cego e hoje pergunta a cada um de nós e a toda humanidade:
Jesus: - “Tu crês no Filho do homem?”
Cego: - Quem é Ele, Senhor, para que eu acredite nele?
Jesus: - “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”
Cego: “Eu creio, Senhor!” (ajoelhou-se diante de Jesus)
(Jesus acende uma vela ao círio e passa a luz...)
Canto: - Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida.
C: Os catequistas toquem-se mutuamente nos olhos dizendo a seguinte frase:
“O Senhor te dê um novo olhar”
Canto: - Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida.
Todos: - Cabe a nós, catequistas, anunciar e levar as pessoas a reconhecerem Jesus como Senhor de nossa história, como único e verdadeiro Senhor, Luz do mundo, para que os que não vêem vejam e os que vêem não se tornem cegos.
Frase: JESUS É A LUZ DA NOSSA VIDA
Jesus: - “Eu sou o pão vivo que desceu do céu: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida” (Jo 6,51)
L.2. – Jesus, vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estavam enfraquecidos e abatidos como ovelhas sem pastor
Jesus: - “Tenho pena dessa multidão: eis que há três dias está perto de mim e não tem nada para comer, não quero despedi-la em jejum para que não desfaleça no caminho”.
L.2. - Mandou, então a multidão sentar-se no chão, abençoou os pães e os reparti-os.
Todos: - Queremos fazer experiência da presença de Jesus na partilha do pão: o pão que sacia a nossa fome e o pão que alimenta nossa vida de comunhão.
Canto: - Bendigamos ao senhor, que nos une em caridade, que nos nutre com amor, com o pão da unidade: Ó Pai Nosso!
- Um só corpo em Deus formamos pelo dom da caridade,/ Um só pão nos alimenta: pão real, pão da unidade.
- Conservemos a unidade, mandamento do Senhor,/ Brilhe a paz onde há guerra: onde há ódio, reine amor!
D. - O catequista também se faz pão para o outro na caminhada. Como eu sou pão? (partilha a dois...)
Mantra: - Onde reina amor, fraterno amor, onde reina amor, Deus aí está.
Frase: - JESUS É O PÃO QUE ALIMENTA NOSSA VIDA.
Jesus: “Não foste vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos envieis para que produzais muitos frutos e o vosso fruto permaneça”.
D.- Quais os frutos que o Pai espera dos catequistas? Da catequese?
(entra Jesus distribuindo folhas e frutos)
E para as folhas verdes: Quais são as nossas esperanças em relação à catequese?
(Partilhar em grupo de três e durante o canto colocar na videira que já está preparada na parede ou num painel).

Canto: - Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor, vós sois os ramos, permanecei no meu amor!
- Para dar muito fruto: Permanecei no meu amor;
- Para dar amor puro: Permanecei no meu amor;
- Como ramos ao tronco: Permanecei em mim!
- Para amar sem medidas: Permanecei no meu amor;
- Para dar vossas vidas: Permanecei no meu amor;
- Para ser meus amigos: Permanecei em mim!
- Para ser sal da terra: Permanecei no meu amor;
- Para ser luz do mundo: Permanecei no meu amor;
- Para ser testemunhas: Permanecei em mim!
- Sem cansar, ou desanimar Permanecei no meu amor;
- Sem amarras a segurar: Permanecei no meu amor;
- Sem temor, sempre a cantar: Permanecei em mim!

Jesus: - “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis dar frutos, se não permanecerdes em mim. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecer em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Como o Pai me ama, assim também vos amo. Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto e vos tornei meus discípulos”.
Todos: - Nossa missão e compromisso é estar ligados a Jesus e viver a unidade entre nós; é construir uma comunidade de amor, fazer do nosso trabalho catequético uma glória ao Pai, e que a nossa catequese produza os frutos que o Pai espera. Isso será possível somente a uma condição: que permaneçamos unidos a Jesus e entre nós.
Canto: - Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor; vós sois os ramos, permanecei no meu amor!
D. – Deus nos chamou um dia, continua nos chamando e nos envia para uma missão. A missão nasce das duas paixões que devemos ter no coração: a paixão pelo projeto de Jesus e a paixão pelo crescimento da comunidade e dos catequizandos até à maturidade em Cristo.
L.1. A missão que o discípulo e a discípula recebem de Jesus, é a mesma que Jesus recebeu do Pai.
Jesus: “Como o Pai me enviou, assim eu envio a vocês” Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia a todos os homens. E façam com que todos se tornem meus discípulos.”
D. – Evangelizar é ter Jesus no coração e levar Jesus ao coração dos irmãos, para que se tornem discípulos e discípulas. Ter Jesus no coração significa:
Todos:
§ Que Jesus tenha ressuscitado na minha vida e tenha me transformado em testemunha do seu amor.
§ Que Jesus tenha se tornado para mim uma pessoa muito importante, muito significativa, querida e amada;
§ Que meu compromisso com Ele se expresse no meu compromisso com os irmãos e irmãs.
§ Que o tenha aceitado conscientemente como meu Salvador e Senhor, como Mestre e Amigo de caminhada.
L.3. – Quando testemunhamos Jesus às pessoas, seja pelo acolhimento amoroso, seja pelo anúncio ardoroso e explicito de sua Palavra, suas vidas se transformam.
Todos: Sonhamos com uma colheita bonita, Senhor: homens, mulheres, jovens, crianças , idosos; todos se sentindo em casa como irmãos e irmãs, parceiros no teu projeto de um mundo novo. Nós te agradecemos porque nos chamas e nos envia, e temos companheiros para amar, além da alegria de estar a teu serviço. Educa-nos para trabalhar sempre melhor, com caridade, sabendo que somos servidores e não donos da mensagem. Ajuda-nos a reconhecer tua presença no outro, para que nossas palavras não machuquem ninguém e façam cada um descobrir o quanto é precioso a teus olhos. Inspira-nos com a permanente e sempre nova força criativa do teu Espírito. Amém!
D. – Neste momento, todos nós, escolhidos pelo Senhor, somos portadores da Boa Notícia de Jesus.
L.3. – Chamou a si os que Ele quis.
Todos: Nós aceitamos o convite.
L.3. - Eles foram até Ele.
Todos: O Senhor nos enviou.
L.3. Que o Senhor nos fortaleça com seu Espírito Santo.
Todos: - Aqui estamos nós, Jesus, para levar a Fé onde há dúvidas e Luz, onde há trevas.
D. – Que nosso trabalho seja fecundo e que Cristo ressuscitado caminhe conosco. Amém.
Canto: Catequista te escolhi, para evangelizar, e ao mundo anunciar o amor que eu vivi. E ao mundo anunciar o amor que eu vivi.
Catequista vai formar o meu povo, a minha gente.
Catequista vai formar, o meu povo, a minha gente.
§ Vai reunir todas as crianças, como é minha vontade.
Prá formar comunidade de amor e de esperança (bis).
§ Na escola ou moradia, no quintal ou no terreiro,
Ao meu povo brasileiro, o Evangelho anuncia (bis).
§ A palavra prega então e proclama com firmeza,
Pois em toda redondeza vai chegar libertação (bis).
§ Desarmado vai em frente, trata a todos com carinho,
Pois é este o caminho prá ensinar a toda gente (bis).

Material necessário: Frases para serem colocadas no momento oportuno, uvas, folhas verdes, videira, círio, velas para todos os catequistas, água benta, pão para ser distribuído, carinhas cegas de cartolina.
Personagens: Jesus, Samaritana/catequista; cego, uma pessoa que entra com o círio pascal, uma com os pães e a uva.

Nenhum comentário: