quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Missa completa com crianças: A afirmação de Pedro 24 de Agosto de 2008

Acolhida.
Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Hoje eu trouxe aqui comigo uns personagens que eu tenho quase a certeza que vocês conhecem. Vamos ver quem são eles?

Vejam essa gravura! Vocês sabem quem é este homem?

Ah, Muito bem, ele se chama Pelé. E vocês sabem quem ele é? Um jogador de futebol.

Olhem só esta mulher aqui! Quem sabe quem ela é?
Muito bem, ela é a manequim mais famosa do momento, seu nome é giselle _____.

E essa outra aqui, vocês conhecem? Nem eu... (mostrar uma figura de alguém bem desconhecido)

Mas, eu tenho também esse homem aqui. Conhecem? (mostrar a foto do papa)

Ah! É o Papa. Alguém sabe o nome dele? Papa Bento XVI. E o que ele representa para a igreja? Ele representa a figura de Pedro.Mas quem é esse tal de Pedro?

Pedro era o discípulo de Jesus. E por falar... Quem poderia me dizer quem é este aqui no quadro?

Muito bem, Esse aqui é Jesus? Como é que vocês, tão pequeninos, sabem reconhecer Jesus?

Quem disse a vocês sobre ele?

Isso mesmo, crianças, Jesus é o Filho de Deus Vivo, assim foi à resposta de Pedro para Jesus, quando este lhe perguntou quem era ele. Pedro, com toda a convicção, assim como você, encheu a boca e lhe disse que ele sim era verdadeiramente o filho de Deus.

Felizes somos nós que, como Pedro, acreditamos em Jesus e o reconhecemos como filho de Deus pai.

Vamos então com alegria, ficarmos em pé e cantar saudando nosso Jesus, rei de nossas vidas.

Ato penitencial – Crianças, vocês sabiam que Jesus era também bem curioso? É, ele queria saber o que as pessoas achavam dele, ou melhor, quem era ele. E os discípulos sempre davam notícias, dizendo o que o povo achava que ele era isso e aquilo. Mas, quando ele perguntou para Pedro, só Ele acertou a resposta.

E agora? Será que se Jesus perguntar cada um de nós quem ele é, teremos a mesma resposta de Pedro?

Talvez sim, porque já o conhecemos.

Mas olhem no retro. Estão vendo aquele menino pobre e sujo? Será que se ele chegar à sua casa, e pedir para entrar e se assentar em sua sala você o reconheceria sendo Jesus? O acolheria?

Será que se ele for à sua escola e quiser brincar com você, você o receberá sabendo que Jesus também está nele, ou teria vergonha de estar ao lado dele e reconhecê-lo como seu amigo?

E se ele por acaso quiser ir jantar na sua casa, terá lugar para ele em sua mesa? Acolheria e daria a ele o melhor lugar na mesa?

E se além de pobre e sujo, ele também tivesse uma diferença, ser cego, por exemplo. Você o pegaria pela mão e o levaria para brincar com você? Ou fingiria não conhecê-lo?

Você reconhece nele um irmão? Reconhece nele Jesus?

Mas como não, se o próprio Jesus sempre nos diz que está no próximo? E se acolhemos bem ao próximo é a Ele mesmo que estamos acolhendo?

Como é que queremos reconhecer a Cristo, se Ele se faz presente no irmão que bate em nossas portas e nós não o reconhecemos?Muito menos acolhemos?

Crianças, é chegada à hora de pedirmos perdão, porque muitas vezes dizemos conhecer a Cristo, dizemos achar que ele realmente é filho de Deus, mas não nos comprometemos com suas palavras, somos cristãos de conveniência, pois não vemos seu rosto no rosto sofridos dos nosso irmãos .. Por isso perdão, senhor, perdão.

Vamos cantar pra reforçar nosso pedido de perdão?

Leitura – Chegou o momento de Deus nos falar. Bem sentadinhos e com os olhinhos e ouvidinhos bem atentos, vamos ouvi-lo com atenção através da leitura de hoje.

Aclamação – Ouçam crianças, este trechinho do evangelho.
__: Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. “19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. ___ estas foram às palavras que Jesus disse a Pedro quando ele o reconheceu como Filho de Deus

Para ouvirmos mais dessa bonita história, vamos todos ficar em pé e com alegria aclamar ao senhor cantando.

Ofertório – Que coisa mais linda a declaração de amor que Pedro fez a Jesus e a alegria e o reconhecimento de Jesus sobre a manifestação de Pedro, no nosso evangelho de hoje, não foi mesmo?Assim é Deus conosco... Assim devemos ser cada um de nós, para com o nosso Deus. Amor de pai e filhos que se querem bem.
Neste momento do nosso ofertório, vamos usar dos presentes de Pedro para nos fazermos ofertas também.

Queremos ser a chave que abre as portas de cada parte do nosso coração, para que ele manifeste tão grande é o nosso amor e nossa gratidão pelo nosso Deus.

Queremos ser também a tesoura de Pedro que tem o poder de desligar de nós, todas as coisas ruins, todo pecado, toda mágoa, todo sentimento que nos separa de Deus e que automaticamente nos liga ao mundo.

Queremos ser pedras firmes na construção dessa igreja iniciada por Pedro e que nunca dever ser uma obra acabada, pois a cada cristão que a ela chegar, mais uma parte da igreja se forma , na oração, na união e na fraternidade.

Queremos ser esse cordão forte, que ao ser ligado ao outro, nos una ainda mais , nos fazendo mais próximos, tornando-nos um povo forte na fé, acreditando e professando seu amor em Deus.

Queremos que junto ao pão e ao vinho nosso coração seja nossa oferta de agradecimento, de reconhecimento, de manifestação de carinho e alegria, por todos os presentes dados a nós pelo senhor, que essa igreja se mantenha firme pela nossa fé e nossa vocação em sermos sempre seguidores e testemunhas da boa nova de Cristo Jesus.

Vamos cantar o canto do ofertório.

Comunhão – Que alegria saber que Pedro construiu essa grande casa, em nome do amor que sentia por Nosso Senhor Jesus Cristo, melhor ainda é saber que todos nós acreditamos na grande obra que ele executou e estamos aqui para juntos, louvarmos e celebrarmos com Jesus o seu gesto de amor por todos os homens. Vamos cantar com alegria saudando Jesus na eucaristia.

Ação de graças - sabe, crianças, outro dia, ouvindo uma história, eu meditei sobre o que vem a ser em nossas vidas a missão de Deus.
Essa história também falava de pedras... Era mais ou menos assim:

Carregando Pedras

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa, com graves problemas e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo ao Senhor que o livrasse de tamanhas atribulações.

Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:

- O Senhor se compadeceu da sua situação e manda lhe dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir e carregá-la com você, em suas costas, por um tempo. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria.

E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado. "Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo?”, pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo: ••- Deus sempre sabe o que faz... ••O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas, resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras, pequeninas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por um longo tempo. ••Findo esse tempo, na manhã da data marcada, e mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras pequeninas que carregara nas costas tinham se transformado em pepitas de ouro...”.
Vejam que Pedro recebeu a missão de ser pedra e transformou sua missão de fé em igreja.

Na história o homem também ganhou de Deus pedra, mas ele não tendo a mesma fé de Pedro não pode ver sua vida transformada por completo.

Nós também recebemos de Deus, suas pedras. Como será que estamos trabalhando com elas? Temos agido com a mesma fé de Pedro transformando-as em obras? Ou temos largado-as de lado, pois passaram a ser um fardo em vez de missão?

Não será ouro, céu, paraíso que Deus quer que carreguemos conosco, quando ele nos dá a missão de transformarmos pedra em algo de valor em nossa vida? Vamos pensar, crianças , nas pedrinhas que recebemos no nosso dia –a –dia e com fé pedirmos a Deus que nos ajude a fazer delas uma missão de amor e fé , como a de Pedro hoje .

Teatro: Pedro, a pedrinha da Construção.
Técnica: Encenação – Baseia-se no encontro de Pedro com uma Pedra. Ele encena sua dificuldade em formar a igreja sozinho. Busca pedrinhas (pessoas) e trabalham juntos. Mas precisa de ajuda. Entra Paulo montado em um cavalo com a corda na mão perseguindo um cristão. Entra em cena, alguém fazendo o papel do “Mal” que leva as pedras embora, as furta . No final, eles erguem com dificuldade uma igreja feita de papelão (grande) e todos se alegram com a missão cumprida.

Personagens: Pedro e Paulo – Pessoas que representarão as pedrinhas – Personagem que se veste de preto e que rouba as pedras.

Material: Pedra – corda – cavalo de pau – igreja de papelão grande – martelo – livro.

Vejam lá crianças, no centro do altar. Aquilo não é uma pedra? Sim! Tudo começou aí.

Existia uma pedra guardada no coração de Jesus, que foi depositada no centro...
Existia Pedro! Pedro era um homem bom, discípulo que Jesus tanto amou, seguidor de suas palavras. Lá vem ele.

Pedro vê a pedra! Tropeça na pedra. Lembra então que Jesus lhe dera uma missão, e sabe qual foi? Hum? Transformar aquela pedra numa grande construção. Pedro olhou a pedra, parece preocupado, mas sua missão nem havia começado. Mas Pedro trabalhava e fiel logo trabalha com a pedra pra formar a construção. Mexe daqui, mexe dali...(Bater na pedra com martelo)_ He! Pedro a pedra está dura, hein? O que fazer então? Põe amor na sua missão e tudo dará certo! Isso Pedro, você já pode ir buscar outras pedrinhas pra se ajuntar na sua construção. Vejam só crianças, a missão é difícil, mas Pedro é bom e convence algumas pedrinhas a fazer parte da sua missão. Trabalha daqui...Trabalha dali. _ Mas, não está nada fácil, hein Pedro? Construir a morada de Deus exige muito esforço. Pobre coitado! Se sente triste e cansado! É preciso pedir ajuda ao dono da Pedra. Pedro rezou...Rezou...Rezou... Para seu rebanho aumentar e ajudar a Pedra transformar. E Deus ouviu...

E de onde não se esperava, lá vem ele, um homem chamado Paulo que perseguia homens que carregavam pedras pra construção de Jesus. Corre que pega...e pega que corre. Lá vai Paulo pra capturar as pedrinhas, pobrezinhas...Mas, eis que no caminho, uma luz brilhou...Um tombo levou...Uma voz forte o chamou era Jesus, crianças, chamado Paulo a conversão, à mudança...E Paulo, que tinha o coração fechado, abriu pra Jesus e ficou todo iluminado. Assim, Paulo trouxe força, amor e união pra ajudar a Pedro na sua missão.

Pedro trabalhava e mais pedras arrumava

Paulo pregava e mais pedras ajuntava.

Onde estavam Pedro e Paulo a construção se formava.

Trabalhavam dia e noite, fazendo planos, pregando a palavra, ajuntando pedrinhas.

Muitas cartas, aos irmãos em Cristo, Paulo escrevia, para que novas pedrinhas fossem evangelizadas.

Mas acontece criança que muitas vezes acontecia um fato horrível. Alguns intrusos, paus falsos de outras construções, chegavam à noitinha, silenciosos e maldosos e levavam com eles várias pedrinhas, que de bobas e fracas se deixavam levar.

E quando Pedro e Paulo chegavam e viam o estrago na construção não ficavam tristes não! Sabiam da dificuldade da missão. Eles criavam mais força! Pediam ajuda ao Mestre e retornavam corajosos no seu trabalho incansável. E, por isso, nunca desanimavam. Pedro e Paulo abençoados pelo Dono da pedra atraíam cada dia, mais e mais pedrinhas tornando sólida a construção.

E eis o que vem surgindo do trabalho dos irmãos em Cristo! Não só uma pedra...Mas um montão delas que reunidas formaram a grande construção. “A Igreja” “Sonho de Deus...” “Realidade dos homens”.

E dentro da grande casa da Igreja, vivem milhões de pedrinhas, que somos todos nós aqui representados. E, por isso, São Pedro foi condecorado com uma chavinha e com ela abrirá a porta do céu pra todas as suas pedrinhas. Já São Paulo, esse aí convertido, mudado, recebeu um coração novo de Deus e de seu Espírito.

Viva São Pedro, Viva São Paulo! Viva a todos nós, pedrinhas nessa construção que é a Igreja, sinal de amor e conversão.

Nenhum comentário: