terça-feira, 26 de agosto de 2008

Missa completa para as crianças: Tome a sua cruz e me siga

Boa noite, queridas crianças! Boa noite a todos aqui presentes.

(Montar cruzes de papelão que depois será usada durante a celebração. Palavras devem ser de sentimentos variados – exemplo: fé, amor, ódio, carinho, rancor, inveja, egoísmo, alegria etc.. Precisa-se preparar as crianças antes, orientando-as no sentido de montar as cruzes, conforme o que já está escrito.).

Acolhida – Olha só o que temos aqui?

Temos três cruzes e eu vou chamar então três crianças pra fazer um joguinho para mim.

É assim... Aqui perto das cruzes, eu tenho várias palavras que representam sentimentos bons e ruins que podemos relacionar com as cruzes. Eu preciso que vocês, em um minuto, preguem todos esses sentimentos de forma organizada nessas cruzes, vamos lá? Pregando as palavras.

Vamos então descobrir o que as crianças pregaram como sentimentos em cada uma delas?

Nossa! Nessa cruz aqui só pregaram sentimentos ruins. Será que se fôssemos carregá-la teríamos facilidade? Sabiam que tem muita gente que carrega esse tipo de cruz?

Vamos ver essa outra aqui... Nessa só tem sentimentos bons. Vamos ler quantos bons sentimentos têm nela? Vimos que essa cruz se carrega com alegria, sentindo que cada passo nesse caminho valerá a pena. Tem gente que vive assim também, que bom!

Vamos ver essa outra?

Nessa, estão misturadas coisas boas e coisas ruins. Acho que essa aqui é um pouco da cruz que a maioria das pessoas carrega, não é mesmo?

Agora, crianças, vamos imaginar que a gente pode escolher a cruz que desejamos carregar. Qual delas carregaríamos?

Essa cheia de dores e tristezas? Essa cheia de alegrias e sentimentos bons, ou essa com coisas boas e coisas ruins, mas sabendo que ela se parece muito com a que temos?

É, crianças, na hora de escolher todo mundo sabe qual a melhor, não é? É essa aqui, onde só tem alegrias. Contudo para gente ter uma cruz assim, é preciso passar por essas outras aqui. Pois a nossa vida é uma mistura de sentimentos, nós é que fazemos à escolha certa deles.

Sabemos que Jesus nos pede renuncia até de nós mesmos, nos pede para carregarmos nossas cruzes e nos fala que até Ele, filho de Deus, também carregou sua cruz e, em momento nenhum, fez renúncia dela.

Por isso crianças precisamos ouvir o chamado de Jesus e carregarmos com fé, coragem e alegria nossa cruz, fazendo dela nossa chave para o céu.

Todos em pé vamos cantar saudando o nosso Jesus que nos ajuda todos os dias a carregar nossa cruz;

Ato penitencial – (Lâmina com Jesus pregado na cruz , ele como o rei que eles esperavam e assim por diante .)

Jesus exigiu muito do povo de sua época, queria que mudassem de vida , que renunciassem a si mesmos e fossem caminhar com ele, cada um carregando sua cruz . As pessoas que o encontraram tiveram que aprender muito com ele Eles tiveram certas expectativas de Jesus; mas ele, por sua vez, não queria dar conta de todas elas, pois o interesse de Jesus sobre os homens era diferente dos homens para com ele.

Há séculos o povo de Israel esperava um messias como sacerdote e rei. Pensavam que ele iria nascer num palácio, com esplendor e riqueza.

Mas ele nasceu pobre num estábulo... Muitos esperavam que ele fosse aparecer como rei poderoso e libertador político, libertando o povo da ocupação romana. Jesus, porém, não subiu ao trono de Davi. Ele teve que sofrer foi pregado na cruz e libertou pessoas de fardos bem diferentes: de sua culpa, da mortalidade de sua vida, de seu medo...

Este sim, é o rei que todos nós temos. Mas será que também nos decepcionamos com ele esperando muito mais dele? Temos vergonha de ele nos apresentar de forma tão simples, tão diferente do rei que esperávamos?

Será que realmente entendemos o valor da cruz e de seguir Jesus em nossa vida, ou andamos parados com uma cruz infestada de dúvidas e temores, pecados e mal feitos esperando ainda um novo rei?

Por isso, crianças, temos que pedir perdão ao nosso Jesus, pelas muitas vezes em que paramos na imagem dele na cruz e não conseguimos vê-lo fora dela , em seu estado de glória e vitória .. Estamos agarrados somente em valores humanos e nos pecados que não nos deixam caminhar. Peçamos, então, perdão ao nosso Jesus, cantando.

Leitura – Agora é momento de ouvirmos nossa leitura de hoje. Para que possamos captar as mensagens que Deus nos coloca é preciso atenção e silencio. Vamos nos preparar para ouvi-la?

Aclamação - Agora é Jesus que irá nos falar, ele anunciará a todos sobre a sua morte, mas acontece que os discípulos acreditavam que ele poderia sair dessa situação quando quisesse.

Mas vejam só a resposta que Jesus deu a eles...
Espere! Acho melhor ouvirmos depois de cantar bem bonito pra Ele. Vamos todos então ficar em pé e aclamar as suas palavras cantando com alegria.

Ofertório – Hoje ouvimos o chamado de Jesus para carregarmos como Ele a nossa cruz, mas devemos fazer mais do que isso devemos também ter consciência que, muitos dos nossos irmãos, tem dificuldades em também carregar a deles. Por isso nosso presente para nosso Deus, a coragem de carregar a nossa cruz e ajudar nossos irmãos nessa missão.

Queremos através desta cruz oferecer nossas orações no sentido de nos fortalecer a seguir Cristo em seu caminho e dar continuidade ao seu plano de salvação.

Queremos através dessa outra cruz oferecer nossas ações, nosso trabalho, labor de cada dia. Que ele possa ser grande diante de Deus e que Ele possa nos ajudar a fazer da nossa cruz uma alegria e não um fardo pesado demais pra carregarmos
Que nessa outra cruz, carregada hoje por duas pessoas, possamos simbolizar todos os irmãos que tem dificuldades em caminhar , que se encontram em momentos difíceis , de dor , de sofrimento ... Que assim amparados pelos outros, como nó , possam caminhar mais aliviados.

Essa outra cruz simboliza nosso desejo em seguir com nossa missão , mesmo sabendo das dificuldades que devemos passar, ou pela quais passamos , mas expressando nossa coragem em levantá-la a cada pedra , a cada obstáculo , vencendo os problemas do caminho.

Que nessa outra cruz, possamos nos lembrar do sacrifício de Jesus que deu a vida por nós e que devemos a ele esse sacrifício, esse presente de Deus Pai pra nós, por isso devemos ter sempre conosco, no nosso coração esse sinal, sinal do bom cristão que renuncia a si mesmo em prol do nosso Deus.

Com o pão e o vinho oferecemos todo isso ao Senhor, esperando que, um dia, Ele nos acolha com nossas cruzes, no seu paraíso. Amém.

Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão _ É na comunhão com Cristo que encontramos forças para nos despirmos de nós mesmos, pegarmos com fé nossa cruz e levá-la até o final de nossa missão. Por isso precisamos cantar a nossa coragem indo ao encontro do senhor com alegria. Vamos todos cantando então?

Ação de graças – sabem de uma coisa crianças, outro dia uma formiga me levou a REZAR, querem saber por quê? Prestem atenção no que vou contar... E depois se acharem que ela também os levou rezar não se esqueçam de fazê-lo todos os dias.

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício.

Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga.Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.

Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha.

Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo:

___“Coitada, tanto sacrifício para nada.”Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências.

Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades?Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.

Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:

Que me desse à tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia.

Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.

Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.

Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.

Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.

A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.

Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.

- Carregar a Cruz.

Técnica: Dramatização.

Personagens: 1- Bonezinho Vermelho (que carrega uma grande cruz); 2- Anjo 3- Mau.

Narrador – Aconteceu um dia, há muito tempo, a história do Bonezinho Vermelho. Tudo se iniciou quando ele chegou à vida...

Era uma vida difícil, porque o problema estava todo em sua cruz. A cruz que ele deveria carregá-la por toda a sua vida...

Uma cruz pesada para o seu pobre corpinho. Nela havia muitos desencontros... Desamor... Dificuldades que o mundo ia colocando...

Bonezinho Vermelho, ainda criança, passava dificuldades em carregar tudo aquilo!

A cruz do desemprego do seu pai...

A cruz das brigas entre seus irmãos...

A cruz da injustiça que ele via no mundo...

Que cruz pesada!

E lá ia ele, arrastando todo aquele peso, sozinho!

Até que um dia...

Sr. Mau - Oi, Bonezinho Vermelho! Que é isso que você está carregando aí? (observando) Que coisa pesada, desajeitada!

Bonezinho - Você não está vendo? É a minha primeira cruz! Dizem que eu tenho que levá-la até o fim do meu caminho!

Sr. Mau - Quê isso, menino! Tem nada não! Vê se pode? Quem te falou uma bobagem dessas? Larga esse trem aí no meio do caminho e vem comigo... Vamos dar umas voltas por aí... Eu te ensino a roubar uns "trecos" pra gente vender e descolar uns "real"... Ensino-te a fumar... A beber... Você vai curtir pra valer. Você vai conhecer uns caminhos diferentes... Alegres... Cheios de prazer e curtição... Adrenalina pura! Que cruz que nada! Esse negócio de carregar cruz caiu de moda...

Anjo - (interrompe, assustando a todos... Sai de algum lugar escondido, gritando!) -

_ Há! Há! Alto lá, ô Sr. Mau! Te peguei no maior flagra, hein? (e virando para Bonezinho) Não escuta ele não, Bonezinho Vermelho! (e virando-se para o Sr. Mau) Deixa de ser mau, Sr. Mau! Onde já se viu dar esses conselhos maldosos para o menino! Eu sou o Anjo Bom e protejo as pessoas contra esse mal...

Sr. Mau - É... (meio sem graça, como quem foi pego no flagrante) Não é bem assim não... Ele é fraquinho e carregando essa baita cruz! Isso que não é justo! É melhor largar no caminho... Outros que carreguem!

Anjo - Ih! Olha só quem está falando... Não dê ouvido a ele... Eu sou o certo dessa história... O bonzinho sou eu!

(O menino fica olhando um e outro e a cruz)

Sr. Mau - (puxa o menino) Vem comigo, menino! No meu caminho, tudo é mais florido!

Anjo - (puxa o menino para um lado, enquanto o mal puxa para o outro) Mentira dele, Bonezinho Vermelho, o caminho dele é cheio de espinhos...

Sr. Mau - Se você for com ele sua cruz ficará pesadíssima, porque ele é gordo e mal consegue se carregar sozinho...

Anjo - Gordo, eu? Pois fique sabendo que eu peso muito menos que sua língua, viu? Não acredite nele, ele é um falso!

Bonezinho Vermelho - Parem com isso!!!

Anjo - Bonezinho Vermelho! Vou te ensinar uma coisa para o resto da sua vida e a todos vocês também: todas as dificuldades que a gente tem na vida, que são as nossas cruzes, a gente não deve querer carregar sozinhos não... Por isso é que nossa cruz fica muito pesada... É preciso deixar Deus carregar com a gente... E é, por isso, que eu estou aqui! Sou forte o bastante para ajudá-lo e se precisar carrego até você também! E você, (apontando, bravo) Senhor Mau, vai se pirulitando daqui, que nesse coraçãozinho aqui você não vai entrar, não!

Sr. Mau - Hummm... Magoei...Há! Há! (olhando as crianças) Também olha quanta criança aqui... Aposto que tem um punhado que está querendo uma vida mansa, sem cruzinha nenhuma! Escute, seu menino boboca! Fica aí com essa imitação barata de anjo, porque eu vou procurar quem me queira... Quem é aí, que ta precisando de conselhos? Você aí... Está querendo? (sai entre as crianças tentando pegar alguma)

Bonezinho Vermelho – Ô, Sr. Mau, é como o Anjo falou. Vá se pirulitando daqui! Aqui é a casa do Senhor! Fora! (e pegando na orelha do Sr. Mau vai arrastando-o para fora)

Anjo - Vem, meu menino... A vida com Deus é muito bonita, cheia de carinho e ternura! (abraça a cruz e carrega o menino, e saem) As dificuldades fazem a gente amar mais e reconhecer a mão de Deus conosco... Vamos caminhar juntos!

Nenhum comentário: