terça-feira, 12 de agosto de 2008

Missa completa para crianças: Assunção de Maria

Assunção de Maria
Acolhida – (Colocar uma gravura, cartaz, ou imagem de Maria sobre uma mesa e ir indagando às crianças sobre o que nos coloca a acolhida).
Boa noite a todos

Crianças, hoje, falaremos em nossa celebração sobre uma pessoa linda, linda. Sabem de quem estou falando? De Maria, mãe de Jesus e nossa também.

Vocês sabiam, crianças, que Maria foi uma mulher que também foi elevada aos céus? Ela teve sua Assunção. Mas vamos ver o que foi que Maria fez que a fizesse merecer o céu.

Será que Maria era obediente? Será que ela ajudava sua mãe em casa? Era boa e trabalhadeira?

Será que Maria ajudava os pobres, era boa com os doentes, cuidado de seus pais velhinhos com carinho e paciência? Será que Maria rezava, falava com o Senhor, cuidava do seu coração com os ensinamentos que ela lia na Bíblia, freqüentava a missa, estava sempre em sintonia com Deus?

Será que quando Deus pediu a ela pra ser a mãe de seu filho, mesmo sabendo que seria criticada, que poderia até ser apedrejada e que, as pessoas desconfiariam dela, ela aceitou?

Será que Maria amava Nosso Senhor? Que tipo de mãe ela foi? Que tipo de esposa ele foi? Que tipo de serva ela foi para Deus?

Pois é, crianças! Maria foi tudo de bom. E assim ela se encheu da graça de Deus e foi também elevada aos céus.

Aconteceu que, quando ela morreu, seu corpo não foi enterrado, não... Os anjos vieram e carregaram seu corpinho de santa pra ficar junto a Deus e seu filho lá no céu... E é, por isso, que chamamos Assunção, ou seja, a subida de Nossa Senhora aos céus.

Que nós, a exemplo dela, possamos também ser servos úteis ao Senhor. Pois assim estaremos também nos enchendo de sua graça para que, um dia, possamos fazer parte na comunidade do céu;

Vamos pedir a ela que interceda por nós, para que possamos um dia estar todos juntos? Vamos todos ficar em pé e com alegria receber Maria cantando?

Ato penitencial – (Encher vários balões e deixá-los dependurados. Eles terão plaquinhas que indicarão sua referência).

Se a gente tem que se espelhar em alguém para conseguirmos chegar ao céu, essa pessoa especial é Maria. Sua simplicidade, sua dedicação, seu amor, elevou-a cada dia mais próxima a Deus e mais perto do céu.

Então, nesse momento de pedirmos perdão ao nosso Deus por tantos erros nossos, vamos aprender com Maria o que devemos deixar subir a cada dia e o que não devemos deixar subir até Deus de jeito nenhum.

Aqui vocês estão vendo muitos balões. O destino dos balões, todo mundo sabe qual é... subir, é ir ao céu . Então, crianças, devemos deixar subir somente o que é bom e devemos tirar de nossa vida , estourar tudo que for ruim .

Vamos então observar cada balão?

Esse aqui tem uma plaquinha escrita: Amor.

Será que podemos deixar subir o amor? Isso, amor é coisa boa para nosso Deus.

Esse aqui está escrito egoísmo. E o egoísmo?Pode subir? O que é ruim então deve estourar da nossa vida, tirar dela, não é mesmo?(estourar o balão)

Esse balão é da bondade

Esse aqui é das brigas que provocamos nos nossos irmãos, nos colegas, nos amigos.. Será que ele pode subir?

Esse aqui representa os desobedientes..

Esse aqui é um balão da alegria

Esse aqui são de todos os nossos erros, erros que nos afastam de nosso Deus e não nos fazem semelhantes ao de nossa mãezinha Maria.

Muito bem, crianças, vocês souberam tirar o que é ruim e deixar somente o que é bom para nosso Deus. Por isso, vamos pedir perdão por todos os nossos erros que chegam ao céu e ofendem tanto o nosso paizinho e, pedir ao ele também que nos ajude a não cometermos esse mal e a prepararmos nosso caminho para o céu todos os dias.

Vamos pedir perdão cantando.

Leitura – Sabem, crianças, aquele momento em que a gente senta no colo da mamãe e ela nos conta uma história bem bonita? Pois é, agora nossa mãezinha querida quer que ouçamos uma história bonita, igual àquelas que ela contava pra Jesus. Por isso, vamos ouvi-la com bastante atenção e bem caladinhos.

Livro do Apocalipse de São João:

Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.

Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.

Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora se realizou a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!

Aclamação – Maria é bem aventurada porque soube acolher em sua vida o Salvador da humanidade, Jesus. Por ela, o filho de Deus veio habitar no nosso meio e nos ensinar que devemos nos querer bem e viver como irmãos. Em pé, com muita alegria, vamos cantar para ouvirmos com mais fé, nosso evangelho.

Preces da comunidade
1. PELA SANTA IGREJA, para que, inspirada no canto do Magnificat, se mantenha sempre fiel às promessas do Senhor, rezemos ao bom Deus.

— Pela intercessão de Maria, atendei-nos, ó Senhor!

2. PELO Papa, pelos bispos, presbíteros, diáconos e agentes de pastoral, para que, impulsionados pelo Espírito Santo, coordenem e animem o povo do Senhor, rezemos ao bom Deus.

3. POR TODOS as famílias, para que através da intercessão de Maria, possam se espelhar na grandeza da família divina, onde respeito, carinho e amor mútuos sejam a base de tudo, rezemos ao bom Deus

4. PELOS RELIGIOSOS E RELIGIOSOS que tudo deixaram por causa do Evangelho, a fim de que possam, com liberdade, proclamar a grandeza de Deus a partir de seu carisma congregacional, rezemos ao bom Deus.
5- Por todas as crianças para que se sintam em Jesus o testemunho de bom filho que ele foi para Maria e também possam ser bons filhos para seus pais, rezemos ao nosso bom Deus.

Ofertório (Preparar uma lâmina, ou cartaz, onde Nossa Senhora, sobre uma nuvem, esteja segurando vários corações, como se estivesse puxando-os para o céu. As crianças irão dizendo que sentimentos gostariam de ofertar a Deus. Então, escrevam em cada coração e ao final puxem a lâmina dando alusão que ela está subindo com Maria)

Como vocês acabaram de ouvir, Deus nos oferece tudo que Ele tem de bom, nos deu Maria, nos deu seu filho Jesus, nos deu os santos e nos dá seu amor. Se Deus é tão amoroso e nos oferece esses presentes valiosos, precisamos retribuí-lo, não é mesmo?

Então este é o momento certo pra gente abrir o coração e colocar diante do Senhor as nossas ofertas.

Aqui, nesta lâmina, estão muitos coraçõezinhos esperando receber as ofertas de cada um de vocês... Corações que representam os nossos corações e dentro deles vamos escrever as nossas ofertas.

Esses corações irão subir, como a nossa mãezinha hoje subiu , enfeitando o céu de nosso Deus com tanta alegria transformada em ofertas que iremos agora oferecer.
Então, crianças, o que podemos oferecer ao nosso Deus? (À medida que falarem e ir anotando na lâmina)

Junto ao pão e ao vinho que nossas ofertas, possam ser acolhidas pelo nosso Pai do Céu que as transformará em mais um tijolinho na morada eterna, nos fazendo estar cada vez mais próximos dele e de Maria também.

Vamos todos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Quando ainda pequenos, nossas mães nos pegam pelo braço, nos erguem bem pertinho delas e nos carregam para onde desejam. Agora, nossa mãezinha querida quer fazer o mesmo conosco. Quer nos colocar em seu colo e nos levar para grande festa da eucaristia. Então, com a mesma alegria de estarmos no colo de nossa mãezinha, vamos cantar pra celebrar com entusiasmo este momento.

Ação de graças –

Hoje, vamos rezar a Nossa Senhora e peçamos a sua materna intercessão junto a Deus Pai por nossas necessidades.

Vamos fazer o seguinte:

_ A parte azul da lâmina reza o povo que está a minha direita reza

_ A parte vermelha da lâmina reza o que estão à minha esquerda.

_ E a parte preta rezamos todos nós, juntos, está bem? Então vamos lá.

Os coros dos anjos vos louvam.

Maria clamamos a vós.

Saúdam-vos todos os santos...
O mundo dos astros vos louva...
A Santa Igreja vos louva...
Os homens na terra vos louvam...
LÁ NOS CÉUS, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Vós sois medianeira das graças...
Sois sede de sabedoria...
Sois Mãe de eterna beleza...
Sois Mãe do perpétuo socorro...
Sois Mãe do amor verdadeiro...
LÁ NOS CÉUS, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Vós sois a alegria dos santos...
Dos mártires sois a Rainha...
Vós sois a Rainha dos justos...
Vós sois o socorro na luta...
De paz sois fiel mensageira...
LÁ NOS CÉUS, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Sois fonte de toda a virtude...
Sois templo do Espírito Santo...
Sois arca da nova aliança...
Do reino do céu sois a porta...
Sois glória da Santa Igreja...
LÁ NOS CÉUS, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Vós sois o refúgio nas dores...
Vós sois o auxílio do povo...
Vós sois dos enfermos saúde...
Consolo dos desamparados...
Na morte sois nossa esperança...
para as crianças a certeza do amor de deus
LÁ NOS CÉUS, ROGAI A DEUS POR NÓS!Amém

A historia de Maria
Lâminas (1 a 9 - interagir com as crianças, a cada cena, uma lâmina que a descreva).

E quem a não conhece? E quem nunca ouviu falar? Uma história que já dura mais de 2.000 anos e parece tão real em nossa vida. Vamos lá, crianças.Vamos contar a história da virgem Maria. Mãe de Deus e nossa também;

(1) Era uma vez uma jovem boa e pura que morava em Nazaré da Galiléia com seus pais Ana e Joaquim. Seu nome era _________;

Certa vez, enquanto estava a trabalhar em sua casa, cantando e louvando ao senhor, eis quem apareceu a ela, um anjo do nome _________.

Que maravilha! Maria está em graças e ele lhe disse:

Ave Maria, cheia de graça _________________________;

A jovenzinha ficou muda (porque não é todo dia que desce um anjo do céu e fala com a gente) se assustou, mas o anjo disse para não temer. Deus a havia escolhido para ser a mãe de ________________.

___Mas não sou casada, não conheceu homem algum. - disse Maria.

Então o anjo lhe disse que (como era o mesmo o nome do noivo de Maria?). Ah ________________ que ele se casaria com ela e seria o pai adotivo do menino Deus.

Maria não mais temeu. O que foi que ela responde? ___________ (eis aqui a serva do senhor faça-se em mim segundo a tua palavra).

E assim foi feito.

(2) Ela se casou com José que cuidou muito bem de Maria.
Quando Maria estava bem barrigudona, o rei Herodes, com medo de certo rei que haveria de nascer, mandou que todas as mulheres grávidas fizessem um cadastramento lá na cidade de ___________.

Então, José arrumou seu burrinho, colocou sua Maria sobre ele e foram lá pra Belém.

Era noite fria, um vento leve tocava na face doce de Maria.. Caminharam durante um bom tempo pra chegar lá e pelo caminho Maria ia sentindo sua barriga mexer aqui e acolá... Mas as dores foram ficando fortes mais fortes... era sinal que Jesus queria _____________.(nascer)

(3) José ficou desesperado... Precisava arrumar um lugar bem aconchegante pra Maria ter seu filho Jesus. Bateu em uma, duas, três, muitas casas, mas as hospedarias estavam lotadas, as casas cheias não havia lugar para o menino nascer. Até que alguém sugeriu um ___________ (estábulo). Lá no fundo da hospedaria.

(4) Maria não era soberba, não tinha luxos, era uma mulher diferente. Não se importou. Não se entristeceu. Aceitou!

Meio àquelas palhas, afofadas por José, entre bafos quentes do boi e sopro de calor de um burro... NASCEU A PAZ... Nasceu Jesus, meio a trapo. Meio a pobreza... Numa humildade que nenhum ser humano jamais imaginou que um filho de Deus pudesse assim se fazer.

(5) Era simples o menino... Mas era a coisa mais linda do mundo. Ah CRIANÇAS! COMO MARIA AMOU AQUELE MENINO. COMO JOSÉ AMOU AQUELE MENINO... COMO NÓS, HOJE, AMAMOS este MENINO.
No rosto de Maria, sua ternura. Sua doçura. Seu sim...

(6) Vieram então os _____________ (pastores), eles vieram iluminados pela estrela guia e pelo coro de anjos que entoavam glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade..
Havia paz, alegria entre todos.. O menino Deus havia nascido.. O grande rei estava entre nós...

(7) Vieram também reis de longe... de outras terras distantes pra visitar o menino Deus . Trouxeram-lhes presentes valiosos de suas nações pra enfeitar a vida do dele.

(8) E o presépio se fez presente na nossa vida.. Maria, José, o boi, o burro, a ovelhinha os pastores, os reis.. E no cenário principal a pessoa mais importante do mundo, _______________.(o menino Deus).

(9) E sabem aqueles lá.. Aqueles que estão ao pé de Jesus?
Esses somos nós, que trazemos hoje a mais nova alegria em ter Jesus conosco.. Onde nossos olhos brilham ao ver o menino Deus tão humilde, tão simples.. Que veio nos trazer a salvação

Somos nós ajoelhados diante do grande milagre de Deus em nossas vidas, o milagre da salvação. Viva Maria, mãe querida. Viva Jesus, nosso rei, nossa vida, a Ele nosso eterno amor.

Ou essa outra sugestão

A menina que queria conhecer o céu

(Lâminas deverão seguir a proposta ao lado. Deverão ser confeccionadas somente em sombras, para que o retro possa projetá-las. As imagens de sombras ajudam quem não tem habilidades para desenhar, pois podem ser copiadas de livros).

Gente, como vocês viram Maria conseguiu encontrar o céu pela sua bondade. E nós? Como é que iremos alcançar o céu para podermos sentar bem pertinho de nossa mãezinha querida? Acho que me lembrei de uma historinha de uma menina que queria conhecer o céu, vamos ouvi-la?

Existia uma menina muito linda
Que tinha um grande desejo menina e o cenário
Queria conhecer o céu
Queria estar naquele lugar
Queria ver Jesus, seu amigo.
Queria com Deus poder estar

Só não sabia como lá chegar
Quem sabe se ficasse bem alta? Menina voar, idéia.
Ou, quem sabe voar?
Para o céu encontrar?

Mas como poderia pobre menina
Se não sabia voar? Menina pular

Não podia erguer do chão

Mal saia do lugar

Pensou em subir na escada!!!
Pensou ficar bem alta! Escada
Mas, por mais que subisse.
Notava que não dava certo
Sua invencionice

Mas um dia,
Quando estava a meditar
Ouviu do vento amigo menina e vento
Uma nova forma,
De o céu encontrar

Soprando fininho
Bem em seu ouvidinho
Disse a menina menina
Que era só fechar os olhinhos
E imaginar e imaginar
Que tudo que ela imaginasse
Ela poderia se transformar

Bem, a menina então.
Como queria o céu conhecer
Imaginou ser uma pipa menina, idéia, transformando.
Pra voar pelo céu

E a Deus poder ver

Contudo, achou que seria difícil.
Mas não desistiu
E fez tanto esforço
Um esforço tão grande pipa
Que pra surpresa de todos
Virou uma pipa gigante...

E pelo ar subiu... Subiu
Voando pelo imenso anil
Mas veio um vento forte
Soprando de sul a norte kabrum
A pipa não agüentou
E toda se rasgou

A menina como era muito inteligente
Pensou logo em seu problema resolver
Ficou imaginando o que queria ser menina e balão
Era fácil, estava à mão.

Transformou-se num balão

E pelo ar foi subindo
Colorido, lindo
Achando ser o tal
Mas quando o ar ficou quente fogo
Buuummm!! Foi um estouro fatal.
Lá se foi o balãozinho
Pro chão afinal

Tão logo chegou ao solo
Quis nuvem se tornar menina e nuvem
No modelo de algodão
Bem fofinho a flutuar

Lá em cima
Bailando sem parar
Achou a menina
Que no céu iria chegar
Iria ver Jesus
Poder a ele abraçar
Poder dizer de seu amor
Poder com ele ficar

Mas sem que percebesse
A nuvem foi se desfazendo
Foi ficando fininha... Fininha
Até se tornar uma tirinha

Pobre menininha!!!
Tão pequenina
Mas de uma coragem gigante
Quis tentar de novo menina, sol e fogo.
Em sol se tornou
Mas como era muito quente
Logo desanimou

Virou estrela... Tão bonita
Tão brilhante!
Talvez do céu a mais elegante estrela parada só brilha
Mas nada de voar
Ficava ali parada
Sem sair do lugar

Pensou em ser foguete
Quem sabe ser um cometa?
Com cauda de luz e tudo...
Cortando ligeiro o ar
Até o céu alcançar
Mas como cometa foguete, cometa.
Não tem destino
Gosta só de vagar
Não tem lugar certo
Não sabe onde parar

Então a menina triste
Pôs-se a chorar
Nunca... Nunca o céu poderia alcançar menina, igreja e o padre.
Foi quando lembrou da igreja
Das palavras do padre no altar
_ Se quer conhecer a Cristo
Seu coração tem que mudar

Então a menina
Começou a pensar
Pensou e pensou tanto
Que se transformou em coração menina, idéia coração feio.
Enxergou tanta sujeira
Tanto peso, tanto pecado.
Que agora compreendia
Porque ela nunca subia

Com as palavras santas do padre
Seu coração quis mudar
Retirando toda sujeira padre
Colocando bondade e amor no lugar

E aquela menina linda
Que tanto sonhava o céu conhecer
Pode sentir-se leve
Com um coração de asas coração e menina
Pronto para de Deus
Receber as suas graças

E como pássaro livre
Pelo céu a voar pássaro
Teve então a sensação
De finalmente o céu encontrar

Então... Esteve com Deus
Nos braços do Pai mão, menina.
Sentiu que ali era o céu

E em sua mão de seda
A menina se entregou
No seu carinho de pai
A menina aconchegou amor
Sua mão poderosa a embalou
Fazendo-a sentir
Que nas mãos do Senhor
Só existe amor!!!

3 comentários:

ma disse...

Ritinha,

Foi maravilhosa a sua iniciativa de postar a missa e o teatro sobre a Assunção de Maria. Trabalho com crianças da pré-catequese e não estava achando nenhm material. Este está estupendo.
Obrigada,
Edna

ma disse...

Ritinha,
Foi maravilhosa a sua idéia de postar este material sobre a Assunção de Maria. Trabalho com as crianças da pré-catequese e não havia encontrada nada sobre o tema para a atividade com eles.
Deus a abençoe,

Edna

CAMINHANDO COM A IMACULADA disse...

Ritinha,
Nossa essa missa sobre a assunção de Maria era tudo o que precisava.
Obrigada porque você ajudou bastante.
Marianna.