terça-feira, 28 de outubro de 2008

Missa completa para crianças: Fiquem vigilantes!

Acolhida – (desenhar uma casa e ir colocando nela todos os apetrechos de segurança)

Boa noite, queridas crianças.

Crianças, vocês nem imaginam o que me aconteceu. Recebi essa carta aqui dizendo que minha linda casa, está aqui, no retro, ela irá ser assaltada. E agora? O que faço?

Será que se eu colocar um alarme irá funcionar? Mas se faltar energia elétrica, ele chama assim mesmo?

Se eu colocar uma cerca elétrica?

Se eu colocar um cão de guarda desses bem dentudos na porta?

Devo colocar trancas reforçadas nas portas e janelas?

E se eu colocar um arame farpado?

Será que resolveria mandar instalar um equipamento ultra... Ultra-sônico pra detectar ladrões?

E se eu chamar o Corpo de bombeiros, a polícia, ou quem sabe, as Forças armadas? Parada é que não posso ficar esperando o ladrão vir me furtar.

Jesus me ajuda? Pois se eu sei que um ladrão virá a minha casa e eu não cuido dela, ele me levará todas as coisas de valor, não é mesmo?

Ou quem sabe eu o deixo levar tudo que tenho?

Vocês deixariam que o ladrão furtasse de vocês o que tem de mais valor?

Ah, então valorizam o que possuem?! Não querem ver longe tudo àquilo que vocês têm de tão bom?!

Sabem hoje, no evangelho, Jesus vem nos falar sobre isso. Ele fala assim:
__ Lembrem disto: se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão viria, não o deixaria arrombar a sua casa. Vocês, também, fiquem alerta, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.

Jesus quer dizer que Ele virá novamente para nos buscar para o céu, e ai de nós se não juntarmos em nossos corações a riqueza que Ele quer, que é o amor, a bondade, partilha e tantos outros sentimentos... Porque muitas vezes , nos esquecemos de cultivar esses sentimentos , então vem o encardido e leva-os embora .

Por isso, Jesus nos alerta para que sejamos vigilantes com nosso coração e para cuidarmos dele, como se cuidássemos de nossa casinha , pois nosso coração é a casa de Deus .

Em pé com muita alegria, vamos cantar saudando o senhor.

Ato penitencial –

(Cenas desenhadas em lâminas ou em folhas)

Bem, crianças, vimos que Jesus está querendo ensinar pra gente que temos que estar alertas... O perigo está rondando nossas vidas... Nossas casas... Mas se a gente coloca tanta segurança... Coloca tantas proteções...trancas nas janelas... Cadeados... Alarmes... Cercas elétricas...Cachorro bravo... Porque elas não funcionam?

Vamos pensar... Será que o eletricista que contratamos para colocar a cerca elétrica era capaz?

E o material que compramos era seguro? Era confiável?

Será que aquela cerca era só para mostrar para os vizinhos que a gente era "chique"?

E o cachorro? Estamos alimentando... Cuidando para que ele sinta vontade de nos proteger?

Nossas portas e janelas estão sendo esquecidas abertas? Mesmo com todas as fechaduras e cadeados que compramos? Na hora de usá-los a gente se esquece?

Todas essas coisas são as proteções que Jesus nos dá.... Cerca-nos com seu amor, que dá choque nos perigos que nos rodeiam... Coloca fechaduras para não nos deixarmos contaminar com os pecados do mundo... Colocam seus anjos como cães ferozes à nossa volta, espantando o mal... E a gente ... Distraidamente... Preguiçosamente...deixa tudo entrar... Somos seqüestrados... Tomados... Nossa vida fica à mercê dos ladrões e assaltantes...

É, gente.... Precisamos pedir perdão por todas essas nossas faltas... Precisamos estar alertas e pedir a Deus que nos capacite a usarmos de toda essa proteção que nos dá, com seu perdão, não deixando nuca que o encardido , inimigo número 1 de deus venha nos furtar o que temos de melhor que é a graça , o amor e o perdão de nosso Deus . Fortalecendo-nos Nele, vamos pedir perdão cantando...

Leitura – Momento de ficar bem caladinhos e prestar muita atenção na nossa leitura. Deus nos revelará mais uma história bonita que nos ajuda manter firmes nossa guarda contra todo mal.

Vamos ouvir?

Aclamação – Jesus nos pede para ficarmos alertas, sempre vigilantes, pois a qualquer momento Ele virá e quer nos encontrar, fortalecidos em seus ensinamentos de amor. Todos em pé, vamos cantar saudando suas palavras.

Evangelho - História ao final do texto

Preces –

1- Senhor, fazei que vossa Igreja testemunhe sempre diante do mundo a sua fé no Cristo morto e ressuscitado. Nós vos pedimos.

SENHOR, DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO. –

2- Senhor concedei que todos os seus filhos compreendam o sentido cristão da vida e se empenhem por viver como Jesus mandou. Nós vos pedimos.

3 - Senhor consolai todos os que choram a morte de um ente querido, para que a esperança na vida eterna seja conforto nesta hora de dor e saudade. Nós vos pedimos.

4 - Senhor dai a todos nós a graça de um dia estarmos reunidos no vosso Reino glorioso. Nós vos pedimos.

5- Senhor, cuide bem de nossas crianças, para que cresçam sendo vigilantes aos sentimentos que foram dados a elas no batismo e renovados nas palavras diárias de Cristo, rezemos

Ofertório.

Crianças, falaremos agora sobre as estações do ano . Vocês sabem quais são as estações do ano ?

Estou aqui toda confusa pra colocar neste quadro as cenas que fazem parte das estações do ano... Eu não sei quando é inverno, quando é verão, e quando é outono, e quando é primavera.

Vocês entendem disso?

Então me ajudem. Aqui tem uma cena de muito sol, muito mar e parece estar fazendo um calor porque a menina está tomando sorvete. Qual estação essa cena pertence?

Essa aqui é fria... Tem blusa... E parece que as pessoas estão encolhidas

Aqui nessa tem muito vento e as folhas estão pelo chão.

Agora a última é fácil, né. Tem muitas flores e a natureza parece sorrir.

Vocês viram, crianças? Até a natureza se prepara pra cada mudança, e a gente? Será que tem se preparado também?

Precisamos imitá-la nessa nossa preparação... Precisamos ser cristãos quentes em Deus, como um verão que se abre em vida.

Precisamos ser frios com o pecado e pra ele dizer não.. E seguir tentando não pecar , nos preparando pra tudo mudar .

Precisamos deixar o vento nos levar sempre no sentido de Deus e jamais nos perder no caminho.

Precisamos ser como a primavera, sempre floridos no amor divino.. Sempre alegres e preparados pra grande missão que é viver e se enfeitar pra esperar uma nova estação.

Por isso, junto ao pão e ao vinho, queremos também oferecer o nosso desejo e compromisso ao Senhor de sermos sempre estações... Estações que estão preparadas pra receber Dele o grande presente que é a vida. Com alegria vamos cantar pra enfeitar nossa missa.(mostrar os quadros das estações do ano para as crianças descobrirem cada cena)

Comunhão – Bendito seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!! Porque nos ensina o caminho certo e nos prepara para celebrarmos com Ele a sua eucaristia. Vamos ao seu encontro com muita alegria, cantando.

Ação de graças – Agora, crianças, é momento de agradecermos ao Papai do Céu. Vamos, todos, juntar nossas mãozinhas, fechar nossos olhinhos e repetirem comigo:

Papai do Céu...

É preciso estar vigilante...

Proteger nossa casa, que é o nosso coração,

Com todos os presentes de Deus:

A oração, os bons sentimentos, o caminho guiado pelos anjos...

Proteger também a casa daqueles que estão perto de nós,

Para que eles também aprendam que dentro de cada coração

Deve entrar apenas o amor, a justiça, a verdade, a alegria...

E que se algum dia a tristeza por lá aparecer,

Que seja para nos lembrar que.

Estar com Deus.

É estar forte. Amém.

HISTORINHA: Bolinha de Neve e os três grandões

Grandões 1,2,3- Eu vou... Eu vou... Pra casa agora eu vou. Pararatibum... Eu vou...

Grandão 1: - Nossa gente! Não dá vontade nenhuma de voltar pra casa e pensar que comeremos a gororoba” que a ´Bolinha de Neve faz pra gente todo dia.

Grandão 2: Pior que comer “aquilo” é beber o tal suco de laranja passada temperado com pimenta...

Grandão 3: - Nem me fale! E dormir naquela cama infestada de piolhos?

Grandões 1,2,3: - Deus nos livre!!!

Grandão 1: - Mas em compensação vejam só o que hoje nós garimpamos!

Grandão 2: - É gente, rendeu! Rendeu bem, grandão Atchim. É muito ouro!

Grandão 3: - Vamos colocar tudo no baú e esconder bem escondido pra ninguém roubá-lo de nós.

Grandão 2: - Falou, mestre grandão!

Bolinha de neve ao ver os grandões correu pra abraçá-los... quase os derrubou aquela exagerada. Pareci um jogo de boliche.

Grandões 1,2,3: - O que temos pro jantar, querida Bolinha de Neve?

Bolinha: - Hum preparei uma sopa de minhoca com caldo de besouro que está um estouro... ta daqui ó! (puxa a orelha).

Todos saem de perto simulando vômitos e dando desculpas por não quererem jantar.

Bolinha: - Pô gente! Passei a tarde toda correndo atrás dos besouros! Eu pegava um e o outro danado voava... que canseira! Mas está até crocante... Prova aqui gente! Não querem? Então vocês vão ter que provar meu bombocado receita que eu copiei do “livro da cobra “ bombocado de cobra cega seca com pedaços de gambá frito e jararatataca. Prova aqui...

Grandão 1: - Olha, Bolinha de Neve, venha cá, nós temos uma missão muito importante ra você amanhã: Veja só quanto outro a gente encontrou...nós iremos guardá-lo nesse baú e você vai vigiá-lo até que a gente possa levá-lo para um lugar bem seguro.

Bolinha: - pode deixar comigo! Comigo ninguém pode ! Eu vou vigiar “igualzim” O grande molusco vigia o nosso “dinheirim”.

Grandão 3: - Mas não vai dormir nem se distrair , tá bem!

Bolinha: - Ah, meus grandões , depois que eu sarei daquela depressão , eu fiquei “ligadona” Não durmo por nada desse mundo! Acabou aquela vida de preguiça... Agora sou outra Bolinha de Neve. Vocês podem ir com Deus que eu vou vigiar direitinho!

Grandão 1: - Tome cuidado com a bruxa má da floresta, Bolinha de Neve. Ela é muito má e quer roubar tudo que temos!

Grandão 2: - É mesmo, esteja vigilante!

Grandão 3: - É não durma!

Bolinha: - Pode deixar 3 grandões... tá comigo, tá com Deus.

Grandões 1,2,3 : - Se precisar de nós, já sabe, é só bater o sino!

Eles saem, se despedem... se beijam... se abraçam. Bolinha de neve pega um pedaço de pau, faz malabarismos, finge vigiar, mas o sono começa a aparecer...vem chegando... vem...vem... e ela acaba dormindo...

Enquanto isso... Se ouve na floresta uma grande gargalhada...

Bruxa: - Rororo!!!

Era a bruxa má que entra sorrateiramente e vê o tesouro... Tenta roubar o tesouro da caixa. Bolinha de neve acorda e começa a lutar. Então, a bruxa pega uma laranja e tenta dar pra Bolinha comer...

Bolinha: - Mas... não era maçã?

Bruxa: - Essa era uma outra história, minha filha! Esta é outros quinhentos! Come logo, Bolinha de Neve.

Mas naquela briga, Bolinha consegue chegar no sino e dá algumas badaladas. E enquanto a bruxa já quase matava Bolinha se ouve ao longe o canto dos grandões... Então a bruxa se assusta e sai, levando a caixa e com o ouro e deixa Bolinha de Neve pelo chão...

Grandões: - Mas o que é isso, Bolinha?

Grandões: - O que houve?

Grandões: - Onde estão o ouro?

Bolinha chora desesperadamente:

Bolinha: - A bruxa roubou e quase me matou!

Grandão 1: - Antes tivesse matado, sua molenga, preguiçosa! Por que não tocou o sino?

Bolinha: - Por... Po... Po... Por que eu... Eu... Dormi...

Grandões: - Dormiu?

Grandão 2: - Não acredito! Você prometeu!

Bolinha: - Mas agora eu prometo, eu juro que vou vigiar! Não vou mais dormir! Vou ficar esperta e alerta e ninguém vai roubar nosso tesouro...

Os três grandões fazem uma reunião e conversam:

Grandão 1: - Vamos dar a ela uma nova chance?

Grandão 2: - É se Deus nos concede a graça de termos uma nova chance, nós podemos oferecer a ela também a oportunidade de se refazer.

Grandão 3: - Mas vê se fica alerta, heim? Vigilante para bruxa nenhuma roubar nosso tesouro novamente!

Bolinha: - Pode deixar amigos... Vou fazer valer esse voto de confiança que me deram... Podem ir tranqüilos que eu vou vigiar direitinho!

Grandão 1: - Não se esqueça de tocar o sino se precisar de nós!

Bolinha: - Não me esquecerei...

Eles vão embora e Ela canta animada:

Bolinha: - Pela casa agora... Estou vigilante contra a bruxa má... Eu viro até gigante. O tesouro é grande... a bruxa é maldosa. Mas com Deus por perto ficarei alerta! Ta um calor! Ufa! Acho que vai chover. Por falar em chuva quando chove vocês têm sono? Hum... Eu tenho uma soneira!!! Começa a bocejar. Ainda bem que num ta chovendo né... E começa a dormir.

Então a bruxa chega de mansinho, chega bem pertinho do tesouro enquanto Bolinha de Neve está dormindo. Mas quando ela tenta pegar a caixa Bolinha de Neve acorda.

Bolinha: - Achou que eu não estava vigilante, não é? Pois vai ver só, sua bruxa folgada! Vai levar uma vassourada!

Começa a briga e Bolinha de Neve vai levando a melhor sobre a bruxa. Por fim ela imobiliza a bruxa e, num castigo final, dá a sopa pra bruxa.

Bruxa: - Isso não! Isso não! (E sai correndo)

Bolinha recupera todo o tesouro e batendo o sino, chama os grandões que chegam correndo...

Bolinha: - Vejam só, amigos! Como minha sopa era tiro e queda? Espantei a bruxa e ainda recuperei todo o tesouro! Eu estava preparada e vigilante! Sabia que a qualquer hora chegaria a danada!

Grandão 1: - Muito bem, Bolinha! Agora que você aprendeu que devemos cuidar do que é precioso.... Mas tem uma coisinha?!

Bolinha – o que é???

Grandão - só falta aprender a cozinhar, lavar, arrumar.

Todos – ahahahahaha.

Saem festejando.

Nenhum comentário: