terça-feira, 7 de outubro de 2008

Missa das crianças – Nossa Senhora Aparecida

Acolhida –(Levar uma imagem de Nossa Senhora , ou gravura de Maria e ir perguntando para as crianças sobre ela )

Olá crianças! Que encontro maravilhoso vamos celebrar hoje com Jesus .

Olhem só que a imagem que eu trouxe hoje pra gente falar um pouco sobre ela . Quem é ela? Vocês a conhecem?

O que ela fez? Como foi que ela aceitou o convite de Deus? E para que Deus a convidou?

Quem era seu esposo? Mas antes ela era casada?

Como foi que nasceu o seu filho? Onde foi que ele nasceu?

Quem sabe como foi que ela criou o menino Jesus?

O que será que ela ensinou a ele?

Será que ela o levava na igreja?

Será que ela foi uma boa mãe? Por que a chamamos de mãe ?

Que qualidades ela tem?

Que qualidades devemos imitá-la ?

Que beleza, crianças! A gente conhece tanto da mãe de Jesus, foi pelo intermédio dela, através de sua presença de mâe é que jesus realizou seu primeiro milagre.

Uma mulher plena na confiança de seu Deus. Uma mulher sem igual ao qual todos nós devemos seguir como exemplo.“

Que Deus nos faça também herdeiros desta mãe na doçura, no amor e no acolhimento. Vamos todo ficar em pé e cantarmos com alegria o canto de entrada.

Ato penitencial – (Lâminas)

Agora ,crianças, vamos imaginar o papel da mamãe dentro de sua casa. O que a mamãe faz quando vocês saem para escola?Ah.. ela varre a casa todinha , ela limpa, ela lava , ela seca as louças , ele faz tudo com amor a carinho , não é mesmo ?.Esse é o papel da mãe... papel de deixar tudo limpo e preparado.

Acham que foi diferente com a mãe de Jesus? Não, ela era humilde, simplezinha mesmo , do lar e Deus deu a ela a coragem pra lutar e ainda a beleza de coração.

Hoje Maria nos ensina como devemos fazer como todas as mães fazem todos os dias uma limpeza ... só que é uma limpeza diferente , é uma limpeza no coração... tirando tudo que é ruim... varrendo os pecados, passando pano nas sujeiras e impurezas que vamos criando ao longo de nossas vidas como a falta de perdão, secando os males e o choro que causaram na gente e que causamos nos outros, lavando e deixando escovado, encerrado e limpo um coração que não pode acumular lixo.

Mas como é que eu faço essa limpeza?

Vamos começar pedindo perdão a Deus... Pedindo perdão por toda sujeira, por toda imundície de pecado que mora no coração, cantando bem bonito realizando esse pedido.

Leitura – Com atenção e muito respeito , vamos todos ouvir as palavras que Deus, hoje , nos trouxe com todo seu amor . Portanto , atenção.

Aclamação – A festa das Bodas de Caná da Galiléia nos faz entender o mistério do grande amor de Deus pela humanidade. Deus não precisava da intercessão de Maria, mas o fez para nos mostrar o quanto Ele a valoriza e o quanto devemos segui-la como modelo . Vamos todos em pé cantar com alegria , saudando o nosso evangelho

Ofertório( várias coroinhas )

Ave mãe Maria, filha de Deus Pai

Oferta maior não há que hojé trazemos até o altar ...

Ave Maria de todas as mães
Hoje, nós, mães e filhas viemos te saudar
E na nossa saudação
Viemos também ofertar ao nosso Deus
Nosso desejo de nos assemelhar aos seus traços, mãe maior,
Que é pequena em estatura e enorme no amor e na proteção divina
Salve Rainha, bendita és entre todas nós. E bendito é o fruto que trouxe vida nova ao nosso mundo
Maria exemplo de amor e ternura, de doçura e meiguice:
Mulher de fibra, mulher forte, mulher de fé e que tudo pode.
Dai-nos a bênção Pai e nos faça mais filhos teus como Maria o foi
Que através de seus exemplos de mãe, ela continue nos transmitindo a alegria de gerar vida e vida em abundância como fostes dela .
Receba, senhor, junto ao pão e ao vinho cada uma de nós, mães e filhos , aqui da igreja e junto dessa oferta a coroação de nossa mãe maior , com coroas de amor, carinho , ternura , com tudo que a senhor nos deu com a presença doce dessa nossa mãe.

Comunhão – Quando somos pequenos nossas mães nos pegam pelo braço, nos erguem bem pertinho delas e nos carregam para onde desejarem . Agora, nossa mãezinha querida quer fazer o mesmo conosco. Quer nos colocar em seu colo e nos levar para grande festa da eucaristia. Então com a mesma alegria de estarmos no colo de nossa mãezinha, vamos cantar pra celebrar com alegria este momento.

Ação de graças – Hoje, como já lhes disse, é o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil . Mas vocês realmente sabem a história sobre a aparição de Nossa Senhora Aparecida , por que ela se chama assim e onde foi encontrada ? Vou contar para vocês ...

Foi assim ...
Em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.

Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Então, crianças, desde que Nossa Senhora Aparecida foi a escolhida pelo povo brasileiro, nós também a elegemos mãe protetora de todas as crianças do nosso imenso país.

Por isso, vamos pedir a ela que interceda por cada criança, promovendo a paz , a justiça e o amor em cada uma de vocês . Vamos rezar bem bonita a oração da nossa Senhora? Ave Maria

(Pode-se cantar Mãe do Céu Morena ou outra musica de Nossa Senhora Aparecida)

A historia de Maria
Lâminas ( 1 a 9 )

E quem a não conhece? E quem nunca ouviu falar? Uma história que já dura 2000 anos e parece tão real em nossa vida. Vamos lá,crianças , vamos contar a história da virgem Maria . Mãe de Deus e nossa também ;

(1) Era uma vez uma jovem boa e pura que morava em Nazaré da Galiléia com seus pais Ana e Joaquim . Seu nome era _________;

Certa vez, enquanto estava a trabalhar em sua casa, cantando e louvando ao senhor, eis só quem apareceu a ela , o anjo_________ .

Que maravilha!! Maria está em graças e ele lhe disse:

Ave Maria, cheia de graça _________________________;

A jovenzinha assustada (porque não é todo dia que desce um anjo do céu e fala com a gente) se assustou , mas o anjo disse para não temer . Deus a havia escolhido para ser a mãe de ________________.

-Mas não sou casada, não conheceu homem algum?!- disse Maria.

Então o anjo lhe disse que (como era o mesmo o nome do noivo de Maria? Ah ________________ que ele se casaria com ela e seria o pai adotivo do menino Deus .

Maria não mais temeu.. O que foi que ela respondeu: ___________(eis aqui a serva do senhor faça-se em mim segundo a tua palavra).

E assim foi feito.

(2) Ela se casou com José que cuidou muito bem de Maria.

Qdo Maria estava bem barrigudona, o rei Herodes , com medo de um certo rei que haveria de nascer , mandou que todas as mulheres grávidas fizessem um cadastramento lá na cidade de ___________.

Então, José arrumou seu burrinho, colocou sua Maria sobre ele e foram lá pra Belém

Era noite fria, um vento leve tocava na face doce de Maria.. Caminharam durante um bom tempo pra chegar lá, e pelo caminho Maria ia sentindo sua barriga mexer aqui e acolá ... Mas as dores foram ficando fortes , mais fortes ...era sinal que Jesus queria _____________.(nascer)

(3) José ficou desesperado ...precisava arrumar um lugar bem aconchegante pra Maria ter seu filho Jesus . Bateu em uma, duas , três , muitas casas , mas as hospedarias estavam lotadas , as casas cheias não havia lugar para o menino nascer . Até que alguém sugeriu um ___________(estábulo).. lá no fundo da hospedaria .

(4) Maria não era soberba, não tinha luxos, era uma mulher diferente.. não se importou .. não se entristeceu .. aceitou !

No meio àquelas palhas ,afofadas por José , entre bafos quentes do boi e sopro de calor DE UM BURRO ....NASCEU A PAZ ... nasceu Jesus , EM MEIO AOS TRAPOS , EM MEIO A POBREZA .... numa humildade que nenhum ser humano jamais imaginou que um filho de Deus pudesse assim se fazer .

(5) Era simples o menino... Mas era a coisa mais linda do mundo. Ah CRIANÇAS !!!! COMO MARIA AMOU AQUELE MENINO.. COMO JOSÉ AMOU AQUELE MENINO... COMO NÓS, HOJE, AMAMOS este MENINO.

No rosto de Maria , sua ternura .. sua doçura .. seu sim ......

(6)Vieram então os _____________(pastores) ,eles vieram iluminados pela estrela guia e pelo coro de anjos que entoavam glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade..

Havia paz , alegria entre todos .. O menino Deus havia nascido.. O grande rei estava entre nós...

(7)Vieram também reis de longe ...de outras terras distantes pra visitar o menino Deus . Trouxeram-lhes presentes valiosos de suas nações pra enfeitar a vida do dele .

(8) E o presépio se fez presente na nossa vida.. Maria, José, o boi, o burro , a ovelhinha os pastores , os reis ... e no cenário principal a pessoa mais importante do mundo ,_______________.(o menino Deus)

(9) E sabem aqueles lá.. Aqueles que estão ao pé de Jesus?

Esses, somos nós, que trazemos hoje a mais nova alegria em ter Jesus conosco.. Onde nossos olhos brilham ao ver o menino Deus tão humilde, tão simples .. que veio nos trazer a salvação.

Somos nós ajoelhados diante do grande milagre de Deus em nossas vidas, o milagre da salvação. Viva Maria, mãe querida.. Viva Jesus, nosso rei , nossa vida , a ele nosso eterno amor .

Nenhum comentário: