terça-feira, 7 de outubro de 2008

Teatro dia das crianças

Elaborado por Caroline Moreira - Comunidade Nossa Senhora da Candelária... Araraquara/SP

Personagens: Mãe, catequista, narradora e crianças. (sugestão: ser interpretado pelos catequistas)

- Narradora: Era uma vez 4 crianças que estavam esperando ansiosamente pelo seus presentes, pois era o Dia das Crianças. Foram para a catequese muito contentes...
- Cateq.: Olá crianças, tudo bem? Vamos aprender um pouco mais sobre a grande data que comemoramos hoje. Alguém sabe qual é?
- Criança 1: Ah, essa é fácil, hoje é dia das crianças.
- Cateq.: Sim, mas eu estou falando de outra comemoração...
- Criança 2: meu pai me disse que hoje também é comemorado o descobrimento da América.
- Cateq.: Ainda não é isso o que eu quero...
- Criança 3: fala logo Maria, porque tipo assim, eu to muito curiosa...
- Cateq.: Hoje também é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida! Padroeira do Brasil!
- Criança 4: dãã..Eu sabia essa aí..
- Cateq.: A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba, em 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves. Eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
- Crianças: uuaauuuuhh!!!!
- Cateq.: Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa. Em 1735, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Em 1834 iniciou-se a construção da Basílica velha. No ano de 1929, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial. Em 1955 teve inicio a construção da Basilica nova.
- Criança 1: Eu já fui la! É muito legal!
- Criança 2: Maria, o dia das crianças tem relação com esse dia ai?
- Cateq.: Na verdade não.
- Criança 3: mas..Tipo assim, como surgiu então o dia das crianças?
- Cateq.: o dia das crianças surgiu assim:
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem as crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia das Crianças pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960 é que a data passou a ser comemorada.
- Criança 4: em todos os países comemora-se o dia das crianças nesta data?
- Cateq.: Bom, eu conheço apenas algumas datas: na Índia é comemorado em 15 de novembro, em Portugal e Moçambique é dia 1º de junho e na China e no Japão é comemorado dia 5 de maio
Ah, e não podemos esquecer que Jesus também foi criança.
- Criança 1: foi?
- Cateq.: Aham. Lá na Palestina as crianças brincavam de pique - esconde, de correr atrás do outro, de imitar o mestre, de faz de conta e de tantas outras coisas. Por isso devemos nos lembrar que Dia das Crianças é muito mais que presente, é sim muita diversão!
- Narradora: A catequese se encerra, as crianças saem felizes, pois aprenderam muitas coisas interessantes...Quando voltam para suas casas, correm contar pras suas mães o que aprenderam hoje...
- Criança: Mãe, mãe, mãe...
- Mãe: nossa que animação é essa?
- Criança: a catequese hoje foi massa!
- Mãe:Ah é? Que legal!
- Criança: Aham. Aprendi sobre Nossa Senhora Aparecida e muito mais!
- Mãe: Que bom! Mas me responde uma coisa: o que você quer ganhar nesse dia tão especial?
- Criança: mãe, na verdade, eu não quero brinquedo não. Eu quero é muita diversão!
Por isso quero todo mundo dançando comigo bem feliz!

(personagens se espalham pela Igreja e dançam com o povo)

*sugestão de música: Criança Feliz
CRIANÇA FELIZ
Criança feliz,
feliz a cantar.
Alegre a embalar
seu sonho infantil.

Oh! Meu bom Jesus,
que a todos conduz.
Olhai as crianças.
Do nosso Brasil.

Crianças com alegria.
Qual um bando de andorinhas.
Viram Jesus que dizia.
Vinde a mim as criancinhas.

Hoje no céu um aceno.
Os anjos dizem amém.
Porque Jesus nazareno.
Foi criancinha também.

Um comentário:

Unknown disse...

hahahhaa..

q emoçao..^^

espero q ajude alguem neh?

^^