terça-feira, 28 de abril de 2009

Missa Completa para crianças: O Bom Pastor

Acolhida – Boa noite, queridas crianças.

Hoje eu vou cantar junto com o coral, aqui da missa das crianças, uma musiquinha bem conhecida de vocês, mas logo depois que eu cantar, vou precisar que algumas crianças para me ajudar em sua interpretação. Quero só ver quem é que presta atenção na letra dessa música.
Está bem! Vamos lá?

Eu sou a ovelhinha, Jesus é meu pastor.
Ele me põe nos ombros com muito amor
Me chama pelo nome e eu conheço a sua voz
Ele ama seu rebanho e a cada um de nós (bis)
Cada um cada uma...
Cada um cada uma...

Agora que eu quero ver.

Quem sabe me falar quem são as ovelhinhas?(Somos nós)

E quem é o pastor? (Jesus)

O que o pastor faz com suas ovelhinhas? (Ele as carrega no ombro)

O que o pastor sente pelas ovelhas? (Ele as ama)

E como ele que Ele nos conhece? (Pelo nome)

Mas será que Ele sabe que é o _______, que é o _____________ ( nomes das crianças que participam da missa), sim ou não? Como vocês sabem disso?

E se algum lobo mal que gosta de pegar as ovelhinhas aparecer, o que será que o pastor fará com ele? Será que Ele nos deixará a própria sorte? Ou será que nosso pastorzinho irá cuidar de nós, afastando o lobo para bem longe?

Pois, é isso mesmo, crianças. Hoje nossa celebração irá nos falar justamente sobre isso, Jesus nos fala que é o nosso pastor, que dá a vida por nós, que sabe nosso nome e que nos livra do mal que é ladrão de ovelhas. Só um pastor assim tem tantas ovelhinhas com ele, não é mesmo? E nós somos suas ovelhinhas e o amamos muito, não é mesmo, crianças?

Por isso, vamos todos ficar em pé e, com alegria, cantar para receber nosso Jesus, que é o nosso pastorzinho.

Ato penitencial – (Encenação com duas ovelhinhas bem sujas, devem estar envolvidas em sacos plásticos desfiados e ao cantar elas tiram as tiras do saco e ficarão com uma túnica branca por baixo)

Vejam só, crianças?! O que aconteceu com essas ovelhinhas? E por que estão tão sujas?... De onde terão vindo essas encardidinhas? Estamos curiosos para saber sobre elas! Vamos chamá-las até aqui? Hei , psiu , venham cá!

Vamos ouvir o por quê dessas ovelhinhas estarem assim, o que foi que aconteceu para ficarem tão sujas...

Ovelha 1- Sabe o que é, dona senhora, é que a gente não quis seguir o nosso pastor, a gente se afastou do caminho certo. Foi pra longe dele, coisa de ovelhinha desobediente.

Ovelhinha 2 –Ele dizia pra gente amar mais e não brigar...

Ovelhinha 1- Falava pra gente nunca desobedecer nossos pais, pra gente não faltar às missas e ainda falava pra gente não seguir o lobo mau, que é o encardidinho... Eu juro que ele falava, só que eu não ouvia, ou melhor, fingia não ouvir.

Ovelhinha 2 – Ele dizia também que nosso coração tinha que ser puro, que deveríamos sempre repartir o que tínhamos com quem nada tinha!

Ovelhinha 1 – Mas a gente não fazia nada, fomos egoístas, maldosas e fofoqueiras. Fingíamos o tempo todo que ele não falava conosco.

Ovelhinha 2 – Ai, a gente em vez de ficar branquinha como as outras que seguiam o mestre, por causa de nossa desobediência, ficamos sujas, sujas pelo pecado.

Ovelhinha 1 - Sujas pelos nossos erros. Com essa cor horrível do mal em nosso pelos que antes eram tão branquinhos. (SNIFT) Será que tem jeito da gente se limpar de novo, tem ,dona senhora? Será que nosso pastor irá nos aceitar de novo?

Ovelhinha 2- Conta pra gente, dona senhora, como é que vamos fazer sem o nosso pastor para nos mostrar o caminho certo, porque agora compreendemos que o pecado nos desvia do caminho do bem. Queremos seguir o nosso pastorzinho e deixar o caminho do pecado para sempre...

Comentarista – Mas é claro, ovelhinhas, afinal Jesus é o bom pastor, é Ele que olha os nossos erros e vê também o nosso arrependimento, conhece o nosso coração e nos dá o seu perdão se assim o quisermos. Vocês querem ser perdoadas, minhas ovelhinhas?

Ovelhinhas – Sim, é tudo que queremos!
Assim, crianças, é que Jesus faz conosco também, se você anda sulina, assim como essas ovelhinhas, pelas coisas erradas que andaram fazendo, é momento de se arrepender e pedir perdão a Deus, com muita fé, cantando.

Leitura – Todos assentados para ouvirmos a nossa leitura de hoje. Ela nos diz que Deus e seu coração misericordioso distribuem gratuitamente sua graça a todos sem distinção.

Com alegria vamos todos ouvir a santas palavras do senhor, em silêncio.

ACLAMAÇÃO - “O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousastes... Pelos prados e Campinas verdejantes Ele me leva a descansar.

E, é este nosso pastorzinho, que irá nos falar agora, mas antes e com muita alegria vamos cantar para saudá-lo .

Evangelho – Final

PRECES DOS FIÉIS
1. Iluminai, ó Pai, o Santo Padre o Papa Bento XVI, os Bispos e toda a Igreja, para que, por meio da pastoral comprometida preferencialmente com os mais pobres e sofridos, sejam no mundo sacramento de Cristo Bom Pastor. Rezemos

2. Protegei nosso Bispo, Dom ...(e seus Bispos auxiliares), e também os padres que, na nossa Comunidade , entregam as suas vidas como Cristo Bom Pastor. Rezemos

3. Despertai vocações sacerdotais, diagonais e religiosas e animai os nossos seminaristas para aprofundarem a sua formação no sentido do Cristo o Bom Pastor. Rezemos

4. Abençoai nossas crianças, Senhor e desperte em cada uma delas a missão de ser uma ovelha, reconhecendo a sua voz de pastor, indo sempre ao seu encontro com alegria e fé , rezemos

5. Olhai para os que nos governam, a fim de que também eles sejam bons pastores, cuidando responsavelmente do povo que lhes foi confiado, rezemos

Ofertório – ( Oferecer uma ovelhinha de pelúcia ou similar , em cartaz , desenho; sininho que se coloca no pescoço da ovelha; pedaço de pau representando um cajado e vestes brancas)

Hoje, Senhor ,nossa oferta é singela, porém muito significativa.

Queremos oferecer a ovelha que somos, pequena no tamanho, mas grande na utilidade. Com essa ovelha vai também nosso desejo de acolher a todos os nossos irmãos e fazê-los entender o grande sacrifício de amor que tens por nós.

Queremos oferecer o sinal da boa ovelhinha, seu sininho, sua alegria em ser ovelhinha do Senhor, aquele som que avisa que sempre estaremos por perto e vamos também caminhando e chamando as outras ovelhinhas para que caminhem conosco.

Oferecemos o cajado do pastor com o qual queremos sempre ser guiados pela sua mão conduzindo-nos ao bom caminho... Incentivando-nos com suas palavras, nos levantando de nossas quedas, nos apoiando quando estivermos fracos e desanimados e indo sempre à nossa frente, assinalando o caminho para que jamais nos pecarmos dele.

Queremos oferecer junto ao pão e ao vinho, as vestes do nosso pastor, como sinal de que sabemos reconhecê-lo mesmo quando não o vemos. Pois Ele é presença viva em nossa vida.

Vamos então continuar ofertando a nossa alegria ao nosso Deus, cantando o canto do ofertório.

Comunhão – Como ovelhinhas muito amadas que somos, vamos atrás de nosso pastor, cantando, pulando, fazendo festa pra Ele. Vamos recebê-lo com alegria, cantando.

Ação de graças - Queridas crianças, este é o momento de agradecermos ao nosso pastorzinho e vamos fazê-lo lendo lá no retro a oração que irá agradá-lo, com certeza, vamos então rezar?!

Oração - Senhor Jesus, meu bom pastor...

Como ovelhinha que sou.
Sinto-me agradecida ao Senhor
Por saber que sou protegido (a) e amado (a)
E que tenho um pastor que zele por mim
Obrigado(a) por toda a proteção e todo carinho
Prometo sempre acompanhá-lo pelo caminho
E estar sempre junino de seus ensinamentos
Conceda , Senhor, que todos os meus irmãos,
Aqueles mais afastados do rebanho
Bem distantes de ti
Tenham a alegria de retornar ao caminho certo
de conhecer seus ensinamentos de amor
E de sentir que, no seu colo de pastor,
Todos os erros serão perdoados
Amém

O bom pastor

Personagens – narrador , pastor , lobo mau, Priscilete , Pipolete , omelete , Lorenzetti e Popolete .

Narrador – Era uma vez um pastor que cuidava de seu rebanho com muito amor. Conhecia cada ovelhinha pelo nome... Sabia a história de vida de cada uma delas e sempre procurava ensiná-las todas as coisas boas que sabia... Seu nome? O BOM PASTOR

(Entram cantando... eu sou a ovelhinha... Jesus é meu pastor... Jesus na frente com o cajado e as ovelhinhas atrás todas em marcha bem alegres).

Narrador – E como eram muito tagarelas falavam sem parar, só paravam para ouvir o que o Pastor tinha a lhes dizer:

Pipolete – Venham, minhas queridas! Depressa. Venham Popolete e Priscilete. Rápido Omelete e Lorenzeti. É hora de conversarmos com o pastorzinho. Chegou o momento de nossa lição matinal

Narrador - E era assim toda tarde, o pastor reunia as ovelhinhas e com elas conversava

Pastor – (ele senta e faz a roda em volta dele com as ovelhinhas)
Minhas ovelhinhas, eu sou o bom pastor... E como bom pastor que sou, se preciso for estou disposto a dar a minha vida por qualquer uma de vocês. Eu as conheço como a palma de minha mão e quero sempre conduzi-las a uma vida cheia de amor e alegria, longe do mal e compromissadas com as coisas do grande Pai.

(As ovelhas berram com carinho juntinhas e bem melosas)

Pastor – Mas, hoje, eu quero preveni-las de um grande perigo que está rodando vocês... Que é o lobo mau que só faz sofrer quem feliz é! Ele é um perigo para a vida das pequenas e indefesas ovelhinhas.

Omelete - Ahahahaha, pastorzinho... “(snift)” Quem não tem medo de lobo mau? Olha só, eu só sou tremedeira agora... O que vai ser de mim? (Chora mais alto ainda)

Pastor - Mas não é preciso tanto medo! Basta que fiquem sempre juntinhas e ouçam sempre só a voz do pastor e o que ele ensina. Eu as protegerei de todo perigo, mesmo se este for algum lobo maldoso que queira desviá-las do caminho do bem. Sabem por que, ovelhinhas?Estes lobos são salteadores da alma... Do coração... Querem levá-las sempre para o mal... Conduzi-las para longe de minhas pastagens. Muitas vezes, queridas ovelhinhas, eles se disfarçam de bondinhos só pra enganar e destruir e, o pior, podem seduzi-las e tentar matá-las... Mas eu estarei aqui pra protegê-las!!! Fiquem tranqüilas!

Lorenzeti e Omelete – Pastorzinho... Pastorzinho... Nunca nos deixe sozinhas!

Priscilete – Eu estou com tanto medo... Vejam só... Eu estou tremendo também, feito vara verde. Minhas pernas parecem da Olívia Palito, acho que se tremer mais, elas vão quebrar.

Pastor - Já lhes disse... Estou aqui para protegê-las e se preciso for dou a vida por vocês. Mas, por hora, vou ter que ir olhar minhas outras ovelhas que estão em outras pastagens, logo aqui pertinho... E deixo aqui a Pipolete, que já quase formou na escola do bom pastor, tomando conta de vocês. Devem a ela obediência e respeito, está bem?

Pipolete – Pode deixar, chefinho... Estou pronta para vigiar... E se algum lobo se aproximar dou-lhe umas cacetadas no ombro que não vai sobrar osso sobre osso.

Pastor - Então, Pipolete, eu confio a você a missão de cuidar das minhas ovelhas. Fique de olhos bem atentos e cuidando das minhas doces ovelhinhas, porque nunca sabemos quando o lobo mal pode aparecer. E mais uma coisa: O bom pastor, Pipolete dá a sua vida pelas suas ovelhas, lembre-se disso sempre.

Pipolete -– Vá tranqüilo, chefinho e deixa comigo que comigo não “greda”

Narrador – E o pastor foi embora. Contudo, Pipolete ainda não é uma boa pastora... Será que ela irá dar conta de sua missão? Ihhhhhh acho que não. Vejam só ,crianças, mal o bom pastor foi embora e Pipolete já parece tão cansada

Pipolete – Ora ... O pastor é muito exagerado com tanta vigilância. Esse serviço é uma moleza... (abre a boca) dá até pra tirar um cochilo, acho que vou encostar aqui para tomar conta desse rebanho. Quer saber de uma coisa?! Essas ovelhas que se danem eu vou é dormir (ressona e dorme profundamente)

Narrador – E logo que Pipolete caiu no sono... Vejam só quem apareceu??? O lobo... E com cara de mau, muito mau...

Lobo – Quem tem medo de lobo mau... Lobo mau... Eu sou o lobo mau. Vou comer as ovelhinhas. Sou maldoso, sou guloso, vou traçar as coitadinhas rararars (Cantando)

(E esfregando as mãos vê a Pipolete dormindo e dirige a uma ovelhinha que pastava distraída, longe das outras)

lobo – Obaaaaaaa. Carne frescaaaaaaaaaa. Vou tirar a barriga da miséria. Vou fazer o meu lanchinho com essa ovelhinha gorda aqui...Olá, ovelhinha!

Priscilete -Que susto! Quem é você? De onde veio? Você é tão esquisito! Que cara feia de coisa ruim você tem e que cheiro horrível? Vem de você?

Lobo – Calma! Uma pergunta de cada vez, gatinha! Para que tantos elogios? Eu sou o vizinho aqui do lado óó (aponta pra todos os lados)
Dono desse pasto verdinho a perder de vista.. Quero só comê-la, quer dizer... Conversar com você... Falar de minha vida... De meus sonhos... De meus planos de menino lobo... Coisas assim, sem importância.

Pri –Ora, o pastor disse que não é bom conversarmos com estranhos.

Lobo – Larga de seu boba. Não seja por isso. Muito prazer... o meu nome é Lobo Panção ( é que me chamam assim desde pequeno , porque eu tenho uma pança que cabe um elefante rararars ) Muito prazer , princesinha !

Pri – Anhan... Prazer, senhor panção, meu nome é Priscilete , a ovelhinha ...

Lobo – Agora que já somos amigos quero te dar um presente. Quero levá-la para conhecer meu pasto verdinho... A grama é macia e tenra e tão apetitosa

Priscilete - Ah não sei... Acho que não devo ir...

Lobo – Deixa de ser boba, Priscilete, pára de fazer bico doce, você está louca para ir conhecer meu pasto, está ou não hein? Veja como está apetitosa minha grama, a grama do vizinho é sempre mais bonita, experimenta vai... Não vou fazer mal nenhum a você.

Pri – Então... Está bom... Você me convenceu, parece um lobo tão bem apessoado e também ir só um pouquinho não faz mal

Lobo – Sua Priscilete lolouquete... Agora você vai entender porque me chamam de panção haghaha... Vou fazer de você um ensopadão, está achando que aqui tem BBB é, que está todo mundo olhando? Pois acredite, tem muita gente olhando mesmo, mas pode espernear o quanto quiser, porque daqui você vai sair só morta (amarra a Pri com corda e ela grita por socorro)

Pri - b´´eeéé´´éé´´é´´eé... Socorro... Please... Alguém... Pastor, pastor!

Lobo – Mas que ovelha mais escandalosa? Cala a boca, sua desobediente, está vendo, se deixou enganar, agora fecha esse bico, tramela a bocarra , porque eu vou é te matar , deixa eu colocar fogo no caldeirão para te cozinhar. Vou fazer de você um ensopadão com wiski...

Narrador – Naquele mesmo momento, as ovelhinhas ouvindo os gritos de pedido de socorro de Priscilete, apavoradas, coitadinhas, com medo que o lobo viessem buscá-las também, forão logo acordar a Pipolete.

Quando a Pipolete descobriu o que estava acontecendo, sabem o que ela fez? Em vez de ajudar a Priscilete e as outras ovelhinhas ela caiu fora, deixando-as sozinhas, à mercê do Lobo mau. Aquela mercenária, covarde, medrosa... Egoísta... Da Pipolete só pensava nela. Mas vamos voltar à cena da Priscilete e ver o que está acontecendo... Mas nesse meio tempo... As ovelhinhas começaram a chamar pelo pastorzinho, ouvindo também os gritos da Priscilete... E como gritava aquela danada.

E vejam só quem apareceu? O pastorzinho! Sim, quando nós o chamamos ele sempre atende ao nosso chamado

Pastor - O que está acontecendo? Vim logo que escutei os berros...

Todas as ovelhinhas - (falando de uma vez só) Ó pastorzinho... A Priscilete está em apuros... Parece que o lobo pegou-a e quer fazer dela um banquete> Você tem que salvá-la rápido.

Pastor - –OH nãoooooo? Mas não pode ser, minha Priscilete. Onde está Pipolete?

Ovelhinha Lorenzeti _ Ela fugiu, Pastor! Justamente, quando mais precisávamos dela, ela fugiu e nos deixou abandonadas.

Pastor – Não se preocupem, minhas queridas, aqui estou e vou salvar a Priscilete daquele lobo mau que a enganou ... Aquele pançudo...

Narrador - Enquanto isso o lobo afiava a faca ...e Priscilete desesperada , vendo seu destino na ponta da faca gritava que gritava

Popolete – Cuidado , pastorzinho , o lobo é mau ele pode matá-lo!

Pastor – Eu dou a vida pelas minhas ovelhas... Fiquem despreocupadas, pois vou salvar a Priscilete e ainda darei uma lição no pançudão.

Priscilete – Oh... Porque não ouvi meu bom pastor... Deixei a segurança do meu pasto, agora estou frita, assada... Sei lá mais o que!

Lobo – Fecha esse bico, sua Priscilete soquete... Agora é pra valer .. Escuta só o ronco da minha barriga

Pri - “tá alto né “..

Lobo – “tá “... E eu vou acabar com ele agorinha mesmo... Vamos fazer a contagem regressiva para encher o panção... Hoje a coisa vai ficar boa... Rarararara... E é um, é dois e é...
(O pastor vem e dá uma cacetada no lobo Poooooooooimmmmmmmm, acerta a cabeça do lobo e o lobo desmaia.)

Pastor - Priscilete, minha doce ovelhinha, venha comigo... Que bom vê-la novamente.

Pri - Que alegria! Eu sabia, bem lá no meu fundinho, eu sabia que o Senhor viria me salvar.

Pastor – Isso, Priscilete... Como bom pastor que sou eu dou a vida por todas as minhas ovelhas.

(chega todas as outras ovelhinhas e fazem a festa...)

Narrador – Pois é, crianças... Todos nós precisamos estar vigilantes e, quando notarmos que algum amiguinho nosso está em perigo precisamos também ser bom pastores para com ele e sempre confiarmos nos ensinamentos do grande pastor que é Jesus e que dá a vida por todos nós.

Nenhum comentário: