sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Missa para crianças especial Dia dos Pais

Missa do Dia dos Pais
(Usar vários pares de sapatos para representar os pais)

Acolhida – Boa noite, queridas crianças!

Boa noite bem especial a todos os papais aqui presentes!

E a todos vocês sejam todos muito bem-vindos a esta celebração!

Hoje, nós vamos homenagear uma pessoa muito especial, e vamos representar essas pessoas assim (mostrar um par de sapatos) com seus sapatos, pois acreditamos na caminhada que ele faz com cada um desses pares.

Vamos homenagear os pés desse guerreiro que levanta bem cedo e vai para o trabalho para nos dar o sustento. (sapato de trabalhador)

Vamos homenagear esse pé esportivo que além do trabalho precisa também de lazer. (Tênis)

Vamos homenagear esses pés que descansam ao lado de sua família, em casa, dialogando, rindo, brincando, amando. (chinelo do papai)

Vamos homenagear até esses pés que calçam a chinela, muitas vezes, motivo de educar os filhos – Menino, fica quieto senão leva umas chineladas!

Homenagear esses pés que colocam o melhor sapato para ensinar aos filhos o caminho da fé, da igreja, de saber que quando estamos diante do Pai maior é que devemos oferecer a Ele o nosso melhor. (sapato fino)

Vamos homenagear os pés que calçam esse sapato e que trazem, junto dele, seu amor, todo o cuidado possível, oferecendo o que tem de melhor a todos esses outros sapatinhos aqui. (Sapato do pai e vários sapatinhos dos filhos )

Mas, espera ai, gente? Quem é que a gente está homenageando? Será que são os sapatos?

Claro que não! Nós estamos homenageando os donos deles! Nossos? Pais, porque hoje é o dia do vigilante da família. Daquele que é o suporte, a força maior, o abraço amigo e seguro de uma família. Aquele que conduz com coragem sua família a grande barca onde Jesus nos chama a ter fé e ir ao seu encontro.

Peçamos então nesta celebração: Muita paz... Muita saúde... Muita presença de Deus na vida de nossos pais.

Por esse motivo e também porque temos um Deus, que é um pai adorável, e que sempre conduz nossos pais, aqui na Terra, é que iremos iniciar nossa celebração fazendo festa, cantando, todos em pé!

Ato penitencial - (usar lâminas para ilustrar o ato penitencial, de acordo, com a reflexão).
O evangelho de hoje nos dia que Jesus estava orando sobre um monte e mandou que seus discípulos entrassem em uma barca. Quando eles já estavam bem distantes, soprou um vento muito forte e Jesus caminhou sobre as águas até chegar perto do barco. Pedro achou até que ele era um fantasma e pediu a Jesus que também o fizesse andar sobre as águas, Jesus disse que ele poderia vir , mas, quando Pedro o fez, ele começou a afundar , então Jesus disse a ele :

__Homem fraco na fé, por que duvidaste?

E pensando em analisar nossa vida em família e também as quantas anda nossa fé, vamos pensar na missão de cada um de nós dentro dela. Como pais e filhos que somos.

Será que na nossa família estamos seguindo os exemplos da sagrada família de Jesus, ou duvidamos que nele possamos ser felizes?

Será que nossos pais estão se preocupando em cuidar bem de seus filhos, em amar sua esposa e respeitá-la, ou só sabem brigar, dizer que quem tem que cuidar de tudo é a mãe... Não se importando com os filhos e nem com mais nada?

Ou será que nossos pais andam caindo no descrédito e abandonando sua missão de pais, saindo de suas casas, afundando-se no mar da cerveja, no mar do descaso com aqueles que ele deveria cuidar?

Será que nossos pais pensam muito mais em como arrumar dinheiro para comprar a casa dos sonhos, ou o carro do ano, se esquecendo que mais importante que tudo isso é arrumar tempo e qualidade para viver em família?

Será que nossos pais andam tendo tempo para nós, ou só tem tempo para os prazeres mundanos, para futebol, para os amigos, para o celular, para traições...

E nós, filhos? Temos respeitado nossos pais? Temos valorizado tudo que eles fazem por nós? Temos sido justos e mostrado a eles verdadeiramente o quanto os amamos sem pedir nada em troca? Ou será que queremos tudo como Pedro, mas se é para demonstrar amor de verdade também nos afundamos por falta de fé no que falamos?

Pois, crianças, é momento de pedirmos perdão pelos nossos erros de filhos, pelos erros também de nós, mães, e pelos muitos erros dos pais que faltam em sua missão coragem para acreditar e lutar pela sua família. Vamos pedir perdão cantando!

Leitura – Agora o papai da ______________, vai ler para gente a historinha da leitura de hoje, onde ela nos convida a sermos corajosos e seguimos a Deus sempre, assim como nossos pais sempre nos ensinam a vê-lo em todas as manifestações humanas, principalmente quando Ele sobra à brisa de seu amor sobre nós.

Vamos ouvir com atenção a nossa leitura.

Evangelho – Jesus nos testa na fé e quando sente que estamos com Ele, ele abranda as mágoas, devolve a alegria e desperta em nós o sentimento de amor. Nossos pais nos conduziram até aqui para conhecermos a Jesus e diante dele professar nossa fé e nossa coragem em segui-lo sempre.

Vamos todos então, em pé, cantar com alegria pra ouvirmos o evangelho.

PRECES DOS FIÉIS:

1. Pai santo protegei a Igreja, principalmente nosso padres, para que naveguem em águas profundas sem medo dos ventos contrários, certa de que Jesus é a sua força e estabilidade.

T. Acalmai, Senhor, os ventos contrários e dai-nos serenidade.

2. Abençoai nossas famílias, especialmente nossos pais, que hoje são comemorados, para que se entreguem de todo o coração ao serviço da família.

3. Para que cada criança nesta igreja entre na barca de Jesus, decidida a atravessar as águas da preguiça, e parta para a outra margem, da divulgação de sua Palavra, rezemos.

4. Pelas pessoas que possuem cargos de liderança em nossas Igrejas, para que se mantenham firmes, seguras na mão de Jesus, a fim de apontar o melhor caminho, rezemos.

5. Pelas lideranças de todos os povos, para que renunciem aos métodos violentos, e batalhem pela construção da paz, especialmente neste período de jogos olímpicos, rezemos.

Ofertório – (Fazer um acróstico com a seguinte frase: “Pai, eu te amo”. Cada criança ofertará uma letra e ao final pedir que elas leiam a frase com alegria para seus pais).

Faremos hoje uma oferta muito, mas muito especial mesmo ao nosso Deus. Essa oferta é quase uma declaração de amor àquele que recebemos de presente de nosso Deus e que nos acompanha desde o primeiro instante de nossas vidas.

Queremos oferecer nossos pais, nesse P de proteção com que eles nos envolvem. Nesse cuidado generoso com que ele nos faz sentir seguros quando o tocamos ou até mesmo quando sentimos o seu cheirinho bem pertinho de nós.

Oferecermos o A, no amor supremo com que o pai nos cria, tão parecido com o seu amor, Senhor, amor verdadeiro, sincero, amigo, sólido e forte.

Oferecer o I da igualdade com que ele nos vê, por mais que nossas famílias sejam numerosas, o amor do pai é igualitário, ama a todos sem distinção, semelhante a vós.

Oferecer as vírgulas da vida, pois são muitas, às vezes, em que o pai nos pede um tempo para ouvi-lo, para sentir o quanto ele nos ama e nos quer mostrar o caminho certo.

Oferecer o E, pela educação com que nossos pais no conduz, pelos apelos para que aprendamos o que é certo e o que é errado.

Oferecer o U, da unidade de nossas famílias, pela união no nosso dia a dia, pelo laço que nos prende ao seu grande amor.

Oferecer o T, do trabalho que dignifica todo homem, do trabalho de nossos pais, e que ele nunca falte para em nenhuma família.

Também o E, de Entender nossa missão... que nosso pais continuem firmes a nos guiar em nossa fé , nos fazendo fortes e livres do medo , porque quem segue a Cristo deverá ser valente , como eles o são .

Colocamos também o A, na amizade que devemos fazer crescer em nossa família. No afeto entre nossos pais, no sincero sentimento que deve permear tudo que nos cerca em família. Que através dessa letra continuemos amando àqueles que estão tão próximos a nós e ao Senhor pelo grande presente que nos deu que é a nossa família .

Colocamos o M, não esquecendo de quantas mães também exercem o papel de grandes pais...

Colocando junto ao pão e ao vinho, o O, de obrigado, Senhor, pelos nossos pais...

Obrigado, Senhor, pelo seu imenso amor de Pai.

Obrigado, Senhor, por nos ter escolhido como seus filhos muito amados e ainda repetido a dose de amor, quando nomeou os pais para que pudessem completar sua missão de amor aqui na terra. Vamos todos repetir essa frase que hoje formamos como uma declaração de amor aos nossos pais e ao nosso Deus?

Agora vamos cantar.

Comunhão – Se hoje estamos todos unidos aqui é porque nossos pais nos trouxeram para conhecer a Jesus, para fazermos parte da mesa da comunhão e sermos eternamente amados pelo Pai maior. Com alegria, vamos celebrar este momento em que o pão do céu, que é Jesus desce até nós, para nos alimentar com a vida eterna, cantando.

Ação de graças (Homenagear os pais com um alguém cantando a eles, uma música que fala do amor de pai, escolhi aqui Utopia e, enquanto o pai canta, usarei umas lâminas de pais com seus filhos, para ilustrar o momento).

Perguntaram a alguns pais que herança eles deixariam para seus filhos:

Um respondeu que deixaria carros, apartamentos, casas e muitos bens.

Outro disse que deixaria a dignidade, a certeza de ser um homem de bem, um modelo de sensatez e de justiça.

Já outro disse para o filho que deixaria somente seus exemplos de amor e de serviço ao seu Deus.

Cada pai tem a missão de deixar uma herança para o filho.

O pai do céu nos deixou seu filho Jesus, o pão do céu, o pão da salvação e do perdão, aquele que nos dá a vida eterna.

A escolha dessa herança depende de cada um de vocês pais do que pretendem deixar para os seus filhos... Exemplos de nosso Deus não faltam... É preciso escolher bem o caminho, pois é por ele que, um dia, seus filhos trilharão.

A todos os pais uma homenagem ao tipo de pai que encanta a todos nós,

O pai que é o nosso.

E numa homenagem muito simples um pai cantará para todos os outros, não como pai que ele também o é, mas como filhos que todos nós somos.

Musica – Utopia

Hoje, como é dia dos pais, darei duas sugestões para celebrarem com alegria esse dia.

Evangelho – teatro de bonecas.

Personagens – Fofoquinha, boneca revoltada.
Boneco que está lendo jornal, colar na mão dele o jornalzinho.
Boneca indecisa que fará o papel de Gigliola
Boneco ao final que fará o papel de pai
Linguagem é coloquial

Homenagem aos pais

1- Oh... Que beleza dessa noite! Vou me sentar aqui e ler esse jornal!

2- Vê se lê baixo, que hoje eu to com a macaca.

1- Oi, fofoquinha! Tudo bem?

2- Tudo bem, uma ova. Eu to péssima, mas também ganhando esse salário mínino, quem estaria bem?

1- Ah, fofoquinha, num liga não, você também não recebe salário, num sei porque está se importando. Ce sabia que hoje é o dia dos pais?

2- E eu com isso? Não tenho pai? Boneco num tem pai

1- Pois, eu tenho e fiz uma linda homenagem para o meu hoje, pois meu pai é tudo de bom!

2- Que falta de criatividade esse seu tal de tudo de bom, imagino que paiaçada!

1- Olá gente, tudo bem?

2- Olá gigliola. Como vai?

3- Gigri o que?

1- Gigliola é um nome italiano, muito chique.

2-Então ela devia chamar era chicreola rssssssss

1- E ai, Gigliola, já pensou em que presente vai dar ao seu pai?

2- Ah, num sei, tô em dúvida. O que você acha que eu devia dar a ele?

2-Dá uma cueca! Todo pai adora ganhar cueca! Pois se a gente pergunta pra mães o que dar aos pais, elas sempre falam: _ dá cueca! Agora pergunta pra elas, as mães, o que elas querem ganhar de presente?! Mas é nunca que elas falam em querer ganhar calcinha.. querem ganhar são jóias , roupas , sapatos ...carro de luxo

1- Que isso, fofoquinha, é feio entrar na conversa dos outros.

2- Que tal um par de sapatos?

3- Custa caro!

2- Tem certeza que é porque ele não merece

1- Que tal uma carteira?

2- Ele já tem

3- Dá então um pinico?

4- O quê?

5- Nada, nada não!E um perfume?

3-Já dei o ano passado

1- Imagina só o fedô que ele deve ter ficado

2- Ah, então tá difícil. Já sei.. Uma caixa de lenço?

3- Só se for pra ele secar as lágrimas por saber que tem uma fia feia igual ocê e com esse nome de chicreola.

5- Não!!

1-Um cinto?

2-Gente, gente!!! Deixa-me recitar um poema para os pais , deixa , deixa.. É sobre cinto.. Deixa vai?

1-Tá bom, tá bom... Fala logo

2-No dia dos pais
Cinto eu não vou dar
Porque sei que é com ele
Que eu vou apanhar. Rsss

1-3-Ehhhhh. dawn

1- Magoei... Viu...

2- Cala a boca e não interfere mais!Que tal você dar uma calça, uma camisa, uma pasta...

3-Não, não e não.

1-Ah, então não tem presente. Nada não quer nada não pode!

1- Num tô falando que fio só quer ganhar?! Dar que é bom é nunquinha!

1-Ah já, sei que presente você pode dar a ele. Já experimentou dar pra ele todo o seu amor?

2- Nó que paiaçada .Cê acha que pai vai ligar pra essa baboseira ? Minha filha, pai gosta é de presente , entendeu , é isso que pai gosta.

1-Não é isso não, viu fofoquinha. Pai prefere muito mais carinho que uma camisa, muito mais respeito do que carteira, prefere muito mais atenção a uma calça. Prefere muito mais amor a qualquer outro presente. Isso sim, são presentes para nossos pais.

2- Duvide- o- do

3-É, isso!!! Sabe de uma coisa. Vou correndo pra minha casa e dar para o meu pai todo carinho que ele merece, todo respeito que eu ainda não dei e todo amor desse mundo que está guardado aqui no meu peito.

1- Cuidado que dor no peito tá matando, oia o infarto!

1- Ah!Que beleza! Estou até emocionado!

3- Tchau gente, obrigado por tudo!

2-já vai tarde, fingida! Garanto que ela só quer é só ganhar uns trocados do trouxa do pai dela, essa menina é falsaa!

1-Sabe qual é o seu problema, fofoquinha?

2-A! Eu nem sabia que eu tinha probrema!!

1-É que você é revoltada, mal educada de mal com a vida assim porque não teve um pai que lhe amasse e cuidasse de você de verdade.

2-Pra quem oce tá me ofendendo assim hein? Só porque eu num tenho pai e eu sou uma despaizada?

1-É isso mesmo, fofoquinha... Pai é muito importante na vida de um filho.. Pai é ser aquele que nos mostra o grande amor do Pai do céu, que nos ensina o que Jesus é aquele que está sempre na barca da vida, estendendo a sua mão, para que possamos andar sempre com coragem sobre as águas da nossa fé, é aquele que cuida da família, que a ama e a defende de todo mal. Pai é fortaleza. É sinal da presença do pai maior na vida da família.

2-Eu sei q oce num é padre, porque o de verdade tá sentado ali, mas eu posso te confessar uma coisa, amiguinho? Quando eu vi a chicreola falando do pai dela, eu fiquei com uma inveja dela danada, porque eu num tenho paiiiiiiii, eu queria tanto ter um pai pra eu amar e chamar de meu pai (chora) coitadinha de mim...

1- Chora não, Fofoquinha.. chora não.. Deixa-me pensar!

2- Uai, ce pensa?

2- Já sei!!!Eu vou arrumar um pai para você

2-Num acredito? Ce tá falando a verdade?? Agora, então, eu vou ser uma boneca feliz porque eu vou ter um paiiiii para amar e para me amar também?

1-Isso, aqui está.. Este vai ser o seu pai.

2-Paipai!!! Que emoção bonecal!(começa a cantar) Eu tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer. Como é grande o meu amor por você. Pai, eu amo você.

4-Minha filhinha!

2-Meu paipai!

1- Que coisa mais linda hein, crianças. Façam como nós, aqui do teatrinho, mostre a seu pai todo amor e todo carinho que ele merece, não só hoje, mas todos os dias do ano, porque é muito bom ter um pai.
É gente, Deus nos ama assim, com esse amor de pai que dá a vida por todos nós. Aqui, hoje, quantos pais enfrentariam o mar revolto para salvar seus filhos, pois carregam consigo a fé herdada de Deus.

Peçamos a Deus que proteja a vida de todos os nossos pais. Amém.

Um comentário:

Alessandra Werlang disse...

Adorei o teatrinho!! ô louca para passa-lo as crianças da minha catequese!! tbm adorei o blog!!