quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Encontro para trabalhar com jovens >>> Tema: CF 2009

3º Encontro: FAMÍLIA, ESPAÇO DE EDUCAR PARA A PAZ

Ambientação: Palavras-chaves relacionadas ao tema “Segurança pública”e “Cultura da Paz”, imagem da Sagrada Família, fotos de familiares dos catequizandos.
Material necessário: Aparelho de som, Bíblia, folhas de papel ofício para cada participante, tesoura, cola, canetas coloridas ou pincéis atômicos, giz de cera, para mostrar no mural da paz.

Oração inicial: O catequista motiva o grupo a lembrar familiares e pessoas conhecidas que são sinais de luz para a cultura da paz. À medida que os participantes falam, acendem as velas no centro do grupo.

Dinâmica
Objetivo: Levar os catequizandos a refletir sobre os aprendizados que a família oferece.
Pode-se usar uma música instrumental durante este trabalho.
Cada catequizandos recebe um pedaço de papel e deve desenhar de maneira criativa os membros da sua família. Depois, registram duas questões: Como a falta de segurança atinge minha família.
Em seguida, os catequizandos, em duplas, partilham sobre o que desenharam. Após a partilha, os papéis são colocados ao centro junto com os demais símbolos. O catequista pode motivar a partilha com todo o grupo.

Tempo para conversar
• Quais os principais medos que enfrentamos em nossas famílias atualmente?
• Como o espaço familiar pode ajudar a construir uma cultura de paz?

Iluminados pela Palavra de Deus
Jesus resume seus ensinamentos no Mandamento do amor. O amor de que ele fala não é um sentimento abstrato. É o amor do samaritano, que socorre um homem ferido; o amor do pastor que dá vida pelas suas ovelhas; o amor do discípulo, que gera frutos de vida.
Um catequizando (a) lê o texto de João 15, 12-17.
Tempo para meditação
Conversando
• Que valores evangélicos são necessários à construção da cultura da paz?

Mural da Paz
Retomar o desenho feito no início do encontro. Motivar cada participante a, observando o desenho da família, lembrar que aprendizados vividos em família podem contribuir com a construção da cultura da paz. Depois registrar os desenhos.
Após a partilha, colar no mural.
Motivar o grupo a contemplar todo o mural. Depois, discutir:
• Que ação concreta podemos assumir, a partir da reflexão feita nestes encontros?

Oração final
A catequista anima o grupo a fazer preces espontâneas, de pedido, penitência ou ação de graças, e a lembrar pessoas e situações que movem a rezar, depois das reflexões realizadas nos encontros.

Nenhum comentário: