quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Missa Completa para crianças: Jesus Cura a Sogra de Pedro

Acolhida - Sabem crianças, outro dia li num pára-choque de caminhão uma frase mais ou menos assim:

"Não sou dono do mundo, mas sou filho do Dono"...

O mundo poderia ser muito diferente do que hoje ele é não é? Para que brigas... Guerras... Violência... Pobreza... Desigualdades...Doenças... Queimadas... Desrespeito à natureza... Preconceito... Mas não é assim... Somos filhos do Dono, mas não cuidamos da nossa herança... O Mau se espalha por todos os cantos.

E sabe que incrível dessa minha descoberta é que “Nós somos os herdeiros deste mundo!” Isso não é demais? O mundo é nosso! Ops! Mas isso é pesaaaado... Como herdar um mundo tão cheio de problemas... Parece que ele está doente!!! E se tem alguém doente, o que a gente faz? Cuida dele... (entre o mundo) Olhem lá... É o Senhor Mundo... Ele vem aqui nos dá seu recadinho, vamos nos preparar para ouvi-lo.

Comentarista - Mas, Senhor Mundo, o Senhor parece que está muito perrenguinho, hein?

Mundo _ É minha senhora, já que estou falando com a herdeira de mim, estou "maus"...

Comentarista _ E qual é o seu mal? O que o senhor tem?

Mundo _ Tenho de tudo um pouco (e vai mostrando pedacinhos do seu "corpo" e falando) tem violência, guerras, ambição, maldades, doenças, brigas pelo poder, preconceito, desrespeito à natureza... Ichi...é “perrengueira” que não acaba mais...

Comentarista _ Gente... A situação está complicada... mas eu sozinha não vou conseguir nada. Preciso pensar... Preciso pensar... Isso! Eu não sou herdeira sozinha!!! Tem um povão comigo!!! Vocês também são herdeiros!!! E vamos arregaçar as mangas, criançada, que tamanho não é documento... É de pequeno que se aprende a cuidar do que é nosso... O mal existe, a gente sabe, mas ele não é invencível...

Pode deixar conosco Senhor Mundo, nós iremos curar o mal que provocamos no Senhor, dando-lhe uma vida nova que descobrimos em Cristo Nosso Senhor. E vamos cantar crianças para que se Jesus alegre ainda mais conosco. Todos em pé com alegria.

Ato penitencial – Já que somos os herdeiros, vamos ver como seriam nossas atitudes diante das doenças do mundo, aquelas que ficam bem pertinho de nós... Jesus mesmo é que nos ensinou isso e continua nos ensinando, quando curou a sogra de seu amigo Pedro, sem ao menos conhecê-la... Ele usou de misericórdia, que é o nome do amor envolvido com as coisas de Deus...um amor muito especial...
Vamos avaliar como é que lidamos com aqueles que não conhecemos ou até mesmos com aqueles que estão tão próximos da gente?

Quando a gente vê alguém cair na rua?

1ª situação - Qual é nossa reação? A gente corre pra ajudá-la? Ou a gente começa a rir do tombo que ela caiu?

2ª situação - Quando nossa mãe está cansada de tanto trabalhar. A gente finge que não vê e não a ajuda e vai assistir televisão, ou ir pra Internet, ou a gente deixa tudo que está fazendo e vai ajudá-la?

3ª situação – Quando a gente sabe uma fofoca de uma pessoa a gente comenta com os outros e continua a fofoca, ou a gente fica calado, porque que não é da nossa conta?

4ª situação – Quando a gente fica sabendo que aquele nosso colega que é bom demais, ganhou um prêmio, qual é a nossa reação? Ficamos com inveja dele, ou a gente vai até ele e o cumprimenta?

5ª situação – E quando bate em nossa porta aquele menininho pobre pedindo uma ajuda? Que tipo de ajuda damos a ele? Falamos que não temos nada pra dá-lo, que ele passe outra hora? Ou tratamos com respeito ajudando-o na sua necessidade?

Pois é assim, crianças, sem que a gente conheça, ou muitas vezes conhecendo as pessoas é que precisamos ser misericordiosos para com todos.

Vamos então pedir perdão ao nosso Deus pelas muitas vezes em que somos indiferentes com nossos irmãos, não nos compadecendo deles e muitas vezes pecando contra eles. Vamos pedir perdão cantando.

Leitura – Vamos ouvir uma parte da história de Jô, crianças, linda demais. Ela nos conta que Jó encontra o sentido de sua vida sendo solidário com o próximo. Deus é aquele que "conforta os corações e cura suas feridas". Vamos ouvir em silêncio?

Aclamação - Antes de Cristo, os homens tentaram de várias maneiras encontrar uma solução para o problema da dor, sem conseguir. No Evangelho de hoje, vemos de que modo Jesus se defronta com essa realidade. Com a sua interferência dá uma primeira e inquestionável resposta: o mal existe, mas não é invencível. Todos em pé e com alegria vamos aclamar o evangelho cantando.

OUVI, DEUS DE AMOR, NOSSO CLAMOR! (bis) –

1-Senhor olhai por vossa santa Igreja, para que seja no mundo sinal do vosso amor e da vossa misericórdia. Nós vos pedimos.

2- Senhor, confortai os doentes e suas famílias, para que busquem em Vós forças para superar esse momento difícil de suas vidas. Nós vos pedimos.

3- Senhor, abençoai todos os profissionais que trabalham na área da saúde, os membros da Pastoral da Saúde e todas as pessoas que são solidárias com os doentes. Nós vos pedimos.

4- Senhor, despertai em nossos governantes o interesse pela saúde e pela promoção da vida, especialmente em favor dos enfermos e necessitados. Nós vos pedimos.

5- Senhor, que nossas crianças sejam propagadoras de suas palavras que salvam, curam e libertam de todo mal, nos te pedimos,

Ofertório –

Ofertar á oferecer

Ofertar é repartir o que temos e dar aos mais necessitados

Ofertar é sentir que se pode ser útil, que se pode ajudar, que se pode ir além do que nossas possibilidades.

Jesus o fez hoje no evangelho, quando ofereceu a cura à sogra de Pedro. Deu-lhe vida novamente.

Quantas vezes ofertamos algo que nos é importante? Quantas vezes nós nos colocamos diante dos outros e lhe oferecemos nossa ajuda, nossa solidariedade, nossa amizade?

Vamos, então, a exemplo de Jesus oferecer algo ao outro.

Oferecer um agasalho nesse tempo em que tantos perderam algo nas enchentes.
Oferecer alimentos àqueles que têm fome
Oferecer nossas orações aos doentes
Oferecer uma visita aos velhinhos
Oferecer uma sopa ao doente nosso vizinho...
Oferecer nosso amor aos sofridos
Oferecer nossa misericórdia aos que perderam seus entes queridos
Por isso, vamos oferecer junto ao pão e ao vinho, todo o nosso desejo de ser mais caridosos, mais misericordiosos, mais voltados para os projetos de Deus em nossa vida. Vamos cantar para nosso ofertório mais bonito ficar.

Comunhão – Jesus é aquele que nos dá sempre a vida nova. Se ele amou e compadeceu de uma mulher que nem o conhecia, o que não fará por cada um de nós que o amamos tanto. Por isso, vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – hoje, nós iremos todos agradecer ao nosso Pai do Céu pelo seu grande amor que nos cura e nos liberta do pecado. Vamos todos rezar juntos para o papai do céu .

(Podemos fazer o seguinte: as mulheres rezam à parte em vermelho e os homens rezam à parte em azul, vamos lá?).

Papai do céu

Obrigado por entender nossas ações
Obrigado por perdoar nossos pecados
Obrigado por nos fazer filhos bem amados.

Agradecemos, Senhor, pela cura.
Agradecemos pela presença viva em nós
Agradecemos por seu amor que nos salva

Cuida do nosso coração
Cuida também de nossas famílias.
Para que elas se mantenham unidas
Cuida de todas nós as crianças
Para que suas missões sejam sempre cumpridas

E que a cada dia que eu viver
Eu possa erguer minha voz numa canção
E agradecer-lhe por tudo, Pai querido.
Do fundo do meu coração.

Amém.

Evangelho – A cura do palhaço.

Era uma vez um palhaço chamado Lorota.

Ele tinha um circo pra lá de bom que ficava sempre lotado de crianças.

Ele era o palhaço mais alegre e mais feliz deste mundo, o circo era a vida dele.

Com ele trabalhava a bailarina Lili, o trapezista Pula Alto, o mágico mais sensacional da história Coperfiel e a fabulosa mulher engolidora de espadas Gargatinha.

Era um circo que levava diversão e alegria por todos os lugares onde passava.

Um dia, enquanto todos estavam participando do show do circo, eis que se deu um estalo muito alto e apareceram grandes labaredas de fogo. Surgiu então um grande e inesperado incêndio que se foi alastrando por todo o circo. Foi uma tragédia.

Gente! Era povo correndo pra todo lado... Era lata d’água pra cima e pra baixo. Era povo gritando e o circo fogo pegando.

Puxa!! Quando terminou aquela correria toda, estavam todos exaustos então eles puderam ver como o circo ficou!!!

Meu Deus!!! Tinha virado cinzas, era só pó!!!Que triste!

Que escândalo o palhaço fez. Queria porque queria seu circo de volta. Queria porque queria sua vida de volta.

Parece que tudo tinha morrido ali, era seu fim!!!!

Naquele dia a cidade parou, todo mundo se entristeceu e o palhaço calou-se, caiu em uma febre profunda, uma febre de dor, uma febre de amor. Não havia mais alegria, não havia mais show, não havia mais espetáculos.

Por um tempo, todos ficaram sem ter o que fazer.

Foi ai, nesse meio tempo, que o mágico chamou pela bailarina, que chamou a mulher engolidora de espadas, que por sua vez chamou o trapezista e que não ficando para trás chamou duas crianças amigas do palhaço para uma reunião.

Nessa reunião, o mágico falava da necessidade de salvar o palhaço e o circo, de dar vida nova ao palhaço que só fazia chorar e chorar queria morrer, queria sumir e estava acometido daquela febre estranha.
Pensaram muito no que é que podiam fazer então a bailarina teve uma idéia.

Para arrumar dinheiro é preciso trabalhar, ela podia dançar na praça, fazer o que gostava, assim passaria o chapéu e, quem sabe, com o tempo arrumaria o dinheiro pra se construir um novo circo.

O mágico adorou a idéia e também disse que poderia dar espetáculos de porta em porta, assim ele estaria trabalhando para ajudar o palhaço e a eles terem de volta o circo.

A mulher engolidora de espadas disse que também podia ajudar, ela venderia picolés, enquanto a bailarina se apresentasse e o trapezista iria apresentar em escolas, quem sabe agora com a proximidade do carnaval, as diretoras o contratassem para animar a meninada, não é mesmo? Assim, logo todos unidos poderiam fazer o palhaço ficar feliz de novo.

As crianças também queriam ajudar. Iriam até ao Dr. Tuniquinho pediriam a ele que fosse até a casa do palhaço e pudesse consultá-lo para que ele sarasse daquela febre. As crianças estavam dispostas a salvar o palhaço do mal que ele estava acometido E mãos à obra.

A bailarina dançava e dançava na praça e a mulher engolidora de espadas vendia que vendia picolés.

O mágico encantava as freguesas com toda sua graça, enquanto o trapezista fazia das suas nas escolas da cidade.

As crianças cuidavam do palhaço dando-lhe a medicação indicada pelo médico e levando sopas bem gostosas para que ele ficasse forte de novo.

Assim, com a ajuda de todos na comunidade que se uniram para dar alegria ao palhaço e, para também poder se alegrar com os grandes artistas do circo, dentro de pouco tempo e caindo moedinha aqui, caindo moedinha lá, perceberam que o chapéu estava cheio. È cheio de dinheiro.... Tinham dinheiro demais!! Que felicidade!!!

Podia agora, com o trabalho de todos comprarem um novo circo.

Bom... A surpresa estava pronta. Agora era só buscar o Palhaço que, para a alegria dos artistas, viram que ele estava curado da febre, pois as crianças tinham tratado dele com amor, carinho, dedicação e medicação.

Pois, crianças, assim aconteceu!

O mágico, às crianças, segurando cada um de um lado, trouxeram o palhaço, que estava vendado para ver a grande surpresa por eles preparada. E toda a cidade olhava com ansiedade qual seria a reação do palhaço diante da surpresa.

Pois, naquele momento em que retiram as vendas, diante dos olhos do palhaço, ele viu de novo a alegria.

Um circo lindo, novinho... Novinho pra ele continuar dando alegrias, pra ele ter alegrias, para que todos pudessem ter alegrias.

Assim ele pediu pra falar aos amigos.

Palhaço – Que alegria hoje vocês me deram. Eu estava triste, doente, sem vontade de viver, mas com o gesto de vocês de: solidariedade, de fraternidade, de cuidados no momento em que mais precisei me fez sentir um homem novo... Eu sinto que tenho agora uma nova vida, que devo acreditar que as pessoas são boas e que elas merecem todo o meu amor. Muito obrigado, meus amigos.
E ai crianças, foi àquela festança lá no circo. Graças à solidariedade e a bondade das pessoas, o palhaço ganhou uma nova vida. E vocês? Tem ajudado as pessoas a ter uma vida melhor? Pensem nisso e mãos à obra!

Nenhum comentário: