quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Missa Completa para crianças: As tentações de Jesus no deserto (1º Domingo da Quaresma)

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes.

Iniciando o tempo de quaresma.

Quem sabe me dizer o que é quaresma?

Quaresma representa os 40 dias que Jesus passou no deserto, orando e jejuando antes de iniciar a sua pregação. Nesse tempo, lá no deserto Jesus era alimentando pelos anjos e tentado pelo Encardido (O Coisa Ruim, sabem?), para que ele pudesse deixar sua missão de lado.

Mas Jesus não sucumbiu às apelações do Maldoso, mandou-o ir embora e completou assim sua preparação para a vida pública.

Nessa época também, onde celebramos a preparação de Jesus, a igreja nos propõe a campanha da fraternidade, O que ela deseja com isso? Ela visa um conjunto de ações entre irmãos em promoção de algo que esteja em conflito e que deva ser mais refletido com ações e orações....

Este ano, o tema pra gente refletir é sobre a Segurança Pública e somos chamados a contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos. Com lema “A paz é fruto da justiça” e com o firme propósito de participarmos ativamente deste tempo de conversão é que estaremos caminhando rumo à páscoa de Jesus.

Todos em pé, vamos receber nosso celebrante e o cartaz da campanha da fraternidade deste ano, todos cantando com alegria.

Ato penitencial – o que Jesus nos chama hoje, queridas crianças, é que possamos construir a paz. Mas quando será que estamos construindo a paz em nossas vidas?

Vamos imaginar algumas cenas e vocês irão me dizendo se estou construindo a paz, ou se estou promovendo a violência:

1- Quando na escola eu vejo meus colegas brigando, eu grito para eles continuarem, ou eu chamo a diretora para separar os colegas?

2 - Na minha casa eu vejo o meu irmão fazendo uma coisa errada, tirando um dinheiro do meu pai, eu conto para meu pai, ou eu fico calado porque não é comigo?

3 - Quando alguém de idade está precisando de ajuda para carregar algo muito pesado e eu posso ajudar, mas não ajudo eu promovo justiça?

4 - Quando alguém está sendo injustiçado sendo acusado por algo que não fez e eu, vendo que ele está certo, vou tentar retirar o engano, estou agindo com justiça?

5 - Quando ajudamos nossos pais em suas tarefas na nossa casa, estamos sendo frutos de justiça?

6 - Quando falamos mal de alguém mesmo sem conhecer, ou conhecendo também, estamos agindo com justiça?

Então, crianças, pelas muitas vezes, que mesmo sabendo como agir diante do que Deus quer, mas, no entanto não somos frutos de justiça no nosso meio, pois agimos contrário ao que aprendemos, gerando a discórdia e a violência. Vamos pedir perdão cantando.

Leitura – (1ª leitura) Agora crianças, vamos ouvir que O deserto é o lugar onde nada separa Jesus de Deus e, especialmente, o lugar onde Jesus busca o repouso da oração. Mas o deserto é também o lugar das tentações, que são provações para enfraquecer a busca da Terra Prometida. A vitória de Jesus sobre as tentações anuncia a Terra Prometida, onde toda a humanidade pode entrar se for fiel à Aliança em Cristo, prefigurada pela Aliança com Abraão e Noé.

Aclamação – agora nós ouviremos Jesus nos pedindo mais compromisso com o reino. Hoje ele vive uma situação onde é tentando pelo mal, assim como acontece conosco, mas ele o vence e se coloca a caminho da boa nova. Em pé com alegria, vamos todos cantar o canto de aclamação.

Preces da comunidade

Resposta - Não nos deixeis, ó Pai, cair em tentação.
1. Protegei a Santa Igreja contra todas as tentações de afastar-se da fidelidade ao Cristo e do serviço à humanidade.

2. Que as agruras do deserto, representado por um mundo pautado pela economia e não pela fraternidade, não derrotem nossos sonhos de justiça e de paz, nós vos pedimos.

3. Que todo o tipo de violência seja debelado, para que haja segurança pública, nós vos pedimos.

4. Que as vítimas de agressões corporais ou morais encontrem no poder público respaldo e apoio, nós vos pedimos.

5. Que as crianças e os indefesos tenham a proteção de toda a sociedade, nos vos pedimos.

6. Que esta Quaresma seja um caminho pedagógico que conduza à Páscoa da libertação da violência e da corrupção, nos vos pedimos.

Ofertório – A campanha da fraternidade vem compor hoje para cada um de nós, nosso desejo de viver a paz, longe do pecado, da tentação que nos faz reféns da violência. Por isso, a música da campanha da fraternidade deste ano, nos vem como numa oração. Vamos oferecer todo o nosso desejo expresso nos dizeres dessa música que nos chama a conversão e que possamos realmente ser convertidos e creiamos firmes nos propósitos do evangelho

(Crianças: Para fazermos essa oferta, eu recito a parte que está em preto e vocês respondem com a que está mais claro (pode mudar a cor para vermelho onde as crianças irão ler).

1. Feliz aquele homem que não anda * conforme os conselhos dos perversos;

2. Que não entra no caminho dos malvados * nem junto aos zombadores vai sentar-se;

3. Mas encontra seu prazer na lei de Deus * e a medita, dia e noite, sem cessar.

4. Eis que ele é semelhante a uma árvore * que à beira da torrente está plantada;

5. Ela sempre dá seus frutos há seu tempo * e jamais as suas folhas vão murchar.

6. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, * mas a estrada dos malvados leva à morte.

7. Sobre o justo o Senhor olha sempre, * seu ouvido se põe a escutar.

8- Que teus olhos se afastem dos maus, * pois, ninguém deles vai se lembrar. Amém

Comunhão – Jesus passou por todas as tentações, por todas as dores para que pudesse trazer até cada um de nós a salvação. Então temos que recebê-lo na maior alegria do mundo e pra isso vamos cantando bem bonito.

Ação de graças - As tentações de Jesus no deserto são as nossas hoje. Precisamos fazer as experiências do deserto para tomar consciência de que nós estamos submetidos às nossas próprias tentações a cada dia.

.Precisamos, de forma simples, nos converter para poder ultrapassar o nosso próprio limite. O deserto, se é lugar de tentações, também é lugar de REVELAÇÃO, por isso, crianças, vamos pedir a intercessão de nossa mãezinha querida, que ela nos ajude a atravessarmos esse deserto e possamos sair dele preparados , como seu filho Jesus o fez , nos sentindo cada vez mais fortes e mais atuantes junto ao que Deus quer de cada um de nós . Vamos todos rezar a Ave Maria.

Personagens: Giselda – Malvino - Narrador

A nossa história de hoje se passa numa chácara aqui bem Pertinho...

Lá havia uma grande área, onde todos estavam se preparando para a coroação da galinha Giselda como rainha de todo o terreiro.

Já fazia 40 dias que Giselda estava se preparando para a grande missão que iria assumir... e ela havia se retirado do terreiro para esta preparação, pois teria que estar muito forte...Muito decidida a enfrentar qualquer problema...

Mas, aconteceu que... De repente...Apareceu à sua frente um galo feio, mascarado...Se achando cheio de poder, segundo as más línguas, era cheio de maldade e seduzia a todos com seus recursos maldosos...

E. sabendo que Giselda era boa e justa, e que seria a rainha do terreiro, quis por logo em prática sua fama de mau... De tentador...E...Sabem como era o seu nome? Malvino, o malvado!

Malvino: - Có, có,có...Eu, Malvino Malvado, formado, letrado, soletrado, graduado e pós-graduado, mestrado, doutorado, PGH em toda malvadeza, venho agora, gastar esse meu talento com essa franguinha semi-analfabeta...Vamos lá, malvadeza!

Giselda... Gisseldinha...Se você quer ser mesmo a rainha do terreiro, porque não ordena a todas as galinhas que botem 2 ovos por dia, hein!?

Giselda: - Co, có, có... Nem só de pôr ovos vivem as galinhas, mas, porém, se botarem 1 ovo já é o bastante, pois cumpriram bem sua missão.

(Malvino, então, se contorce de raiva, faz bicos, mas tem outra idéia!).

Malvino: - Mas isso não vai ficar assim, não! Essa franguinha boboquinha me paga!

Giselda, Gisseldinha... Vamos dar um passeio?

(olhando para as crianças) Hoje eu engano essa trouxinha!

Vamos até aquela pedra alta... De lá avistaremos o terreiro...Veja só Gisseldinha, como é alto e bonito tudo isso!

Giselda: - É, é muito bonito! Có, có, có!

Malvino: - (se colocando atrás da Giselda) Có, có, có, se você realmente quer ser a Rainha do terreiro abra logo suas asinhas e pule, porque se suas amigas realmente te amam, elas virão ao seu auxílio para salvá-la e a colocarão nos ombros... a carregarão para que não tropece em qualquer pedra.

Giselda: - Có, có, có... Você não deve dizer essas coisas pra mim. Estiveram esses dias todos me fortalecendo com todas as coisas boas para a vida e o coração e a força de Deus está comigo! Quem tem Deus tem tudo, a seu malvinozinho.

Malvino: - Ora, sua chatinha!

(Êta franguinha difícil sô! Mas desta vez eu a engano, seja por mal ou por mal! Deixa comigo!) Giselda, Gisseldinha, vamos ao monte mais alto da chácara, pois tenho uma proposta pra lhe fazer...

Giselda: - É, Malvino? De novo?

Malvino: - É, mas você vai ver que negócio bom vai te propor!

Vê tudo isso, franguinha Giselda? Pois é tudo meu! Eu mando em tudo aqui! E se você se ajoelhar diante de mim e fizer tudo o que eu lhe ordenar, eu lhe darei tudo isso só pra você! O que acha? (ela fica forte e investe no galo)

Giselda: - Vá embora daqui, seu horroroso! Seu galo mau! De que te vale tanta instrução, graduação, pós-graduação e educação? Se disso tudo você não servir o irmão, nada vale!

Malvino: - Que irmão o que, Giselda! Sou filho único da Dona Mentira e do seu Falsidade! Tenho irmão, não! Tenho só estudo, instrução e formação.

Giselda: - Se tudo isso é usado só para dominar os outros, para ter poder... Para enganar...Você não tem é nada! E também esta não é a nossa lei... A nossa lei diz claramente que adoraremos a Deus e só a Ele prestaremos louvor e adoração. Saia daqui! Você não é bem-vindo no nosso meio.

Malvino: - Ó, como estou triste. De nada valeu minha sedução... Essa Giselda é revestida de uma força maior que eu não consigo entender!

(nesse momento entram as crianças com nariz de biquinho, carregando uma coroa e coroam Giselda como rainha do terreiro).

Assim como a franguinha Giselda, muitas vezes, somos tentados por algo sedutor, um tipo sedutor que se veste de formas diferentes como o orgulho, a inveja, o desamor, a injustiça... e até a violência , valores errados que nos enganam e nos fazem pequenos diante de Deus .

Com esses sentimentos de maldade e violência vamos nos envolvendo e podem até nos afastar do caminho pra Deus...Mas assim como Giselda que estava forte em Deus e venceu as tentações, também, nós, precisamos nos fortalecer em Deus, buscando colocar Jesus como o centro de nossas vidas e sendo ele o fruto da nossa busca diária, a justiça.

Nenhum comentário: