terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Teatro: O homem doente / Ano B – 6º. Domingo Tempo Comum. Marcos 1, 40-45

NARRADOR – Oi pessoal! Tudo bem? Hoje eu vou contar uma história pra vocês. Era uma vez um homem que estava doente.

(Entra Zé, em andrajos, andando de cabeça baixa, e se senta no chão).

NARRADOR – Seu corpo estava doente e os médicos não tinham cura para ele. O Zé já tinha tomado todos os remédios, tinha feito todos os tratamentos, e nada de sarar.

(Entra um amigo do Zé).

AMIGO – E daí, Zé? Melhorou?

ZÉ – Melhorei nada. Estou é pior.

AMIGO – Mas e os médicos?

ZÉ – Eles não podem me curar. Ninguém pode me curar.

AMIGO – Não diga isso, Zé. Deus pode tudo.

ZÉ – (desanimado) É...

AMIGO – Vá à igreja, Zé. Peça a Deus com muita fé. Você vai ver.

ZÉ – (desanimado) É...

AMIGO – Tchau. Se cuida, hein?

ZÉ – (resmunga) Hum...

NARRADOR – Pois é, gente: o Zé estava doente de corpo e de alma, como se diz. Já fazia muito tempo que o Zé não entrava na igreja. Tinha se esquecido de Deus, mas Deus não se esqueceu dele.

Zé – (tosse e geme de dor)

NARRADOR – Ele está ficando pior, gente.

ZÉ – (tosse)

NARRADOR – Zé: só o maior de todos os médicos pode lhe curar.

ZÉ – Quem? Quem é ele?

NARRADOR – Jesus.

(Música)

NARRADOR – Naquela hora Zé resolveu rezar. Ele se ajoelhou e pediu. Pediu com o coração aberto. Pediu com fé.

ZÉ – Jesus: se o Senhor quiser pode me curar. Me cure, Senhor.

(Mùsica. Jesus entra. Luz atrás de Jesus. Zé está de cabeça baixa).

JESUS – Eu quero: fique curado.

(Música – Jesus toca em Zé. Pausa. Logo depois Zé vai se sentindo melhor, e ainda ajoelhado levanta sua cabeça e diz)

ZÉ – Glória a Deus!

(Música – Zé fica ajoelhado perto de Jesus).

NARRADOR – Quantos de nós estamos doentes aqui e agora? Quantos de nós temos doenças em nosso corpo e em nosso coração? Jesus pode nos curar! Então tenha fé em Jesus e diga:- Senhor: se quiseres pode me curar. E Jesus vai cura-lo!

Nenhum comentário: