quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Teatro: As tentações do mundo. (1º Domingo da Quaresma)

Ano B – Marcos 1, 12-15 - 01/03/09

NARRADOR – Oi! Tudo bem com vocês? Então prestem bem atenção que eu vou contar uma história, tá bom?
Então vamos lá O padre acabou de ler o Evangelho.
O Evangelho nos conta a vida e os ensinamentos de Jesus.
Vocês sabem quem é Jesus? Quem sabe levante a mão!
(Mostra um cartaz com uma ilustração de Jesus ou uma imagem de Jesus).
Jesus veio ao mundo para nos salvar. Salvar dos pecados e salvar do mal.
O Mal tenta todo mundo, sabiam? É, ele fica tentando a gente.
E pra que? Pra gente fazer o mal, pra gente fazer pecado.
Sabiam que o Mal tentou até Jesus? Que absurdo né? O Mal tentou Jesus no deserto.
Vejam so. (Ilustração com o Mal tentando Jesus no deserto).
Pois é: o Mal tentou Jesus e fica tentando a gente também. Todos nós estamos no Caminho de Deus, o caminho do bem. Daí vem o Mal e quer tirar a gente do caminho de Deus. É, ele é danado mesmo. Tem que tomar cuidado com o Mal.

E aqui começa a nossa história de hoje: era uma vez um menino chamado Marquinhos.

(entra Marquinhos).

NARRADOR – Marquinhos era um bom menino que nem vocês. Ele ia à igreja...

(Marquinhos se ajoelha).

NARRADOR -...Sempre rezava e gostava muito de Jesus. É gente: o Marquinhos estava no caminho do bem.

(Marquinhos levanta).

(Entra o Mal, vestido com uma roupa preta e com capuz e fica no canto).

NARRADOR – Mas o Mal não gostava nada disso. Ele queria tirar o Marquinhos do caminho do bem. É: e daí veio a tentação. Olha o colega do Marquinhos aí.

(Entra Zé com cabelo arrepiado de gel, xingando, típico mau elemento. O Mal faz um gesto para que ele vá até Marquinhos – e ele vai).

ZÉ – E aí, Marquinhos?

MARQUINHOS – (sem empolgação) Oi, Zé.

ZÉ – Que cê tá fazendo aí, meu irmão?

MARQUINHOS – Eu vou à missa.

ZÉ – Pára com isso, Marquinhos. Tá sol, meu. Vamô jogar bola.

(O Mal torce pelo Zé, rindo e se contorcendo).

MARQUINHOS – Não, eu tenho um compromisso com Deus.

(O Mal torce pelo Zé, rindo e se contorcendo).

ZÉ – Pára com isso, Marquinhos. Todo mundo está te esperando. Vamos jogar bola.

(Congela a cena e o narrador entra).

NARRADOR – Tá vendo, gente? Isso é a tentação do Mal. O Marquinhos está indo à Missa. E o Zé quer que ele não vá. Está tentando distrair o Marquinhos. Olha só o Mal aí.

MARQUINHOS – Não, eu preciso ir à missa.

ZÉ – Pôxa, Marquinhos: se você for à missa eu não sou mais seu amigo.

(congela a cena e o narrador entra de novo).

NARRADOR – O Zé não é amigo do Marquinhos coisa nenhuma. Ele só quer tirar o Marquinhos do caminho do bem, viu? Ele é amigo... do Mal.

ZÉ – Todo mundo tá te esperando, Marquinhos.

NARRADOR – Não caia nessa conversa, Marquinhos. Isso é mentira. É tentação do Mal. Não é mesmo, gente? Não é mesmo?

MARQUINHOS – Sabe, Zé: todo mundo está é na igreja. Só você que não.

NARRADOR – Aí, Marquinhos: é isso aí! Bate palmas pra ele, gente! Vamos lá!

MARQUINHOS – Eu vou à missa. E você devia ir também. Tchau mesmo. (sai)

ZÉ – Mas... mas... mas...

(O Mal fica bravo).

ZÉ – Pôxa, que chato: eu não consegui tirar o Marquinhos de Deus. Ahh... (sai)

(ZÈ sai de cena)

NARRADOR – Vocês viram isso? O Zé queria tirar o Marquinhos do caminho de Deus. Olha só, que maldade. E olha ali: o Mal também está indo embora. Ele perdeu gente.

(O Mal sai de cena).

NARRADOR – Nós precisamos ter cuidado com o Mal. Tem gente que é do Mal e vem pra nos tentar. Esse tipo de gente é que nem o Zé: quer nos tirar do caminho de Deus.
Aí você pergunta: - Mas como eu vou saber se uma pessoa é boa ou má?
Gente basta ver o que essa pessoa está fazendo. Quem é bom faz coisas boas; que é mal faz coisas más. E aí a gente fica bem longe de quem é mal, tá bom?
Eu não vou dar conversa pro mal não. Eu não vou sair do Caminho de Deus. Quem vai ficar no caminho de Deus levante a mão! Levante a mão bem alto! Então peçam sempre a Jesus que ele ajuda vocês, tá bom?

Tchau pra vocês! Tchau!

Nenhum comentário: