quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Encontro para trabalhar com jovens >>> Tema: CF 2009

1º Encontro: EDUCAR PARA A CULTURA DA PAZ

Ambientação: Preparar o espaço com faixas e palavras-chave relacionadas ao tema “Segurança pública”e “Cultura da Paz”. Colocar no centro velas apagadas, de diferentes formatos, tamanhos e cores.

Material necessário: Aparelho de som, Bíblia, jornais e revistas para recortar, tesoura, cola, canetas coloridas ou pincéis atômicos, papel grande para o Mural da Paz.

Oração inicial: O catequista motiva o grupo a lembrar situações, espaços e grupos em que a segurança pública necessita de luz. À medida que os participantes, acendem as velas no centro do grupo, pode-se cantar a Oração de São Francisco ou o Hino da CF, ou simplesmente ouvir no aparelho de cd.

Começando a conversa: A CF deste ano nos convida a voltar nossos olhos à segurança pública. Nestes encontros, no entanto, não queremos falar simplesmente de violência. Optamos pelo caminho propositivo: falar de segurança, a partir da necessidade de cultivar a paz.
Quando falamos em cultivar a paz, afirmamos novas formas de convivência baseadas na conciliação, na generosidade, na solidariedade. Afirmamos o respeito mútuo e absoluto aos direitos humanos e às diferenças. Afirmamos a rejeição a toda forma de opressão e de violência. Afirmamos a justa distribuição dos recursos naturais e materiais, o livre fluxo de informações e a partilha do conhecimento.

Dinâmica
Objetivo: Estimular a capacidade de descrição e análise de situações e estabelecer relações entre violência e paz.
Disponibilizar jornais e revistas para que os catequizandos, destaquem com palavras e imagens de violência e paz. Podem ser utilizadas reportagens, recortes, fotos, imagens, palavras-chave, etc. O material destacado por cada participante formará um painel.
Quando o trabalho estiver pronto o catequista, motiva o grupo a escutar a música CORAÇÃO CIVIL ou SOLDADOS DA PAZ , A PAZ – Gilberto Gil. A partir da música o grupo descreve as situações de violência e de paz expressas no painel, comentando o que vê e o que sente diante delas. O catequista pode fazer alguma pergunta ou destacar algum aspecto, procurando provocar o grupo a relacionar as situações entre si.

Iluminados pela Palavra de Deus
Refrão meditativo: Força da paz / cresça sempre, sempre mais / Que reine a paz / E acabem as fronteiras /
O profeta Isaías anuncia Jesus como o Príncipe da Paz (Is 9,5).
Ele vem para instaurar um novo tempo de fraternidade, e envia seus discípulos como mensageiros da paz.
Pedir que algum catequizando leia pausadamente o texto de Lucas 10, 1-6.
Tempo para meditação pessoal.
Tempo para conversar.
• Em nossa comunidade, cidade, quais são as ameaças à construção da cultura da paz?
• Que ações nós podemos assumir para ajudar na construção da paz?

Mural da paz
Ao longo dos encontros, montaremos nosso Mural da Paz. O Mural é um trabalho para ser mantido em exposição. Assim, outras pessoas terão a oportunidade de receber essa mensagem de paz. O mural não inspira solidariedade apenas em quem trabalha nele, mas em qualquer um que esteja disposto a construir um mundo melhor.
A cada encontro, uma parte do mural será completada. Ao final, outras pessoas também poderão contribuir na construção.

Passo do dia
• O grupo faz um painel de papel para desenhar ou prepara uma parede para ser pintada.
• Colocar, nas margens do painel: respeitar a vida / rejeitar a violência / ser generoso / redescobrir a solidariedade / preservar o planeta e ouvir para compreender.
• Cada participante coloca no Mural o resultado do trabalho feito no início do encontro.

Oração final
Canto que ajude na interiorização, à escolha do grupo.
O catequista motiva o grupo a relembrar pessoas conhecidas que foram vítimas da violência. Colocar essas pessoas na intenção da oração.
Depois rezar o Salmo 85 (84)
Pai Nosso
Canto da paz (escolha do grupo)

Nenhum comentário: