terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Missa Completa para crianças: A cura do leproso

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos os presentes em mais um encontro com Cristo.

Hoje, o evangelho vem nos contar que Jesus curou um leproso, olha só que coisa maravilhosa! È claro que vocês sabem o que é lepra, não é mesmo? O quê? Vocês não sabem?

Ah... Pode deixar que eu vou explicar para vocês. A lepra é uma doença contagiosa, é dessas que se uma pessoa a tem e se encostarmos nela, pegamos à doença, sabiam?

É uma doença que enche o corpo de feridas horríveis e que, no tempo de Jesus, quem estava contaminado por ela sofria grande preconceito, igual a quem tem AIDS hoje. Tem muita gente por ai (nós não, viu, os outros, sempre os outros) que tem preconceito e excluem também a pessoa que está contaminada pela AIDS, e fazem isso sem saber como que se contrai a doença.

Pensem bem , se vocês soubessem que eu tenho AIDS vocês me abraçariam , beijariam, ficariam aqui no altar meu lado? Alguns sim, mas muitos não.

Pois Jesus no evangelho ficou frente a frente com um homem que estava com o corpo coberto pela lepra e que iria morrer muito breve.

Pela sociedade da época, ele era chamando de impuro, por isso ao entrar na cidade deveria tocar um sino avisando de sua entrada, para que todas as pessoas pudessem se recolher em suas casas, ninguém podia nem vê-los, muito menos tocá-los.

Mas esse leproso fez diferente, ele pediu a Jesus que o curasse e sabe o que Jesus fez? Perguntou pra ele se ele queria então a cura, ele disse que sim. Então Jesus o tocou sem medo , com amor e o curou . Jesus o pediu que não contasse a ninguém, pois sabia que pelo seu poder e pela sua bondade seus inimigos ficariam ainda mais perigosos.

Estão vendo, crianças, como Jesus é bom, como seu poder vem curar todo mal que está no homem?
Jesus faz o bem vencer o mal.

Vamos todos então com alegria darmos início nossa celebração cantando.

Ato penitencial – (Pode ser uma lâmina onde se desenha à maçã boa e depois ela sendo invadida pelo verme, ficando murcha... ou se pode usar a própria maçã e simular o ataque do pecado com uma varinha, furando-a).

O leproso disse a Jesus:

__Senhor, quero ser limpo.

Jesus o tocou, não teve medo, não teve nojo. Jesus o curou com amor. Ele ficou compadecido diante da situação de dor daquele homem.

Hoje precisamos ser curados também da doença do pecado que é a pior doença do mundo.

Ela começa assim, vamos fazer uma comparação com uma maçã.

Assim que nascemos, somos aquela maçã linda, mas quando a gente começa a crescer e descuidamos de nosso fruto, vem um vírus contaminador que nos pega desprevenido, nos contaminando pelo pecado que é uma doença que mata o amor de Deus dentro de nós.

Ela vem como aquele verme ali, vejam só! Furando um buraquinho dentro do nosso fruto, trazendo discórdia, inveja, maldade, egoísmo, desobediência, falta de respeito e, com tudo isso, que ele carrega e carrega maldades, nos furando a todo o momento deixando nosso fruto doente, sem forças de lutar contra o verme do pecado. Vejam só como fica nossa maçã depois que o pecado invade? Ele ficou murcho e triste, sem vida, sem Deus.

Então é nesse momento em a doença do mal tomou conta de nós, estamos doentes, fracos na fé... falta a força de Deus pra nos erguer.

Então quem é que pode nos salvar? Quem tem a coragem de livrar nosso fruto deste mal tão grande?

Ah, o leproso soube pedir! Ele pediu a Jesus que o curasse e Jesus o ouviu, teve compaixão e curou o leproso do seu mal, de sua contaminação.

Assim também nós o faremos hoje, vamos pedir a Jesus que cure nosso coração do pecado, que arranque o verme do mal da nossa maçã e nos cure de toda a doença.

Vamos então crianças confiar no perdão de Deus, cantando!

Hino de louvor – e é louvando o Senhor que garantimos ainda mais nossa fé. E manifestando toda a nossa alegria, vamos cantar louvando com muita alegria o nosso Deus.

Leitura – agora bem sentadinhos, vamos ouvir nossa leitura. E a leitura de hoje vem nos falar que devemos entender como tratar as doenças e não ter preconceitos contra os doentes que já sofrem. Então vamos ouvi-la?

Aclamação – Eis um princípio importantíssimo do Cristianismo. A saúde domina a doença, e não o contrário. O mal vence o bem. A graça é mais forte que o pecado. Por isso, nunca perdemos o otimismo, Jesus nos mostra isso no evangelho que iremos ouvir, ao curar um leproso. Mas antes de ouvi-lo, vamos todos ficar em pé e cantar com alegria.

PRECES

1. Pelas pessoas investidas de ministérios, em nossas Igrejas, para que, a exemplo de Jesus e do apóstolo Paulo, ajudem a superar preconceitos e reintegrar pessoas marginalizadas, rezemos.

2. Pelas pessoas que possuem liderança política, para que desenvolvam ações em favor dos mais fracos da sociedade, rezemos.

3. Pelas pessoas que se dedicam à saúde, para que lutem pela vida e pela integração das pessoas enfermas, em primeiro lugar, rezemos.

4. Para que cada um de nós saiba dar testemunho e evangelizar nos desertos de nossa sociedade, onde vivem pessoas abandonadas, rezemos.

5. Por nossas crianças, que vivam sua fé que busquem em suas vidas serem generosas, carinhosas e caridosas com as pessoas doentes e carentes , rezemos

Ofertório – (caixas de remédios com nomes fictícios, ou com os citados pelo ofertório)

Como vocês viram Jesus é o remédio da nossa vida. E esse remédio que nos cura das feridas, que limpa nossos pecados, que retira de nós o mal.. Esse presente de cura nos foi dado por Deus, pai carinhoso que nos ama e nos quer são e salvos de todo o mal e de toda doença...

Hoje, Senhor, queremos agradecer, ofertando também o que temos o que somos tudo que podemos doar em nossa pequenez. Oferecer-lhe nosso melhor e, para isso, trouxemos os remédios que acreditamos:

Trouxemos o MELHORAL para acabar com o mal
Trouxemos o remédio ANADOR para tirar todo rancor
Trouxemos o MEL AGRIÃO para sermos bons com nosso irmão
Trouxemos NOVALGINA para no coração fazermos uma faxina
Trouxemos ANAFE para crescermos em nossa fé
Trouxemos TIRADOR demonstrando a Deus nosso grande amor

Trouxemos junto ao pão e ao vinho todos os medicamentos necessários para que Deus se sinta feliz, nos vendo felizes também, medicamentos estes que moram em nosso coração, fé, alegria, coragem, fraternidade. Com alegria , vamos cantar o canto do ofertório .

Ação de graças

Vamos ouvir uma história com atenção pra gente sentir o quanto é importante nos alimentarmos de Deus, a importância da celebração em nossa vida, de nos sentirmos amparados pela presença amorosa de nosso Pai e com o laço que nos une aos nossos irmãos.

POR QUE IR À IGREJA?

Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos.

”Eu tenho ido à Igreja por 30 anos", ele escreveu,” e durante este.

Tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. " " Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum si quer deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Padres e Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para prazer do Editor em Chefe do jornal. Isto foi por semanas, recebendo e publicando cartas no assunto, até que alguém escreveu este argumento:

“Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições.

Mas de uma coisa eu sei... Todas elas me nutriram e me deram à força Que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente.”.

Quando a gente está resumido a NADA... DEUS está POR CIMA DE TUDO! Fé vê o invisível, acredita no inacreditável, e recebe o impossível! Demos graças a Deus por nossa nutrição física e espiritual!"



Os dois potes

Narração com lâminas apresentadas no retroprojetor.

Adaptação

Esta é a história de 2 potinhos. Existia um carregador lá da China que possuía 2 grandes potes. Ele usava os potes para carregar água até a casa de seu chefe.

Todos os dias ele colocava água nos potes, pendurava um em cada ponta da vara. Colocava a vara atravessada no pescoço e trilhava seu caminho até seu destino.

Um dos potes, aquele ali, tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito, lindo e chique. Sempre chegava cheinho de água até o fim de sua longa jornada...entre o poço e a casa do chefe.

Já o pote rachado, pobrezinho, tapava daqui, tapava dali, mas qual nada. A água ia saindo e ele sempre chegava apenas pela metade de água.

Foi assim durante muito tempo. Diariamente o carregador entregava um pote e meio de água na casa do chefe.

O pote perfeito, não cabia em si de contentamento. Ah, como era lindo, que desenhos, que bordas! Como ele se gabava de seus feitos e realizações. Se vestia de ouro. Se coloria de enfeites brilhantes . Se achava o melhor. Ele sim! Era perfeito...

O potinho rachado, não! Ele não se gabava de nada...Ele sofria! Sofria e se envergonhava de sua imperfeição. Se sentia pequeno, triste, infeliz, miserável mesmo, porque não era capaz de realizar por inteiro sua missão.

E ainda tinha que tolerar o desprezo e as críticas feitas pelo pote perfeito...Era difícil pro potinho ser útil por inteiro. Cumprir bem sua missão. Ele então percebeu que durante todo aquele tempo em que estava ao lado do carregador, tinha sido uma falha amarga...

Ao chegar perto do poço, o potinho se vira para o carregador e lhe diz:

Pote imperfeito: - Estou envergonhado, meu senhor e quero lhe pedir desculpas.

O carregador então, olhou o potinho sem entender muito e lhe perguntou:

Carregador: - Envergonhado? Mas, por quê? Vergonha de quê?

E o potinho tristemente lhe falou:

Potinho imperfeito: - Nesse tempo todo, Senhor, eu não pude completar bem a minha missão. É esse rachado, sabe. A água que o Senhor coloca vai vazando...vai vazando...Eu bem que tento, Senhor, segurar todas a aguinha. Mas ela vai saindo...saindo...vai escorregando por entre minhas rachaduras e por mais que eu tente aqui e ali, a água vai caindo pelo caminho até a casa do Chefe. Por causa desse defeito você tem todo esse trabalho e não ganha o salário completo dos seus esforços.

O carregador olhou pro velho pote, viu a sua situação e ficou imensamente triste:

Carregador: - Olha potinho! Quando retornarmos para a casa de meu Senhor, quero que perceba as flores ao longo do caminho, viu?

De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe trouxe alegria, flores lindas, coloridas, borboletas de muitas cores...

Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade e de novo pediu desculpas ao carregador por sua falha:

Pote imperfeito: - Viu só, Senhor, por mais que eu tentasse a água vazou.

Disse o carregador então ao pote:

Carregador: - Você notou potinho que pelo caminho só havia flores no seu lado? Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço você as regava..

Por dois anos eu pude colher estas lindas floes para ornamentar a mesa de meu Chefe. Sem você ser do jeito que é, não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa.

Sabe, potinho, cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Eu também os tenho. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a sua mesa. Na grandiosa economia de Deus nada se perde. É preciso ter fé e acreditar.

Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Se os reconhecemos, eles poderão causar beleza. Das nossas fraquezas, podemos tirar forcas! E da nossa força, vem a fé, e da fé, potinho...acontece o milagre da vida.

O milagre acontece, potinho, quando a gente acredita!

Assim, então crianças, o potinho viu que mesmo imperfeito, Deus havia achado um meio de fazer de sua imperfeição, um perfeito milagre para a vida.

Bom , o que foi que aprendemos hoje no Evangelho? Jesus cura um leproso e sabe aproveitar dele a sua fé. Na história, o pote imperfeito que somos nós pecadores, ao se aceitar e reconhecer pequeno diante de sua missão também recebemos de Deus a misericórdia e a compaixão. E Deus opera em sua vida o milagre. Que hoje, possamos nós voltar pra Deus e nos reconhecermos como imperfeitos,mostrando a Ele que estamos em busca de uma crescente fé e como resposta, queremos o milagre da transformação que é também florir nessa vida.

Nenhum comentário: